Recommended Posts

Publicado (editado)

boas!

há 2 ou 3 meses adquiri 5 caridinas propinqua, com um laranja bem mais vivo do que o exemplar da foto abaixo.

caridinapropinqua.jpg

recentemente começaram a apresentar um 'raiado' preto, que a pouco e pouco vai ficando mais extenso, substituindo a cor laranja, a ponto de um deles estar já completamente pardo!

aparentam um comportamento perfeitamente normal, mudando regularmente de 'casca' e um deles (obviamente fêmea :smile2: ) até está carregado de ovos (pardos).

como a informação que encontrei disponível na net é muito escassa, gostava de saber a que se deve isto...

a alimentação é a mesma que dou a todos os outros camarões e partilham o aquário com os white pearl 'blue'.

terá algo a ver com a qualidade da água/falta de salobridade?

Editado por josé mendonça
Publicado:

Boas,

Não sei se o laranja se mantem nos descendentes e pelo (pouco) que li não se criam em água doce.

Quanto à alteração da cor, realmente tenho lido que uns mantem a cor laranja e outros não (deve ter algo a ver com a questão dos grades dos crystal red?

exemplo nos crystal red em pequenos tem algum branco, conforme envelhecem vão perdendo o branco).

Encontrei aqui aquaticquotient relatos de perca de cor laranja.

Publicado:

Trocado,

obrigado pelo link.

parece que não sou só eu com o problema da mudança de côr nos propinqua!... mas ninguem sabe ao certo a que se deve...

viste o video? alguns dos meus ainda estão muito mais laranja do que aquele.

eu ja sabia que se reproduzem em água salobra, por isso a fêmea que está carregada de ovos, em breve deve ver-se livre deles...

Publicado:

Sim vi o video, não sabia se devia colocar aqui, optei por não o fazer.

Mais laranja é bom, o que poderias fazer não sei é se tens possibilidades, era ir separando para outro aquário os que vão perdendo o laranja, assim conseguias manter os laranjas só.

Publicado:

eu não diria que era mal da remessa, porque eles chegaram todos super laranjas... cá para mim, é alguma carência que têm, por isso a pigmentação desaparece... agora qual...? gostava que houvesse mais informação disponível!

• 1 mês depois...
Publicado:
eu não diria que era mal da remessa, porque eles chegaram todos super laranjas... cá para mim, é alguma carência que têm, por isso a pigmentação desaparece... agora qual...? gostava que houvesse mais informação disponível!

Zé boa tarde,

Esses camarões perdem sempre a cor laranja à medida que crescem.. são uma tanga :blush:

aquaplanting333.jpg

• 4 semanas depois...