Reserva biosfera de Sian Ka'an


Recommended Posts

este tópico surge na sequência duma conversa tida num outro, aberto pelo Nuno Landeck:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry505553

 

eu não sabia onde fica essa lagoa, mas já pesquisei e vi que se encontra a norte da Cidade do Mexico.

fiz-te essa pergunta, porque na reserva de Sian Ka'an, a sul de Tulum, vi uns ciclídeos que se parecem muito com os teus juvenis (coloração normal) e pensei que, eventualmente poderiam habitar aquelas águas, mas já percebi que não podem ser os mesmos...

já agora aproveito para dizer que essa reserva, constituída por lagunas, canais, cenotes e mangais, foi o local onde estive, que até hoje me deslumbrou mais em termos de fauna aquática! o autêntico paraíso para os 'maluquinhos' dos peixes!!! como as águas são cristalinas (ao contrario da Amazonia, onde quase nada se vislumbra), pode-se ver tudo até ao fundo e a profusão de peixes é demais! encontramos crias de barracudas (agua salgada) que se refugiam nas raízes dos mangues, misturadas com tetraodons (agua salobra) ou ciclideos (agua doce), nas zonas mais afastadas do mar, uma loucura!!! isto para já não falar na beleza natural do sitio em questão!

infelizmente, toda a informação que recolhi antes era omissa na profusão da fauna aquática dessa reserva, por isso nem sequer me muni duma descartável que fosse, para poder ficar com algum registo daquela bicharada aquática... ainda tentei tirar algumas fora de água, mas não resultaram.... por isso, tenho varias fotos mas sem peixes...

o meu fito era mesmo a beleza natural do local, os canais e outros vestigios dos maias, bem como a flora e faunas locais (manatins incluídos), mas a 'peixada' foi mesmo a maior surpresa, pela quantidade/variedade e tambem pela partilha do mesmo habitat.

 

a reserva de Sian Ka'an situa-se na costa leste do México; com 2400 km2, é uma das maiores áreas protegidas do país.

 

na linguagem maia, o nome significa 'o lugar onde o céu nasceu'; quando cheguei de barco à primeira lagoa, fiquei a perceber a razão do nome (foto abaixo):

 

F1040036.jpg

 

F1050004.jpg

um dos canais abertos pelos antigos maias através dos mangais

 

F1050003.jpg

o 'comandante' à espera que deixássemos os peixes 'em paz', para poder prosseguir viagem...

 

F1050005.jpg

local de encontro duma outra lagoa com o Mar da Caraíbas

 

F1050008-1.jpg

 

siankaan.jpg

'Caravela Portuguesa', uma das mais venenosas alforrecas

 

F1040006.jpg

 

F1030025.jpg

 

F1050013.jpg

entrada e saída da reserva.

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E peixes? tiraste fotos?

não, Daniel!... tal como disse num dos meus 'quotes', não levei câmara para fotografar dentro de água e as que tirei aos peixes (fora de água), tanto do barco como nos passeios a pé, ficaram uma porcaria... nem imaginas como lamento não ter sido mais previdente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Espetacular... :arrow:

Que pena não teres as fotos dos peixes... Mas só com estas ja nos deixas de boca aberta e cheios de inveja... :)

Parabens pela viagem!

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

hehe! ainda bem que gostaste, joaoadias! bigsmile

 

Aquele crocodilo presumo que seja verdadeiro

...e presumes muito bem, element! :crazyeyes:

agora fizeste-me lembrar uns americanos que partilharam comigo um barco num passeio por um rio na selva da Costa Rica e que, a alturas tantas, perguntaram discretamente ao nosso guia (assim como quem não quer a coisa...) se o barulho que nós ouvíamos (gritos dos macacos, tucanos, papagaios e mais 1 milhão de bichos) era mesmo a sério ou se se tratava de instalação sonora para 'criar ambiente'!!! deviam pensar que estavam na Disneyland!!! LOL!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais