PedroCrazy Publicado Janeiro 27, 2008 Publicado Janeiro 27, 2008 Ola pessoal Aqui estou para compartilhar com vós minha 3° experiencia em montagens, eu particulamente não gosto que pessoas montem meus aquarios, como muitos fazem e dexam por conta da loja cuidar de tudo, mas eu gosto de ver de perto, de tocar, de observar como funciona, pois bem, essa mais nova montagem ficara em meu quarto(a 1° montagem de 25 litros fica em meu quarto, e a outra de 300 fica em minha sala)ja comprei tudo e estou ja montando, vamos la: Setup: Dimensoes:80Compx35Largx40Altu Volume : Bruto 112-Efetivo beirando os 90-95, ainda não tive a paciencia de enche-lo, ainda estou na decoraçao e colocaçao de pedras e troncos Iluminação : 1 Sunglo 40W-1 powerglo 40W-e 1 aquaglo 40W Substrato : *Cerca de 15 KG de cascalho de rio de granulometria 0 e 1 *Cerca de 8 Kg de latérita *E mais ou menos 5 Kg de terra preta vegetal(Na ordem de Terra preta por baixo, latérita a cima cascalho de rio mais a cima) Flora : (Ja escolhida, mais não colocada) *2 Anubia nana *Musgo de java em pelo menos 80% da superficie das pedras e troncos(desejo e espero) *Um pequeno matagal na parte de tráz de Valisnerias *E mais na frente gostaria de cobrir o cascalho de rio com algum tipo de "carpete"com alguma planta de facil cuidado e rasteira, alguma sugestao? Fauna : Para iniciar o ciclo 2 femes de guppys, não quero brigas entre machos ou alevins agora de começo no aquario. Bem agora decho ao critério de vocês, se possivel, tiro fotos da montagem e andamento. Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 27, 2008 Publicado: Janeiro 27, 2008 Venham essas fotos com o aqua montadoo.. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Icar Publicado: Janeiro 27, 2008 Publicado: Janeiro 27, 2008 Tens ai um aquário para fazer um lindo projecto. Citar
Diogo HC Matias Publicado: Janeiro 27, 2008 Publicado: Janeiro 27, 2008 Sim senhor, gosto das escolhas... venham fotos! Citar
PedroCrazy Publicado: Janeiro 27, 2008 Autor Publicado: Janeiro 27, 2008 Ola Bem amanha de manha vou encher o aquário com a aguá da TPA do aquario de 300 litros (ja estava calculado o dia de enchimento e o dia da TPA)pela TPA vou retirar 70 litros, e vou completar com aguá da torneira sem cloro. E colocar as plantas, os 2 guppys, o sistema de iluminaçao (tive um problema com a rosca das lampadas, mas tudo resolvido) colocar o sistema de filtragem, ontem não coloquei a filtragem no setup porque ainda não havia decidido, mais agora sei que sera o millenium 2000. Hoje ja arrumei a decoraçao. com 3 troncos trançados um no outro, formando grandes túneis, buracos e galerias. La colocarei o musgo de java, arrumei as pedras de xisto e fiz pikenas ondulaçoes no substrato. Vou tentar pedir uma camera a algum amigo e as coloco aki. Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 27, 2008 Publicado: Janeiro 27, 2008 Mas vais já por os peixes ? Na minha opinião seria melhor deixar uns tempos, para as bactérias se instalarem no novo filtro, substracto e no próprio aquário. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
PedroCrazy Publicado: Janeiro 28, 2008 Autor Publicado: Janeiro 28, 2008 Mas vais já por os peixes ? Na minha opinião seria melhor deixar uns tempos, para as bactérias se instalarem no novo filtro, substracto e no próprio aquário. Não e Sim, vou colocar apenas 2 guppys para potencializar o ciclo, mas mesmo assim a água ja vai estar ciclada, pois vou tirar 70 litros da TPA do aquario de 300 litros, e essa aguá ja estara ciclada, o aquario devera ter uns 90 litros efetivos, vou tirar 70 litros ja ciclados, ele vai estar praticamente pronto pra receber qualquer coisa, mas mesmo assim vou deixar umas 2 semanas ciclando. Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Não e Sim, vou colocar apenas 2 guppys para potencializar o ciclo, mas mesmo assim a água ja vai estar ciclada, pois vou tirar 70 litros da TPA do aquario de 300 litros, e essa aguá ja estara ciclada, o aquario devera ter uns 90 litros efetivos, vou tirar 70 litros ja ciclados, ele vai estar praticamente pronto pra receber qualquer coisa, mas mesmo assim vou deixar umas 2 semanas ciclando. Sim, está a agua mas não está o resto e as bacterias da agua podem não ser suficientes. Mas como dizes fazer penso que não terás problemas. Abraço e boa sorte:) Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
PedroCrazy Publicado: Janeiro 28, 2008 Autor Publicado: Janeiro 28, 2008 Ola Bem acabei de aprender uma tecnica magnifica, mas não sei se funciona, bem é muito simples. Basta você pegar o refil do filtro usado por cerca de 20 dias, e depois coloca-lo no aquario a ser utilizado, ou seja, vou pegar o refil do filtro do meu aquario de 300 litros e coloca-lo na água do meu novo aquario por cerca de 1 semana. Vou experimentar fazer isso, recolher as bacterias de um aquario ja ciclado e as transferir para outro sem prejudicar ambos. Espero que de certo e que vocês deêm seu ponto de vista. até mais ver!! Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Se for para desmontar o antigo, não tem mal nenhum agarrar no filtro e po-lo no novo, ate se deve fazer. Se for para manter o antigo e ciclar o novo, penso que o idela será apenas tirar um bocado da materia filtrante do filtro antigo e meter o novo. Eu pessoalmente evito mexer muito no que está estável..o resto acaba por estabilizar.. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
PedroCrazy Publicado: Janeiro 28, 2008 Autor Publicado: Janeiro 28, 2008 Se for para desmontar o antigo, não tem mal nenhum agarrar no filtro e po-lo no novo, ate se deve fazer. Se for para manter o antigo e ciclar o novo, penso que o idela será apenas tirar um bocado da materia filtrante do filtro antigo e meter o novo. Eu pessoalmente evito mexer muito no que está estável..o resto acaba por estabilizar.. Tem razão, acho que se tirar o meterial filtrante de um e colocar em outro, o maior e mais bonito perdera a estabilidade completa.E é boa idéia comprar bacterias? Aquelas que se vende em lojas especializadas no assunto? Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Há quem defenda que sim, eu pessoalmente não ponho, deixo estabelizar com calma.. Mas há quem ponha e defende que se obtem resultados mais rápidos, o que tem toda a logica.. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Dennis Quaresma Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Não acho que retirar o refil do filtro de um aquário de 300 Litros por uma semana vá desestabilizá-lo, a grande maioria das bactérias nitrificantes se encontram dentro do aquário, na água, nos vidros, substrato, raízes e rochas. Outra coisa, essa água que vai do aquário maior para o novo já não contem nitrato, já que é a água de troca do aquário? Até mais Citar
Icar Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Eu acho que pelo menos devia esperar uma semana a filtrar o aqua. E sempre preciso ciclar. a agua do teu água só acelera o processo. Citar
PedroCrazy Publicado: Janeiro 28, 2008 Autor Publicado: Janeiro 28, 2008 Eu acho que pelo menos devia esperar uma semana a filtrar o aqua. E sempre preciso ciclar. a agua do teu água só acelera o processo. Exatamente, espero deixar em torno dos 10 dias com 2 guppys ciclando, passado esses 10 dias vou acrescentando algumas corys e algumas plantas mais exigentes em nutrientes. Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Eu não sacrificava os 2 guppys, se há outras hipoteses também eficazes.. abraço Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Psyfactor Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Nem eu! Sou cada vez mais contra essa técnica! No mínimo, ao fim de três semanas! Citar
Icar Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 eu estou de acordo com o psyfactor. Quando começei com o meu passado 7 dias pus 1 cory albina e so começei a adicionar peixes dia sim dia nao aos 15 dias. Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 eu estou de acordo com o psyfactor. Quando começei com o meu passado 7 dias pus 1 cory albina e so começei a adicionar peixes dia sim dia nao aos 15 dias. Penso que ele disse, no minimo 3 semanas o primeiro:) Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Icar Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 a minha coru continua vivisima da saude. Acho que ela esta feliz. Citar
Psyfactor Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Mas não significa que não tenha sofrido... e ainda pode estar, assim como os outros peixes, visto que começaste a adicionar peixes com 15 dias de ciclo... Citar
PedroCrazy Publicado: Janeiro 29, 2008 Autor Publicado: Janeiro 29, 2008 Bem, to sem a camera e não posso tirar fotos, se for tirar fotos do meu celular, vai fikar muito embaçada e sem nitidez, mas amanha vou sair caçando uma camera pro primeiro amigo que me aparecer. E se não tiver sucesso na procuro vou tirar do celular mesmo. Ainda não enchi o aquario, pois a água está evaporando, e como hoje fez um sol quente das 9:00 as 16:00, acho que ja está boa, amanha tiro as beditas fotos nem que sejam do celular, e coloco passo a passo da montagem, tudo não ficara pronto de uma só vez, mas esta muito bem. Outra dúvida, estive pensando se é uma boa usar FBF, pois as pessoas que não possuem este "filtro" geralmente possuem um sifão e fazem a sifonagem de tempos em tempos para não acumular a sujeira, mas eu não tenho sifão, e se não usar o FBF isso pode virar uma bomba relógio né? a sujeira vai subindo, subindo, daqui a poko vou ter que refazer a montagem de tempos em tempos.Oque fazer?se não usar FBF, nem sifão, como controlar a sujidade(fazes, restos de comida, folha mortas) que vão se acumulando no substrato e depois no vidro la em baixo, a sujeira vai descendo e ao mesmo tempo a camada vai subindo. Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 Bem, to sem a camera e não posso tirar fotos, se for tirar fotos do meu celular, vai fikar muito embaçada e sem nitidez, mas amanha vou sair caçando uma camera pro primeiro amigo que me aparecer. E se não tiver sucesso na procuro vou tirar do celular mesmo. Ainda não enchi o aquario, pois a água está evaporando, e como hoje fez um sol quente das 9:00 as 16:00, acho que ja está boa, amanha tiro as beditas fotos nem que sejam do celular, e coloco passo a passo da montagem, tudo não ficara pronto de uma só vez, mas esta muito bem. Outra dúvida, estive pensando se é uma boa usar FBF, pois as pessoas que não possuem este "filtro" geralmente possuem um sifão e fazem a sifonagem de tempos em tempos para não acumular a sujeira, mas eu não tenho sifão, e se não usar o FBF isso pode virar uma bomba relógio né? a sujeira vai subindo, subindo, daqui a poko vou ter que refazer a montagem de tempos em tempos.Oque fazer?se não usar FBF, nem sifão, como controlar a sujidade(fazes, restos de comida, folha mortas) que vão se acumulando no substrato e depois no vidro la em baixo, a sujeira vai descendo e ao mesmo tempo a camada vai subindo. Que é um FBF? Eu mal aspiro os meus aquarios e nunca tive problemas, mas também só os tenho a pouco tempo, mas já li muito pessoal com aquarios durante anos que nunca os aspirou, basta uma equipa de limpeza eficaz, equipada com caracois, camaroes, limpa-vidros etc.. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Psyfactor Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 Eu acho (acho) que um fbf, por aquilo que ele descreve, é um filtro biológico de fundo, mas não tenho certeza Abraço Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 Eu acho (acho) que um fbf, por aquilo que ele descreve, é um filtro biológico de fundo, mas não tenho certezaAbraço Faz sentido:) Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Recommended Posts