Quanto custa um aqua?

Cris_Nunes

Recommended Posts

Passa na secção de nanos, para veres que mesmo com um aquario pequeno se pode ter um pedaço de natureza em casa (mas nao sigas o meu exemplo que isto foi muito mal planeado :crazyeyes: ).

Mal planeado ou não, não te admito que fales mal do Manhã Submersa! (erhhh,... pois, o aquário é teu e portanto se há quem o possa criticar és tu.. mas não interessa, não to admito biggrin.png' alt=':biggn:'> )

Agora a sério.

Acho que esses kits já não estão a 70 euros, julgo que agora custam 50 (mas tens de comprar termostato). O mal de quem quer iniciar acaba por ser a iluminação. Isto porque com o dinheiro que se gasta num kit, compra-se uma coisa em condições, já com filtro e termoestato, mas sem a iluminação.

No teu caso, eu apostava no kit da aquapor. A única coisa que terias de fazer era tirar o carvão activo do filtro de origem e meter umas cerâmicas biológicas. Depois, com o tempo, poderias fazer três coisas:

1- Continuar com o que estava

2- Comprar um maior e fazer um investimento maior

3- crescer gradualmente nesse aquário: investir num filtro de cascata, eventualmente por iluminação nova... essas coisas.

E se pensas por guppies, tem cuidado, vão te dar muitos alevins e vais ter que arranjar forma de eles poderem crescer. E tens de fazer um ciclo do azoto muito bem feito! Não menos que um mÊs!

Força e bem vinda!

Partilhar nas redes sociais

• Replies 124
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu até estou com medo porque já vi que isto é viciante... e um aquário maior só mesmo quando tiver a minha casa :crazyeyes:

Em relação aos peixes a colocar o que falei foi um exemplo, depois de ver quais as dimensões do aqua que vou comprar e de por aquilo tudo operacional tenho que pesquisar um bocado mais acerca da fauna mais apropriada...

É que queria fazer uma coisa bonita, tenho visto aqui aquas, nem muito grandes, mas muito giros, com uma decoração mt fixe e animais magnificos...

Uma pergunta: é muito dificil manter plantas no aquario?? É que fica muito mais bonito... Vi um aqui que tem uma espécie de "relvado" (desculpem lá a falta de termos técnicos) que está msmo giro!

A ver se este fds tenho algum tempo para dar uma vista de olhos aqui numa loja ou assim...

Obrigada pela ajuda toda que têm dado

Olá novamente Cris!

Ora uma das poucas coisas que não mudava no meu inicio em aquariofilia seriam as plantas com que comecei: elodeas e vallisernias! Manutenção supersimples, poucas exigencias e mesmo sem cuidados especiais ficam bonitas. Outras dentro do mesmo genero são anubias e fetos... também poderás pensar em algumas rotalas.

Tapete é que já é mais complicado... é conveniente teres CO2 injectado e iluminação superior a 1W/L para o ideal desenvolvimento do mesmo... Aconselhava-te a deixares para daqui a mais um tempo numa perspectiva de evolução :D

Peixes para começar, quase toda a gente acaba por começar com viviparos. Mas há conjuntos de peixes fantasticos para se manterem em aquarios pequenos:

ciclideos anões (ramirezi, apistogramas, kribensis), peixes-paraiso (o peixe-paraiso agulha é lindo!!!!), mini-botias (estas são um bocado raras e carotas - nunca vi nenhuma a venda) e depois como equipa de limpeza também tens coridoras anãs, os sempre uteis otos e invertebrados!

A aquariofilia é um mundo! :D :D

Editado: esqueci-me de dizer os primeiros peixes que falei têm manutenção dificil... mas com muita dedicação não há nada que não se consiga! (errr... talvez fazer crescer dinheiro nas arvores mas isso é outra historia!)

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Olá novamente Cris!

Ora uma das poucas coisas que não mudava no meu inicio em aquariofilia seriam as plantas com que comecei: elodeas e vallisernias! Manutenção supersimples, poucas exigencias e mesmo sem cuidados especiais ficam bonitas. Outras dentro do mesmo genero são anubias e fetos... também poderás pensar em algumas rotalas.

Tapete é que já é mais complicado... é conveniente teres CO2 injectado e iluminação superior a 1W/L para o ideal desenvolvimento do mesmo... Aconselhava-te a deixares para daqui a mais um tempo numa perspectiva de evolução :D

Peixes para começar, quase toda a gente acaba por começar com viviparos. Mas há conjuntos de peixes fantasticos para se manterem em aquarios pequenos:

ciclideos anões (ramirezi, apistogramas, kribensis), peixes-paraiso (o peixe-paraiso agulha como chamam no brasil é lindo!!!!), mini-botias (estas são um bocado raras e carotas - nunca vi nenhuma a venda) e depois como equipa de limpeza também tens coridoras anãs, os sempre uteis otos e invertebrados!

A aquariofilia é um mundo! 8) :D

Para principio tenho mesmo que começar com umas coisas simples... Tenho que ver então das plantas, para ficar uma coisa bem bonita!! Já estou super entusiamada, mas agora tenho que estudar não posso passar muito tempo à procura :D

No fds tenho de arranjar um espacinho para dar uma vista de olhos por umas lojas!

Uma pergunta: é muito dificil manter plantas no aquario?? É que fica muito mais bonito... Vi um aqui que tem uma espécie de "relvado" (desculpem lá a falta de termos técnicos) que está msmo giro!

O "relvado", demora algum tempo a criar, eu tenho um a desenvolver, vamos la ver o que sai:)

Mas respondendo à tua pergunta, musgo de java, fetos de java, anubias, vallisnerias, Egeria densa são plantas que não me deram qualquer problema a "criar".

Quanto ao ser viciante, posso te dizer que num mês e meio comprei 2 aquarios 60x30x30, um 100x30x40 (já muito bem equipado) e nem te falo do dinheiro que investi, lol, agora com o 100x30x40, estou já noutro de 80cm, algo como 80x30x40..ehhe.

Boa sorte:)

O "relvado", demora algum tempo a criar, eu tenho um a desenvolver, vamos la ver o que sai:)

Mas respondendo à tua pergunta, musgo de java, fetos de java, anubias, vallisnerias, Egeria densa são plantas que não me deram qualquer problema a "criar".

Quanto ao ser viciante, posso te dizer que num mês e meio comprei 2 aquarios 60x30x30, um 100x30x40 (já muito bem equipado) e nem te falo do dinheiro que investi, lol, agora com o 100x30x40, estou já noutro de 80cm, algo como 80x30x40..ehhe.

Boa sorte:)

Isso é que é investimento...

Eu agora tenho mesmo que me ficar pelo que vou comprar, pode ser é que depois monte um nano, mais pequenito, só com umas plantas ou assim (ai o que eu já estou para aqui a inventar, ainda nem tenho o primeiro :D)

Isso é que é investimento...

Eu agora tenho mesmo que me ficar pelo que vou comprar, pode ser é que depois monte um nano, mais pequenito, só com umas plantas ou assim (ai o que eu já estou para aqui a inventar, ainda nem tenho o primeiro :snipersmile:)

É bom sinal, estas em sintonia:)

Prepara-te que a partir do primeiro, quando começares a saber mais sobre os teus peixes, vem a parte da reprodução, etc..etc.. e ai pronto, salve-se quem puder que a casa fica cheia de aquarios..ehhe.

Mais uma vez boa sorte e que tudo corra bem, nunca esquecer para este hobbie - PACIÊNCIA!! MUITA PACIÊNCIA :puppydogeyes:

Quanto mais calma e paciência tiveres, melhor! Tudo fica melhor e acabas por encontrar tudo muito mais barato.

Estou a acabar um Malawi de 360L brutos e não gastei mais do que 450 aereos. É muito dinheiro, mas é barato! Posso-te dizer que foi tudo feito com muuuuita calma, demorei mais de dois meses só para o contruir, tendo estado quase 1 mês antes disso a pensar em materiais e a informar-me. E só daqui a um mês vou ter peixada, logo 4 meses para montar o aqua com peixes! Mas valeu a pena. Além de estar tudo exactamente como queria, poupei talvez 50% daquilo que teria gasto se tivesse sido tudo à pressa e "ao remendo".

Força e dedicação!

Quanto mais calma e paciência tiveres, melhor! Tudo fica melhor e acabas por encontrar tudo muito mais barato.

Estou a acabar um Malawi de 360L brutos e não gastei mais do que 450 aereos. É muito dinheiro, mas é barato! Posso-te dizer que foi tudo feito com muuuuita calma, demorei mais de dois meses só para o contruir, tendo estado quase 1 mês antes disso a pensar em materiais e a informar-me. E só daqui a um mês vou ter peixada, logo 4 meses para montar o aqua com peixes! Mas valeu a pena. Além de estar tudo exactamente como queria, poupei talvez 50% daquilo que teria gasto se tivesse sido tudo à pressa e "ao remendo".

Força e dedicação!

A aquariofilia vai fazer de mim uma pessoa mais paciente :puppydogeyes:

Pois, realmente é um bom investimento, mas para mim é impensável fazer grandes despesas agora porque não sou independente financeiramente...

Mas pronto, vou começar com calma, porque quero mesmo fazer uma coisa à maneira.

A aquariofilia vai fazer de mim uma pessoa mais paciente :snipersmile:

Posso afirmar que é uma grande terapia, é que eu de paciente não tenho nada, e no 3º aquario já estou a ter muita paciência..hehe..nos outros dois foi com pouca paciência, felizmente correu bem, mas não recomendo:)

:puppydogeyes:

Posso afirmar que é uma grande terapia, é que eu de paciente não tenho nada, e no 3º aquario já estou a ter muita paciência..hehe..nos outros dois foi com pouca paciência, felizmente correu bem, mas não recomendo:)

Cá pra mim tas é a ficar velho :tongue:

love you

dmscaping_mini_forum.jpg

Surgiu-me mais uma dúvida... Estava a ler aquele tópico com os passos para os estreantes na aquariofilia e reparei que existem vários tipos de filtro para por nos aqua.

Como quando for vendo dos aquarios já quero ter uma ideia mais ou menos do que vou comprar queria saber qual o mais aconselhado no meu caso?

Ou com os kits vem algum tipo especifico??

Acima de tudo e respondendo a esta tua última pergunta de filtros, julgo que continues a estar limitada pela componente financeira.

Se procurares sempre o melhor de cada componente, vais facilmente passar de 100 euros gastos, para mais do dobro!! E com isso um pouco de "desmotivação" financeira.

É do consenso geral que os melhores filtros são os externos: primeiro por não ocuparem espaço no aquário, segundo por serem mais acessiveis na hora da manutenção. Já deves ter lido que deves ter um filtro de 4 a 5 vezes, o volume do teu aquário, mas podes ter de 2x a 9x, e geralmente os kits que encontras das marcas mais acessiveis aproximam-se deste valor mais baixo, pelo que normalmente não deves sobrecarregar de fauna estes aquários de "kits". O único inconveniente são mesmo os kits que têm os filtros "colados", e que depois tens que gramar sempre com ele, mesmo que arranjes dinheiro para um outro filtro melhor!

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Acima de tudo e respondendo a esta tua última pergunta de filtros, julgo que continues a estar limitada pela componente financeira.

Se procurares sempre o melhor de cada componente, vais facilmente passar de 100 euros gastos, para mais do dobro!! E com isso um pouco de "desmotivação" financeira.

É do consenso geral que os melhores filtros são os externos: primeiro por não ocuparem espaço no aquário, segundo por serem mais acessiveis na hora da manutenção. Já deves ter lido que deves ter um filtro de 4 a 5 vezes, o volume do teu aquário, mas podes ter de 2x a 9x, e geralmente os kits que encontras das marcas mais acessiveis aproximam-se deste valor mais baixo, pelo que normalmente não deves sobrecarregar de fauna estes aquários de "kits". O único inconveniente são mesmo os kits que têm os filtros "colados", e que depois tens que gramar sempre com ele, mesmo que arranjes dinheiro para um outro filtro melhor!

Hum... ok, obrigada!

Bem, agora tenho que "gramar" com o que vier com o kit, se bem que seria de evitar um que tivesse o filtro "colado" né?

Depois vou juntando um dinheirinho e fazendo umas melhorias no aqua...

Sim cris, evita isso... se começares com um filtro mais fraquinho depois vais querer mudar.

Novamente aconselho os filtros externos. Como a maioria deles são bem carotes tenta ver alguns de cascata que na minha opinião são do melhor para aquarios não muito grandes! Só não são bons para reprodução de anabantideos porque destroi os ninhos, mas julgo que não estás para ai virada... pelo menos por agora.

Os internos são mais economicos e não são maus, mas eu prefiro os externos pelas razoes que o jose já te disse.

dmscaping_mini_forum.jpg

Estamos a falar de um aqua de 40cm, filtros externos nao fazem sentido.

Começa com o que vem com o KIT, depois tenta mudar para um de cascata.

Se não tens grande dinheiro, sujeita-te ao que vier e depois vais adaptando ao teu gosto.

Abraço

Estamos a falar de um aqua de 40cm, filtros externos nao fazem sentido.

Começa com o que vem com o KIT, depois tenta mudar para um de cascata.

Se não tens grande dinheiro, sujeita-te ao que vier e depois vais adaptando ao teu gosto.

Abraço

A ideia vai ser mesmo essa, até porque a minha mãe é que começou com a história de querer um aqua, mas uma coisa simples, como já tivemos há uns anos. Mas fiquei eu encarregue de pesquisar... e já me apercebi que fizemos muita asneirada antes. Peixes de água fria num aqua relativamente pequeno, não tinhamos grandes cuidados com a qualidade da água etc...

Como tal tenho que ir explicando aos meus pais o porquê de isto estar a sair um pouquito mais caro do que o previsto, porque não quero agarrar num globo e meter lá um peixe para dentro... mesmo assim não posso fazer grandes investimentos, que isto vida de estudante já se sabe! ;)

À medida que for vendo equipamente vou postando aqui para pedir opiniões, porque como já referi ainda não sei se vou comprar um de 40 ou 60cm, vai depender muito dos preços e do equipamento em si!

Mais uma vez muito obrigada pela ajuda, o fórum está mesmo altamente :D

Os filtros que vêm nos kits de 54L da aquapor fazem 300L/h. Como na melhor das hipóteses terás uns 45-50 litros no teu aqua, dá mais de 6x o volume útil! Claro, debita muito e filtra pouco, mas é suficiente para começar. Depois, passado uns meses, já com a primeira "leva" de dinheiro "Esquecida", podes investir num de cascata (os melhores para aquas pequenos, externos são excelentes mas não se justificam).

Força!

Eu actualmente ando a ver alguns de cascata, há muita coisa no mercado, o meu problema é o barulho que poderão fazer da água a cair..

tenho que ver isso bem, há muita oferta:)

Pois isso é uma dor de cabeça , o barulho. Basta baixar um bocado o nível da água, começa logo a fazer barulho...lá tem um gajo de ir meter a água em falta...tinha esse problema quando tinha os aquários no quarto onde durmo. Agora deixei de ter, pois tenho um quarto só para a bicharada ehhe.

Num aquário desse tamanho ou metes um interno ou cascata e está safo. Metes aí um externo e simulas os rápidos africanos...

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Pois isso é uma dor de cabeça , o barulho. Basta baixar um bocado o nível da água, começa logo a fazer barulho...lá tem um gajo de ir meter a água em falta...tinha esse problema quando tinha os aquários no quarto onde durmo. Agora deixei de ter, pois tenho um quarto só para a bicharada ehhe.

Num aquário desse tamanho ou metes um interno ou cascata e está safo. Metes aí um externo e simulas os rápidos africanos...

O aquário era para ir para a cozinha mas a minha mãe já disse que se calhar na sala ficava mais bonito, e como é na ponta oposta dos quartos... Além disso três hamsters a roer e a andar na roda durante a noite já nos habituaram a algum barulho! :(

Mais tarde então optas por isso. Também não é muito caro..

Agora importa que consigas um KIT o maior possivel, depois, para menos de 60Litros tens por exemplo os:

EHEIM Liberty 100 que custam prai 20€.

Abraço

Mais tarde então optas por isso. Também não é muito caro..

Agora importa que consigas um KIT o maior possivel, depois, para menos de 60Litros tens por exemplo os:

EHEIM Liberty 100 que custam prai 20€.

Abraço

Pois é! Amanhã devo ter que sair por isso aproveito para ver aqui na loja ao pé da minha casa. 2ª vou a outra loja também...

O meu problema além dos preços é que não percebo muito de marcas e do que será melhor, ou seja, se houver kits com aquas do mesmo tamanho ms com preços diferentes, devido ao restante equipamento, não sei muito bem o que compensará (isto se as diferenças de preço não forem muito grandes)!

vê tudo, escreve e depois põe aqui para o pessoal ajudar.

Importante:

Litragem do aquario e dimensões.

Watts de luz

Filtro (potencia)

Termostato (quantos watts)

é o mais importante..o resto que vier, é palha!

Acho que não me esqueci de nada:)

Não te esqueças de comprar testes para medir os valores da agua.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!