O novato mudou de ideias!


FO_ox

Recommended Posts

boas

 

para iniciares o ciclo no aquario deves de ter tudo ligado como se ja la estivesses os peixes dentro.

 

a temperatura podes por entre os 25/27graus

o filtro biologico deve de estar já funcionar

 

para começares o ciclo podes ir adicionando dia sim dia nao uns bocadinhos de flocos dos peixes.

 

se adicionares bacterias biologicas liquidas para acelarar o ciclo ao fim de uma semanita ja podes por um habitante ou dois no maximo ( o recomendado seria um invertebrado tipo uns caracois ) e esperar o ciclo acabar sempre com atençao aos parametros da agua.

 

fazes as trocas parciais de agua normalmente para te ires ja acostumando 1 vez por semana ( atençao isto varia de aquario para aquario ) mas é uma regra base a seguir para tudo dar certo.

 

podes ir adecionando umas plantinhas ao teu gosto. ( atençao a iluminaçao que tens para nao gastares dinheiro mal gasto ) opta por plantas menos exigentes de principio.

 

em principio se seguires estes passos a coisa nao te deve de correr mal.

 

ps: opta por comprar testes liquidos as fitas nao sao muito de se fiar.

 

boa aquariofilia banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 100
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Posso fazer o ciclo sem colocar nenhum peixe no aquário?!?!?!?!

o Krypticall já disse tudo: bactérias líquidas + caracóis (dos mais comuns) + comida = ciclo feito ao fim de 3 ou 4 semanas, depende.

só reforço a introdução de plantas (muitas) logo de início porque contribuem grandemente para o equilíbrio biológico do aquário. dá-lhes 10 horas luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PH inicial do meu aquário 7.2

Nível de NO3 inicial - 0

Nível de NO2 inicial - 0

Quanto à rocha biológica, é mesmo o nome que lhe dão pelos vistos! Quando postar imagens também mostro uma mais promenorizada da rocha!

 

Quanto às plantas, se é como dizem amanhã vou ver se arranjo as plantas ou então sábado.

 

Mais uma questão... Que temperatura coloco no aquário para já? 25ºC?

 

obrigado por tudo :)

 

Outra coisa... Posso fazer o ciclo sem colocar nenhum peixe no aquário?!?!?!?!

 

As plantas devem ser plantadas, quando montas o aquario, quanto mais não seja para não andares sempre a meter as mãos no aquario durante a ciclagem.

 

25cº ta fixe.

 

Quanto à ultima questão, é a mais delicada porque as opiniões dividem-se, mas vou te dar a minha.

- Deixas o aqua, completamente montado, durante uma semana a trabalhar.

- Na 2ª semana, de 2 em 2 dias deitar pouca quantidade de comida no aqua, apenas comida e MUITO POUCA!

- Na 3ª semana, entra o 1º peixe, de preferência um resistente que é alimentado de 2 em 2 dias, continuando a Pouca comida.

 

 

Durante estas 3º semanas, fazes testes regulares para ver a evolução dos parametros da agua, se tudo se estabilizar, optimo, caso contrário deixar assim até estabelizar. Durante este periodo fazes 1 TPA de 20% todas as semanas.

 

Se o ciclo tiver concluido, optimo, adicionas mais UM residente e deixas mais uma semana. Continuas a avaliar os parametros da agua, aumentas ligeiramente a comida.

 

Se tudo continuar OK.

 

Fazes o processo de socialização, ou seja, adicionas os restantes peixes de 3 em 3 dias (o ideal será semana a semana, depende do aqua) para evitar os picos de amónia.

 

O que eu tenho feito, é adicionar primeiro os peixes com temperamento mais "calmo" e depois os mais agressivos, isto para os mais agressivos não delinearem logo territorios e receberem mal os mais calmos.

 

 

Espero ter ajudado.

 

:morning:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreu uma raiz para colocar no aquário.

Vou ferver várias vezes por causa das coisas xD

Como é óbvio a água vai ganhar um tom castanho depois disso certo? (até porque eu gosto do tom castanho na água)

Editado por FO_ox
whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui vai a minha primeira foto do meu aquário =)

 

Ainda nao tenho plantas, tenciono colocar uma ou duas amanha para ver como se comportam.. Pelos vistos já o deveria ter feito, mas pensei que nao =/

 

aqurio1rk8.jpg

 

Aproveito para dizer, que ao lado da raiz, do lado direito, tenciono colocar uma pequena pedra que irei cobrir com musgo de java, assim como o topo da raiz que também será coberta de musgo (apenas a parte de cima).

 

Para o papel de fundo, estou a tentar encontrar por aqui (moro em Aveiro) algum sítio onde se venda aquele papel que parece que vem amarrotado que faz o efeito de pedra, alguém sabe onde posso arranjar isso?

Depois para o fundo vou colocar as tais plantas ;)

Editado por FO_ox
whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui vai a minha primeira foto do meu aquário =)

 

Ainda nao tenho plantas, tenciono colocar uma ou duas amanha para ver como se comportam.. Pelos vistos já o deveria ter feito, mas pensei que nao =/

 

aqurio1rk8.jpg

 

Aproveito para dizer, que ao lado da raiz, do lado direito, tenciono colocar uma pequena pedra que irei cobrir com musgo de java, assim como o topo da raiz que também será coberta de musgo (apenas a parte de cima).

 

Para o papel de fundo, estou a tentar encontrar por aqui (moro em Aveiro) algum sítio onde se venda aquele papel que parece que vem amarrotado que faz o efeito de pedra, alguém sabe onde posso arranjar isso?

Depois para o fundo vou colocar as tais plantas :D

Boas

 

Bem, o tronco é bem porreiro mas se o chegasser para o lado/ canto esquerdo na mesma posição, ficava melhor(na minha opinião)

 

Quanto as plantas, como já disseram, qdevem fazer parte do ciclo, pelo que era aconselhável colocálas de início.

 

Enche também o aqua até a linha da água não se ver, ou seja, ficar escondida pelo rebordo preto.

Agora é evoluir...

Boa sorte

 

P.S: Diz lá agora se este aqua não te dá mais prazer que o globo hã? ;)

 

 

Edit: Queria dizer canto esquerdo, desculpem me.

Pamivelmo ,ssim já somos da mesma opiniao pois eu estava aqui a ler e tu disseste que tinhas opiniao oposta e eu pensei : epa, ele n tá bem! foi o q eu disse! agora revi o post e tens razão! EDITADO!

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se dá... isto sim... já mete piada ;)

 

Quanto à raiz, também gostava dela mais encostada para a direita, mas o que acontece é que o pé dela (aquilo que se vê em baixo do lado eskerdo) já está a bater no vidro, penso que vou ter de a cortar ou tentar partir para dar um ar mais natural à coisa :D

 

Quanto às plantas, como já disse, amanhã vou tratar disso. Estou a pesquisar para ver o que vou comprar...

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho opinião oposta à vossa:)

 

Acho que encostado ao lado esquerdo fica esteticamente melhor e como encosta primeiro a parte de cima, possivelente cria uma "toca" por baixo disso..

 

Agora plantas nisso com força:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns

Vais concerteza ser um excelente aquariofilista. A grande humildade e capacidade de aprendizagem que tens demonstrado serve de exemplo para todos nós. Desejo-te as maiores felicidades neste hobby maravilhoso.Vai actualizando com fotos para ficarmos todos a ver o teu excelente trabalho.

Com os melhores cumprimentos

 

João Pedro Bento

 

A minha peixeirada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns

Vais concerteza ser um excelente aquariofilista. A grande humildade e capacidade de aprendizagem que tens demonstrado serve de exemplo para todos nós. Desejo-te as maiores felicidades neste hobby maravilhoso.Vai actualizando com fotos para ficarmos todos a ver o teu excelente trabalho.

 

:) Obrigado =)

 

Quanto ao tronco vou fazer o seguinte, vou colocar o tronco na posição do lado esquerdo e vocês dizem-me a vossa opinião, se gostas mais dele na posição X ou na posyção Y. Ajudem-me ;)

 

Já agora... Quanto à iluminação tenho 15W! Estou a pensar em alterar para um pouco mais forte, mudando a minha calha de iluminação que tem uma lâmpada de casquilho para lampada florescente! Que acham?

 

Vou agora de manhã buscar umas plantas :P

Editado por FO_ox
whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa iluminação estas sempre limitado, mas tens algumas por onde escolher:

 

Vallisnerias.

Sagittaria subulata

feto de java

musgo de java

Egeria densa

 

 

etc..etc..

 

 

Iluminação é sempre boa se quiseres um plantado, por regra 1 watt por litro, mas isso por vezes leva a teres que fazer uma "engenhoca" na calha (ve a secção diy, aqui no fórum) ou investir com força numa calha boa.

 

 

Quanto ao tronco, podes sempre planta-lo com musgo de java ou feto de java, deve ficar lindissimo.

 

 

Fico à espera de o ver do lado esquerdo:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem... aqui vão as novas fotos...

 

Tronco do lado esquerdo já com umas pedritas que gostei e apanhei.

 

13ck9.jpg

 

Tronco do lado esquerdo com pedras e com plantas!

 

12rz5.jpg

 

Quero ouvir opiniões!!! =)

 

P.S. Já arranjei o musgo de java mas estou a faze-lo crescer fora do aquário, porque arranjaram-me na loja mesmo só um resto daquilo ;)

Estou a adorar este hobby :-D:D:D

Editado por FO_ox
whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu acho que as pedras tornaram o aquario confuso.

 

Deixava o tronco do lado esquerdo e do lado direito fazia uma bela plantação, acho que as pedras para além de confuso tiram muita litragem..

 

É a minha opinião, mas isso tem que estar é ao teu gosto:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou pela opinião do pamivelmo! As pedras são demasiado grandes... devias por a hipotse de experimentar umas mais pequenas ou então abdicares mesmo delas. Só a raiz já fica bem engraçado!

O tronco está praticamente na posição exacta onde devia estar... ainda não deves ter lido nada sobre a regra de ouro, mas fica aqui umlink entre muitos sobre o assunto, para investigares. :-D

E depois tens de tentar agrupar as plantas pelo aquario... e parece-que que já estão a precisar de uma poda...

 

Estás a ir no caminho certo! Continua!

 

PS: podes encher mais o aquario, fica melhor e ganhas mais uns litros!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm... Concordo com vocês os dois!

 

As plantas que comprei também têm muita altura, o que vou fazer é corta-las e po-las a ganhar raizes à superfície ou numa taça à parte com água.

 

Quanto às pedras, acho que vou deixar a mais pequena, mas nao a quero deixar à vista desarmada, vou tentar fazer que com o tempo seja um pouco coberta pelas plantas! A raiz vou mova-la uma pouco para a direita, mas ficando na mesma no plano esquerdo.

Agrada-me a ideia de formar uma plantado do lado direito. As plantas que comprei vêm com 3 ou 4 pés cada uma... Acho que os vou separar e espalhar para intensificar a mancha verde =)

Depois mostro o resultado ::D:

 

Já agora digo que plantas tenho no aquário:

 

Do lado direito: Lagarosiphon Major

No centro (a vermelha): Alternanthera Reineckii / Rosaefolia

Lado esquerdo: Calomba Carolinia grün / vert

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora... já mudifiquei o aqua... Deu-me um trabalhão a por aquelas plantinhas no meio fixas ao chao... tive de as prender a uma coisa pesada e só depois enterrá-las! Espero que gostem! cabecadura

 

14dl7.jpg

 

Próximo passo: colocar um caracol xD... para a semana ;)

Quando aquelas plantinhas da esquerda se desenvolverem mais e as da direita lá atrás também.. acho que isto vai ficar um show :P lol

Quanto ao musgo de java... está à janela a ver se cresce :sleeping:

 

Obrugado por tudo pessoal ;)

Editado por FO_ox
whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem... se me permites, aqui vai o que eu penso:

 

1- fizeste muito bem em retirares as outras pedras, eram muitas e grandes para tão pouca água;

2- não consigo perceber se o tronco está enterrado no areão, mas experimentaste outra forma de o colocares de modo a que não ocupar tanta área (e disfarçar o termostato)?

3- deves atar o musgo já ao tronco por 3 motivos:

- não terás que mexer no aquário mais tarde, sujeitando-te a desenterrares involuntariamente as outras plantas;

- o musgo será mais uma planta a contribuir já para o equilibrio biológico;

- quanto mais depressa o introduzires, mais rápidamente ele se agarra e ganha forma, tornando o aspecto do aqua mais natural.

4- as podas das plantas que aí tens, podem ser enterradas directamente no areão onde depressa ganharão raízes.

5- quanto à alternanthera, espero enganar-me, mas não vejo grande hipóteses de sobreviver, tanto mais que está colocada na zona mais sombria de aquário.

6- coloca um fundo liso no vidro de trás e vais ver que fica logo outra coisa (para além de esconder os cabos)

 

diverte-te com teu novo 'brinquedo'! :)

 

p.s.- reparei agora que queres colocar o musgo na pedra (dificil pelo formato arredondado, mas não impossível...) e não no tronco, mas pensa na minha sugestão. ;)

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem... se me permites, aqui vai o que eu penso:

 

1- fizeste muito bem em retirares as outras pedras, eram muitas e grandes para tão pouca água;

2- não consigo perceber se o tronco está enterrado no areão, mas experimentaste outra forma de o colocares de modo a que não ocupar tanta área (e disfarçar o termostato)?

3- deves atar o musgo já ao tronco por 3 motivos:

- não terás que mexer no aquário mais tarde, sujeitando-te a desenterrares involuntariamente as outras plantas;

- o musgo será mais uma planta a contribuir já para o equilibrio biológico;

- quanto mais depressa o introduzires, mais rápidamente ele se agarra e ganha forma, tornando o aspecto do aqua mais natural.

4- as podas das plantas que aí tens, podem ser enterradas directamente no areão onde depressa ganharão raízes.

5- quanto à alternanthera, espero enganar-me, mas não vejo grande hipóteses de sobreviver, tanto mais que está colocada na zona mais sombria de aquário.

6- coloca um fundo liso no vidro de trás e vais ver que fica logo outra coisa (para além de esconder os cabos)

 

diverte-te com teu novo 'brinquedo'! :?

 

p.s.- reparei agora que queres colocar o musgo na pedra (dificil pelo formato arredondado, mas não impossível...) e não no tronco, mas pensa na minha sugestão. :crazyeyes:

 

Eu ando à procura daqueles fundos de papel engelhado a imitar a rocha, quero arranjar um acastanhado acho que vai ficar porreiro... talvez siga o teu concelho do musgo... mas so tenho mesmo um bocadinho de musgo! do tamanho da ponta de dois dedos juntos! Se fosses tu punhas já?

 

Quanto ao tronco a tapar o termostato, antes tinha-o na posição inversa mas gosto mais assim. O termostato daqui a uns tempos deverá ser tapado por umas plantas... Portanto não há crise... Agora é deixar desenvolver ;)

Editado por FO_ox
whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, não importa a quantidade. muito ou pouco, ele vai sempre ter um periodo de adaptação, por isso quanto mais cedo, mais depressa o vais ver a crescer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.