Alteração do KH e GH


Recommended Posts

Bom dia aos Membros do Forum. ;)

 

Antes de mais não sei se o tópico estará colocado no sitío certo. Se não estiver peço desculpa e agradeço que o coloquem no sítio certo. cabecadura

 

A situação não é fácil de explicar, mas vou tentar.

 

O meu aquário tem cerca de 35 Lts, e à excepção do termostato. do termometro e das bocas do filtro, tudo o que lá se encontra é nutural. O setup é o seguinte:

 

Filtro Externo Eheimm 2211 - Luz e termostato compativeis com o aquário.

 

Peixes: 6 neons; 2 plattys; 5 alevins de plattys (1 já é quase adulto); 1 Caridina Japónica; 9 Red cherrys; 2 corydoras, 1 um limpa vidros (não sei o nome, mas não cresce muito).

 

Plantas: Não sei o nome da maior parte delas, à excepção de 2 tufos de musgo de Java. Posso dizer que está relativamente bem "arborizado".

 

Pedras: 5. Mas nenhuma delas é provocadora de problemas.

 

Areia: branca e fininha. (não é calcária)

 

Bom então é assim:

 

O aquário estáva estável já há algum tempo. Os parâmetros tem estado todos bons, excepto o KH e o GH (muito baixos, KH - 1 ou 2 gotas - GH - 2 ou 3 gotas) e os fosfatos que eu não sabia (3). Só há pouco tempo é que compreio o teste. A propósito, os testes são feitos com o kit da JBL.

 

Nunca percebemos (nem o pessoal das lojas) como é que, com valores tão baixos de KH e GH, mantinhamos o PH nos 7, 7.1, 7.2. Dizem que uma coisa está relacionada com a outra.

 

Há duas semanas introduzi uma corydora e um limpa vidros. Uma semana depois uma fêmea platty apareceu toda inchada (escamas abertas) e os olhos esbugalhados :mrgreen: . Disseram que devia ser dropsia. Fizemos o tratamento durante 4 dias mas não resultou e morreu. Ao mesmo tempo que adoeceu notámos agarrado ás pedras e a algumas plantas, pequenas algas vermelhas (raspei-as e aspirei o melhor que pude). Pus o carvão para limpar os quinicos e 2 dias depois introduzi Fosex para baixar os fosfatos. 2 dias depois fiz análises e fiquei surpreendido com o resultado que passo a dizer.

 

Amónia » 0 - Nitritos » 0,025 - Nitratos » 1 - Ferro » 0 - PH » 7,2 / 7,3 - Fosfatos » 0,25

 

Deixei para o fim propositadamente o KH e GH. Eis o resultado: KH » 4 Gotas e GH » 5/6 Gotas. Fiquei contente por estarem já bastante razoáveis, mas não percebo porquê.

 

Agora as perguntas:

 

- Porque é que apareceu a Dropsia?

- Porque é que apareceram as algas vermelhas?

- Como é que o KH e o GH subiram para níveis quase normais de um momento para o outro?

- Por força do aumento do KH e GH, será que o PH vais subir muito?

- Como é que consigo manter uma relação estável no trinómio KH / GH / PH ?

- Um vendedor da JBL que encontrei numa loja, disse-me para baixar a vareta do filtro que mete a água dentro do aquário, ao nível da água, pois assim baixaria a oxigenação e por consequência aumentava o KH e GH. Terá sido essa a causa do aumento dos valores?

 

Peço desculpa por este descritivo tão grande, mas de facto não consegui resumir melhor a situação. Agradeço aos amigos do forum (se tiverem paciência para analisar isto tudo) que me ajudem a perceber melhor esta situação para poder melhorar o aquário.

 

Sem mais de momento, depeço-me com amizade e saudações aquáticas. :-D

 

Bobadela, 2008-01-30

 

Gabriel Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer uma pergunta que pode ser parva.

 

Mas fizeste teste de amonia????

 

isso realmente n e muito normal, e a doença pode n ter nada a ver com o resto mas para subires os KH e os GH podes usar sempre varios kimicos como por exemplo estes,

 

Para KH --> Sera KH/PH Plus

Para GH --> Sera Mineral Salt

 

Isto produtos das Sera a outros melhores e piores :smilecolros:

 

E faz sempre teste semanais a agua e os TPA's pois isso sim e muito importante

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.