Recommended Posts

Publicado (editado)

olá,

O aquário:

Tenho um aquário de 280 L no qual faço TPA semanais de 20L (com água de osmose inversa) pelo que a temperatura não baixa mais de meio grau.

Tenho um Filtro EHEIM Professional II 2028 para aquários até 600 L, com duas camadas de Bio-rings Excel camada de carvão

activo.

Iluminação: uma Aqua Biosun Light 36 W 120 cm e uma Lâmpada Blue Moon 36 W 120 cm.

Parâmetros:

Temperatura: 26ºC

pH: 7,5

gH: 4

kH: 3

NO2: <0,3 mg/L

NO3: 0~2 mg/L

NH3/NH4: 0,0 mg/L

Fauna:

21 Guppy, 16 Molly, 17 Tetra Cardinal, 2 Escalares, 5 Platy, 2 Arco-Íris, 4 Gourami, 2 Khuli, 5 Rásbora Arlequim, 2 Plecos, 2 Peixes-gato, 2 Colisas, 1 camarão madeira.

Flora: Aquário plantado.

Problema: (Provávelmente introduzido com plantas recém-adquiridas ou pedras introduzidas mal lavadas ou mal-fervidas)

Há duas semanas atrás apareceu-me um Rásbora Arlequim morto, sem sinais de ferimentos ou doença qualquer. Não liguei, suponho que acontece.

Há uma semana atrás morreu-me uma Guppy fêmea (grávida). Antes da morte tinha como que ataques, nadava sem controlo de cabeça para baixo, etc.

Há 5 dias apareceu-me um Gourami com uma pequena mancha levantada na cabeça, pensei que tinha batido com a cabeça numa pedra em busca de comida, mas apareceu um segundo Gourami com feridas ainda maiores a a aumentar, vermelhas, salientes, comecei a pensar que eram bactérias e coloquei em banho de sal (2L de água e uma colher de sopa de sal grosso) durante 15 minutos, dois dias seguidos. Parecem estar muito melhor mesmo depois do primeiro tratamento.

gourami1-1.jpg

gourami1-2.jpg

http://www.yoal.net/fogal/peixesdoentes/gourami2-2.jpg

Há 3 dias apareceu um Tetra Cardinal com a risca vermelha escurecida em algumas zonas, depois apareceu um ponto branco. Decidi apanhar e verifiquei que tinha 4 pontos brancos e o corpo todo deformado, parece que há algo a minar-lhe a derme. Será Íctio?

Meti-o também em banho de sal ontem, hoje não noto melhoras.

Estou neste momento a aumentar a temperatura da água para 31ºC.

http://www.yoal.net/fogal/peixesdoentes/tetracardinal1-2.jpg

tetracardinal2-2.jpg

Perguntas:

Devo continuar a dar banho de sal aos Gouramis mesmo que pareça que estão a cicatrizar?

Devo dar banho de sal ao Tetra Cardinal também?

Os peixes vão aguentar uma temperatura de 31ºC?

Que mais posso fazer?

Nota: todos os outros peixes, incluindo os Gouramis parecem estar bem. Estão activos e com muito apetite. Isso exclui o Tetra Cardinal que está a abrir e a fechar a boca muito rápidamente

Editado por yoramdavid
Publicado:

Não sei ao certo o que se possa passar no teu aqua.

Posso é relatar o que me aconteceu, coloquei 2 peixes novos no meu aqua e 2 dias depois com sintomas semelhantes começaram a morrer os peixes no meu aqua...

5 dias depois não sobrou nenhum, disseram-me que era um estirpe de ictio multiresistente, o certo é que os altos e as pintinhas brancas apareciam a uma velocidade louca.

Usei Protazol, verde de malaquite, azul de metileno e nada ... nenhum tratamento funcionou, nem o aumento de temperatura, se puderes retira os peixes afectados e coloca-os num aquário hospital e inicia o tratamento urgente !

Publicado:

Não foi ao detalhe, mas para já vê-se que tens peixes que não são compativeis com o PH que tens no aqua, os Escalares são para águas de PH abaixo dos 7 em quanto os Guppy estão bem para os 7,5. Verifica que tipo de peixes tens, assim evitas muita doença e muitos outros problemas.

Publicado:
Não foi ao detalhe, mas para já vê-se que tens peixes que não são compatíveis com o PH que tens no aqua, os Escalares são para águas de PH abaixo dos 7 em quanto os Guppy estão bem para os 7,5. Verifica que tipo de peixes tens, assim evitas muita doença e muitos outros problemas.

Obrigado pelas respostas,

O pH tem sido um problema para mim pois fiz baixar o gH e o kH para que o pH baixasse também, mas continua demasiado alto, apesar de já ter melhorado. Quando comecei, há cerca de meses, tinha o pH a 8,6 e não me morreu nenhum peixe na altura.

Publicado:
Obrigado pelas respostas,

Quando comecei, há cerca de meses, tinha o pH a 8,6 e não me morreu nenhum peixe na altura.

Pois, mas agora sim tens problemas, quando se apanha uma constipação não se morre logo........

Com esses parametros de água está boa para Africanos, pensa nisso.