peixes a morrerem


cmoutinho

Recommended Posts

Tenho o meu aquário comunitário de 90 litros com alguns peixes a morrer.

O PH, os nitritos, nitratos, dureza.. estão dentro dos valores considerados normais.

Entretanto alguns peixes morreram nestas 2 últimas semanas depois de ter inserido 4 novos peixes (só resta 1 dos 4, uma delas uma espada que está toda "ratada" mas cheia de vida).

Começaram a ficar com "bocados de algodão" nas barbatanas. Disseram-me que era um fungo. Coloquei PROTOZYN e VITAZIN (+ sal) e subi a temperatura. Continauram a morrer.

Passados 4 dias aconselharam-me o BAKTOPUR da Sera, mas os resultados foram os mesmos. Um dos escalares começou a ficar sem a barbatana dorsal e começou a ficar com o topo todo em "carne viva" e morreu.

Já não sei o que fazer. Não sei se é um fungo ou bactérias. O que devo fazer?

Hoje mudei 20% da água.

AJUDEM-ME POR FAVOR!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Tens aí um grave problema de fungos, deves continurar a tratar com o backtopur em conjunto com o ectopur, não deites sal porque os escalares não reagem bem.

Faz o tratamento todos os dias até veres que isso está melhor, convem também durante este tempo teres a luz menos ligada (6 horas). Vai mudando 30% da água, todas as semanas e tem e certeza que o aquário fica bem oxigenado.

Se tiveres carvão no filtro retira-o.

Coloca aí o setup do aquário.

 

Abx

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Vou continuar. Pensei que só se pudesse coluoar um medicamento de cada vez, e vou tirar o carvão.

Entretanto um dos meus espadas morreu, mas pareceu-me um problema nas guelras. Começou com umas pintinahs vermelhas, que se foram alastrando pelo corpo durante 3 dias. e acabou por morrer ontem à noite.

está a ser complicado. O estranho é que todos os outros estão bem (neons, molly balão, um escalar, e os comuns limpa fundos). Os guppies, espadas e o meu escalar de estimação foram-se...

Obrigado pela ajuda

(e peço desculpa pela minha ignorância, mas começei a minha aventura no mundo da aquariofilia há 3 meses..)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Vou continuar. Pensei que só se pudesse coluoar um medicamento de cada vez, e vou tirar o carvão.

Entretanto um dos meus espadas morreu, mas pareceu-me um problema nas guelras. Começou com umas pintinahs vermelhas, que se foram alastrando pelo corpo durante 3 dias. e acabou por morrer ontem à noite.

está a ser complicado. O estranho é que todos os outros estão bem (neons, molly balão, um escalar, e os comuns limpa fundos). Os guppies, espadas e o meu escalar de estimação foram-se...

Obrigado pela ajuda

(e peço desculpa pela minha ignorância, mas começei a minha aventura no mundo da aquariofilia há 3 meses..)

 

Boas

 

Pois, acho que o teu problema foi o carvão no filtro porque o carvão anula os medicamentos que deitas na água, tira o carvão e depois logo dizes que tal correu. As melhoras dos teu peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por incrivel que possa parecer, estive a ver uma gotinha de água ao microscópio, e vi (com uma pessoa entendida na matéria) parasitas (uma cena cor de rosa arredonda a mexer-se imenso) e colónias de bactérias. Recomecei o tratamento como sugeriste. Tenho uma guppie a morrer. Uma das barbatanas já não existe, portanto podes imginar como ela anda. Mas tenho os bébés optimos (pormenor que não salientei) e nasceram mais. encontrei-os agora na zona do filtro. Bebés optimos e a desenvolverem-se lindamente.. A espada toda ratada continua optima e até me parece que está a melhorar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou exactamente com o mesmo problema e já não sei o que fazer

Detectei no sábado que o meu tubarão martelo tinha uma névoa nos olhos e as manchas de algodão a aparecer no corpo, mudei cerca de 30% da agua e iniciei o tratamento com Myxazin, não sei se e o ideal mas foi a única coisa que consegui arranjar no Domingo.

Resultado melhorias nenhumas 14 neos, 6 cobras e 1 gupy mortos.

Na quarta mudei mais 30% de água e iniciei o tratamento com Omnipur e Ectopur e já não sei mais o que fazer tenho aquários a mais de 10 anos e nunca me aconteceu nada do género.

Não adicionei nem peixes e nem plantas não consigo entender de onde apareceram os fungos, os animais estão a sofrer e eu nem durmo, só a pensar nisto.

Em contrapartida as ampularias estão a encher o aquário de ovos.

Alguém sabe a origem destes fungos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Os fungos estão sempre presentes nos aquários mas normalmente os peixes têm protecções contra eles... Provavelmente um dos tus peixes deve se ter cortado nalgum lado ou ficado mais vulneravel e os fungos atacaram e como os outros peixes ainda não tinham defesas ficaram afectados também...

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bacterias, eu resolvi as minhas da seguinte forma:

(também tive o problema das barbatanas)

 

-Tremazol (1ml / 15l)

-12 a 16 horas depois troca de 80% agua

-6 horas depois da troca adicionei 6 colheres sopa de sal grosso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bactopur para essas bactérias e sal marinho ou grosso para os fungos. Se tiveres peixes de couro tipo coridoras esquece o sal. Vais ver que acabas com essa bicheza que te anda a chatear.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já noto melhorias substanciais no meu aquário, estou a fazer o tratamento com Omnipur e Ectopur da Sera, as manchas estão a desaparecer e não morreu mais peixe nenhum.

Reduzi também o tempo de iluminação para 6 horas diárias vamos lá ver se e desta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais