Rui Feliciano Publicado Janeiro 24, 2008 Publicado Janeiro 24, 2008 Olá! Com o objectivo de começar a fertilizar, pretendo adquirir uma balança de precisão para pesar os vários nutrientes. Pergunta a quem faz o mesmo: É necessário uma balança com precisão de décimas de grama ou precisão de 1 grama chega? Onde comprar a mesma desenbolsando o menos possivel? Obrigado! Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 24, 2008 Publicado: Janeiro 24, 2008 Olá! Com o objectivo de começar a fertilizar, pretendo adquirir uma balança de precisão para pesar os vários nutrientes. Pergunta a quem faz o mesmo: É necessário uma balança com precisão de décimas de grama ou precisão de 1 grama chega? Onde comprar a mesma desenbolsando o menos possivel? Obrigado! Como se costuma dizer, quanto maior a precisão melhor os resultados. Eu vou comprar uma, com décimas..mas acredito que a precisão de 1 grama chegue, mas lá está..é menos precisa.. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Ricardo Diogo Publicado: Janeiro 24, 2008 Publicado: Janeiro 24, 2008 Olá! Com o objectivo de começar a fertilizar, pretendo adquirir uma balança de precisão para pesar os vários nutrientes. Pergunta a quem faz o mesmo: É necessário uma balança com precisão de décimas de grama ou precisão de 1 grama chega? Onde comprar a mesma desenbolsando o menos possivel? Obrigado! À grama chega, menos que aquela da worten é dificil Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 24, 2008 Publicado: Janeiro 24, 2008 Olá. Pessoal... depende da concentração e quantidade de fertilizante que querem fazer... por isso não digam que a precisão de 1 grama chega e sobra Se eu quiser pesar 5,6 gramas de KH2PO4, o que é que peso? Ah pois é... Sem contar, que com essa precisão, ao ver no display '5 g', posso estar a pesar qualquer coisa entre 4.5 a 5.4 g... ou seja, um erro de 1 grama em 5,6 é quase 20%. Por isso, e mais uma vez, a balança é boa se quiserem pesar coisas para cima de 40 gramas. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Rui Feliciano Publicado: Janeiro 24, 2008 Autor Publicado: Janeiro 24, 2008 Olá. Pessoal... depende da concentração e quantidade de fertilizante que querem fazer... por isso não digam que a precisão de 1 grama chega e sobra banana rock Se eu quiser pesar 5,6 gramas de KH2PO4, o que é que peso? Ah pois é... Sem contar, que com essa precisão, ao ver no display '5 g', posso estar a pesar qualquer coisa entre 4.5 a 5.4 g... ou seja, um erro de 1 grama em 5,6 é quase 20%. Por isso, e mais uma vez, a balança é boa se quiserem pesar coisas para cima de 40 gramas. Cumprimentos Luís Fortunato Pergunta inocente: Sendo que já vi por aí métodos de fertilização que pareceu-me basearem-se na (im)precisa medida "colherada", será que essa margem de erro de 20% pode ter efeitos assim tão desestabilizadores no equilibrio entre os vários macros? Citar
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 24, 2008 Publicado: Janeiro 24, 2008 Olá. Não sei... diz-me tu. Imagina que nem tens testes para confirmar se o fertilizante que fizeste está bem preparado? 20% ao fim de uma semana, todos os dias, sem TPA's dá um erro de 140% acima do que é esperado banana rock Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
AGA Publicado: Janeiro 24, 2008 Publicado: Janeiro 24, 2008 (editado) Olá. Não sei... diz-me tu. Imagina que nem tens testes para confirmar se o fertilizante que fizeste está bem preparado? 20% ao fim de uma semana, todos os dias, sem TPA's dá um erro de 140% acima do que é esperado Cumprimentos Luís Fortunato Agora vou-me aventurar a "discordar" ligeiramente do Luís... - apenas da forma como ele está a apresentar a coisa, embora tenha razão no que diz. Luís, eu acho que estás a funcionar na pior das hipóteses... eu só venho apresentar aqui a hipótese mais "soft". Muitas das vezes falam-se em intervalos: por exemplo (manter NO3 entre 10 e 15 ppm). Ora só isto são 50% a mais entre os 10 e os 15. Por outro lado, são referências, que dependem do consumo do aquário, que por sua vez depende de n factores, até da poda que se fez, etc... ou seja, um aquário pode consumir 9 hoje, 10 amanhã, 11 depois... já temos aqui outra variação de cerca de 20%. (tenho aprendido isto contigo e com outros, neste campo sou quase ignorante) No meio de tanta incerteza, ainda vêm as impurezas dos reagentes, que eu não acredito serem pro-análise... comerciais, vá lá... Por outro lado, o pessoal em vez de pesar 5 g "da coisa" para preparar 50 mL (isto é só um exemplo), que pese logo 50g para preparar 500 mL, que assim já reduz (10X) a influência do erro da pesagem. Não assustes tanto o pessoal, que qualquer dia estão a comprar balanças analiticas A ideia é preparar maiores quantidades para reduzir o erro, foi isto que o Luís não chegou a dizer. (como eu sei que ele sabe, presumo que também não chegou a dizer porque tem acções das 5 maiores empresas de balanças semi-analíticas. LOL) Cumps Editado Janeiro 24, 2008 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 25, 2008 Publicado: Janeiro 25, 2008 Olá. Agora vou-me aventurar a "discordar" ligeiramente do Luís... icon_wink.gif - apenas da forma como ele está a apresentar a coisa, embora tenha razão no que diz. Estás à vontade... Luís, eu acho que estás a funcionar na pior das hipóteses... eu só venho apresentar aqui a hipótese mais "soft" Hmm... será? Já lá vamos Muitas das vezes falam-se em intervalos: por exemplo (manter NO3 entre 10 e 15 ppm). Ora só isto são 50% a mais entre os 10 e os 15.Por outro lado, são referências, que dependem do consumo do aquário, que por sua vez depende de n factores, até da poda que se fez, etc... ou seja, um aquário pode consumir 9 hoje, 10 amanhã, 11 depois... já temos aqui outra variação de cerca de 20%. (tenho aprendido isto contigo e com outros, neste campo sou quase ignorante) Tens toda a razão AGA... mas olha bem para o exemplo que eu dei. O problema, a meu ver não é ser uma fertilização esporádica. É sim fertilizares todos os dias (sim, há malucos que o fazem, como eu) em cada dia teres um erro por excesso ou defeito... e não estares a controlar esse erro. Até podes dizer, e se calhar com razão, que a maior parte das pessoas que fertiliza com DIY controla os PO4 e NO3 com os testes... mas face a isto eu contra-argumento, o que não falta são exemplos aqui no Fórum de pessoal que fertiliza com Macros DIY e nem controla os NO3 e PO4 (basta leres uns quantos tópicos do PLANTAS). No meio de tanta incerteza, ainda vêm as impurezas dos reagentes, que eu não acredito serem pro-análise... comerciais, vá lá... Continuo a dar-te razão... eu por acaso uso sais com purezas superiores a 99%, e 'livres' daqueles inorgânicos mais chatos, entenda-se metais pesados entre outros. Por outro lado, o pessoal em vez de pesar 5 g "da coisa" para preparar 50 mL (isto é só um exemplo), que pese logo 50g para preparar 500 mL, que assim já reduz (10X) a influência do erro da pesagem. Eis que chegamos à parte do 'Já lá vamos' Eu tenho de pesar 5,6 gramas de KH2PO4 para fazer um litro de solução para o meu aquário intermédio (37,5 litros). Ou seja, não me vais obrigar a pesar 28 gramas (o erro já é desprezável) para fazer 5 litros de solução, pois não? Não assustes tanto o pessoal, que qualquer dia estão a comprar balanças analiticas Só lhes faz é bem... e eu preciso de ganhar dinheiro A ideia é preparar maiores quantidades para reduzir o erro, foi isto que o Luís não chegou a dizer. Certíssimo... mas é por isso também que eu digo que não vale a pena fazer fertilizantes de Micro-nutrientes. Para obterem massas 'pesáveis' facilmente, teriam de fazer uns bons litros de fertilizante (50 ou mais). Só discordo aqui contigo, pois tal como eu já disse em cima: "depende da concentração e quantidade de fertilizante que querem fazer". É verdade, eu posso fazer 5 litros e pesar algo mais fácil, ou posso fazer um fertilizante 5 vezes mais concentrado (depois tinha de fertilizar à gota... ). Mas e se eu não quiser isso? Felizmente, eu tenho acesso a balanças analíticas na faculdade e basicamente posso fazer fertilizantes como eu quero... (como eu sei que ele sabe, presumo que também não chegou a dizer porque tem acções das 5 maiores empresas de balanças semi-analíticas. LOL) Quais acções...? CEO mas é... Abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
AGA Publicado: Janeiro 25, 2008 Publicado: Janeiro 25, 2008 (editado) Olá.(...) É verdade, eu posso fazer 5 litros e pesar algo mais fácil, ou posso fazer um fertilizante 5 vezes mais concentrado (depois tinha de fertilizar à gota... ). Mas e se eu não quiser isso? Felizmente, eu tenho acesso a balanças analíticas na faculdade e basicamente posso fazer fertilizantes como eu quero... (...) Boas! Afinal isto não deu "raspanete", discussão, nem nada disso... e eu que ando a ver se consigo provar que "abusas do poder" como já vi alegar por aí... Assim a informação está mais abrangente, acho que agora com estes posts que fizémos o "pessoal" menos habituado a estas coisas das balanças e medições pode adaptar as suas necessidades às possibilidades que têm relativamente à pesagem, ou seja: ou produzem mais, ou concentram mais (e fertilizam à gota ou usam uma seringa pequena) ou etc... também depende do aquário... No fundo não há propriamente discordância... cada caso é um caso! Abraço Editado Janeiro 25, 2008 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Rui Feliciano Publicado: Janeiro 25, 2008 Autor Publicado: Janeiro 25, 2008 Acabei por comprar a balança da Worten com precisão de 1g. ( 8 Euros é dificil de bater!) Tenho os testes de Fosfatos e Nitratos e pretendo fazer esse controle de u ma forma apertada no inicio, até saber "ler" o aspecto das plantas e os seus consumos consoante as variadas situações. Muito obrigado ao Luis e ao AGA, penso que os dois pontos de vista foram absolutamente essenciais para que me apercebesse melhor do que está em jogo (nem tanto ao mar nem tanto à terra)! Citar
Recommended Posts