Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Como muita gente, comecei neste hobby pelo fim ou seja, deram-me o aquário, comprei os peixes numa loja qualquer e depois é que me pus a pesquisar. Resultado :mrgreen: mau (mas não muito)

Tenho um aquário rena de 60 l, com luz de 15 W, filtro que vinha de origem - esponjas, cerâmicas, lã de vidro, agora também purigen - desconheço a capacidade, vinha de origem, tipo kit, pus bomba de ar à parte.

Logo para começar, depois da ciclagem, comprei 10 neons, 3 mollys, 2 corys albinas, 2 ottos, 1 caracol zebra e 8 guppys cabecadura

Como podem imaginar, foi muita população, e cedo começaram peixes a morrer.

Depois de me informar, lá comecei a dar ou trocar os peixes que podia, a melhorar o aqua e agora quero corrigir de vez as coisas.

Como tenho montes de alevins guppy, montei um nano de 20 l só para eles, tipo maternidade. Mas está muito bonito, mais até do que o aqua principal, e está muito estabilizado, com ph de 7.5, temperatura 26º. Já o montei "à medida", sem kits. Os demais parâmetros estão bem.

A pergunta é:

Posso pôr lá os gupys adultos que me restam - 1 macho e 3 fêmeas - ou é demasiado pequeno?

No aquário de 60l tenho o PH a 6.5 e água bem macia.

Posso ter os 10 neons, as 2 corys, os 2 otos, 1 caracol zebra e um escalar?

ou

O escalar vai comer-me os neons? É grande de mais? Ficam peixes a mais?

Posso ter só um escalar ou eles gostam de companhia?

Desculpem o testamento, mas queria mesmo corrigir as coisas.

Editado por Icurto
Publicado: (editado)

boas

o escalar nao recomendaria.

porque nao optas por um casal de apistos ou rams ?

ps: esqueci-me da parte dos viviparos 20l ira ser muito pequeno para eles todos

quanto muito poderias la ter o trio.

mas como sabes eles se repoduzem bastante e acaba por ser demasiado apertado e ainda com montes de alevins como falas.

Editado por krypticall
Publicado:

Boas

Eu escalares com neons não aconselho devido a:

Quando os escalares crescerem os neons vão ser guloseimas pra eles.

Quantos alevins mais ao menos tens no de 20L?

boa aquariofilia

cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Publicado:
Como tenho montes de alevins guppy, montei um nano de 20 l só para eles, tipo maternidade. Mas está muito bonito, mais até do que o aqua principal, e está muito estabilizado, com ph de 7.5, temperatura 26º. Já o montei "à medida", sem kits. Os demais parâmetros estão bem.

A pergunta é:

Posso pôr lá os gupys adultos que me restam - 1 macho e 3 fêmeas - ou é demasiado pequeno?

No aquário de 60l tenho o PH a 6.5 e água bem macia.

Posso ter os 10 neons, as 2 corys, os 2 otos, 1 caracol zebra e um escalar?

ou

O escalar vai comer-me os neons? É grande de mais? Ficam peixes a mais?

Posso ter só um escalar ou eles gostam de companhia?

Desculpem o testamento, mas queria mesmo corrigir as coisas.

Se tens assim tantos alevins no aquário de 20litros, não ponhas lá mais nada... e tens de ter cuidado para os dares/venderes quando já tiverem tamanho para isso senão vão começar a morrer no aquário pequeno.. 20 litros é mesmo muito pouquinho

quanto ao escalar, não tens um aquário lá muito grande para ele e além disso se tens lá os guppies esquece. Os neons também seriam um problema, podias comprar um escalar pequenino mas há sempre a hipótese de quando ele crescer "tratar da saúde" aos neons, embora algumas pessoas não tenham problemas com eles.

Publicado:
Se tens assim tantos alevins no aquário de 20litros, não ponhas lá mais nada... e tens de ter cuidado para os dares/venderes quando já tiverem tamanho para isso senão vão começar a morrer no aquário pequeno.. 20 litros é mesmo muito pouquinho

quanto ao escalar, não tens um aquário lá muito grande para ele e além disso se tens lá os guppies esquece. Os neons também seriam um problema, podias comprar um escalar pequenino mas há sempre a hipótese de quando ele crescer "tratar da saúde" aos neons, embora algumas pessoas não tenham problemas com eles.

Já dei muitos, pois ao todo acho que já tive uns 50 banana rock)

Agora só lá tenho uns 15, mas muito pequeninos, com 1 a 2 semanas.

Mas comecem a crescer vão logo procurar dono!

Por enquanto estão sozinhos, a dúvida é precisamente saber se posso lá por os papás, para poder ter o escalar.

Publicado:

Ola

Acho que se colocares lá os "papás" eles são capazes de em vez de peixinhos ver muita "papa" para encherem a barriga...

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Publicado:

Ok, já esqueci os escalares ;)

Obrigada pelas dicas.

Vou pesquisar mais ainda e vou tentar convencer a cara metade de que era mesmo giro ter um aquário maior :D

Para já o de 20 l vai continuar a ser só maternidade e área de repouso para grávidas.

E o outro, logo se vê, mas primeiro tenho que arranjar casa nova aos guppys, gosto muito dos que tenho, não me quero ver livre deles.

Cumps a todos

Publicado:

Boas

Aqui vai o update.

Depois de convencida a cara metade, comprei um aqua novo para os neons e para as 2 corys albinas e 1 (ou 2) otto, com 30l - está agora em ciclagem.

O de 20 l vai continuar como "maternidade" de gupys, com apenas 1 ou 2 fêmeas, que apenas vão ter companhia de 1 macho se e quando quiser criação. :)

O de 60 l vai ser ou só gupys macho ou mistura de mollys e platys, depende dos "negócios" que eu arranjar com os peixes.

E ainda arranjei um aqua novo e lindo para o beta do meu filho, que ficou tão contente que se pôs logo a fazer ninho para os ovos - não não vou fazer criação :)

Acho que agora já não vou ter peixes a mais em nenhum aqua, nem incompatibilidades.

Mas já agora, ajudem numa dúvida - equipa de limpeza para o aquário de gupys (ou platys ou molys) - que se aguente com um pouco de sal???

Já sei que corys não pode ser. Acho que otos também não. Certo?

Também tenho 2 ampulárias e 1 beufortia, há crise com água salgada?

Obrigada

• 2 semanas depois...
Publicado:

não sei se para o caracol zebra se aplica, mas por exemplo para os caracóis maçã e marfim, quando a água tem um pH neutro ou ácido, a carcaça poderá sofrer erosão e ter dificuldade em se renovar, pelo que a adição de cálcio (o pessoal penso que usa decalcit da farmácia) será uma solução para eles manterem a casa em condições :tongue:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!