smiling whisper Publicado Janeiro 22, 2008 Share Publicado Janeiro 22, 2008 boas. Tenho um aqua de 60L, e tenho nele 2 Kinguios, e 5 Corydoras (água a 22ºG). Gostaria de colocar mais uns peixinhos para compor o aquario( minha opinião), no entanto já encontrei em alguns sites possibilidades, no entanto agradecia que partilhassem comigo alguma da vossa experiência para me guiar nesse assunto, sendo que adoraria ter um betta, mas já pesquisei e eles dizem que a temp indicada é acima de 25ºG!! no entanto já tive pessoal amigo que leigos como eu os mantinham a temp. normal. Agradeço desde já o vosso auxilio. cumprimentos marques Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tyutry Publicado: Janeiro 22, 2008 Share Publicado: Janeiro 22, 2008 BOAS primeiro tens ai dois peixes (kinguios) que crescem muito para esse aquario o aconselhado sao 200L. betas nao pois sao agresivos e depois vao incomodar os outros hatitantes. a melhor solução é dares ou venderes os kinguios e optares por peixes de agua quente mais pequenos compativeis com o ph da tua agua. Citar O meu Nano 30l os meus diys Filtro Externo para lago DIY e para quem gosta de tartarugas... Mundo das tartarugas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Janeiro 22, 2008 Share Publicado: Janeiro 22, 2008 Bem. Começando pelo inicio. Deixo-te aqui informação sobre um dos peixes que tens para reveres se o tens em condições. Na minha opinião, tens 2 espécies incompativeis, corydoras que querem aguas quentes e o kinguio que requer água no máximo a 20cº. Para além de que é um peixe que pode atingir os 30cm, ou seja, em 60L não está bem. Kinguio Com isto quero dizer que não deves pensar em mais peixes ou compatibilidades enquanto os que tens não tiverem nas devidas condições. Mas atenção, isto é a minha opinião, outra virão certamente:) Abraço e boa sorte Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
smiling whisper Publicado: Janeiro 22, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 22, 2008 boas. Desde inicio que sabia que esta minha questão seria alvo de discordia. No entanto após consulta de diversos sites, mtos deles tb discordam, cheguei a isto: -temperatura ideal do aquário deve ser entre 17 a 30ºC. Variações de temperatura acima de 5ºC podem ser fatais. -até 30 cm quando criado em lagos, nos aquários não se desenvolve tanto, sendo normalmente inferior a 15cm (neste caso usei a regra do 1Litro/cm de peixe, pelo que dois dava 30L, pelo que me sobra espaço, não estou a considerar os corydoras pq o seu espaço não intrefere com a movimentação dos kuinguios) -O betta já o vi tb em aquarios comunitários, e não vi marcas de agressão para com outros, estou mais preocupado com a temp da água. Mas ainda qto aos kuinguios, apesar das opiniões contrárias, não me levem a mal, mas eu adoro-os, são ponto assente no aquario e ainda pra mais estão muito melhor naquele aquario do que num daqueles da loja, num rest chinês sem espaço ou pior, num aqua. tijela na casa de um puto qq a andar a mexer neles só por gozo. De qualquer modo agradeço todas as opiniões e se possivel gostaria de aprender algo sobre plantas aquaticas compativeis com os meus lindos, plantas pequenas, resistentes e de pouca manutenção. Isto porque eu quero garantir um pouco mais de veracidade e qualidade de vida a eles. Os melhores cump. Marques Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Janeiro 22, 2008 Share Publicado: Janeiro 22, 2008 Boas, A temperatura a que tens o aquário não é a melhor para os peixes. Um pouco alta para os kinguios, um pouco baixa para as corydoras. Para os kinguios essa temperatura é até aceitável, mas vai ainda mais agravar o teu problema: falta de espaço no futuro. Com essa temperatura eles vão crecer mais depressa. Bettas eu também não colocaria. Precisam de temperaturas um pouco mais altas. A regra que referiste serve apenas como um guia inicial. Quero dizer com isto que, e imaginando que se tem um aquário de 100 litros, não se deve lá colocar dois peixes de 40 cm só porque assim se fica abaixo da regra de 1cm/l. Tens que fazer as contas com todos peixes e não apenas com aqueles dos níveis superiores. Resumindo, na minha opinião deverias arranjar um espaço alternativo para os kinguios, mas lá tá, se não houver alternativas no imediato e se queres mesmo ficar com eles então aí acho que deves retirar as corydoras e ficares só com esses dois. Plantas com esses meninos é um bocado difícil, eles arrancam-nas. Espero que não leves a mal o que foi escrito neste tópico, muitos dos que aqui estão se calhar também começaram com kinguios (como eu). Citar One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Teixeira Publicado: Janeiro 22, 2008 Share Publicado: Janeiro 22, 2008 Eu vou colocar isto de forma simples... Se existir uma equivalência a animais terrestres, os Kinguios serão equivalentes a Porcos e sujam que se farta ! A carga orgânica proveniente de 2 Kinguios para a dimensão do aquário é demais! Acredito que tudo correrá bem durante 1 ano eventualmente dois ( conheço pessoas que os torturam em espaços inferiores por esse periodo de tempo) mas eventualmente acabarão por morrer intoxicados. Para poderes 'sentir' a diferença, imagina-te numa cela selada que abre uma vez por semana (simulação de TPA), tens lá uma sanita mas ela entupiu, consegues viver é um facto, mas durante quanto tempo? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Janeiro 22, 2008 Share Publicado: Janeiro 22, 2008 Se a intenção é "ter peixes para ficar bonito" não sei que sugerir mais. Se a intenção é dar as melhores condições possiveis aos peixes, pensa bem no que foi dito, porque tens dois caminhos: - ou optas por um tipo de peixes (mesma temperatura, ph, dimensões adequadas ao aquario) - ou ficas sem peixes, porque morrem. Quando dizes "não estou a considerar as corys porque o seu espaço não interfere" estas a cometer um GRANDE erro, primeiro porque as corys andam por todo o aquario na mesma e para além disso produzem materia organica como os outros, ou seja, não é por os peixes "pararem" em zonas diferentes do aquario que não enxem de lixo. As dicas correctas já te foram dadas, agora cabe a ti decidir. Tu justificas o teu "erro" com o erro dos outros, lojas, chineses, etc.. lá por os outros fazerem mal não tens que fazer. É a mesma coisa que eu achar ridiculo um leao de um circo fexado numa jaula a vida toda e como tal decidir meter um leao numa jaula no meu jardim de casa. Com esse aqua consegues criar um habitat agradavel a muitos peixes, não e preciso "sacrificar" nenhum. Abraço e boa sorte Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo HC Matias Publicado: Janeiro 22, 2008 Share Publicado: Janeiro 22, 2008 Bem, eu sou da opinião que se podem manter peixes que crescem bastante em aquario menores, desde que não excedam o tamanho razoavel para lá estarem e que quando isso acontecer sejam mudados para um em mais condições... :D No entanto, se pretendes mante-los, tens de ter o melhor sistema de filtragem possivel! No minimo 10x o volume do aquario, portanto estamos a falar de 600L/h. A temperatura da água está mesmo no ponto para as coridoras (dependendo da especie mas em principio...), embora um pouco acima no caso dos kingos. Mas realmente não te aconselhava a colocares mais peixes... esses que tens já são muitos e em breve serão demasiados. Além disso, os kingos são agressivos e são perfeitamente capazes de devorar um peixe mais pequeno como um guppy ou tanictis que seriam os únicos, dentro do mais comum, que poderias manter a essa temperatura e com o pH recomendado para kingos. Plantas, podes manter, mas apenas plantas de folha dura como anubias (agarradas a rochas - NAO SE PLANTAM) seria a melhor opção. Eventualmente vallisernias, mas vao levar umas dentadas. Se estiveres mesmo interessado em montar um aquario de "água fria" em condições, aconselho-te a comprares os 3 ultimos volumes da Bioaquaria, que incluem cada uma um artigo sobre isso! :D Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Janeiro 23, 2008 Share Publicado: Janeiro 23, 2008 Bem, eu sou da opinião que se podem manter peixes que crescem bastante em aquario menores, desde que não excedam o tamanho razoavel para lá estarem e que quando isso acontecer sejam mudados para um em mais condições... No entanto, se pretendes mante-los, tens de ter o melhor sistema de filtragem possivel! No minimo 10x o volume do aquario, portanto estamos a falar de 600L/h. A temperatura da água está mesmo no ponto para as coridoras (dependendo da especie mas em principio...), embora um pouco acima no caso dos kingos. Mas realmente não te aconselhava a colocares mais peixes... esses que tens já são muitos e em breve serão demasiados. Além disso, os kingos são agressivos e são perfeitamente capazes de devorar um peixe mais pequeno como um guppy ou tanictis que seriam os únicos, dentro do mais comum, que poderias manter a essa temperatura e com o pH recomendado para kingos. Plantas, podes manter, mas apenas plantas de folha dura como anubias (agarradas a rochas - NAO SE PLANTAM) seria a melhor opção. Eventualmente vallisernias, mas vao levar umas dentadas. Se estiveres mesmo interessado em montar um aquario de "água fria" em condições, aconselho-te a comprares os 3 ultimos volumes da Bioaquaria, que incluem cada uma um artigo sobre isso! Cumps As anubias podem-se plantar, desde que não se enterrem os rizomas. :D Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Diogo Publicado: Janeiro 23, 2008 Share Publicado: Janeiro 23, 2008 Eu, em relação a este assunto, já deixei de me pronunciar faz meses, mas vou-me aqui repetir: Se nos metessem num cubo com 50 cm de lado quando nascemos, tambem cabiamos. Mas será que só cresciamos conforme o tamanho dessa "casa"? Com os peixes é igual. A conversa do "eles crescem conforme o tamanho do aquário" é treta, e da grande. Tenho dito... Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
smiling whisper Publicado: Janeiro 23, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 23, 2008 boas novamente! Após ler as vossas opiniões, que basicamente são concordantes,pelo que tenho que repensar o assunto, os goldies são intocáveis, os corys vamos ver -dependendo dos custos inerentes. -Qual a dimensão de um aquario indicado para ter os 2 kuinguios, os 5 corys e talvez mais 2 peixes compativeis com ambos? a manutenção seria igual?( é que trocar a água semanalmente neste ainda se aguenta, agora trocar mta mais será complicado) Qto ás plantas vou optar pelas vossas sugestões. Uma vez mais obrigado pelos coments Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Teixeira Publicado: Janeiro 23, 2008 Share Publicado: Janeiro 23, 2008 boas novamente!Após ler as vossas opiniões, que basicamente são concordantes,pelo que tenho que repensar o assunto, os goldies são intocáveis, os corys vamos ver -dependendo dos custos inerentes. -Qual a dimensão de um aquario indicado para ter os 2 kuinguios, os 5 corys e talvez mais 2 peixes compativeis com ambos? a manutenção seria igual?( é que trocar a água semanalmente neste ainda se aguenta, agora trocar mta mais será complicado) Qto ás plantas vou optar pelas vossas sugestões. Uma vez mais obrigado pelos coments Cumprimentos Considera um aquário com 500 litros ! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo HC Matias Publicado: Janeiro 23, 2008 Share Publicado: Janeiro 23, 2008 (editado) boas novamente!Após ler as vossas opiniões, que basicamente são concordantes,pelo que tenho que repensar o assunto, os goldies são intocáveis, os corys vamos ver -dependendo dos custos inerentes. -Qual a dimensão de um aquario indicado para ter os 2 kuinguios, os 5 corys e talvez mais 2 peixes compativeis com ambos? a manutenção seria igual?( é que trocar a água semanalmente neste ainda se aguenta, agora trocar mta mais será complicado) Qto ás plantas vou optar pelas vossas sugestões. Uma vez mais obrigado pelos coments Cumprimentos Ainda bem que reflectistes nisso. De facto mais tarde ou mais cedo terias de optar por um aquario maior. Com ~200L e já estás a fornecer condições adequadas para eles... Mas sim, vai dificultar a manutenção! Vou-te fazer um resumo do que está nos artigos sobre aquariofilia de água fria na Bioaquaria (volumes 4 e 5. Ainda não tenho a 6): TEMPERATURA: podem estar a temperaturas sub-tropicais perfeitamente devido ao metabolismo adaptavel. ESPAÇO: 80 cm de aquario - minimo para ter 3 kingos; 150 cm ideal! AREAO: tipico areao de aquario, granulometria mais elevada, para ser mais facil de aspirar a muita sujidade produzida! COMPATIBILIDADES: são peixes de cardume, logo devem viver em grupos (adquirires mais um kingo era interessante); no artigo estão presentes tanictis e coridoras plateus como compativeis. Recomenda-se também de SAEs e ampularias... mas sempre com cuidado com o tamanho dos peixes em relação aos de água fria, o que pode originar perseguições e mortes se for muito diferente. FILTRAÇÃO: compromisso entre capacidade maxima de filtração do filtro e a não agitação excessiva da água, já que os kingos gostam de águas mais paradas. Mas para 200L --> filtração de 2000L/h! PLANTAS: Anubias, vallisernias, echinodorus de grandes folhas e fetos de java. Acho que aqui já tens uma base para pegares e pensares no que queres realmente fazer. Editado Janeiro 23, 2008 por Diogo HC Matias Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Janeiro 23, 2008 Share Publicado: Janeiro 23, 2008 boas novamente!Após ler as vossas opiniões, que basicamente são concordantes,pelo que tenho que repensar o assunto, os goldies são intocáveis, os corys vamos ver -dependendo dos custos inerentes. -Qual a dimensão de um aquario indicado para ter os 2 kuinguios, os 5 corys e talvez mais 2 peixes compativeis com ambos? a manutenção seria igual?( é que trocar a água semanalmente neste ainda se aguenta, agora trocar mta mais será complicado) Qto ás plantas vou optar pelas vossas sugestões. Uma vez mais obrigado pelos coments Cumprimentos Como já foi dito, deves optar por peixes com habitat´s identicos, não peixes de agua mais para o frio (kingos) e mais para o quente (corys). A dimensão ideal para os kingos como já foi dito, são aquários de grandes litragens, para manter kingos e corys não faz sentido, são peixes completamente diferentes, com necessidades diferentes. É o mesmo que meter no polo norte, um gajo do equador, habituado a altas temperaturas sem hipotese de se aquecer e esperar que sobreviva. É possivel, mas não se irá sentir muito bem. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts