Recommended Posts

Publicado

Boas,

estou a pensar meter uma moonlight no meu aquario mas nao percebo nada sobre montar leds e coisas assim. Estou a pensar fazer uma especie de "caixa" que fica dentro da calha com uma lampada com poucos watts (quantos aconselham?) e meter um vidro pintado de azul ou papel celofane, sera viavel?

Publicado: (editado)
Boas,

estou a pensar meter uma moonlight no meu aquario mas nao percebo nada sobre montar leds e coisas assim. Estou a pensar fazer uma especie de "caixa" que fica dentro da calha com uma lampada com poucos watts (quantos aconselham?) e meter um vidro pintado de azul ou papel celofane, sera viavel?

Sim, não fica perfeito mas é viavel, ja vi isso feito num projecto á pouco tempo, ou era papel autocolante meio transparente ou celofane, não tenho bem a certeza, mas tava um bocado forte demais..

PS: Projecto do corsamegane, penso eu..

Editado por m4n3
Publicado:

Boas!!

Não sendo eu muito expriente, posso dizer que com vinil de tom azul escuro colado a volta da lampada tipo T8 podes fazer o que pretendes se achares que tem luz a mais, podes sempre colocar mais uma camada de vinil

se achares que é pouca luz, tens de optar por um tom de azul mais claro!

Não digo que esta tecnica seja possivel noutro tipo de lampadas, pois se forem lampadas que aqueçam pode derreter o vinil!!

Eu proprio tenho assim!! A luz azul fica com tom branco a meu ver imitando bem a luz da lua!

Publicado:

Boas!

claro que podes usar uma lampada dessas ! Depende é do tamanho do aquario! se for um aquario comprido nao vais ter luz em toda a parte. acho que a lua refete a luz do sol por toda parte!

nao sei se me fiz entender!!

cumprimentos

Publicado: (editado)

Boas, eu no meu aqua tenho 3 leds azuis moonlight que comprei na Aquaplante e ficam espectaculares. Fazer não dá o mesmo efeito e as peliculas não são direccionaveis como estes focos. E são submersiveis porque são estanques e funcionam a 12V. É a minha opinião.

Editado por AlexMontenegro

Cumprimentos

Alexandre Montenegro

Publicado:

Se utilizar mesmo este metodo vou por a lampada mais fraca que encontrar, a moonlight so vai ficar ligada cerca de 30/45 min. antes e depois de ligar as luzes principais mas se mesmo assim ficar muito forte posso sempre aplicar mais uma camada de celofane, vinil ou mais uma "demao" de tinta.

Publicado:

Se utilizar mesmo este metodo vou por a lampada mais fraca que encontrar, a moonlight so vai ficar ligada cerca de 30/45 min. antes e depois de ligar as luzes principais mas se mesmo assim ficar muito forte posso sempre aplicar mais uma camada de celofane, vinil ou mais uma "demao" de tinta.

Publicado:

Boas!

Tens de exprimentar se gostares do efeito nem te chateas mais, senão coloca uma camada daquilo que tiveres mais à mão! tanto como celofane como vinil....

Eu pessoalmente gosto mair de uma luz fraca mas por todo aquario!

Os led´s fazem um efeito de foco se for isso que pretendes ja sabes coloca led´s ou uma lampada fraquinha.

A meu ver acho que por muito fraca que seja uma lampada economica, vai apenas dar luz debaixo da lampada e a toda a volta do aquario não se vai ver nada!

Cumprimentos

Publicado:

Ja agora pergunto, as moonlights sao apenas uma questao de estetica, ou sao beneficas aos peixes e plantas?

Publicado:

boas!

Não há alguém que use led´s como moonlight e que possa colocar uma foto? Assim o ricardo já podia ver qual é o efeito.

Eu tenho algumas fotos tiradas com moonlight apesar de terem ficado com mais luz do que na realidade isto devido ao tempo de exposição da máquina!

O meu aqaurio tem 120C x 50L x 45A e tenho uma calha com uma lampada T8 de 18W com vinil e mesmo assim nas extremidades do aquario quase não se vê!!

Eu utilizo a moonlight para poder obeservar os peixes de noite, e tambem para que não seja um choque tão grande para os peixes quando liga e desliga a luz principal. Fora isso não vejo grande utilidade a não talvez em alguns tipos de peixes que nessecitem de um pouco de luz para por exemplo guardar os ovos!

Cumprimentos

Publicado:

Lol eu sei o efeito das moonlight, so queria saber se era possivel fazer aquilo, quanto à luz nao ser igual em todo o aqua nao me importo, eu quero o efeito de um "raio" de luz a entrar na agua.

Publicado:

Boas!!

Então essa moonlight??? Já começaste a fazer alguma coisa? Como é que estas a pensar fazer?

Cumprimentos

Publicado:

boas eu fiz um moonlight apartir de um candeiro dos chineses para computador tem 8 leds e funciona a 4.5V.

a unica coisa que fiz foi tirar os fios que ligavam as pilhas e pegar num transformador descarnar os fios e ligar os fios do candeiro aos do transformador. depois foi so ligar o transformador para 4.5 V e escolher a polarização correcta, ou seja andar com o botao que tem + -> - ou - -> +

e esta feito a moonlight.

vou ver se ponho fotos online e depois posto aqui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!