drzodiacus Publicado Maio 28, 2004 Publicado Maio 28, 2004 Oi eu comprei um teste de KH da JBL mas nã entendo o que se passa Lá diz para adicionar gotas à água até que a água passe de azul para amarela... o problema é que mal meto a primeira gota a mistura fica vermelha e se continuar a meter gotas, não muda de cor! já fui até às 12 e nada será o líquido que está marado? será possível eu ter água com KH=0? moro aqui na zona de Santa Iria da Azoia e a água de aqui tem PH=7, agora o KH é q nã percebo mesmo digam-me qq coisita pf Luís Citar
Paulo Almeida Publicado: Maio 29, 2004 Publicado: Maio 29, 2004 Acho fifícil que tenhas um KH de 0. Este valor é importante pois dele depende o nível de carbonatos dissolvidos na água e tem relação inversa com o PH e com a quantidade de CO2 presente na água. Simplificando, quanto menor o PH e maior o KH mais CO2 tens no aquário, o que não significa que tenhas um nível óptimo de CO2 o que é diferente. Consulta esta tabela no site do Chuck Gadd http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_co2chart.htm Cumps, Citar Carpe Diem
Luiz Arthur Publicado: Maio 29, 2004 Publicado: Maio 29, 2004 Amigo Luis, Tenho o mesmo problema seu e moro em Salvador Bahia - Brasil. O teste que uso é da LabconTest e já na primeira gota a reação fica vermelha. Já coloquei muitas gotas e a variação da cor vermelha é muito pequena. Já enviei Mensagem ao fabricante do teste e recebi a resposta abaixo: ----------------------------------------------------------- Prezado Luiz, É interessante observar que a transição de cores é mais gradual se a água de seu aquário apresentar alguma reserva de carbonatos. Quando a água já se colore na primeira gota, pode evidenciar uma água com baixa concentração de carbonatos. Observe porém que ao pingar o reagente, é importante mexer a proveta para misturar a água com o reagente. A água da torneira não apresenta necessariamente uma concentração elevada de carbonatos, caso contrário, poderia provocar o entupimento ou mesmo a corrosão dos canos. Se quiser, faça o teste com uma água mineral com pH em torno de 7 e com elevada concentração de carbonatos e bicarbonatos, informações estas que você obtém no rótulo da mesma. --------------------------------------------------- Não sei como medir o KH do meu aquário e por isso controlo a injeção do CO2 apenas pelo PH mantendo próximo do 6,8. Aguardo ajuda. Luiz Arthur Citar
Alexandre Rodrigues Publicado: Maio 29, 2004 Publicado: Maio 29, 2004 Olá a todos, porque não experimentam um teste de outra marca? saudações aquariofilas. Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
drzodiacus Publicado: Maio 29, 2004 Autor Publicado: Maio 29, 2004 Obrigado a todos pelas vossas respostas Não resisto e vou tentar mesmo outra marca para ver o que dá Luís Citar
Pedro Borges Publicado: Maio 30, 2004 Publicado: Maio 30, 2004 Eu usei várias vezes o teste da Waterlife e não tenho queixas. Aquilo é suposto estar azul e adicionar gotas até mudar para amarelo. Não é impossível que fique logo amarelo à primeira o que indiciaria um KH <1. Nesse caso deves procurar algum produto que suba o KH de forma natural - Eu uso Amtra KH-Aktiv também com bons resultados. Espero ter ajudado, Pedro Citar 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
drzodiacus Publicado: Maio 30, 2004 Autor Publicado: Maio 30, 2004 Pois Pedro mas aquilo fica vermelho!!... será que é assim tão baixo o KH? PS - A plantas que me deste estão-se a aguaentar muito bem, muito obrigado Citar
drzodiacus Publicado: Maio 31, 2004 Autor Publicado: Maio 31, 2004 Hoje experimentei com o teste da Nutrafin e ocorreu o mesmo... logo à 1ª gota ficou da cor que se pretendia! o que de acordo com a Hagen significa que tenho menos de 10 mg/l de CaCO3 aproveitei para medir o GH e deu 60 mg/L Agora o que me intriga é que fui medir a dureza da água da torneira e deu: KH - 40 mg/L - a diferença é brutal!!!! GH - 60 mg/L - não existe diferença nenhuma não percebendo nada de química (não é a minha área de formação), não entendo o que pode baixar assim tanto o KH da minha água dentro do aqua, sem mexer rigorosamente nada da dureza total GH Tou a ficar balhelhas com isto os PHs são: Torneira - 7.0 Aqua - +- 6.0 Vou mesmo ter de fazer uma tpa, mas já agora, têm alguma explica´~ao lógica para isto? ajudem este pobre diabo que não percebe nada disto Citar
Alexandre Rodrigues Publicado: Maio 31, 2004 Publicado: Maio 31, 2004 Tou a ficar balhelhas com isto envia-me o teu email e enviar-te-ei um artigo(Word e em inglês) de Bob Dixon sobre parâmetros de àgua, talvez te ajude. também pedi ao Luis que me enviasse o dele. saudações aquariofilas. Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
drzodiacus Publicado: Maio 31, 2004 Autor Publicado: Maio 31, 2004 desde já obrigado zodiac@netcabo.pt Citar
Luiz Arthur Publicado: Maio 31, 2004 Publicado: Maio 31, 2004 Caro erdnaxela, Voce poderia enviar este artigo para o meu e-mail também por favor? l.arthur@ig.com.br Grato, Luiz Arthur Citar
Recommended Posts