Recommended Posts

Publicado

O que faço?

Tenho o aqua com 28ºC e o normal é estar com 24ºC.

As plantas já começaram a murchar e tenho receio que os peixes morram.

Sei que isto não é normal mas com a temperatura que se fez sentir nos últimos dias a água aqueceu muito. Já desliguei o termóstato mas a água ainda não arrefeceu.

E no Verão???

Ó meu Deus, será que os peixes vão à vidinha deles???

:(

:P Me!!!!

Milu

Publicado:
Já desliguei o termóstato mas a água ainda não arrefeceu.

Não precisa de desligar o termostato, se o programou para manter a temperatura a 24 graus, ele apenas se liga quando a temperatura estiver inferior a esse valor. Com 28 graus o termostato nunca se vai ligar.

Se ainda não tem, sugiro que compre uma bomba de ar e uma pedra difusora comprida, mantendo em funcionamento durante o período em que as luzes estão acessas.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:
Não precisa de desligar o termostato, se o programou para manter a temperatura a 24 graus, ele apenas se liga quando a temperatura estiver inferior a esse valor. Com 28 graus o termostato nunca se vai ligar.

Desliguei o termostato porque ele podia estar avariado..

Obrigado pelas respostas

:oops:

Milu

Publicado:

Se ainda não tem, sugiro que compre uma bomba de ar e uma pedra difusora comprida, mantendo em funcionamento durante o período em que as luzes estão acessas.

Isso fáz mesmo baixar a temperatura significativamente?

Publicado:
Isso fáz mesmo baixar a temperatura significativamente?

Não baixa 4º/5º... mas é uma ideia para ganhar 1º/2º...

Agitar a água ajuda na evaporação da mesma e consequente baixar de temperatura...

Se o aquário for "tapado" (como a maior parte dos aquários) pode-se sempre abrir um pouco a tampa.

É o que faço no meu no verão.

A tampa não tem furos por cima... os únicos furos que tenho no aquário são aqueles por onde passam os tubos dos filtros. A tampa é boa para insonorização. Se tiver fechada "abafa" muito dos "barulhos" do aqua (movimentos de água na superfície, etc).

Um aquário "todo fechado" tem sempre mais tendência para ter uma água mais quente que o desejado. De inverno é porreiro... de verão... nem por isso. :cry:

Além disso a evaporação de água num aqua assim é quase nula. A água evapora mas fica "retida" na tampa e volta a cair para o aqua. Existe menos oxigénio em contacto com a água e por ai adiante...

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá Milu,

28º e já tanta preocupação? O Verão ainda nem chegou :)

Os peixes suportam bem essas temperaturas, e até mais. O principal problema são os níveiis de oxigénio na água, que tendem a diminuir com temperaturas mais elevadas. Para resolver isso, convém aumentar a circulação de água à superfície (as bombas de ar não baixam a temperatura mas apenas oxigenam a água). quanto às plantas, tens a certeza de que elas estão a murchar por causa dos 28º? Poderá ser outro o motivo.

Creio que não te deves já preocupar, até porque as temperaturas ainda vão subir mais :) . Mantém o aquário bem arejado (abrindo um pouco a tampa e com maior circulação da água)e faz mudanças de água regulares.

O ano passado tive temperaturas no meu aqua acima dos 31º e não tive baixas, nem de plantas nem de peixes. A técnica que cheguei a usar nos dias mais quentes foi: congelei um pouco de água do aquário num saco de plástico e abri um pequeno buraco no saco, coloquei-o por cima do áqua, de forma a água ir descongelando lentamente e ir caindo gota a gota dentro do áqua. Cada saco durava cerca de meio dia e permitia baixar a temperatura para os 29º

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
Para resolver isso, convém aumentar a circulação de água à superfície (as bombas de ar não baixam a temperatura mas apenas oxigenam a água).

É exactamente por esse motivo que sugeri a inclusão de uma bomba de ar. O aumento da circulação da água à superfície e a 'estimulação' das trocas gasosas permite uma redução da temperatura na ordem de 1 ou 2 graus.

Outros pequenos truques passam por deixar a tampa entreaberta (dependendo das espécies que possui, não vá encontrar o peixe fora do aquário), reduzir o tempo de iluminação do aquário (menos uma hora de dia e menos uma hora à noite), colocar a bomba de ar junto a um recipiente com água em descongelação, construir uma solução DIY com coolers de PC, colocar a bomba de ar junto a uma janela com corrente de ar (caso a temperatura exterior seja mais reduzida que a temperatura ambiente da divisão onde o aquário se encontra), etc.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

gelo..

Muita gente usa gelo nas sunps... nao sei se se podera introduzi-lo directamente na agua!!! quanto nao fosse em sacos fechados... nem haveria o problema de introduzir agua da torneira...

Fica a sugestao

52.gif4.gif
Publicado:

Amiga Milu:

Em relação áquela dica do amigo Daniel Teixeira é muito boa e mais barata ainda se a ventoinha for de 220V pois assim dispensa o alimentador de C.C. e é sensívelmente ao mesmo preço que as de 12V (pode comprar ambas numa loja de material electrónico) , no entanto exige muito mais cuidado no manuseamento pois tem o sector ligado directamente embora se cair na água em principio não provoca danos nos peixes simplesmente queima álias como as de 12V (mas se não quiser não arrisque ! fica é um pouco mais caro) , e também garanto que permite baixar em vários graus a temperatura do aquário (dependendo da força da ventoinha e do tamanho do aquário podem-se obter reduções de 5 a 6º por ventoinha) , ela não deverá estar por cima nem apontada directamente para o centro do aquário dever-se-á colocá-la no lado mais estreito e de maneira que a corrente de ar percorra a maior extenção de água possível , claro que temos de levantar a tampa do aquário nem que seja só dum dos lados , mas prepare-se para acrescentar todos os dias uma boa quantidade de água destilada ou desmineralizada , pois vai haver uma grande evaporação visto que é esta evaporação forçada que vai fazer arrefecer a água , disse que devia fazer a reposição com água destilada ou desmineralizada pois não se esqueça que quando há evaporação só a água é que se evapora , TUDO o que ela tem em suspensão ou dissolvido fica lá no aquário , se fizer as reposições com água da torneira ainda que tratada vai gradualmente começar no mínimo a ter uma água com um teor de sais (diversos) dissolvidos cada vez maior , o que poderá ao longo de meses arrastar o aquário para uma situação que poderá tornar-se insustentável para plantas e peixes .

Vamos a contas : - para um aquário (que ainda tenho!) de 50l com uma calha com 2x15W a 18000ºK cada e duas bombas de FBF de 7W , com uma ventoinha de 220V com 4" de diâmetro ligada 24h por dia (não sei a potência pois a etiqueta caiu !) a temperatura baixou cerca de 6º isto é de 34º para 28º mas evaporava cerca de 3 a 4l de água por dia !!!

Adeus , :)

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!