Neon Tetra Publicado Janeiro 28, 2008 Publicado Janeiro 28, 2008 Não sei se o tema é recorrente ou já foi muito discutido. Tenho um aqua de 115 L com 1 lampada T 8 Aqua-Glo (9 horas/dia) e 2 filtros ( externo Eheim 2213 + interno Hydor 400). Tenho algumas plantas e fertilizo (irregularmente) com Sera Florena (líquido). Com o 2º filtro consegui reduzir os níveis de nitratos para < 10 e tenho os nitritos aprox. 0 e o pH=7,5 eo KH=4 e gH=6. O problema é que continuam a proliferar estas malditas algas escuras tipo pincel e que alastram pelo areão e até no vidro e também nas plantas. Será que devo apagar a luz por uns dias ou vou ter de comprar UV ? ! Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
AGA Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Não sei se o tema é recorrente ou já foi muito discutido. Tenho um aqua de 115 L com 1 lampada T 8 Aqua-Glo (9 horas/dia) e 2 filtros ( externo Eheim 2213 + interno Hydor 400). Tenho algumas plantas e fertilizo (irregularmente) com Sera Florena (líquido). Com o 2º filtro consegui reduzir os níveis de nitratos para < 10 e tenho os nitritos aprox. 0 e o pH=7,5 eo KH=4 e gH=6. O problema é que continuam a proliferar estas malditas algas escuras tipo pincel e que alastram pelo areão e até no vidro e também nas plantas. Será que devo apagar a luz por uns dias ou vou ter de comprar UV ? ! Não me parece que a UV vá tratar dessas algas uma vez instaladas. (eventualmente poderá reduzir a sua propagação, por eliminar algumas da coluna de água, mas não sei se será significativo) Quanto a dicas, espera por quem perceba. Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
josé mendonça Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 tens medido os fosfatos? 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
maneljakim Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 Não me parece que a UV vá tratar dessas algas uma vez instaladas. (eventualmente poderá reduzir a sua propagação, por eliminar algumas da coluna de água, mas não sei se será significativo) Quanto a dicas, espera por quem perceba. Cumps eu n percebo nada disto... mas penso q sejam algas filamentosas... tb n sei q peixes há no aqua... mas uns comedores de algas... quer sejam peixes ou caracois... se calhar n era mal pensado... digo eu boa sorte manel Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Neon Tetra Publicado: Janeiro 29, 2008 Autor Publicado: Janeiro 29, 2008 (editado) Não tenho testes dos fosfatos. Não uso fertilizantes com fosfatos, acho eu. Tenho alguns peixes que deveriam comer algas..um ancistrus, dois otocinclus e também três (ou quatro ?) camarões caridina japonica. Aquelas algas devem ser intragáveis...e estão de tal modo agarradas ao fundo e às pedras que são muito difíceis de retiar por métodos mecânicos. Percebo que o UV funcione mais com preventivo do que curativo. Não sei mais que fazer. Todos me desanconselham os algicidas... Mais dicas ? Editado Janeiro 29, 2008 por Neon Tetra Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
AGA Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 Não tenho testes dos fosfatos. Não uso fertilizantes com fosfatos, acho eu.Tenho alguns peixes que deveriam comer algas..um ancistrus, dois otocinclus e também três (ou quatro ?) camarões caridina japonica. Aquelas algas devem ser intragáveis...e estão de tal modo agarradas ao fundo e às pedras que são muito difíceis de reriar por métodos mecânicos. Percebo qque o UV funcione mais com preventivo do que curativo. Não sei mais que fazer. Tomos de desanconselham os algicidas... Mais dicas ? Tens fosfatos, masi que não seja pela comida. Como não tenho mais dados e não percebo muito disto, sugiro que aumentes as TPA´s. Os camarões deviam comer isso - ou não estão em nº suficiente, ou andam "cheios" de comida... Esperimenta reduzir na alimentação e eventualmente juntar SAE´s. Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
josé mendonça Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 Não tenho testes dos fosfatos. Não uso fertilizantes com fosfatos, acho eu. Tens fosfatos, masi que não seja pela comida. ora aí está! daí a minha pergunta... controla bem a alimentação e vai fazendo umas boas TPAs... deverás começar a notar diferenças. já agora: com que regularidade as fazes e em que quantidade? 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
krypticall Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 boas nao sei que tipo de plantas tens no teu aquario mas parece-me ter lido que tens um aquario de 115l so com uma lampeda t8 ora algas tanto aparecem com demasiada luz como com a falta dela junto com uma má fertelizaçao e ausencia de CO2 se queres um concelho ter sempre á mao um teste de NO3 (nitratos)e PO4 (fosfatos) acho que sao os mais issenciais. fertelizares 1 vez por semana micros. 1 a 2 veses por semana ferro diariamente macros em separado NPK N (nitratos) P (fosfatos) K (potassio) tendo uns em demasia e outros em falta as plantas nao os absorvem imagina que tens os fosfatos altos. Fertelizas caso nessecite com nitratos e com potassio o que vai fazer as plantas assimilar esses dois nutrientes e mais os eventuais fosfatos que estavao em excesso continuando até teres os parametros controlados. para isso convem teres luz adequada as plantas que tens e CO2 no aquario. se disse alguns disparate ja alguem com um pouco mais de experiencia virá corrigir algo
Neon Tetra Publicado: Janeiro 29, 2008 Autor Publicado: Janeiro 29, 2008 Já estou mesmo convencido que devo ter fosfatos a mais ( e ainda não os medi..!). Faço mudanças de agua cada 10-15 dias com troca de 15-20% do volume do aqua. Tenho dois filtros um de 400 L/h e outro de 440 l/h ao mesmo tempo. O filtro tem cerâmicas lâ mineral e esponja sistética (?). Tenho a água com aspecto límpido mas ainda assim o fundoestá recoberto de "poeirada" que não consigo aspirar em condições...será que estaí o problema ? Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
krypticall Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 boas essas trocas de agua nao deviao de ser tao espaçadas mas aqui ja tudo depende da fauna que tens no aquario. no meu aquario por exemplo tudo aparentava estar saudavel e faço 20% tpa´s semanais so na maldita glosso algumas algas pretas ateimavao em lá crescer nunca tinha feito mediçoes nem de NO3 nem PO4 quanto mais fertelizar macros quando fui fazer os testes parecia vinho tinto o teste de NO3
josé mendonça Publicado: Janeiro 30, 2008 Publicado: Janeiro 30, 2008 o fundoestá recoberto de "poeirada" que não consigo aspirar em condições... isso pode ser uma parte do problema... de qualquer forma, parece-me que as tuas TPAs deveriam ser mais frequentes e em maior quantidade. uma rotina de 25% numa base semanal, já irá tirar-te muito mais nutrientes em excesso, do que até aqui. o post do Krypticall fez-me ler o tópico de princípio e ele pode estar cheio de razão: se a tua iluminação é deficiente, as plantas não se desenvolvem como deveriam, daí que não absorvam o fertilizante que aplicas, sendo estre consumido pelas algas... menciona a flora e a iluminação em termos de w/L, para podermos ter uma ideia mais concreta. 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Neon Tetra Publicado: Janeiro 30, 2008 Autor Publicado: Janeiro 30, 2008 Quanto a iluminação é pobre eu sei ! -um única lampada Aqua-Glo T8 de 25 ou 30 W não tenho bem a certeza para 115 de água é pouco. O problema é que a calha de iluminação veio com a tampa do aquário que é um Aquadream 100 da Aquatlantis e não sei como fazer a adaptação de mais lampadas ou trocar por T5's para aumentar a potencia em W. Alguma ideia ? Ainda não tenho CO2. Estou a pensar mandar vir um da Aquaristik Que teste de PO4 aconselham ? Devo comprar também um teste de Ferro . Que marcas de fertilizantes deverei então comprar ? Existem N, P e K em separado ? Obrigado pelas dicas. Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
josé mendonça Publicado: Janeiro 30, 2008 Publicado: Janeiro 30, 2008 desiste da tampa! se não quiseres o aquário destapado, substui por 2 vidros e arranja uma calha nova com lâmpadas de maior potência. não instales o CO2 antes de melhorar a iluminação, porque, por si só não vai ajudar o crescimento das plantas e contribuirá para o aparecimento de mais algas. 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
zlatan9 Publicado: Janeiro 30, 2008 Publicado: Janeiro 30, 2008 É isso, a melhor solução é mesmo uma calha e esteticamente até é melhor ficar sem tampa. Testes, eu até agora só usei os da Nutrafin e estou bastante satisfeito. One Fish Standing Kurichiba
Neon Tetra Publicado: Fevereiro 1, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2008 Acho que ainda tenho muito que aprender ! São muitas as variáveis a controlar no que toca a favorecer o crescimento das plantas e reduzir a prolifereação das algas. Luz, CO2, macronutrientes , micronutrientes..... Tudo deve estar na dose certa. O certo é que a dose "certa" pode variar de aquário para aquário dependendo de muitas outras variáveis...peixes, plantas, substracto, Tº...eu sei lá. Quando pensamos que resolvemos uma logo descobrimos que há mais qualquer coisa em desiquilíbrio...Este é o desafio. Às vezes dá vontade de retirar tudo de dentro do aquário, "lavar" e montar de novo. Em alternativa...TPA'S, TPA'S, TPA'S, TPA'S.... Quem me diz que testes básicos se devem ter. Falta-me o ferro e os fosfatos São ambos importantes. E o K ? Onde arranjo os nutrientes em separado para fertilizar? Não sei onde arranjar os da Nutrafin. Só conheço o Sera Florena e o Sera Florenette A(pastiilhas). A minha água tem baixa dureza...devo adicionar sal ? As plantas muito cobertas de algas devem ser sacrificadas ? Obrigado pelo vosso tempo e atenção. Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
josé mendonça Publicado: Fevereiro 2, 2008 Publicado: Fevereiro 2, 2008 Quando pensamos que resolvemos uma logo descobrimos que há mais qualquer coisa em desiquilíbrio...Este é o desafio. por isso este hobby dá tanta luta! paciência e pesquisa são duas das três chaves para o sucesso! Às vezes dá vontade de retirar tudo de dentro do aquário, "lavar" e montar de novo. isso é que não! voltarias à estaca zero! Em alternativa...TPA'S, TPA'S, TPA'S, TPA'S.... SEMPRE! esta é a 3ª. chave... Quem me diz que testes básicos se devem ter. Falta-me o ferro e os fosfatos São ambos importantes. E o K ?Onde arranjo os nutrientes em separado para fertilizar? Não sei onde arranjar os da Nutrafin. Só conheço o Sera Florena e o Sera Florenette A(pastiilhas). deixa isto para depois e preocupa-te primeiro com o racio w/L. depois do upgrade da iluminação, vais ter que replantar e deixar passar o período de adaptação... A minha água tem baixa dureza...devo adicionar sal ? com estes valores, kh=4 e gh=6, não precisas fazer nada... As plantas muito cobertas de algas devem ser sacrificadas ? depende do estado... se não conseguires combater as algas e vires que as plantas estão a definhar, é preferível retirá-las a deixar apodrecer dentro do aquário. 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Neon Tetra Publicado: Fevereiro 3, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2008 Obrigado pelos conselhos ! O problema da luz ( W/L ) deve ser então o primeiro a ser resolvido. Há que estudar uma solução que inclua a tampa...por exemplo modificar a calha. Será possível retirar aquela a montar lá um kit de T5 ( sei que tenho de trocar o balastro). Onde arranjo esses kit de t5 para aquariofilia ? Será que vou conseguir aumentar os W de forma suficiente (serão preciso mais de 100 w ?). Alguém faz ideia dos preços ? Outra solução significa tirar a tampa...é mais discutível do ponto de vista estético para o tipo de aquário que tenho e para ter numa sala. Aquelas calhas da Hagen - GLO T5 HO Linear Fluorescent Lighting Systems - de 54 W em sistema duplo serão sufcientes ? Onde arranjar os melhores preços ? Sei que este vai ser um passo importante e não queria gastar dinheiro e não optar pelo sistema mais indicado para o meu caso (aquario de 115 l comunitário mas com plantas variadas (que pudesse p.ex. ter Lilaeopsis brasiliensis ou glosso ou outra apara fazer tapete). Alguém me dá uma ajuda ? Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Recommended Posts