Calha DIY "Apertadinha"


rchoças

Recommended Posts

Boas, desde já agradeço ajuda e comentário (bons ou maus, qualquer uns valem desde que construtivos, para que possamos evoluir, eu principalmente) :puppydogeyes:

O que me leva a postar aqui esta mensagem é a minha nova aquisição:

 

Pic_14529_1.jpg

 

Um aquário de 20 litros brutos, comprado como diz o ditado "gato por lebre", neste caso sendo ao contrário, já que o comprei num hipermercado mas, a pensar que era apenas mais um daqueles aquários de marca branca, qual não é a minha alegria, quando ao abrir a caixa me deparo com a marca: Aquatlantis, isto porque, no móvel onde vou colocar este aquario já existe um outro dessa marca, logo vai parecer que foi tudo comprado assim, o que não é o caso logo, em duas palavras: UM ESPECTÁCULO.

Mas como tudo na vida tem um senão, o aquário não traz iluminação, portanto, vou ter que inventar, mais uma vez, uma luminária para um aquário.

Para isso, já fiz um esquema (mais ou menos, desenho também nunca foi o meu forte), logo foi isto que saiu:

 

Pic_14529_2.jpg

 

Como podem verificar o aquario é indicado a vermelho, sendo que o espaço entre a parte de cima do aquario de 20 litros e a base do aquario grande é de apenas 6 cm, logo o espaço não é muito para luz e manutenção pensei em utilizar um tipo de calha como os carris de comboio para deslocar a lâmpada para a frente e para traz para melhor me poder movimentar.

Espero pelos vossos comentários e criticas e já agora uma ajudinha, mas acho até que não tá mal pensado, como é obvio nada que se compare aos DIY do David Cabete

Obrigado

Cumps.

Editado por rchoças
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me convinha muito, primeiro porque me custou os "olhos da cara", depois porque como tinha dito o espaço é reduzido e com essas calhas iria ocupar muito desse espaço, estava a pensar em colar as calhas com fita adesiva de dupla face, existem no mercado algumas com cola bem forte, o que achas?

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas mesmo assim vai ficar apertado coma as lamapdas

mas podes sempre por umas calhas em L em cada canto apertadas para ficarem a medida da lapada e depois com umas rodas pequenas numa tabua so do tamanho da lampada e a lampada la colada assim sempre que fizeres manutenção puxas a lampada para tras.

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens aqui um exemplo e assim podes por ou uma t5 ou duas lampadas economicas como quiseres e o comprimento disponivel.

 

untitled2.jpg

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas mesmo assim vai ficar apertado coma as lamapdas

mas podes sempre por umas calhas em L em cada canto apertadas para ficarem a medida da lapada e depois com umas rodas pequenas numa tabua so do tamanho da lampada e a lampada la colada assim sempre que fizeres manutenção puxas a lampada para tras.

 

Exactamente, era isso mesmo que eu tinha pensado apenas com algumas nuances, em relação à tábua acho um pouco pesada, estava mais a pensar numa tira de aluminio onde desse para fazer uns furos para colocar os clips para a lâmpada e assim não necessitava das rodas, já que se tornava bastante leve, o que achas?

gostava também de colocar num reflector mas, não sei onde o adquir ou fazer um um, tens alguma ideia?

Obrigado pelas respostas.

cumps

Editado por rchoças
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim so uma chapa tambem pode dar mas tem de ser um pouco grossa para nao entortar com o peso da lampada e com o calor. quanto ao reflector podes fazer um com a propria chapa desde que arranjes uma cinzenta brilhante que refilita bem a luz ou uma chapa qualquer desde que seja forrada com papel de aluminio de cozinha ou outro papel brilhante eu vi outro membro dizer que comprou um que era autocolante.

e dobrada nas pontas. tipo isto

untitled1_2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já o meu obrigado pelo elogio à minha pessoa :? .

 

Porque não optas por uma "armadura" do tipo da foto abaixo? (aliás, a que utilizei na minha mini calha).

 

calha30cm001.jpg

 

Tens várias hipóteses:

 

:arrow: - Colocá-la "deitada", com a lâmpada virada para trás.

 

:arrow: - Com uma pequena chapa de alumínio, que servirá de reflector, envolver a lâmpada, e colocá-la voltada para baixo.

 

:arrow: - Desmontar a "armadura" por completo e fazer um reflector em "U", escondendo toda a parte eléctrica por trás deste.

 

A primeira hipótese parece a mais simples e rápida. Este tipo de armaduras já tem uns pequenos apoios que possibilitam a sua fixação "em pé" ou "deitada".

 

A segunda hipótese parece a mais eficaz.

 

A terceira hipótese seria aquela que eu optaria. Dá mais trabalho, logo, mais gozo a fazer. Mas eu sou masoquista :silly: .

 

 

Daqui a mais umas horitas, coloco fotos de como fazer a segunda hipótese, que quanto a mim, a mais eficaz e com a melhor relação custo/funcionalidade.

 

Quais são as medidas do aquário? Assim já é mais fácil saber que tipo de lâmpada usar, isto em termos de potência.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como o prometido é devido, cá vai disto:

 

 

 

calaper001.jpg

 

"Armadura" e chapa de alumínio polido.

 

 

 

 

calaper002.jpg

 

Marcações das medidas retiradas da "armadura".

 

 

 

 

calaper003.jpg

 

Corte da chapa de alumínio. ( a tesoura está com ferrugem mas corta muito bem... ).

 

 

 

 

calaper004.jpg

 

Chapa já cortada.

 

 

 

 

calaper005.jpg

 

Com a ajuda de um X-Acto, dar um pequeno golpe na chapa.

 

 

 

 

calaper006.jpg

 

Golpes já feitos.

 

 

 

 

calaper007.jpg

 

Chapa de alumínio "entalada" entre duas chapas de acrílico.

 

 

 

 

calaper008.jpg

 

Primeira dobra.

 

 

 

 

calaper009.jpg

 

Segunda dobra.

 

 

 

 

calaper010.jpg

 

Terceira e última dobra.

 

 

 

 

calaper011.jpg

 

Reflector já devidamente "dobrado".

 

 

 

 

calaper012.jpg

 

Fitas adesivas de dupla face.

 

 

 

 

calaper013.jpg

 

Colocação da fita dupla face na "armadura".

 

 

 

 

calaper014.jpg

 

Reflector colada à "armadura".

 

 

 

 

calaper015.jpg

 

Já com a lâmpada no sitio.

 

 

 

 

calaper016.jpg

 

Suportes plásticos de fixação da "armadura".

 

 

 

 

calaper017.jpg

 

Exemplo da colocação dos suportes plástico.

 

 

 

 

Acho, e digo acho, que esta é a melhor solução para o teu caso. Com o mesmo tipo de fita cola de dupla face, colas os suportes ao móvel, e depois encaixas a "armadura" nos referidos suportes.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas essa fita cola nao perde o efeito com o calor

e ele tem o problema de falta de espaço ou seja a lampada tem de estar de forma a que ele a possa tirar do caminho quando precisar de ir ao aqua.

e essas pinças depois podem perder a força ou pior ele as vezes pode partilas enquanto a tira.

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho coisas "presas" com esta fita que nem imaginas.

 

Ele não referiu qual era o espaço que tinha disponível. Esta calha ficou com 4,3 cm de altura, suportes incluídos. Para a retirar, temos de contar com mais 2,0 cm dos suportes, ou seja no total 6,3 cm.

 

Tenho uma "armadura" do mesmo tipo que esta, mas do dobro do comprimento, presa com a dita fita, por cima do lava louças da cozinha, há mais de 3 anos, e ainda não caiu.

 

 

 

Se realmente o espaço é deveras curto, a primeira hipótese que apontei: " icon_arrow.gif - Colocá-la "deitada", com a lâmpada virada para trás.", é a outra opção. Mas, se o espaço é mesmo curto, não estou a ver como vai fazer manutenção ao aquário!

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, David e Tyutry, desde já um muito obrigado pelos vossos comentários e opiniões. David não tens nada que agradecer és uma inspiração e fonte de conhecimento para todos nós e é um prazer seguir os teus trabalhos.

Quanto à questão em sí, o aquario tem de medidas 40x20x25, sendo que , como já tinha referido no primeiro post, a margen de manobra é de apenas 6cm +/-, portanto muito pouca, é verdade para manutenção, mas nada que um pouco de jeito consiga resolver, já que tentei com o aquario vazio todas as hipóteses possiveis de manutenção e como é obvio dá trabalho, mas ainda assim é possivel.

David em relação a essa calha que apresentas-te é muito bem conseguida, alias, vou utilizar essa tua forma de reflector(se não te importares). quanto à calha em sí, é bem mais fácil utilizar uma dessas, já pronta a utilizar, mas assim também não tinha piada nenhuma, acho eu.

Vou pensar naquilo que disses-te, em desmontar uma calha dessas, mas ao principio tava mais virado para utilizar uma outra tecnica tua que vi num dos teus DIY, acho que no filtro UV, em abrir um lâmpada económica para utilizar o balastro electronico, apenas para saber como é :laugh:

Mais uma vez muito obrigado pelas vossa opiniões, vou dormir sobre o assunto, já que as cervejas de hoje tão a começar a fazer efeito #food

Amanha (hoje) digo mais alguma coisa.

Cumps.

Editado por rchoças
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de uma boa noite de sono a pensar sobre o assunto, resolvi que iria fazer a calha, mais ou menos como o David disse, (espero que não te importes?). Fiz uma ronda aqui em Portalegre pelos Hipermercados e claro, Chineses, à procura de material e de mais algumas ideias e, o que saiu foi, o que vou passar a explicar, espero que gostem e aprovem, criticas serão sempre bem vindas.

Passo a explicar:

 

O material que usei e, que se revelou bem em conta, foi o seguinte:

 

1- Metro de U em alumínio c/ 0.5 cm de largura - 2.95€

1- Metro de lâmina de alumínio c/ 2 cm de largura - 2.35€

1- Fita bi-adesiva extra-forte - 4.75€

1- Calha de iluminação 8W - 4.50€

 

Como podemos verificar todo conjunto ficou por menos de 15€, o que não é nada mau, para o que eu queria.

 

Deixo então aqui algumas fotos e comentários de todo o processo:

 

Pic_14529_11.jpg

Imagem de todo o material adquirido, foi utilizado também mais algumas coisas, como: serra de cortar ferro, lima para ferro (o que só utilizei depois de me ter cortado, Burro).

 

Pic_14529_12.jpg

Pormenor da calha de iluminação comprada nos chineses

 

Pic_14529_13.jpg

Convém sempre fazer um plano antes e, tirar todas as medidas, "não vá o diabo tece-las" :rainbowafro:

 

Pic_14529_15.jpg

Todas as peças cortadas e prontas a serem utilizadas. Como o espaço que tinha disponível era de 47.5 cm de comprimento e de 30 cm de largura, mais os 6 cm disponíveis entre o aquário e o tampo do outro aquário, optei por cortar o U com 20 cm e a lâmina com 38 cm, dado que a calha tinha 36 cm de comprimento, para ficar com espaço para ela entrar dentro do U.

 

Pic_14529_16.jpg

Colocação da fita bi-adesiva, na calha.

 

Pic_14529_17.jpg

Quer a calha, quer os U em alumínio levaram a fita em todo o seu comprimento, optei por não poupar, para ter a certeza que não descolava, apesar da fita ter sido o mais caro disto tudo!

 

Pic_14529_18.jpg

Depois de todas as medidas passadas e revistas procedi à colocação dos U, devo dizer que não foi nada fácil, já que quando aquilo agarra, agarra mesmo.

 

Pic_14529_19.jpg

Pic_14529_20.jpg

Aqui já com a calha posta e a funcionar, faltando ainda colocar o reflector, made by david, mas não consegui arranjar uma folha de alumínio suficientemente grande para o fazer, talvez amanhã.

 

Pic_14529_21.jpg

Como podem verificar, ainda não esta terminado preciso de arranjar uma maneira para esconder toda a calha, aceitam-se propostas!!

 

Pic_14529_3.jpg

Vista geral de todo o conjunto.

 

Espero, sinceramente que tenham gostado, a mim deu-me um gozo enorme.

Até a proxima, sim porque haverá um proximo DIY...

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a unica ideia que tenho é aproveitares a ideia do "David Cabete" da chapa reflectora, mas fazes um lado maior que o outro de maneira a que fique quase do tamanho do espaço aberto ou seja quase os 6cm e ao comprimento tambem mais comprida para ocupar todo o espaço assim fica toda tapada.

assim com essa parte maior virada para fora podes tapar o buraco e nao se ve a lampada. (so nao faças muito grande que é para passar por cima do aquario quando precisares de fazer manutençao....

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Depois de uma boa noite de sono a pensar sobre o assunto, resolvi que iria fazer a calha, mais ou menos como o David disse, (espero que não te importes?). Fiz uma ronda aqui em Portalegre pelos Hipermercados e claro, Chineses, à procura de material e de mais algumas ideias e, o que saiu foi, o que vou passar a explicar, espero que gostem e aprovem, criticas serão sempre bem vindas.

 

Não sei onde moras, mas posso descobrir :crazyeyes: . Se não quisesse "autorizar" as "minhas ideias", não as expunha aqui! Guardava só para mim. O espírito do DIY, ( traduzindo para português corrente: "Faz tu mesmo, tendo ideia próprias ou copiadas de outros que eles não se devem importar e mesmo que se importem façam queixa ao Ministro das Obras Públicas" ), é partilhar as nossas ideias com os outros, de modo a realizar nós mesmos algo que nos é preciso, pondo a funcionar a nossa capacidade criativa, fazer funcionar alguns neurónios, e quando possível, poupar alguns trocos! Adiante.

 

Tenho de confessar que só hoje é que vi que querias fazer uma calha apoiada numa espécie de "carril"! Quando "li" pela primeira vez o tópico, fi-lo na diagonal! Escapou-me essa parte. Como queria era fazer qualquer coisa, e estava sem ideias, meti logo mãos à obra.

 

Agora para ficar perfeito, basta seguires a sugestão do "tyutry":

a unica ideia que tenho é aproveitares a ideia do "David Cabete" da chapa reflectora, mas fazes um lado maior que o outro de maneira a que fique quase do tamanho do espaço aberto ou seja quase os 6cm e ao comprimento tambem mais comprida para ocupar todo o espaço assim fica toda tapada.

 

Não sei onde puderás na tua zona encontrar a tal chapa de alumínio polido, como aquela que eu utilizei, mas deve haver de certo numa dessas grandes superfícies, que se dediquem mais a esse tipo de artigos. Tipo um BricoMarché por exemplo! Foi lá que comprei a minha chapa. Tens aí em Portalegre um! Se a disposição for idêntica, essas chapas estão mesmo ao lado das calhas de alumínio. São, se não me engano, chapas de 50x50 centímetros. Guardas o que sobrar, que mais tarde irá ser preciso!

 

Vai mostrando os melhoramentos para o pessoal ver.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez aos dois, é um prazer partilhar as nossas ideias.

Quanto à questão do reflector, por acaso era para ter passado no Brico, mas como praticamente, estou lá todos os fins de semana a procurar materiais e ideias, decidi procurar no Maxmat, mas ainda amanhã lá vou ver dessas folhas, depois digo alguma coisa.

Eu sei que aqui não é o lugar para isso, mas vem a propósito, devido à quantidade que Watts que a lâmpada tem (8 W), mas gostava de saber, que esp´´ecies de peixes poderia eu colocar neste aquário. Primeiro tinha pensado em criar um Biótopo asiático, para Bettas, até já adquiri uma quantidade "jeitosa" de Cryptocoryne para o fazer, mas agora estou mais tentado em colocar uns quantos killies, o que acham?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A minha mini calha, que tem uma lâmpada de apenas 6 watts, está precisamente num aqua do Betta da Menina. Eles não precisam de muita luz. Agora para os Killies não faço a mínima ideia. Em relação à flora, mais especificamente a Cryptocoryne, este tipo de planta não é exigente quanto à iluminação, mas qual é a espécie especifica? Cryptocoryne wendtii "green", Cryptocoryne wendtii "brown", Cryptocoryne x willisii ou Cryptocoryne undulata? As três primeiras não são exigentes, qualquer tipo de iluminação serve, mas a última já requer uma iluminação média.

Em último caso, se precisares de colocar mais luz, colocas uma outra "armadura" colada a essa! Caso resolvido ;) .

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas se é para ter killis vais ter de ter isso bem selado pois eles sao optimos puladores para fora do aqua. (é uma caracteristica natural.)

quanto a iluminação pelo que li no topico dos killis eles nao precisam de grande luz mas mete la um topico com essas perguntas ninguem melhor que eles para te dar uma ideia e tambem ao tipo de especies vegetais que podes ter ai...

mas ve aqui...

http://pwp.netcabo.pt/jlfab/

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A minha mini calha, que tem uma lâmpada de apenas 6 watts, está precisamente num aqua do Betta da Menina. Eles não precisam de muita luz. Agora para os Killies não faço a mínima ideia. Em relação à flora, mais especificamente a Cryptocoryne, este tipo de planta não é exigente quanto à iluminação, mas qual é a espécie especifica? Cryptocoryne wendtii "green", Cryptocoryne wendtii "brown", Cryptocoryne x willisii ou Cryptocoryne undulata? As três primeiras não são exigentes, qualquer tipo de iluminação serve, mas a última já requer uma iluminação média.

Em último caso, se precisares de colocar mais luz, colocas uma outra "armadura" colada a essa! Caso resolvido :wacko: .

Cumps.

 

Pois eu também acho que eles não necessitam de muita luz, quanto as plantas tenho as Brown e as Willissii, tenho ainda outras que não sei o nome tenho ainda que estudar bem isso. Se necessitar mesmo de mais luz sou bem capaz de comprar mais uma calha, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas se é para ter killis vais ter de ter isso bem selado pois eles sao optimos puladores para fora do aqua. (é uma caracteristica natural.)

quanto a iluminação pelo que li no topico dos killis eles nao precisam de grande luz mas mete la um topico com essas perguntas ninguem melhor que eles para te dar uma ideia e tambem ao tipo de especies vegetais que podes ter ai...

mas ve aqui...

http://pwp.netcabo.pt/jlfab/

 

Pois eu já tinha tido kilies, mas não correu muito bem, porque me morreram os Australe "gold", que um amigo meu me deu.

Quanto à grande dor de cabeça dos saltos, não deveria ser grande problema, já que o aquariovem fornecido com duas tampas de vidro, em que apenas está cortado um dos cantos de cada uma delas, portanto não deveria ser grande problema, mas obrigado, pelas sugestões.

depois coloco aqui a evolução.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como o prometido é devido, aqui ficam as restantes fotos, neste caso, referentes ao reflector, em folha de alumínio brilhante.

Sempre pensei que desse mais trabalho, mas em 1 hora "nas calmas", ficou feito e a bombar. Só falta mesmo é as plantas e peixes, mas isso fica para mais tarde.

 

Pic_14529_22.jpg

Este foi o material que utilizei, como podem ver a folha de alumínio tem 50x25 e custou a módica quantia de 6.75€, tirando a tesoura que também comprei o resto já ca tinha.

 

Pic_14529_23.jpg

Marcações na folha (peço que desculpem o fotógrafo, é um Bronco nisto... EU)

 

Pic_14529_24.jpg

Reflector já cortado

 

Pic_14529_26.jpg

Voltei a colocar a todo o comprimento fita bi-adesiva, para ter maior segurança

 

Pic_14529_27.jpg

Reflector já aplicado sobre a fita, depois de ter sido dobrado e medido, para caber no sítio

 

Pic_14529_28.jpg

Colocado, já no sítio, não sei se dá para reparar, mas s laterais do reflector, foram deixadas abertas de propósito para não aquecer em demasia, já que o reflector fica mesmo encostado ao vidro superior do aquario.

 

Pic_14529_30.jpg

Vista geral de todo o conjunto

 

Pic_14529_29.jpg

Aqui sem flash.

 

Diga-mos que me deu um enorme prazer fazer esta calha, ficou barata, tendo em conta, que o espaço era apertado e no mercado, não consegui encontrar nenhuma. Mas ainda bem que optei por esta, pude-me divertir e distrair bastante, durante alguns dias, o que sabe sempre bem depois do trabalho.

Espero sinceramente que tenham gostado

Até a proxima

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só falta uma coisita para ficar perfeito! A parte branca, de plástico, pintar de preto! Aí sim, fica 5 estrelas!

 

Aqui fica mais uma vez demonstrado que o que interessa é haver entreajuda! Bitaites daqui e dali e lá surgiu mais um DIY digno desse nome. :D

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só falta uma coisita para ficar perfeito! A parte branca, de plástico, pintar de preto! Aí sim, fica 5 estrelas!

 

Aqui fica mais uma vez demonstrado que o que interessa é haver entreajuda! Bitaites daqui e dali e lá surgiu mais um DIY digno desse nome. :happy:

Cumps.

 

Pois é, tens toda a razão. com o entusiasmo de fazer isto colei todas peças e nem sequer me lembrei de pintar, a calha mais o reflector ainda dá para fazer, mas os carris, vai ser mais complicado, por que também ficavam bem pintados.

Ainda vou estudar isto, nem que tenha de tirar a fita.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas agora sim esta a calha pronta.

mas eu estava a pensar noutra maneira de por o reflector, em vez de ser logo a segir a lampada ia ficar por cima da parte branca (na me lembro do nome :mrgreen: ), assim tapavas a parte branca sem mais pinturas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Também podia ser, mas como o espaço é pouco ao optar por essa solução e para conseguir uma boa reflecção teria de aumentar o ângulo com o que o reflector foi dobrado, levando a que a área deste fosse muito maior, o que iria dificultar ainda mais a manutenção, não achas?

 

Já agora deixem-me agradecer mais uma vez a ti e também ao David

Muito obrigado

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais