Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 5, 2008 Publicado: Fevereiro 5, 2008 Parece que o teu passa muros é dos brancos, daqueles que só têm rosca de um dos lados! Se for assim, acho que podias comprar dos outros, dos normais! Desses não sei como fazer para resolver esse problema, já que a rosca costuma ser curta demais para depois colocar uma porca do lado de cima! MEGA ARQUIVO
JCBF Publicado: Fevereiro 7, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2008 Parece que o teu passa muros é dos brancos, daqueles que só têm rosca de um dos lados! Se for assim, acho que podias comprar dos outros, dos normais! Desses não sei como fazer para resolver esse problema, já que a rosca costuma ser curta demais para depois colocar uma porca do lado de cima! Pedro, Assunto resolvido. Fui à ASC em S. Julião do Tojal e tinham lá tudo o que é necessário e ainda por cima são impecáveis a ajudar e perceberam logo, sem eu o dizer, que se tratava de um aquário. Obrigado pela tua ajuda.
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 7, 2008 Publicado: Fevereiro 7, 2008 Ainda bem que tá resolvido! E ujmas fotos? MEGA ARQUIVO
JCBF Publicado: Fevereiro 7, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2008 Para as fotos ainda é cedo, mas lá chegará o dia. Agora tenho outra questão em que começo já a pensar: Qual o aparelho de osmose inversa que aqui o pessoal do forum aconselha? preços? e onde adquirir? As compras na Underwater e Seahorseshop são de confiança?
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 7, 2008 Publicado: Fevereiro 7, 2008 Essas 2 lojas são de confiança! O pessoal tem comprado e tem sido bem servido. Eu dessas só comprei na Seahorse e não tive nenhum problema. Para exemplo, a minha osmose é equivalente a esta: http://www.underwater-shop.com/product_inf...products_id=698 MEGA ARQUIVO
JCBF Publicado: Fevereiro 12, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2008 Essas 2 lojas são de confiança! O pessoal tem comprado e tem sido bem servido. Eu dessas só comprei na Seahorse e não tive nenhum problema.Para exemplo, a minha osmose é equivalente a esta: http://www.underwater-shop.com/product_inf...products_id=698 Pedro, Vi a tua resposta ao tópico "Sump", nomeadamente o teu desenho e fiquei baralhado. Pensei que o escumador ficava da divisória onde entra a água vinda do aquário. Não é assim que tens no teu desenho. Então a bomba de retorno e o escumador vão ficar na mesma divisória? Obrigado
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 12, 2008 Publicado: Fevereiro 12, 2008 Aquilo era exemplos. Se utilizares o escuamento vindo do aqua para alimentares o escumador, ele terá que estar do lado da sump onde vem o escuamento, caso contrário não é necessário lá estar! Na minha sump, a que eu tinha que entretanto foi para o lixo e tá prestes a vir uma nova (amanhã), nem tinha divisórias, era um aqua aberto. A minha nova sump vai ser identica a esta: MEGA ARQUIVO
JCBF Publicado: Março 9, 2008 Autor Publicado: Março 9, 2008 Finalmente cheguei à fase do teste com água doce. Está tudo a funcionar bem. Falta agora encher o aqua com água salgada. Esta semana deve chegar a osmose e as bombas de circulação, pelo que muito provávelmente o próximo fim de semana já terei o aquário com água salgada. Surgem agora as outras questões, pensando já nos próximos passos: - Quantos dias após encher o aqua, poderei colocar a RV? - Para colocar a RV é necessário ter já a iluminação? - Após quanto tempo se podem colocar os primeiros vivos, tipo eremitas e nassários ? - E quando os primeiros corais moles? - Quando se deve começar a colocar Kalk? Quanto aos peixes sei que são os últimos inquilinos a ir ocupar os aposentos.
Luis Rodrigues Publicado: Março 10, 2008 Publicado: Março 10, 2008 Finalmente cheguei à fase do teste com água doce. Está tudo a funcionar bem. Falta agora encher o aqua com água salgada. Esta semana deve chegar a osmose e as bombas de circulação, pelo que muito provávelmente o próximo fim de semana já terei o aquário com água salgada. Surgem agora as outras questões, pensando já nos próximos passos: - Quantos dias após encher o aqua, poderei colocar a RV? - Para colocar a RV é necessário ter já a iluminação? - Após quanto tempo se podem colocar os primeiros vivos, tipo eremitas e nassários ? - E quando os primeiros corais moles? - Quando se deve começar a colocar Kalk? Quanto aos peixes sei que são os últimos inquilinos a ir ocupar os aposentos. Boas pela minha opnião: -no mesmo dia se encheres com agua natural ou no dia seguinte se for com sal. - não é imprescendivel - passado uns dias, mas não muitos visto que teras pouco onde eles se alimentem. - no minimo 1 mes - logo de inicio. Ajuda a establizar o aquario. os peixes e corais podem começar a entrar depois do ciclo completo. abraço
JCBF Publicado: Março 23, 2008 Autor Publicado: Março 23, 2008 Boas pela minha opnião: -no mesmo dia se encheres com agua natural ou no dia seguinte se for com sal. - não é imprescendivel - passado uns dias, mas não muitos visto que teras pouco onde eles se alimentem. - no minimo 1 mes - logo de inicio. Ajuda a establizar o aquario. os peixes e corais podem começar a entrar depois do ciclo completo. abraço Está na altura de começar a fazer um relato ilustrado dos vários passos e dificuldades que se colocam a quem se inicia neste mundo dos salgados. A primeira dificuldade começou com o passa muros. Não é algo com que a maioria de nós esteja familiarizado e começa logo aqui o problema de onde o arranjar e qual a sua configuração. O primeiro que arranjei foi este: Logo vim a verificar que o passa muros que adquiri, numa loja de aquários não era o indicado para a configuração que queria instalar. Pretendendo colocar canos dentro da coluna seca (escoamento e ladrão com retorno), precisava de um passa muros que permitisse colocar uma união para colagem de tubo dentro da coluna seca. O indicado era um passa muros com rosca nas duas extremidades de modo a poder colocar as respectivas uniões. Então acabou por ficar assim: O problema seguinte foi o eliminar o barulho da queda de água, mas aí a ajuda do Pedro Conceição foi impecável, com um desenho à maneira, de um durso, o problema foi rápidamente resolvido: Agora a construção da tubagem de escoamento: Aqui o aspecto da sump e respectivo equipamento, com reactor de Kalk de fabrico caseiro: Aspecto geral: Pormenor da coluna seca, com pente: E agora finalmente o enchimento com água de osmose inversa com sal:
JCBF Publicado: Março 23, 2008 Autor Publicado: Março 23, 2008 Faltou o pormenor da coluna seca, com pente: editado para eliminar quotes a mais. PC
Pedro Conceição Publicado: Março 23, 2008 Publicado: Março 23, 2008 Apesar de estar a ver as fotos em miniatura (tou no telemovel), parece ter tudo muito bom aspecto! O durso está a trabalhar bem? MEGA ARQUIVO
JCBF Publicado: Março 23, 2008 Autor Publicado: Março 23, 2008 Apesar de estar a ver as fotos em miniatura (tou no telemovel), parece ter tudo muito bom aspecto!O durso está a trabalhar bem? O durso está a funcionar óptimamente. Basta retirá-lo para se ouvir a diferença. Agora a seguir é a rocha viva. Há algumas recomendações nesta fase e após colocação da RV?
Pedro Conceição Publicado: Março 23, 2008 Publicado: Março 23, 2008 O durso está a funcionar óptimamente. Basta retirá-lo para se ouvir a diferença. Agora a seguir é a rocha viva. Há algumas recomendações nesta fase e após colocação da RV? Depois de colocares a rocha viva é teres atenção às TPAs, reposição de áua com kalk para começar a aparecer coralina, colocar alguma iluminação e esperar mês e meio ou dois para colocares o primeiro peixe! MEGA ARQUIVO
JCBF Publicado: Março 23, 2008 Autor Publicado: Março 23, 2008 Depois de colocares a rocha viva é teres atenção às TPAs, reposição de áua com kalk para começar a aparecer coralina, colocar alguma iluminação e esperar mês e meio ou dois para colocares o primeiro peixe! O que aconselhas de iluminação nesta fase?
Pedro Conceição Publicado: Março 23, 2008 Publicado: Março 23, 2008 O que aconselhas de iluminação nesta fase? Como ñ tens corais nem peixes e só rocha, uma ou duas T8 servem bem! MEGA ARQUIVO
JCBF Publicado: Março 23, 2008 Autor Publicado: Março 23, 2008 Como ñ tens corais nem peixes e só rocha, uma ou duas T8 servem bem! A minha calha tem uma hqi de 70 W e 2 actinicas de 24 w. O que devo utilizar a partir do momento em que tiver RV e quantas horas diárias?
JCBF Publicado: Abril 15, 2008 Autor Publicado: Abril 15, 2008 A minha calha tem uma hqi de 70 W e 2 actinicas de 24 w. O que devo utilizar a partir do momento em que tiver RV e quantas horas diárias? Coloquei ontem os primeiros vivos: - Eremitas - Nassarius - Cerites - Turbos Daqui por mais 15 dias conto colocar os primeiros corais Gostaria de saber como devo alimentar estes invertebrados.
JCBF Publicado: Abril 16, 2008 Autor Publicado: Abril 16, 2008 Começo a ficar preocupado. Será que o forum ficou deserto, ou as minhas perguntas são assim tão difíceis que ninguém sabe responder? Julguei que o forum servia para nos ajudarmos.
Pedro Conceição Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Já cá estou!!!!! Tenho andado com falta de tempo! Vejamos... já colocaste a rocha viva? Para alimentares essa bicharada, colocas um pouco de comida 1x por dia, mas coisa pouca!!! MEGA ARQUIVO
JCBF Publicado: Abril 19, 2008 Autor Publicado: Abril 19, 2008 Começo a ficar preocupado. Será que o forum ficou deserto, ou as minhas perguntas são assim tão difíceis que ninguém sabe responder? Julguei que o forum servia para nos ajudarmos. Obrigado pela resposta. A questão é que como sou maçarico nisto preciso de saber que tipo de comida.
Pedro Conceição Publicado: Abril 20, 2008 Publicado: Abril 20, 2008 Qualquer tipo de comida....pode ser flocos! E rocha viva? Já tens? MEGA ARQUIVO
JCBF Publicado: Abril 20, 2008 Autor Publicado: Abril 20, 2008 Qualquer tipo de comida....pode ser flocos!E rocha viva? Já tens? Boas, A rocha viva já está há um mês.
AntonioRod Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 Faltou o pormenor da coluna seca, com pente: editado para eliminar quotes a mais. PC Olá, só uma curiosidade, como fizeste os dentes no acrílico? Fizeste tu ou mandaste fazer?
Luis Rodrigues Publicado: Outubro 24, 2008 Publicado: Outubro 24, 2008 Realmente está tudo muito bom!!! esse pente tá muito fixe! È acrilico?
Recommended Posts