Recommended Posts

Publicado (editado)

boas,

comprei 3 camaroes numa loja e agora estou com alguma dificuldade em identifica-los.

Na loja comprei-os como sendo camarao cristal. Contudo acho que tenho 2 de uma espécie e outro de outra... Por isso agradecia que alguém me ajudasse na identificação ;)

Reparei na loja que pelo menos 2 deles quando foram metidos no saco eram azuis, nao tinha reparado porque a parede de fundo dos aquas onde estavam era também azul.

Agora já estão num pequeno aqua só para eles mas o azul não se nota muito, em vez disso parece-me que um deles está com tons verdes e outro está castanho com uma risca mais clara e bem visivel pelo corpo.

aqui deixo algumas fotos:

-este é o tal que é ligeiramnete maior que os outros dois e tem tons castanhos com a risca ao longo do corpo

DSC04361.jpg

DSC04358.jpg

DSC04356.jpg

-e estes são os outros dois que são do mesmo tamanho, sendo um o que tem as tonalidades de verde

DSC04440.jpg

DSC04434.jpg

DSC04407.jpg

DSC04336.jpg

DSC04321.jpg

DSC04332.jpg

desculpem a quantidade de fotos e a qualidade das mesmas... :)

Editado por jorgefpf

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Publicado:

Olá Jorge.

Não são muitos os camarões identificados que possuem risca castanha no dorso e que têm a capacidade de mudar de cor.

As espécies que me vêm à cabeça são:

- Caridina babaulti ssp.

- Caridina fernandoi

Pelas fotos, eu diria que se trata de um Caridina fernandoi porque o rostrum não é tão longo como o dos Babaulti.

Pode até tratar-se de outra espécie completamente diferente e desconhecida mas, dentro das identificadas, é a que me parece ir mais ao encontro da espécie que referi.

Cumprimentos,

André

Publicado:
Olá Jorge.

Não são muitos os camarões identificados que possuem risca castanha no dorso e que têm a capacidade de mudar de cor.

As espécies que me vêm à cabeça são:

- Caridina babaulti ssp.

- Caridina fernandoi

Pelas fotos, eu diria que se trata de um Caridina fernandoi porque o rostrum não é tão longo como o dos Babaulti.

Pode até tratar-se de outra espécie completamente diferente e desconhecida mas, dentro das identificadas, é a que me parece ir mais ao encontro da espécie que referi.

Cumprimentos,

André

Boas André,

o que é o rostrum ?!?!?!? :unsure:

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Boas Marco.

O rostrum é a extremidade da carapaça, a zona da carapaça por cima da mandíbula que afunila e faz um bico. É uma das características anatómicas que os investigadores usam para classificar/identificar espécies. ;)

Publicado:
Boas Marco.

O rostrum é a extremidade da carapaça, a zona da carapaça por cima da mandíbula que afunila e faz um bico. É uma das características anatómicas que os investigadores usam para classificar/identificar espécies. ;)

Ok .. e dizes que os dos babaulti são mais compridos do que os dos fernandoi, mas apenas tendo uma delas como consigo comparar ?!?!?

A minha pergunta prende-se por eu já ter postado uma vez para identificar uns camarões (com uma foto pior que má), mas são muito identicos a estes aqui descritos. ainda receei que fossem heteropoda, mas estão juntos com red's à uns bons 6 meses ou mais e não noto cruzamentos entre eles e já lá vão algumas gerações. e sempre me inclinei para os babaulti... mas agora baralhaste-me ..... ;):crazyeyes: :crazyeyes: ainda mais ....

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

Publicado:

Olá André Silvestre, antes de mais obrigado pela ajuda nyah

Eu tinha andado pelo google a ver o que poderia ser e encontrei precisamente essas duas possibilidades. Contudo, tal como tu penso serem caridinas fernandoi pelo menos a primeira deve ser de certeza mas as outras duas já nao sei bem... como ja disse em cima são diferentes desta: são ligeiramente mais pequenas (só um pouco) e são menos castanhas ou quase não têm castanhos. Noto é um ponto de cada lado do corpo e têm um padrao tipo faixas na horizontal (tipo as riscas de um tigre) mas na horizontal, contudo estas faixas são muito ténues, mal se vêm. Um deles é que já reparei que tá com uns tons verdes bem visíveis.

Uma pergunta, desculpem a ignorância, as fêmeas costumam ser maiores?

será que a primeira é umaa fêmea e os outros dois um macho? ou será que não são da mesma idade? ou nem da mesma espécie? se calhar são perguntas complicadas... digo eu... :D

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Publicado:
Olá André Silvestre, antes de mais obrigado pela ajuda ;)

Eu tinha andado pelo google a ver o que poderia ser e encontrei precisamente essas duas possibilidades. Contudo, tal como tu penso serem caridinas fernandoi pelo menos a primeira deve ser de certeza mas as outras duas já nao sei bem... como ja disse em cima são diferentes desta: são ligeiramente mais pequenas (só um pouco) e são menos castanhas ou quase não têm castanhos. Noto é um ponto de cada lado do corpo e têm um padrao tipo faixas na horizontal (tipo as riscas de um tigre) mas na horizontal, contudo estas faixas são muito ténues, mal se vêm. Um deles é que já reparei que tá com uns tons verdes bem visíveis.

Uma pergunta, desculpem a ignorância, as fêmeas costumam ser maiores?

será que a primeira é umaa fêmea e os outros dois um macho? ou será que não são da mesma idade? ou nem da mesma espécie? se calhar são perguntas complicadas... digo eu... bigsmile

a ver pelos meus, as 1ªs 3 fotos são femeas e as restantes são machos e sim,

as femeas são maiores que os machos, tem quase todas a risca ao longo do corpo, mais acentuada nas mais acastanhadas, nas esverdeadas, não se nota tanto, e têm uma mancha esverdeada nas costas antes de estarem ovadas

os machos variam entre o acastanhado com essas riscas e o verde, são mais transparentes e mais pequenos.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

Publicado:

boas,

tenho novidades! banana rock

Passei pela loja onde comprei estes camarões e perguntei se sabiam qual era a espécie, disseram-me que eram Camarões Arco-íris... já tinha visto este nome pela net e agora fui ao google e de facto são parecidos, encontrei também algures que as c. fernandoi correspondem aos arco-íris... e podem crescer embora muito pouco frequente até aos 7cm, sendo o mais normal uns 2,5cm...

Apesar de algumas dúvidas creio que são mesmo estes que tenho, mas corrijam-me se estiver enganado :laugh:

Outra novidade é a fêmea ter mudado de casca, ficando mais clara mas com a risca castanho no dorso bem definida, e ficar com muitos e muitos ovos... Deixo aqui uma foto:

DSC04455.jpg

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

• 11 meses depois...
Publicado: (editado)

olá

vou desenterrar este meu tópico ehehe...

já não ando pelo fórum faz uns bons meses mas nestas férias de natal voltei :)

e reparei num tópico aqui que fala de uns camarões comprados na ornimundo, e precisamente à um ano atrás eu também comprei estes 3 na mesma loja...

na altura o nomes mais apontados foram babaulti ou C. fernandoi...

um ano depois lembrei-me de ir ver com mais atenção como estavam as coisas no pequeno aquário onde ainda mantenho a descencência de gerações e gerações dos 3 primeiros 8)

tirei alguns do aquario para os ver contra um fundo branco e encontei isto :roflroll2:

um leque de cores, desde castanhos, amarelo-esverdeados, verdes e azuis:

DSC00086.jpg

DSC00087.jpg

DSC00104.jpg

aqui um dos azuis:

DSC00088.jpg

DSC00102.jpg

DSC00107.jpg

aqui um bem verde:

DSC00141.jpg

e aqui uma com um padrão diferente de castanhos:

DSC00135.jpg