Que peixes comprar?


taniae

Recommended Posts

Boa tarde, banana rock

 

Gostaria que me indicassem quais os peixes mais adequados, limpavidros e limpa fundos para um aquário com as seguintes características. Pois o primeiro peixe que comprei um plecostomus (limpavidros) foi me informado na loja que crescia no maximo 15cm, e pelo que tenho lido não é verdade pois pode atingir 30cm e mais :)

 

Características:

 

- aquario 57x30x36 cm

- filtro easy crystal filter pack 300

- termostato

- areão- areão biologico

- tronco

- 5 plantas

- 1 lâmpada 15w white

- água 25,5º C

- ph=7.2

- 1 peixes plecostomus

- 1 ampulária-Maçã

- 1 caridina japonica (camarão)

- 1 palaemocus (camarão)

''Um aquário é um pedaço de Natureza em sintonia dentro do nosso lar''

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, banana rock

 

Gostaria que me indicassem quais os peixes mais adequados, limpavidros e limpa fundos para um aquário com as seguintes características. Pois o primeiro peixe que comprei um plecostomus (limpavidros) foi me informado na loja que crescia no maximo 15cm, e pelo que tenho lido não é verdade pois pode atingir 30cm e mais :)

 

Características:

 

- aquario 57x30x36 cm

- filtro easy crystal filter pack 300

- termostato

- areão- areão biologico

- tronco

- 5 plantas

- 1 lâmpada 15w white

- água 25,5º C

- ph=7.2

- 1 peixes plecostomus

- 1 ampulária-Maçã

- 1 caridina japonica (camarão)

- 1 palaemocus (camarão)

 

 

Já vi um pleco a ser pescado com um metro, +/-.

 

Não ligues a limpa fundos e limpa vidros. O melhor limpa fundos é o aspirador, o melhor limpa vidros é um esfregão da loiça ainda sem ser usado.

 

Com esse tamanho, escolhe um casal e livra-te do resto.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi um pleco a ser pescado com um metro, +/-.

 

Não ligues a limpa fundos e limpa vidros. O melhor limpa fundos é o aspirador, o melhor limpa vidros é um esfregão da loiça ainda sem ser usado.

 

Com esse tamanho, escolhe um casal e livra-te do resto.

 

Oi,

é por respostas destas que muita gente depois não volta ao forum... :)

Se queres a minha opinião (e é isso mesmo, uma opinião) acho que o Pleco devias tentar trocar com alguém ou vendê-lo se na loja não o aceitarem de volta. Nesse aquário podes tentar colocar alguns peixes que não cresçam muito, como neons ou cardinais por exemplo. Podes colocar aí uns 6 ou 7. Ou se preferires um peixe maior tens que ter cuidado nas quantidades que colocas para não ficares com o aquário sobre-povoado. Os outros de fundo que já tens não crescem muito, por isso em principio podes mantê-los.

Jorge

 

PS- tem atenção ao PH da água, pois para as espécies que referi necessitas de um Ph um pouco mais baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Para limpa-vidros podes escolher uns CAE ou uns SAE, e para limpa-fndos umas corydoras e uma kuhli.

 

Abx

 

Não concordo minimamente com a escolha dos limpa-vidros, o aquario e demasiado pequeno para esses peixes.

Arranja mais uma ampularia maça e umas caridinas japonicas e o assunto da limpeza fica resolvido.

Depois metes um casal que te agrade e com necessidades de agua dentro dos valores que tens actualmente..

Viviparos por exemplo:

Guppys, platys, espadas, mollys.

 

(nunca mais que um trio)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

é por respostas destas que muita gente depois não volta ao forum... banana rock

Se queres a minha opinião (e é isso mesmo, uma opinião) acho que o Pleco devias tentar trocar com alguém ou vendê-lo se na loja não o aceitarem de volta. Nesse aquário podes tentar colocar alguns peixes que não cresçam muito, como neons ou cardinais por exemplo. Podes colocar aí uns 6 ou 7. Ou se preferires um peixe maior tens que ter cuidado nas quantidades que colocas para não ficares com o aquário sobre-povoado. Os outros de fundo que já tens não crescem muito, por isso em principio podes mantê-los.

Jorge

 

PS- tem atenção ao PH da água, pois para as espécies que referi necessitas de um Ph um pouco mais baixo.

 

Seja...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

é por respostas destas que muita gente depois não volta ao forum... banana rock

Se queres a minha opinião (e é isso mesmo, uma opinião) acho que o Pleco devias tentar trocar com alguém ou vendê-lo se na loja não o aceitarem de volta. Nesse aquário podes tentar colocar alguns peixes que não cresçam muito, como neons ou cardinais por exemplo. Podes colocar aí uns 6 ou 7. Ou se preferires um peixe maior tens que ter cuidado nas quantidades que colocas para não ficares com o aquário sobre-povoado. Os outros de fundo que já tens não crescem muito, por isso em principio podes mantê-los.

Jorge

 

PS- tem atenção ao PH da água, pois para as espécies que referi necessitas de um Ph um pouco mais baixo.

Não acho, até porque o que o Ricardo disse é verdade...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poddes por um pleco mas depois daqui a 1 ano ou 2 quando ele tiver com 30 cm vende-se ou devolve-so na loja qua eles devem aceitar.

PAra limpar o fundo umas corydoras ou ampularias tambem sao mto boas.

 

Eu no meu akua de 60 tnh um pleco 3 corydoras e 5 ampularias (caracois maça) que ja puseram ovos =)

 

::::...::::::::

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poddes por um pleco mas depois daqui a 1 ano ou 2 quando ele tiver com 30 cm vende-se ou devolve-so na loja qua eles devem aceitar.

PAra limpar o fundo umas corydoras ou ampularias tambem sao mto boas.

 

Eu no meu akua de 60 tnh um pleco 3 corydoras e 5 ampularias (caracois maça) que ja puseram ovos =)

 

::::...::::::::

Se é para isso mais valia nem comprar banana rock

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei confusa, então para um aquário com as dimensões que refiro, apenas posso ter um limpa fundos/vidros, uma ampulária, dois camarões, e apenas um casal de (gupies/espadas/molys)???? , so posso ter uns 3 peixes?? Pensei que o aquário fosse pequeno mas não tanto... sei que é complicado para manter devido aos niveis adequados de água, mas 3 peixitos não é tão pocuo? :puppydogeyes:

 

 

Comprei um livro sobre aquário antes de adquirir o aquário para ''tentar'' informar-se sobre estas novas matérias no entanto não sei se resultou, o livro aconselha para um aquário de 60x30x30 os seguintes peixes:

 

- 3 barbos kalopterus

-1 ancistrus dolicopterus

-7 neons

-5 tetras

-5 rasbora-arlequins

-2 colisas

-3 coridoras

- 4 guppies ou platis (casais)

 

 

ou

 

-3 barbos kallopterus

-1 ancistrus dolicopterus

-7 zebras

-5 barbos tigre

-3 buntius

-3 coridoras

-2 kribensis (1 casal)

- 4 platis ou molinésias pretos

 

 

ou

 

-3 barbos kallopterus

-1 ancistrus dolicopterus

-7 zebras

-5 vivuvas negras

-3 coridoras

-4 platis

-4 guppies

-2 milinésias pretas

 

 

Sei que as dimensões do meu não são iguais mas são relativamente semelhantes..

 

Que me dizem?

''Um aquário é um pedaço de Natureza em sintonia dentro do nosso lar''

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse livro não tem ponta por onde se lhe pegue..

 

Tu ao meteres um trio de guppys, facilmente vais ter ninhadas e mais ninhadas e vais ter que te preocupar em dar os peixes..

 

Essa segunda opção então é de rir..kribensis em 60L mais esses residentes todos..era so os kribensis começarem a reproduzir para o macho se tornar agressivo e matar os outros todos.

 

Tu podes por mais que 3 ou 4 guppys, a questão é que são peixes que se reproduzem muito e facilmente ficas cheia de peixes por ai..

 

Depois falam em 3 corydoras, as corydoras devem ser mantidas em cardumes de 6, apesar de nós aconselharmos isso, um livro não o deveria fazer.

 

Etc..etc..

 

Quanto ao livro, não acertou uma..

 

 

Acho que deves ponderar meter poucos peixes, para poderes viver a aquariofilia..ve los reproduzir, etc...

 

Boa sorte:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu que nem costumo dizer isto, mas desta vez concordo, que esse livro está, digamos que a incentivar a que tu compres os peixes, mas tenhas uma grande desilusão mais tarde.

Concordo quanto ao pleco, de o retirares mais cedo ou mais tarde.

Discordo quando dizem que um CAE é grande para 60 litros... Tudo bem que crescem, mas bolas primeiro que isso aconteça...

Ampulárias se seguirem a regra, dos 10 litros por cada, é escusado pôr se calhar... Concordo quanto aos red´s e caracois. Concordo em que ponhas viviparos tendo em conta o tamanho deles. Excepto talvez as molis veliferas e os caudas de espada (ajudem que eu viviparos conheço pouco), acho que podes tentar alguns dos outros.

 

Para ser sincero, quando chegamos a este fórum, uma pessoa fica a pensar que o pessoal tem tudo aquas de 1000 litros. E que é tudo doido. digamos que a partir de um certo ponto tornamo-nos também assim, pois começamos a aperceber-nos que os peixitos precisam realmente de mais espaço do que julgávamos.

 

Abraço

Editado por Nuno_lvc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu que nem costumo dizer isto, mas desta vez concordo, que esse livro está, digamos que a incentivar a que tu compres os peixes, mas tenhas uma grande desilusão mais tarde.

Concordo quanto ao pleco, de o retirares mais cedo ou mais tarde.

Discordo quando dizem que um CAE é grande para 60 litros... Tudo bem que crescem, mas bolas primeiro que isso aconteça...

Ampulárias se seguirem a regra, dos 10 litros por cada, é escusado pôr se calhar... Concordo quanto aos red´s e caracois. Concordo em que ponhas viviparos tendo em conta o tamanho deles. Excepto talvez as molis veliferas e os caudas de espada (ajudem que eu viviparos conheço pouco), acho que podes tentar alguns dos outros.

 

Para ser sincero, quando chegamos a este fórum, uma pessoa fica a pensar que o pessoal tem tudo aquas de 1000 litros. E que é tudo doido. digamos que a partir de um certo ponto tornamo-nos também assim, pois começamos a aperceber-nos que os peixitos precisam realmente de mais espaço do que julgávamos.

 

Abraço

 

 

Sim é uma grande verdade, pensamos realmente que todos os membros têm aquários gigantes, já começo a perceber porquê, mas é certo que para inicial (meu caso) tem mesmo que ser por um pequeno, pois as possibilidades também são poucas. banana rock

 

 

Estive a pensar em comprar,

-1 coridora

- 3 rasbora arlequins

-1 casal de guppies (7.5)

- 4 neons (6.5)

 

Que vos parece? O ph dos guppys é que não conjuga com os neons pois não?

''Um aquário é um pedaço de Natureza em sintonia dentro do nosso lar''

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é uma grande verdade, pensamos realmente que todos os membros têm aquários gigantes, já começo a perceber porquê, mas é certo que para inicial (meu caso) tem mesmo que ser por um pequeno, pois as possibilidades também são poucas. banana rock

Estive a pensar em comprar,

-1 coridora

- 3 rasbora arlequins

-1 casal de guppies (7.5)

- 4 neons (6.5)

 

Que vos parece? O ph dos guppys é que não conjuga com os neons pois não?

 

Se vais para peixes de cardume escolhe mais de cada, neons e rasboras, corydoras, tambem convinha que fossem mais...

Tem cuidado com os pHs deles, e chegares a comprar peixes de pH diferentes, tenta ter um pH intermédio, também não arranjes um peixe de pH 8 e outro de 7 isso é impensável.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

acho que o Nuno_lvc ja disse quase tudo.

 

primeiramente acho que deves de oferecer o pleco para nao te afeiçoares mais a ele do que já estas. ( nao é que nao possa ai estar mas mais tarde vais ter mais trabalho em lhe arranjar um lar melhor e alias sujao mais do que limpao )

 

para o teu aquario penso que ficava giro.

 

1 - casal de ciclideos anoes ( rams ou apistos )

8 - neons ou cardinais ou rasbora-arlequins ( aqui a escolha é tua dos que mais gostes )

4 - ottocinclus

 

e o resto dos camaroes que tens e a ampularia

junto com umas plantas de baixa manutençao acho que iria ficar armonioso.

 

nao iras ter problemas de populaçao e sao peixes agradaveis de presenciar.

 

ps: convem estudar primeiro muito bem as expecies porque sao peixes que nao tolerao muitos erros seguidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais para peixes de cardume escolhe mais de cada, neons e rasboras, corydoras, tambem convinha que fossem mais...

Tem cuidado com os pHs deles, e chegares a comprar peixes de pH diferentes, tenta ter um pH intermédio, também não arranjes um peixe de pH 8 e outro de 7 isso é impensável.

 

Abraço

 

 

Mas se coloco mais depois o aquário nao irá ficar sobrepovoado? é possível consiliar neons e guppys no mesmo aquário? E se tiver o ph intermédio tipo 7?

 

 

banana rock

''Um aquário é um pedaço de Natureza em sintonia dentro do nosso lar''

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. É um erro muito comum colocar guppies com vivíparos (eu próprio os mantenho juntos - vou ofercer os neons muito em breve). Eu não o aconselho, mas não tenho moral para dizer o que quer que seja :)

 

Basicamente é isto: queres cor, beleza e movimentos rápidos: vai para os rásboras e apistos (vê os cacatuoides, apaixonas-te logo). Ph mais ácido

Queres logo assistir a nascimentos e a ver alguma beleza: vivíparos, especialmente velíferas (para mim são de longe os mais bonitos) e guppies.

 

OU........

 

foge ao básico! Aposta em conchículas, kribensis ou outros ciclídeos de rios africanos! ;)

 

Boa sorte!:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. É um erro muito comum colocar guppies com vivíparos (eu próprio os mantenho juntos - vou ofercer os neons muito em breve). Eu não o aconselho, mas não tenho moral para dizer o que quer que seja :)

 

Basicamente é isto: queres cor, beleza e movimentos rápidos: vai para os rásboras e apistos (vê os cacatuoides, apaixonas-te logo). Ph mais ácido

Queres logo assistir a nascimentos e a ver alguma beleza: vivíparos, especialmente velíferas (para mim são de longe os mais bonitos) e guppies.

 

OU........

 

foge ao básico! Aposta em conchículas, kribensis ou outros ciclídeos de rios africanos! ;)

 

Boa sorte!:morning:

 

Ora aí está.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica o nome do livro: ABC do aquário- Peter Stadelman, Editora Presença.

 

Pelos vistos não é aconselhável... :morning:

 

Exactamente um dos livros que tenho.

 

Também estava a ir na cantiga do livro até conhecer o fórum, posso dizer que nem sei do livro por ter achado tão ridiculo e tão "enganador".

 

Vais te apercebendo do mesmo..não tem ponta por onde se lhe pegue.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. É um erro muito comum colocar guppies [neons] com vivíparos (eu próprio os mantenho juntos - vou ofercer os neons muito em breve). Eu não o aconselho, mas não tenho moral para dizer o que quer que seja :P

 

Basicamente é isto: queres cor, beleza e movimentos rápidos: vai para os rásboras e apistos (vê os cacatuoides, apaixonas-te logo). Ph mais ácido

Queres logo assistir a nascimentos e a ver alguma beleza: vivíparos, especialmente velíferas (para mim são de longe os mais bonitos) e guppies.

 

OU........

 

foge ao básico! Aposta em conchículas, kribensis ou outros ciclídeos de rios africanos! ;)

 

Boa sorte!;)

 

O psy disse tudo! :)

Só se enganou foi a dizer guppies em vez de neons :morning:

A estes peixes só acrecentava ainda os arco-iris... mas secalhar é coisa para mais tarde... já com mais experiencia de aquariofilia!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O psy disse tudo! cheers

Só se enganou foi a dizer guppies em vez de neons :rolleyes:

A estes peixes só acrecentava ainda os arco-iris... mas secalhar é coisa para mais tarde... já com mais experiencia de aquariofilia!

 

Sim pessoal, para vocês é porreiro pensar nesses peixes, mas para iniciar, não acho que sejam os mais indicados. Acho que ninguém começa com esses peixes sem exp.

O normal é dar raia, só com ajuda extra e algumas horas na net, e ajuda do lojista a coisa vai lá, mas mesmo assim não se podem cometer os mesmo erros que cometemos com viviparos.

 

Abraço

 

 

 

 

 

Afinal de contas quantos não se iniciaram pelos viviparos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim pessoal, para vocês é porreiro pensar nesses peixes, mas para iniciar, não acho que sejam os mais indicados. Acho que ninguém começa com esses peixes sem exp.

O normal é dar raia, só com ajuda extra e algumas horas na net, e ajuda do lojista a coisa vai lá, mas mesmo assim não se podem cometer os mesmo erros que cometemos com viviparos.

 

Abraço

Afinal de contas quantos não se iniciaram pelos viviparos?

 

Não há nada de mais básico que ciclideos africanos...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.