NÉONS - Alguém já reproduziu esta espécie?


aquapego

Recommended Posts

Boas!

 

Tenho um trio desta espécie no aquário (ver tópico no FOTOS E VIDEOS) e aqui à cerca de um mês verifiquei que andavam uns alevins minúsculos no aquário! Como tenho outros peixes fiquei na dúvida, quem eram os pais! Pensei que fossem uns falsos néons que tinham feito uma postura e que tivessem nascido uns quantos, mas também pensei: os discus tratam-lhes da saúde... e não apanhei nenhuns! Entretanto nunca mais observei convenientemente as plantas que ficam mais à superfície. Qual não foi o meu espanto quando hoje começo a ver uns peixitos reluzentes que não têm mais de 7 ou 8mm...são néons!!! Com pena minha safaram-se apenas penso eu 3 ou 4, pois de momento não consegui ver mais nenhum, a não ser que estejam metidos dentro da vegetação, mas duvido.

De qualquer modo, o que pretendia saber era o seguinte: não é difícil a sua reprodução? É que parece-me ter lido em algum lugar que era bastante difícil. O facto é que eu nada fiz para que sobrevivessem, nem tão pouco comida específica lhes dei. Alimentaram-se concerteza com as partículas finíssimas da papa dos discus!!!

Fica aqui o testemunho que parece que não é assim tão difícil reproduzir néons!

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tenho um trio desta espécie no aquário (ver tópico no FOTOS E VIDEOS) e aqui à cerca de um mês verifiquei que andavam uns alevins minúsculos no aquário! Como tenho outros peixes fiquei na dúvida, quem eram os pais! Pensei que fossem uns falsos néons que tinham feito uma postura e que tivessem nascido uns quantos, mas também pensei: os discus tratam-lhes da saúde... e não apanhei nenhuns! Entretanto nunca mais observei convenientemente as plantas que ficam mais à superfície. Qual não foi o meu espanto quando hoje começo a ver uns peixitos reluzentes que não têm mais de 7 ou 8mm...são néons!!! Com pena minha safaram-se apenas penso eu 3 ou 4, pois de momento não consegui ver mais nenhum, a não ser que estejam metidos dentro da vegetação, mas duvido.

De qualquer modo, o que pretendia saber era o seguinte: não é difícil a sua reprodução? É que parece-me ter lido em algum lugar que era bastante difícil. O facto é que eu nada fiz para que sobrevivessem, nem tão pouco comida específica lhes dei. Alimentaram-se concerteza com as partículas finíssimas da papa dos discus!!!

Fica aqui o testemunho que parece que não é assim tão difícil reproduzir néons!

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

Olá Carlos

 

 

 

O complicado da reprodução de néones é o facto de os ovos serem foto sensíveis.

 

Para a reprodução por norma utiliza-se um aquário pequeno com uma altura de água de cerca de 15 cm. E com água de osmose de preferência ou uma agua muito macia com o ph por volta dos 6,5 "a quem adicione um pouco de sal marinho na altura da postura".

 

O aquário deve se colocar num local com fraca luminosidade e prepara-se as plantas que vão servir de postura devendo-se garantir que estão desinfectadas, coloca-se um filtro interior a trabalhar em um caudal o mais reduzido possível, de seguida escolhe-se um casal para colocar no aquário, o casal deve ser retirado a seguir a postura.

 

Na altura eu tapei o aquário por completo assim que acabou a postura com um pano de cor negra não deixando passar luz. Mas muitos criadores usam folhas de papel translúcido de cor verde ou castanha, assegurando assim a filtragem da luz excessiva.

 

Os pequenos neóns devem ser alimentados com infusórios nos primeiros dias e de seguida pode – se introduzir artemia recem eclodida ou micro vermes.

 

Passado cerca de um mês deve-se começar a subir a dureza da água de forma a torna-los mais resistentes a aguas de dureza mais elevada.

 

 

 

Como eles nasceram em um aquário de disco em que provavelmente os parâmetros de água são os indicados e como dizes teres plantas de superfície, é provável que elas tenham sido suficientes para servir como filtro a luz.

 

 

 

 

 

Boa sorte com os pequenos

 

 

 

Paulo Vedor

Editado por Vedas
assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais