mpimentel Publicado Janeiro 29, 2008 Publicado Janeiro 29, 2008 Olá Montei hoje um sitema de CO2, que tem um controlador de Ph Milwaukee. Onde devo colocar a sonda do Ph? Coloquei-a entre a resistencia e o saída para o filtro. Está próxima do difusor de CO2. Será o local correcto ou devo colocá-la em outro lugar. Tem importãncia o local onde deve ficar? Cumprimentos mpimentel Citar
AGA Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 Olá Montei hoje um sitema de CO2, que tem um controlador de Ph Milwaukee. Onde devo colocar a sonda do Ph? Coloquei-a entre a resistencia e o saída para o filtro. Está próxima do difusor de CO2. Será o local correcto ou devo colocá-la em outro lugar. Tem importãncia o local onde deve ficar? Cumprimentos mpimentel Boas. Com a filtração que tens será difícial que o pH da tua água não seja "igual" em todo o aquário. Pode acontecer que, muito perto do aparelho de CO2, se verifique uma ligeira subida do pH da água por maior concentração de CO2 (e consequentemente ácido carbónico) no fluxo de água que venha directamente do difusor. A acontecer não deverá ter grande significado. O aparelho, caso corte o fluxo de CO2 por determinar esse hipotético "excesso" logo haverá de voltar a ligar quando lhe chegue água já homogénea. Mas podes correr correr vários pontos do aquário com a sonda, para ver se há variação significativa de pH. Caso não exista, coloca onde der mais jeito. Vê também se há recomendações do fabricante quanto à localização ideal. Cumps Aníbal Alves Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Jorge Gonçalves Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 Pode acontecer que, muito perto do aparelho de CO2, se verifique uma ligeira subida do pH da água por maior concentração de CO2 Boas, Uma correcção: o CO2 faz baixar o pH e não subir. Agora quanto à questão colocada: se o que te preocupa é o pH não baixar de um determinado patamar, então deves colocar a sonda junto ao difusor de CO2, pois é onde supostamente se encontra o valor mais baixo; se, por outro lado, a tua preocupação é manter um valor máximo de pH, deves colocá-lo no extremo oposto do difusor. Será que me consegui fazer entender? No entanto, tal como o AGA, também acho que as oscilações não devem ser significativas. Citar Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
mpimentel Publicado: Janeiro 29, 2008 Autor Publicado: Janeiro 29, 2008 Caros amigos Obrigado pelas resposta. O que se passa é que calibrei a sonda em 7.0 e quando a coloquei no aqua começou a marcar 7.4. Quando me deitei estava a 7.2 e hoje de manhã estava a 7.3 ??? Tenho o controlador regulado para 7.0 e não baixa para este valor. Só tenho 2 trocos, com alguma dimensão, no aquario e água. Não percebo porque não baixa. Quando chegar a casa vou fazer uma TPA e ver o que dá. Antes da TPA irei fazer um teste de ph. Um abraço mpimentel Citar
AGA Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 Boas, Uma correcção: o CO2 faz baixar o pH e não subir. Ups! Escrevi à pressa e nem reli... claro que faz baixar o pH... Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
AGA Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 Caros amigosObrigado pelas resposta. O que se passa é que calibrei a sonda em 7.0 e quando a coloquei no aqua começou a marcar 7.4. Quando me deitei estava a 7.2 e hoje de manhã estava a 7.3 ??? Tenho o controlador regulado para 7.0 e não baixa para este valor. Só tenho 2 trocos, com alguma dimensão, no aquario e água. Não percebo porque não baixa. Quando chegar a casa vou fazer uma TPA e ver o que dá. Antes da TPA irei fazer um teste de ph. Um abraço mpimentel Isso quer dizer que a sonda só "corta" a injecção de CO2 quando o pH atinge 7, correcto? De qualquer forma, vê nas especificações como funciona, ou seja, isso deve estar em forma de intervalo (digo eu) para se saber a que valor de pH ele permite injecção de CO2 e a que valor ele corta a injecção. Presumo que, nas condições que referes, esteja a haver injecção contínua de CO2 e, mesmo assim, não consigas difusão suficiente para atinjir o pH desejado. Se for o caso pode ser que o difusor não esteja dimensionado para a dimensão do aquário ou que tenhas de aumentar o nº de bolhas por segundo. Caso não o tenhas feito, sugiro que consultes as tabelas que relacionam KH, pH e CO2 dissolvido, para ver se, na tentativa de atingires o pH desejado, não estás a aumentar o CO2 dissolvido de forma não tolerável pelos peixes. (nem todos os valores de pH são possíveis, com segurança, depende do KH da água) Estas tabelas pressupõem que não estamos a usar, por exemplo, turfa. Os troncos também poedrão ter alguma influência, mas a turfa acho que é o mais importante. Cumprimentos Aníbal Alves Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
mpimentel Publicado: Janeiro 29, 2008 Autor Publicado: Janeiro 29, 2008 (editado) Isso quer dizer que a sonda só "corta" a injecção de CO2 quando o pH atinge 7, correcto? De qualquer forma, vê nas especificações como funciona, ou seja, isso deve estar em forma de intervalo (digo eu) para se saber a que valor de pH ele permite injecção de CO2 e a que valor ele corta a injecção. Presumo que, nas condições que referes, esteja a haver injecção contínua de CO2 e, mesmo assim, não consigas difusão suficiente para atinjir o pH desejado. Se for o caso pode ser que o difusor não esteja dimensionado para a dimensão do aquário ou que tenhas de aumentar o nº de bolhas por segundo. Caso não o tenhas feito, sugiro que consultes as tabelas que relacionam KH, pH e CO2 dissolvido, para ver se, na tentativa de atingires o pH desejado, não estás a aumentar o CO2 dissolvido de forma não tolerável pelos peixes. (nem todos os valores de pH são possíveis, com segurança, depende do KH da água) Estas tabelas pressupõem que não estamos a usar, por exemplo, turfa. Os troncos também poedrão ter alguma influência, mas a turfa acho que é o mais importante. Cumprimentos Aníbal Alves O aparelho corta o CO2 quando atinge o ph desejado. Fiz uma TPA e fui calibrar novamente a sonda. Verifiquei que estava mal calibrada. Já voltei a ligar e está em 7.1, já com água nova. Vou ver o que acontece até amanhã. Regulei o controlador para 6.7, penso que é melhor para os discus. Tenho a espiral de bolhas com 1 bolha por segundo. Sexta feira coloco umas plantas e deixo ficar assim, durante umas semanas. A água ainda está um bocado acastanhada, é dos troncos. Tenho de ir fazendo TPA diárias, para melhorar. Um abraço mpimentel Editado Janeiro 29, 2008 por mpimentel Citar
AGA Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 (editado) O aparelho corta o CO2 quando atinge o ph desejado. Fiz uma TPA e fui calibrar novamente a sonda. Verifiquei que estava mal calibrada. Já voltei a ligar e está em 7.1, já com água nova. Vou ver o que acontece até amanhã. Regulei o controlador para 6.7, penso que é melhor para os discus. Tenho a espiral de bolhas com 1 bolha por segundo. Sexta feira coloco umas plantas e deixo ficar assim, durante umas semanas. A água ainda está um bocado acastanhada, é dos troncos. Tenho de ir fazendo TPA diárias, para melhorar. Um abraço mpimentel Pois, mas ele depois vai ter de ligar novamente... aos quantos? Por isso eu falei em intervalo. (isso agora nem é muito importante) Como vais apontar para 6,7 (pode ser que alguém te apresente razões para não o fazeres, eu não percebo "nada" de discus - nem sei se estamos a falar de discus de "aviário..."), não te esqueças do que eu te disse relativamente às relações kH, ph, CO2 dissolvido. Consulta esta tabela. Podem existir outras (até melhores, não confirmei a qualidade da fonte) mas é só para alertar. Um abraço. Aníbal Alves Editado Janeiro 29, 2008 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
mpimentel Publicado: Janeiro 30, 2008 Autor Publicado: Janeiro 30, 2008 Pois, mas ele depois vai ter de ligar novamente... aos quantos? Por isso eu falei em intervalo. (isso agora nem é muito importante) Como vais apontar para 6,7 (pode ser que alguém te apresente razões para não o fazeres, eu não percebo "nada" de discus - nem sei se estamos a falar de discus de "aviário..."), não te esqueças do que eu te disse relativamente às relações kH, ph, CO2 dissolvido. Consulta esta tabela. Podem existir outras (até melhores, não confirmei a qualidade da fonte) mas é só para alertar. Um abraço. Aníbal Alves Habitualmente nos meus outros aquários costumo ter 2 kH e o pH entre os 6.5 e os 7.0. O quadro que indicas é bem ilucidativo. Claro que só irei colocar peixes após fazer todos os testes e fazer todas as experiencias. Também não percebo bem o funcionamento do controlador. Acho que ele desliga quando atinge o ph programado e liga sempre que há alterações nesse valor (para cima ou para baixo), devido à entrada de CO2 no aquário. Pode ser que alguém aqui venha dar mais uma ajuda. Já agora, ainda não vi fotos da tua banheira... Um abraço mpimentel Citar
AGA Publicado: Janeiro 30, 2008 Publicado: Janeiro 30, 2008 Habitualmente nos meus outros aquários costumo ter 2 kH e o pH entre os 6.5 e os 7.0. O quadro que indicas é bem ilucidativo.Claro que só irei colocar peixes após fazer todos os testes e fazer todas as experiencias. Também não percebo bem o funcionamento do controlador. Acho que ele desliga quando atinge o ph programado e liga sempre que há alterações nesse valor (para cima ou para baixo), devido à entrada de CO2 no aquário. Pode ser que alguém aqui venha dar mais uma ajuda. Já agora, ainda não vi fotos da tua banheira... Um abraço mpimentel Se por acaso isso não baixar para os valores que queres, aumenta o fluxo de CO2 - neste caso não é grave estar "elevado", pois tens o controle de pH (quando atingir o valor estabelecido, desliga-se automativamente - ou pelo menos devia...).´ Quanto à banheira, ainda está sem nada, mas quero ver se tiro umas fotos para postar... Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Recommended Posts