Recommended Posts

Publicado

Boas,

pretendo iniciar-me nos ciclideos africanos do tanganika...

O meu aqua tem:

60© x 42(l) x 45(alt) =113L brutos

Filtragem Eheim 2213 (440L\H)

Iluminação: 48W

Gostaria de saber que espécies seriam passíveis de ser mantidas num aqua com estas dimensões e ainda que tipo de substracto costuma ser usado neste tipo de aquas (pelo que percebi pode levar areia coralina ou qq outro tipo de areia, estou correcto?).

PS:se tiverem alguns links interessantes sobre o tema agradecia uma ajudinha...

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:
Boas,

pretendo iniciar-me nos ciclideos africanos do tanganika...

O meu aqua tem:

60© x 42(l) x 45(alt) =113L brutos

Filtragem Eheim 2213 (440L\H)

Iluminação: 48W

Gostaria de saber que espécies seriam passíveis de ser mantidas num aqua com estas dimensões e ainda que tipo de substracto costuma ser usado neste tipo de aquas (pelo que percebi pode levar areia coralina ou qq outro tipo de areia, estou correcto?).

PS:se tiverem alguns links interessantes sobre o tema agradecia uma ajudinha...

Abraço

Boas,

Para tangas e com essas dimensões apenas para conchicolas.

Quanto a filtragem um pouco mais nao fazia mal, tipo 5x o volume do aquario.

Quanto ao substracto areia da praia e mais barata ou mesmo da maxmat. Mas também pode ser areia de coralina desde que seja fina.

Abraço

Nelson Mangana

Publicado: (editado)
Boas,

Para tangas e com essas dimensões apenas para conchicolas.

Quanto a filtragem um pouco mais nao fazia mal, tipo 5x o volume do aquario.

Quanto ao substracto areia da praia e mais barata ou mesmo da maxmat. Mas também pode ser areia de coralina desde que seja fina.

Nao é possível de manter uns conchiculas e uns de rochas?

No caso dos conhiculas, qauais seriam mais aconselhaveis? (eu pelo que vi as seguintes especies seriam de ter em consideração Neolamprologus similis, Neolamprologus multifasciatus, Neolamprologus callipterus (embora me pareçam peixes mais acessiveis para me iniciar nos Ca's, são peixes que não me parecem tão coloridos), Lamprologus ocellatus "Gold", Lamprologus brevis...)

Já agora o que me dizem dos seguintes e da compatibilidade de qq um destes com os conchiculas... Neolamprologus caudopunctatus, Julidochromis ornatus\transcriptus ,

Abraço

Editado por Murkas

Publicado:

Boas,

Com essas dimensões, e como o Nelson te disse, só uma espécie! Duas é absolutamente impensável, terás desgraças mais cedo ou mais tarde!

Preferencialmente Conchiculas, mas tratando-se de um aquário monoespécie o ideal será uma espécie de colónia: similis ou multifasciatus!

Também podes meter um casal de caudopunctatus mas, mais uma vez, sozinhos!

Abraços

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

Boas,

Com essas dimensões, e como o Nelson te disse, só uma espécie! Duas é absolutamente impensável, terás desgraças mais cedo ou mais tarde!

Preferencialmente Conchiculas, mas tratando-se de um aquário monoespécie o ideal será uma espécie de colónia: similis ou multifasciatus!

Também podes meter um casal de caudopunctatus mas, mais uma vez, sozinhos!

Abraços

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

Ok, obrigado pela sugestão...

Não sei se o meu futuro (pelo menos para já) vai passar pelos CA's, pelo menos enquanto não arranjar um aqua um pouco maior biggrin.png' alt=':biggn:'>

Se vier a apostar nos CA's vai ter que ser como deve de ser!!

Abraço