Recommended Posts

Publicado

:) Bom dia pessoal,

Antes de mais devo avisar que sou novato nisto dos peixes, por isso perdoem-me se estiver a escrever uma "calinada" daquelas valentes...

o que se passa é o seguinte: comprei um aquario de 54l que vinha já equipado com bomba, filtro e termostato. Preparei tudo como o vendedor me explicou. Tive o aquario sem peixes uma semana, até que resolvi comprar os ditos habitantes.3 "limpa fundos" e um "limpa vidros"

Tudo esta a correr as mil maravilhas,entao comprei mais 4 peixes diversos entre eles um "lapis".

Tudo normal... o pior foi depois.

Este fim de semana, comprei uns "neos"mais dois outros que agora nao me lembro do nome e umas plantas.... Pronto, estraguei tudo.Um dos peixes vinha já com doenca...aquela tipo "cotao" e que em dois dias alastrou para metade de um dos lados do peixe...

Como sou novato, resolvi ir a um centro comercial para ver o que lá havia para essa dita doenca e uma outra que agora reparava que estava a afectar os outros peixes, a dos "pontos brancos". Comprei dois produtos da marca "tetra" ( acho que é assim que se escreve ). A Agua ficou amarela por caausa destas porcarias que la coloquei. Acontece que agora, levei uma razia aos peixes, visto que moreram-me quase todos...O primeiro a ficar doente,os neos,os limpa fundos... ou seja tenho o aquario amarelado e quase sem peixes. Ontem resolvi tirar metade da agua e trocar a mesma.

Depois desta "breve" explicação, gostava de preguntar o seguinte:

- Como posso limpar o meu aquario agora, para tirar o amarelado?

- Devo retirar os peixes todos e limpar a fundo o aquario?

- Qual os produtos que usam para estas duas doencas, que penso ser as mais comuns?

- Qual o metodo que usam para "aspirar" o aquario?

Desculpem o topico ser grande, mas como qualquer novato, estou cheio de duvidas.

Um abraco

:smile2:

Publicado:

Se o produto contra o Ictio coloca a água amarela, é normal.

Para tratar o Ictio, aumentas a temperatura durante uns dias, que ele não vai resistir. Já agora, tens a temperatura a quanto?

Aspirar , eu aspiro durante as TPA's, com mangueira, mas com cuidado para não ir o substracto atrás. Mas na maioria dos meus aquários, não tenho substracto, por isso não há risco de aspirar tudo.

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Publicado:

Tenho a agua a 25º.

Para quanto é que recomendado aumentar a temperatura?

O pior disto tudo é que depois de fazer este "tratamento" com este produto, os peixes estao a morrer a mesma... mesmo agora vim mais um a "nadar de costas" !?!?!?! Que M*****!!!

:)-me !

Publicado:

Eu acho que aumentaste a população muito depressa e tiveste um pico de amónia. Troca água, nos 50%, durante uns 3 dias. Vê se melhor e procura não meter mais animais.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Eu no teu caso faria o seguinte:

1º. Não comprava mais peixe nenhum, para já.

2º. Mudava 30% de água do aquário.

3º. Aumentava a temperatura para 30º durante uns 15 dias.

4º. Fazia mudanças de água, 30% de cada vez, duas vezes por semana.

Ao fim dos 15 dias, media todos os parametros da água e escolhia os peixes mediante aos parametros que tivesse dentro do áquário.

Espero ter ajudado, mas, cada cabeça é uma sentença.

Publicado:

Aumentar a temperatura para 30º, não é muito?

É que tenho ouvido dizer que o ideal é 24 a 26 º.

Ainda me restam lá uns peixitos...será que nao morrerm "cozidos"?!...

Qual o melhor metodo para eliminar a amonia?

Publicado: (editado)
Um dos peixes vinha já com doenca...aquela tipo "cotao" e que em dois dias alastrou para metade de um dos lados do peixe...
e uma outra que agora reparava que estava a afectar os outros peixes, a dos "pontos brancos".

ora bem, tens aqui dois sintomas distintos... que, possivelmente teriam de ser tratados em separado! não sei a que produtos da 'tetra' te referes, mas à partida, os medicamentos nunca se devem aplicar em simultâneo, pois poderão provocar uma valente intoxicação dos peixes, fazendo com que estes acabem por 'morrer da cura'...

eu parava já com a aplicação desses produtos e como te foi aqui aconselhado, aumentava a temperatura, fazia umas TPAs drásticas todos os dias e aguardava....

o aumento temporário da temperatura (30º) não afecta a saúde de nenhum peixe tropical, mas pode matar e/ou desalojar os parasitas dos corpos dos peixes.

boa sorte!

Editado por josé mendonça
Publicado:
ora bem, tens aqui dois sintomas distintos... que, possivelmente teriam de ser tratados em separado! não sei a que produtos da 'tetra' te referes, mas à partida, os medicamentos nunca se devem aplicar em simultâneo, pois poderão provocar uma valente intoxicação dos peixes, fazendo com que estes acabem por 'morrer da cura'...

eu parava já com a aplicação desses produtos e como te foi aqui aconselhado, aumentava a temperatura, fazia umas TPAs drásticas todos os dias e aguardava....

o aumento temporário da temperatura (30º) não afecta a saúde de nenhum peixe tropical, mas pode matar e/ou desalojar os parasitas dos corpos dos peixes.

boa sorte!

Tambem está bem visto...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

• 2 semanas depois...
Publicado:

já experimentei esse antifungos da tetra, que é o que deixa a agua amarelada. nao ha problema nenhum desde que os peixes fiquem curados.

Aumentar a temperatura é essencial. tive a doença no aquário ha coisa de dois meses, aumentei a temperatura, e só um dos peixes é que morreu. entretanto nao baixei a temperatura. nao tenho coragem. ainda está tanto frio que tenho medo que eles se ressintam com a mudança. vou esperar pelo tempo mais ameno.

Aumenta a temperatura, e nao adiciones peixes ate veres os que lá estão saudáveis por mais de um mês.

Boa sorte com isso.

Publicado:
entretanto nao baixei a temperatura. nao tenho coragem. ainda está tanto frio

turtle,

se baixares a temperatura para os 25º, os peixes não vão ter frio!

frio pode estar fora do aquário, mas não lá dentro, conforme o termómetro indica... :blush:

se mantiveres a temperatura muito mais elevada, eles podem é estar a 'bufar' de calor!... o que para algumas espécies não é nada bom por grandes períodos...

Publicado:

Pois, mas tenho a casa muito fria, e a temperatura baixa rapidamente. é por isso que tenho medo de fazer qualquer alteração no aquecedor. entretanto hoje um dos meus molys ficou meio abananado e apareceram imensos pontos brancos. axo que ele nao se vai aguentar muito. Também a fémea anda sempre atrás dele a dar bicadas. ele coitado foge, mas não sabe esconder-se... ou nao tem paciência. Desde que a trouxe ca pa casa ele emagreceu bastante. tou a ter uma má experiência com os mollies :)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!