Recommended Posts

Publicado:

não estou a pensar colocar ja tenho o aquario plantado basicamente so com anubias que são das plantas que mais gosto e não coloquei outras porque não tenho intensão de colocar co2 quero mais luz porque 60w é muito pouco e o aquario esta com pouca luz um pouco escuro

não percebo porque me perguntas porque quero mais luz como se não fosse necessario e depois dizes para nao colocar mais 78w mas sim 108w

Publicado:

Olá.

Acho que tu não estás a perceber bem as coisas...

Primeiro de tudo, eu aconselhei-te 4*39W porque pensei que o teu aquário tivesse as dimensões de 100*40*50. E pensei que irias colocar CO2 no aquário

Segundo, depois de saber que o aquário tinha 120*40*50, recomendei-te usar lâmpadas de 54W pois assim a distribuição da luz é muito mais homogénea. Ainda apensar que irias fazer um plantado médio/de alta manutenção em que o uso de CO2 é obrigatório.

Terceiro, depois de ter lido o comentário do zlatan9 sobre a iluminação, aproveitei e fiz a mesma pergunta que ele.

Se não queres colocar CO2 no aquário, então a solução é muito simples... não penses em comprar mais lâmpadas. Quanto muito compra mais uma de 30W T8, se achas que a luz não é suficiente para veres os peixes... mais luz, e vais começar a ter problemas com algas, nem que sejam as Greenspot nas folhas da anúbias, pois são plantas de crescimento lento.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

então como resolvo a falta de luz que sinto no aquario sem ter crescimento de algas?

e se colocar so uma de t5 39w 6500k ?

as green spot ja começo a ter, comprei 7 otos para ver se as consigo combater

Publicado:

Olá.

então como resolvo a falta de luz que sinto no aquario sem ter crescimento de algas?

Se apostares em CO2, e em mais plantas de crescimento rápido...

e se colocar so uma de t5 39w 6500k ?

Sem CO2, não aconselho mais do que isso. E mesmo assim... não sei não.

as green spot ja começo a ter, comprei 7 otos para ver se as consigo combater

Mais uma razão... se com 60W apenas consegues ter greenspot nas folhas das anúbias (o que não é difícil diga-se de passagem), imagina então com as mesmas plantas e mais luz e sem CO2. Aí seria muito mais problemático...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

Incentiva as plantas a consumir os nutrientes... assim, se estes forem consumidos pelas plantas, não o são pelas algas.

É tão simples quanto isso. Basta haver um desequilíbrio dos nutrientes, e um deles não ser cosumido pelas plantas, que as algas entram logo em força.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Bingo... :puppydogeyes:

E com um aumento de iluminação e CO2, obviamente, das duas uma: ou aumentas a massa vegetal, ou optas por uma que consuma nutrientes mais rapidamente.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

boas!

eu acho que basicamente o que tu queres é uma luz branca e não esses 'glows' que dão uma luz baça, muito pouco brilhante à nossa vista;

basta substituires uma dessas por uma 'normal' e vais logo notar que o aquário ficou iluminado, sem essas penumbras todas.

creio ser mesmo isto que tu pretendes, certo? :puppydogeyes:

Publicado:

Olá.

Se calhar convinha leres algumas coisas sobre aquários plantados...

Entende os seguintes parâmetros como estando equilibrados: Luz, CO2 e Nutrientes.

Basta um deles estar desequilibrado, que é suficiente para causar o aparecimento/proliferação de algas.

Ora se tu neste preciso momento tens a luz e o CO2 bons um para o outro, o mesmo já não se pode dizer dos nutrientes (ou daí talvez não, pois mesmo equilibrados, as anúbias são muito susceptíveis de ganharem algas). Então, se tu fertilizares com ainda mais nutrientes, aí é que fica o 'caldo entornado' banana rock

Daí que, mais uma vez, se queres aumentar a luz, vais ter que colocar CO2, e com esses dois terás que monitorizar os restantes nutrientes com maior rigor.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

joao paulo,

as algas até podem aparecer às escuras... tudo vai depender dos nutrientes em excesso (que as plantas são incapazes de absorver)... daí que convem ir sempre controlando os nitratos e fosfatos e claro, fazendo umas boas TPAs numa base semanal.

independentemente disto, uma boa equipa de limpeza completa o quadro.

Publicado:

na sequência do que disse o Luis Fortunato:

as anúbias não necessitam de CO2 nem de uma forte iluminação.

tu tens 60w para 200L de água, o que chega para elas se desenvolverem. só que, sendo plantas de crescimento lento, a absorção dos nutrientes é feita igualmente a esse ritmo, logo a manutenção do aquário exige maior periodicidade (uma vez que não existem plantas de crescimento rápido para os consumirem a uma maior velocidade).

posto isto, substituindo uma das 'glow' por luz branca com os mesmo watts, vais passar A VER o aquário como tu queres.