CT2HFS Publicado Janeiro 27, 2008 Publicado Janeiro 27, 2008 Boas Sou um novato nos salgados...mas peixes já desde os 14 anos Deixo aqui o actual Setup: Montagem: 13 de Janeiro de 2008 Tanque Principal Dimensões: Aqua - 180x60x45 = 486 litros Iluminação: Total 325w, ( 79500 kl ) home made com 3 programadores (ciclo solar) ( 3 Arcadia Marine White ) +( 3 Arcadia Marine Blue) + ( 3 Aarcadia Fresh Water ) Aquecimento: 1 termostato jager 250W Controle temperatura: Termometro de alta precisão para piscinas Circulação: 1 wave maker 6000L/H + Bomba de circulação 3000L/H Escumador: California 1200L + Bomba 3000L/H Filtro UV: 11W (2 horas dias + bomba 1500l/h) Substrato Tipo/Quantidade: 50KG de Areia de Coral (Medio das Fidji ) Rocha: 30kg Rocha Viva e mais 25kg Rocha Morta. SUMP 60X45X45 ( espaço que tenho disponivel ) Composição com Areia de Coral+Filtro Grosso+Filtro Fino+Carvão Aditivado+Areao Muito Grosso+Rocha Morta + Rocha Viva Avaliação de Parameros do tanque Temperatura: 26ºC Densidade:1.022 Gh : 120ppm KH : 120ppm PH : 8.0 NO2: 0ppm NO3: 0ppm Fotos do Tanque Principal: Fotos Iluminação: Fotos do Tanque Actual: Habitantes, para já nenhuns...vou aguardar mais umas semanas...mas estava a pensar colocar primeiro equipa de limpeza e aguardar mais umas semanas ate comecar a colocar algum peixe... Aguardo vossos comentarios Obrigado Ruca
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 27, 2008 Publicado: Janeiro 27, 2008 Boas! Antes de mais, bem vindo ao fórum e ao mundo dos salgados. Tens aí um aqua com boas dimensões, excepto os 45cm que não sei se são de altura ou largura, mas não deixa de ser um bom aqua! O que é mais especificamente o filtro fino e grosso? MEGA ARQUIVO
CT2HFS Publicado: Janeiro 28, 2008 Autor Publicado: Janeiro 28, 2008 Boas! Antes de mais, bem vindo ao fórum e ao mundo dos salgados. Tens aí um aqua com boas dimensões, excepto os 45cm que não sei se são de altura ou largura, mas não deixa de ser um bom aqua! O que é mais especificamente o filtro fino e grosso? OK Bom dia e Obrigado...as dimensões são as que posso ter... As dimensões são: 180 comprimento 60 altura e 45 de largura... Relativamente ao filtro grosso (tipo esfregão de plastico todo entrelancado da HEIM e o filtro fino da HAGEN ) Muito Obrigado RUCA
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 OK Bom dia e Obrigado...as dimensões são as que posso ter... As dimensões são: 180 comprimento 60 altura e 45 de largura... Relativamente ao filtro grosso (tipo esfregão de plastico todo entrelancado da HEIM e o filtro fino da HAGEN ) Muito Obrigado RUCA Esse tipo de filtragem não é muito comum nos salgados pois temos que ter mais cuidado de manutenção, fazendo com que tenhamos de limpar essas esponjas com alguma frequência. Eu não colocava isso, pois a rocha viva e o escumador tratam da filtragem da água, tanto mecanicamente como biologicamente. MEGA ARQUIVO
CT2HFS Publicado: Janeiro 28, 2008 Autor Publicado: Janeiro 28, 2008 Esse tipo de filtragem não é muito comum nos salgados pois temos que ter mais cuidado de manutenção, fazendo com que tenhamos de limpar essas esponjas com alguma frequência. Eu não colocava isso, pois a rocha viva e o escumador tratam da filtragem da água, tanto mecanicamente como biologicamente. ok Para mim não deverá ser problema em virtude de todas as semanas fazer as devidas manutenções aos meus aquarios...mas concordo consigo...já agora aproveito para dizer que ja comecou a crescer algumas algas filamentosas, bem como o desabrochar de que parece....ser umas plantas...a ver vamos... 1 abraço e obrigado pela dica Ruca
Goblin Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 okPara mim não deverá ser problema em virtude de todas as semanas fazer as devidas manutenções aos meus aquarios...mas concordo consigo...já agora aproveito para dizer que ja comecou a crescer algumas algas filamentosas, bem como o desabrochar de que parece....ser umas plantas...a ver vamos... 1 abraço e obrigado pela dica Ruca Boas... Bem vindo aos salgados, desculpa mas vi que és de Gondomar, eu tb sou de Gondomar, caso necessites de alguma dica e quem sabe uns frags... avisa! Boa sorte.
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Alga filamentosa...é normal no inicio! Sobre essas "plantas", não podes tirar umas fotos? MEGA ARQUIVO
CT2HFS Publicado: Janeiro 28, 2008 Autor Publicado: Janeiro 28, 2008 Alga filamentosa...é normal no inicio! Sobre essas "plantas", não podes tirar umas fotos? OK Mas ainda são "quazzzze microscopicas...." que não tenho maquina que as capte... Começa a parecer bonito...algumas rochas mortas tb comecam a ficar meio branco e castanho/esverdeadas... As rochas para além de estarem meio rosadas e de côr bordot...na verdade ja aparece uma pequena "relva" e algumas filamentosas... que no inicio era castanha e agora esta a ficar verde...normalmente vejo este tipo em alguns aquarios mais antigos...os parametros estão como no inicio alterando so a densidade para 1023... Obrigado Ruca
Goblin Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 Boas. Já começaste adicionar hidroxido de calcio? Aconselhava-te a começar adiconar, vais ver essas algas a desaparecerem e a rocha a ficar com mais alga coralina. Não te preocupes que isso ainda está na fase maluca, não vale a pena estar a medir parametros. Abraço
CT2HFS Publicado: Janeiro 30, 2008 Autor Publicado: Janeiro 30, 2008 Boas. Já começaste adicionar hidroxido de calcio? Aconselhava-te a começar adiconar, vais ver essas algas a desaparecerem e a rocha a ficar com mais alga coralina. Não te preocupes que isso ainda está na fase maluca, não vale a pena estar a medir parametros. Abraço Boas Para já ainda não adicionei nada de produtos estranhos... Ainda so tem água e mais nada... a cor castanha nas rochas estabilizou e esta a dar lugar a rocha meio branca que depois se veio a tornar meio rosada e até avermelhada...bem como o castanho em certas zonas comeca a ficar meio esverdeado... A ver se saco umas fotografias para verem neste fim de semana... Obrigado Ruca
Goblin Publicado: Janeiro 30, 2008 Publicado: Janeiro 30, 2008 Boas Para já ainda não adicionei nada de produtos estranhos... Ainda so tem água e mais nada... a cor castanha nas rochas estabilizou e esta a dar lugar a rocha meio branca que depois se veio a tornar meio rosada e até avermelhada...bem como o castanho em certas zonas comeca a ficar meio esverdeado... A ver se saco umas fotografias para verem neste fim de semana... Obrigado Ruca Boas. A ver se entendo! Tens água e RV no áquario certo? Como estas a fazer a reposição da água evaporada? Acho que podias começar a repor essa água evaporada com água e hidroxido de cálcio com um sistema de gota a gota, acredita que não é nenhum produto estranho, antes pelo contrário é essencial ao sistema. Abraço
CT2HFS Publicado: Janeiro 30, 2008 Autor Publicado: Janeiro 30, 2008 Boas. A ver se entendo! Tens água e RV no áquario certo? Como estas a fazer a reposição da água evaporada? Acho que podias começar a repor essa água evaporada com água e hidroxido de cálcio com um sistema de gota a gota, acredita que não é nenhum produto estranho, antes pelo contrário é essencial ao sistema. Abraço Para já ainda não pensei nisso...mas vou ter de pensar bem...ok...hidroxido de calcio...e depois isso tb e compativel com todo o tipo de bicharada e corais...??(falo por desconhecer, mas se poder ajudar...fico agradecido)...ja tenho adicionado alguns jarros de água (+-10 l no total) na Sump e tenho avaliado os paramentros e mantem-se tudo normal... Como se deve fazer isso sem comprar os famosos e caros reactores de calcio...? Muito Obrigado Ruca
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 30, 2008 Publicado: Janeiro 30, 2008 O kalk (hidroxido de calcio) é essencial para o aqua, pricipalmente para os corais, por isso a sua adição deve ser feita. MEGA ARQUIVO
quinzico Publicado: Janeiro 31, 2008 Publicado: Janeiro 31, 2008 Essa iluminação é T8? se for não dá para teres corais. Helder Quinzico
CT2HFS Publicado: Janeiro 31, 2008 Autor Publicado: Janeiro 31, 2008 Essa iluminação é T8? se for não dá para teres corais. A Iuminação que tenho é T5...Relativamente ao Hidroxido de Calcio vou pensar bem no assunto... Fiz uns ajustes na bomba que manda agua para o tanque principal, em virtude de estar a mandar bolhas de O2vendo-se muitas bolhas de O2 a circular pelo aquario...retificado...agora parece que esta tudo bem mais calmo, bem como mais bonito... A coralina já começa a expandir-se e a olhos vistos...o castanho da RV tb se esta a transformar em coralina... Comecam a aparecer as primeiras "coisas"... uma coisa tipo esponja esbranquicada, que comecou a ser formada por uma coisa tipo teia...outra coisa que aparece é um cojunto de "plantas", com um formato tipo feto pequenito...e outra... parecem tipo palitos ao alto esverdeados...alguem sabe que possa ser...? Obrigado Ruca
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 31, 2008 Publicado: Janeiro 31, 2008 O pessoal pode dar algumas hipoteses do que poderá ser, mas com uma foto era melhor! O que dizer parecer uma esponja, deve ser mesmo isso...o que parece ser um feto, deve ser Caulerpa....o outro também deve ser um tipo de macro-alga! Agora....fotos! MEGA ARQUIVO
Goblin Publicado: Janeiro 31, 2008 Publicado: Janeiro 31, 2008 Parece estar no bom caminho Agora muita paciência e podes começar a pensar em colocar a equipa de limpeza! Mas sem pressas!!! Abraço
CT2HFS Publicado: Janeiro 31, 2008 Autor Publicado: Janeiro 31, 2008 Parece estar no bom caminho Agora muita paciência e podes começar a pensar em colocar a equipa de limpeza! Mas sem pressas!!! Abraço oK Hoje comprei mais 5 kilitos de RV...e ficaram de me arranjar mais uns 3 kilitos em pedacos pequenitos para acrescentar na SUMP... Relativamente a equipa de limpeza o que aconselham?? Gostava de ouvir as vossas opiniões...Será que ja as devo meter?? Bacterias será necessário? Obrigado por me aturarem...mas as duvidas estão sempre a aparecer... Ruca
reefdiver Publicado: Fevereiro 1, 2008 Publicado: Fevereiro 1, 2008 (editado) Boas, Parece estar mesmo no bom caminho. Em termos de equipa de limpeza e para o teu aquário, eu sugeria: 30/40 eremitas de patas verdes/vermelhas, 30/40 nassários, 10/15 cerites e 10/15 turbo snails. Podes também adicionar uns ofirius. Acho que assim ficas com uma equipa de limpeza a sério. Uma vez que adicionaste quase metade de rocha viva e metade de rocha morta, talvez fosse bom esperar mais um tempo, antes de adicionares a equipa de limpeza. Abraço Editado Fevereiro 1, 2008 por reefdiver
CT2HFS Publicado: Fevereiro 1, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2008 Aqui está a actualidade solicitada....e com umas fotos mais decentes... Aspecto geral: O que está a comecar a aparecer: Aspecto parcial da SUMP ainda sem água(na altura claro e sem RV) Parametros: Tudo normal até a data segundo os testes Algas nos vidros: Nada Já se começa a ter bastante coralina...e a colonizar a rocha morta...escumador já quazzzze que não deita fora nada... Creio que mais uma semana e começo a introduzir a Cleanning Team... Estou sempre aberto a sugestões, criticas, opiniões...pois penso ainda estar muito verde... Obrigado para os que têm paciencia para me aturar e responder a este topico.. 1 Abraço a todos Ruca editado para corrigir tags das imagens. PC
reefdiver Publicado: Fevereiro 1, 2008 Publicado: Fevereiro 1, 2008 Belas fotos. acho que tens aí um belo aquário com um enorme potencial. A disposição da rocha...não acho que seja a melhor. O efeito até fica engraçado, mas deves evitar ter as rochas "amontoadas". Para maximizar o efeito de filtragem da rocha viva, deves tentar criar mais espaços livres e grutas entre as rochas. Para além disso, crias espaços de refúgio para os peixes que são sempre úteis. Também tenho algumas dúvidas sobre a necessidade e vantagens de utilizar os filtros grossos e finos. São apenas conselhos. Tenho o meu aqua montado há 2 meses, por isso não sou um pro. Espera pelos comentários de pessoal com mais experiência que eu. Mas com essa dimensão tens tudo para ficar com um aqua espectacular. Abraço
FilipeASilva Publicado: Fevereiro 2, 2008 Publicado: Fevereiro 2, 2008 Belas fotos. acho que tens aí um belo aquário com um enorme potencial. A disposição da rocha...não acho que seja a melhor. O efeito até fica engraçado, mas deves evitar ter as rochas "amontoadas". Para maximizar o efeito de filtragem da rocha viva, deves tentar criar mais espaços livres e grutas entre as rochas. Para além disso, crias espaços de refúgio para os peixes que são sempre úteis. Também tenho algumas dúvidas sobre a necessidade e vantagens de utilizar os filtros grossos e finos. São apenas conselhos. Tenho o meu aqua montado há 2 meses, por isso não sou um pro. Espera pelos comentários de pessoal com mais experiência que eu. Mas com essa dimensão tens tudo para ficar com um aqua espectacular. Abraço Concordo! O que tens na sump é uma rocha viva? Parece uma rocha para ciclídeos... Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 2, 2008 Publicado: Fevereiro 2, 2008 Ora vivas! O que te está a aparecer na rocha parece ser algum tipo de macro-alga, nada de grave, mas mantem-as de olho. Sobre os filtros, não te esqueças que deves limpa-los pelo menos uma vez por semana. MEGA ARQUIVO
CT2HFS Publicado: Fevereiro 11, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2008 Olá a todos...isto estava a comecar a correr bem demais... Na semana passada a agua comecou a ficar turva...que se poderá estar a passar...??? O setup é o mesmo sem nenhuma alteração... ou melhor adicionei bacterias para salgados...todos os paramentros na mesma tudo ok e comeca a aparecer nos vidros uma especie alga em po de cor verde...o mais esquesito e que estou a vigiar constantemente os valores e nada de anormal...alguem tem alguma ideia do que se esteja a passar? Muito Obrigado Ruca
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 12, 2008 Publicado: Fevereiro 12, 2008 Meu caro, a alga verde no vidro é normal aparecer! Terás que ter paciência e limpar isso, não deixes isso andar assim que depois é mais dificil de limpar o vidro! Sobre a água estar turva, pode ser das bactérias ou da areia que colocaste não estar 100% limpa e com a circulação das bombas ter começado a levantar poeira! Não adiciones nada de bacterias e a ver se isso passa! MEGA ARQUIVO
Recommended Posts