Recommended Posts

Publicado

boa noite

gostava que me ajudassem com a seguinte questão:

so tenho 60w num aquario de +- 200l

2x30w uma powerglo 18000k e a outra floraglo 2800k

tenho a aquario bem plantado mas so com anubias e alguns equinodorus

vou colocar + 2 lampadas t5 de 39w

estas lampadas tem a seguinte descrisão 1º philips 39w840 4000K

2º osram 39w865 coll daylight ambas sem nenhuma designação para qual o seu uso ou fim

a pergunta é será que servem para usar no aquario?

se sim acham a escolha de côr a mais certa ou recomendam outra

tenho a luz ligada 6 horas e estava a pensar colocar estas novas unicamente 2 ou3 horas

qual a vossa opinião?

Publicado: (editado)
boa noite

gostava que me ajudassem com a seguinte questão:

so tenho 60w num aquario de +- 200l

2x30w uma powerglo 18000k e a outra floraglo 2800k

tenho a aquario bem plantado mas so com anubias e alguns equinodorus

vou colocar + 2 lampadas t5 de 39w

estas lampadas tem a seguinte descrisão 1º philips 39w840 4000K

2º osram 39w865 coll daylight ambas sem nenhuma designação para qual o seu uso ou fim

a pergunta é será que servem para usar no aquario?

Pelo que entendi ficas com:

- 2800k

- 4000k

- 6500k

- 18000k

Servir servem,

mas quanto à escolha dos K eu trocava a de 18000k por 8000k (ou 10000k se a coluna de água tiver mais que 50cm) e a de 2800k por outra de 6500k

se sim acham a escolha de côr a mais certa ou recomendam outra

tenho a luz ligada 6 horas e estava a pensar colocar estas novas unicamente 2 ou3 horas

qual a vossa opinião?

Colocava estas que tens 8 horas e as outras 4 horas e ia aumentando meia hora todos os dias estas últimas duas.

Deves tomar atenção que ficas muito perto dos watts recomendados pelo site fitchfamily, deves plantar mais o aquário e se possível com algumas plantas de crescimento rápido e acompanhar com a devida fertilização.

Editado por Trocado
Publicado: (editado)

boas,

Tens razão, a osram tem 6500k!

Isso que referes nas lâmpadas, "1º philips 39w840 4000K" e "2º osram 39w865 coll daylight", correspondem respectivamente ao seguinte:

O "8" corresponde ao nível de produção de cor;

O "65" ou o "40" corresponde à temperatura e cor, neste caso 6500k, mas pronto, nas outras situações é so deduzir!

O resto acho que os mais experientes já disseram!

Abraço

Editado por Rui90
Publicado:
boas,

Tens razão, a osram tem 6500k!

Isso que referes nas lâmpadas, "1º philips 39w840 4000K" e "2º osram 39w865 coll daylight", correspondem respectivamente ao seguinte:

O "8" corresponde ao nível de produção de cor;

O "65" ou o "40" corresponde à temperatura e cor, neste caso 6500k, mas pronto, nas outras situações é só deduzir!

Depende de como quiseres a quantidade de plantas, mas isso no total irá ficar com 138w de luz, o que para 200L ainda está deficitário...

Pq dizes isso?

Se pretendes colocar essa quantidade de luz e essas lampadas, na minha opinião mantém-as todas ligadas no fotoperíodo, todas juntas o tempo todo que desejares...

Qaunto às lampadas, não vejo qualquer incoveniente na utilização das que tens para por, mas corrijam-me se estiver enganado..

Abraço

Publicado:

olá de novo.

Trocado eu editei o meu tópico quando vi que tinha dito algo que não estava assim tão certo! Peço desculpa, esqueci-me de verificar nesse gráfico... :)

Ao fazer através da forma empírica do site, na calculadora, o necessário será 140w. Já está muito perto!

Esqueci-me que conforme aumentava a litragem a quantidade de luz não aumentava na mesma razão.

Abraço

Publicado:
ok tudo bem, mas no essencial não responderão a minha pergunta, estas lampadas servem ou não uma vez que não são referenciadas para aquario

Lê bem a minha primeira resposta, respondi ao que perguntas.

Publicado:

desculpem mas realmente estava respondido, não li o que estava escrito dentro do"quote" é o que faz ler a pressa

obrigado

ja agora não pondo em duvida de maneira nenhuma o que os amigos trocado e rui90 disseram, o que lhes agradeço, gostava de ouvir "ler" mais algumas opiniões o que antecipadamente agradeço

Publicado:
ok tudo bem, mas no essencial não responderão a minha pergunta, estas lampadas servem ou não uma vez que não são referenciadas para aquario

Não existem lampadas para aquário.

Há lampadas normais com uma caixa com um peixinho e com palavras como "daylight" ou "plant qq coisa". São iguais ás outras e tirando a de 18.000 K, são boas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

mas não recomendam a de 18000k porquê?

uma vez que pelo catalogo da hagen esta lampada é para peixes e plantas e a de 2800k é para plantas e pelo visto tambem não a recomendam

estou a ficar baralhado.

ja agora, se aumentar o n.º de horas de luz ligada não vai haver aumento de algas. é que ja começam a aparecer algumas "green spot" ,acho que é o nome desta alga, nas folhas das anubias.

Publicado:

Como já li aí num tópico, e citando o Luís Fortunato, se não estou em erro: "Uma lâmpada boa para plantas não quer dizer uma lâmpada boa para plantados".

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

Olá.

Como já li aí num tópico, e citando o Luís Fortunato, se não estou em erro: "Uma lâmpada boa para plantas não quer dizer uma lâmpada boa para plantados".

Eu não me lembro de ter escrito isso... mas tenho uma opinião semelhante. Se calhar até o escrevi, mas sinceramente não me lembro.

É normal aconselharem-se lâmpadas entre os 4000K e os 10000K para plantados, porquê? Será que não há mais temperaturas de côr que façam as plantas crescer?

Claro que há... mas tentem entender o aquário plantado como uma peça estética em vossa casa. O que acham mais apelativo, um aquário com luz amarelada, que até poderá levar a entender que a água está suja, ou algo mais semelhante ao que vemos com luz branca?

Daí que eu pessoalmente, só use lâmpadas entre os 6000K e os 10000K, tendo por eleição as de 6500K.

E já agora, algo que eu não vi aqui ninguém referir... ou pelo menos deixaram-no sub-entendido, é que as lâmpadas da Osram/Philips/Sylvania são muito mais baratas que as de 'aquariofilia'.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Qualquer lâmpada se tiver de Kelvins entre 4000K e 10000K é boa para um aqua plantado.Quanto mais alto o IRC (Indice de Reprodução cromatica) melhor.

E o ideal é combinar os diferentes espectros,por ex. 4000K + 6500K + 8000K.

Depois há os diferentes tipos de lâmpada,T8,T5,PLL,etc. Até as lâmpadas económicas de casquilho E-27,desde que tenham os Kelvins certos dá.Claro que uma T5 é melhor,mas dá.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Olá.

Eu não vi nenhumas referências às dimensões do aquário, mas vou admitir que são 100*40*50 cm.

Eu compraria uma calha 4*39W T5 HO e colocaria, da parte da frente para a detrás, os seguintes espectros:

8000K -> 6500K ou 8000K -> 6500K -> 4200K

E com essa potência, admitindo que essas são as medidas do aquário, já tens aí luz suficiente para manter um aquário denso e/ou com plantas exigentes.

Quanto ao tempo, depende sempre se o plantado é de baixa ou alta manutenção. Entre 8 a 10 horas diárias é o ideal.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

Eu não me lembro de ter escrito isso... mas tenho uma opinião semelhante. Se calhar até o escrevi, mas sinceramente não me lembro.

É normal aconselharem-se lâmpadas entre os 4000K e os 10000K para plantados, porquê? Será que não há mais temperaturas de côr que façam as plantas crescer?

Claro que há... mas tentem entender o aquário plantado como uma peça estética em vossa casa. O que acham mais apelativo, um aquário com luz amarelada, que até poderá levar a entender que a água está suja, ou algo mais semelhante ao que vemos com luz branca?

Daí que eu pessoalmente, só use lâmpadas entre os 6000K e os 10000K, tendo por eleição as de 6500K.

E já agora, algo que eu não vi aqui ninguém referir... ou pelo menos deixaram-no sub-entendido, é que as lâmpadas da Osram/Philips/Sylvania são muito mais baratas que as de 'aquariofilia'.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Fui pesquisar e lá encontrei o tópico.

Sem dúvida que são muito baratas, e eu até consigo um descontozinho na loja de material eléctrico... :puppydogeyes:

Pergunta: Para que é que queres aumentar tanto a iluminação para anúbias e echinodorus?

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

o aquario tem 120x40x50

tem14kg substrato flourite da seachem

10kg de areão do rio

10kg da areão preto

60w de luz 1powerglo 1 floraglo

tpa´s +- 10% semanalmente

fertilização semanalmente depois das tpa´s com 2ml de flourish da seachem as vezes ponho + um bocadinho

tenho 2 t5 para colocar e como as para aquariofilia são estremamente caras comprei na loja de material electrico 1 de 6500k e outra de 4000k

servem ou não

coloco estas ou troco por outras

as que estão ja no aquario esta for de causa trocar

Publicado:

Olá.

Toma atenção que as lâmpadas T5 HO de 39W têm somente 84,9 cm de comprimento. Ou seja, num aquário de 120 cm de comprimento com a lâmpada centrada, vais ficar com 17,5 cm de cada lado 'sem lâmpada'. Isso para uma distribuição de luz homogénea não é muito bom... Eu utilizaria as duas lâmpadas que já tens e compraria mais duas T5 HO de 54W (120 cm de comprimento). Ficando com um total de 168W, que num aquário de 240 litros teóricos já te permite manter muitas plantas.

Mas agora, como perguntou, e bem, o zlatan9, para que queres tanta luz se estás a pensar colocar plantas de crescimento lento...?

Cumprimentos

Luís Fortunato