Recommended Posts

Publicado

Boas

tenho um aqua em funcionamento ha cerca de um ano com 8 lts mas acho que é pequeno e entretanto comprei um de 240 lts que ja est com agua e vou por a ciclar amanha assim que tiver o filtro.

sera que posso retirar metade das ceramicas do aqua de 80 lts com um filtro interno (leva poucas ceramicas) para um filtro externo(2224)?

sera que ajuda em alguma coisa?

Publicado:

Ajuda sim sr., o que não significa que o aqua fique logo a bombar. A colónia precisa de crescer. Vai adicionando comida e faz os testes!

Abraço

Publicado: (editado)

nao sei se deves fazer isso pois estas a tirar a colonia de bacterias que ja estao estabelecidas no filtro antigo e a funcionar. e depois ao repores as ceramicas com ceramicas novas vais começar um ciclo de novo para estas ceramicas.

podes sim meter alguma da agua do de 80 litros para ajudar mas nunca tirar as ceramicas do antigo se este tiver em funcionamento....

Editado por tyutry
Publicado:
Boas

tenho um aqua em funcionamento ha cerca de um ano com 8 lts mas acho que é pequeno e entretanto comprei um de 240 lts que ja est com agua e vou por a ciclar amanha assim que tiver o filtro.

sera que posso retirar metade das ceramicas do aqua de 80 lts com um filtro interno (leva poucas ceramicas) para um filtro externo(2224)?

sera que ajuda em alguma coisa?

Eu pessoalmente não o fazia isso, porque tens na mesma que filtrar o resto das ceramicas e materiais filtrantes. Não ganhas nada com isso, se ganhares ganhas uns dias, penso que não é por ai.

Se por acaso fores "desmontar" o de 80Lts podes é por o filtro antigo a bombar no novo, mas mesmo assim terás sempre que dar um tempo para o novo filtro ter a colonia de bacterias.

Haja paciencia, tem que ser:)

Publicado: (editado)
nao sei se deves fazer isso pois estas a tirar a colonia de bacterias que ja estao estabelecidas no filtro antigo e a funcionar. e depois ao repores as ceramicas com ceramicas novas vais começar um ciclo de novo para estas ceramicas.

podes sim meter alguma da agua do de 80 litros para ajudar mas nunca tirar as ceramicas do antigo se este tiver em funcionamento....

Também me parece melhor não tirares, pois corres o risco de ficar com os dois aquários com poucas bactérias.

Eu não percebo muito disto, mas já montei 2 aquas pequenos depois de ter o principal e o mais fácil para apressar um pouco a ciclagem, pelo que li, e que resultou muito bem comigo, é usar o mais possível a água do anterior aquário, e pôr umas cerâmicas novas no antigo (nem que seja no chão, se não couberem no filtro - usa uma meia de vidro para não se espalharem), uns 2 ou 3 dias, para "colarem" umas bacteriazitas e depois pô-las no novo. Se usares um pouco de areia do antigo também ajuda, porque as bactérias também se colam à areia.

Isto resulta muito bem quando se monta aquas pequenos a partir de um grande, dá para reduzir a ciclagem em quase 50% do tempo, mas não deve ser tão eficaz quando se muda de um pequeno para um grande, porque tens que usar mais materiais novos, aí só deve conseguir apressar pr'ái uns 20% do tempo...

Espero ter ajudado alguma coisa.

:snipersmile:

Editado por Icurto
Publicado:

Pela minha experiência, ajuda e bastante. Eu peguei numa esponja que estava noutro aquário e coloquei no aquário novo e passados 15 dias reparei que tinha 0 de amónia e 0 de nitritos, i.e. o ciclo estava feito (talvez até tenha sido mais rápido, mas só testei após duas semanas. Tens que ter em atenção duas coisas:

1 - As bactérias que transformam a amónia em nitritos e nitritos em nitratos estão em toda a água do aquário, mas "agarram-se" preferêncialmente nas matérias filtrantes e no substracto. Por isso se tirares cerâmicas do filtro antigo não estás a prejudicar esse aquário (a menos que retires tudo de uma vez) pois ele rápidamente repõem as bactérias em falta. No entanto se retirares uma grande quantidade mantém-te atento aos níveis de amónia e de nitritos.

2 - As colónias de bactérias crescem até ao nível de 'alimento' que têm disponivel, mas não o fazem instantaneamente. Por isso quando colocares as cerâmicas com bactérias no novo aquário não penses que o ciclo está feito, apenas deste um bom empurão no seu início. Mantém as mesmas precauções quanto a adicionar peixes gradualmente e espaçadamente.

Publicado:

a intenção é so retirar algumas ceramicas (cerca de 25-30%) do filtro em uso so para ajudar o ciclo pq tenho de desmontar o aqua antigo pq isto esta complicado de espaço e a maria a zumbir-me aos ouvidos....

se ganhar 2 ou 3 dias ja compensa......

obrigado a todos pela vossa ajuda.

abraços

Publicado:
a intenção é so retirar algumas ceramicas (cerca de 25-30%) do filtro em uso so para ajudar o ciclo pq tenho de desmontar o aqua antigo pq isto esta complicado de espaço e a maria a zumbir-me aos ouvidos....

se ganhar 2 ou 3 dias ja compensa......

obrigado a todos pela vossa ajuda.

abraços

Isso ganhas tranquilamente:)

Publicado:

É mais que certo que sim. Caso se queira apressar ainda mais (não recomendado, mas totalmente possível e em segurança), pode comprar bactérias e seguir as instruções.

Força e boa sorte com o novo projecto!

Publicado:

Faz isso sim... no fundo estás a "semear" as novas massas filtrantes, sem teres de estar à espera que "meia dúzia de bactérias" que "andem por aí" se instalem no filtro.

Para além de ficares logo com bactérias capazes de degradar alguma amónia e nitritos, vai ser mais rápido o estabelecimento de uma colónia maior.

Não as deixes é morrer à fome, nem asfixiadas (nada de demorar entre a colocação das bactérias e o ligar do filtro) - tem também cuidado com as águas de lavagem das novas massas - sugiro que as passes pela água do aquário antigo antes de juntar às outras.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!