altura de dar fertelizante


João José Pimentel

Recommended Posts

Boas

Após de andar a fazer umas pequenas pesquisas pela net,principalmente por aqui,fiquei com uma pequena duvida em relação na aplicação do fertelizante liquido,e a minha duvida é esta:

a fertelização aplica-se após o t.p.a(é q eu tenho feito semenalmente) ou como li q a melhor altura,é um ou dois dias antes de fazer o t.p.a?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:popcorn: nao sou nenhum pró, mas acho que faz muito mais sentido fazer a fertelizaçao após a tpa, porque se o fizeres antes estas a fazê-la em vão umas vez que vais retirar a agua fertilizada!

O meu aquario AQUI

Feedback nos negócios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:popcorn: nao sou nenhum pró, mas acho que faz muito mais sentido fazer a fertelizaçao após a tpa, porque se o fizeres antes estas a fazê-la em vão umas vez que vais retirar a agua fertilizada!

 

Nem mais.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor altura é: continuamente. O melhor compromisso é diariamente, a partir dai é sempre cada vez pior. De semana a semana é mesmo só para aguentar as plantas...

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

eu também tenho interesse neste post, desde já as minhas desculpas ao João Pimentel.

 

Eu não tenho substrato, apenas coloquei umas bolas de fertelizante enterradas junto as raizes, ainda não coloquei fertelizante liquido, acham que o devo fazer? já agora com que intervalo de tempo?

 

cumprimentos

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Após de andar a fazer umas pequenas pesquisas pela net,principalmente por aqui,fiquei com uma pequena duvida em relação na aplicação do fertelizante liquido,e a minha duvida é esta:

a fertelização aplica-se após o t.p.a(é q eu tenho feito semenalmente) ou como li q a melhor altura,é um ou dois dias antes de fazer o t.p.a?

 

 

A melhor altura é: continuamente. O melhor compromisso é diariamente, a partir dai é sempre cada vez pior. De semana a semana é mesmo só para aguentar as plantas...

 

Acho que ele estava a falar das TPA's...

 

Bom dia,

 

eu também tenho interesse neste post, desde já as minhas desculpas ao João Pimentel.

 

Eu não tenho substrato, apenas coloquei umas bolas de fertelizante enterradas junto as raizes, ainda não coloquei fertelizante liquido, acham que o devo fazer? já agora com que intervalo de tempo?

 

cumprimentos

JJ

 

Depende dos testes. Pessoalmente, eu digo que para manter um plantado, um substrato fértil é essencial. Outros discordarão. É a lei da vida...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até mesmo num fertilizante ''semanal'' daqueles que supostamente têm tudo,e onde nas instruções diz para dar x por litro semanalmente e até de 4 em 4 semanas, é muito melhor repartirmos a dose em doses mais pequenas.Mas neste tipo de fertilizante falta sempre NO3 e PO4,e esses fertilizantes supõem que todos os aquas têm estes 2 nutrientes em excesso ou na dose certa,e isso não é verdade,há alguns casos,seja por haver poucos peixes ou por o aqua ter uma filtragem muito boa,etc,que há ligeira carências destes 2 Macros,ou só de um.

 

Mesmo que dêem esse fertilizante,o aqua pode ter falta de NO3 ou mesmo PO4,e as plantas nunca vingarão.

Nada se compara a uma fertilização cuidada e diária de Macros.

 

Contudo os Micros e uma das doses de Ferro+ faço sempre depois da tpa semanal.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até mesmo num fertilizante ''semanal'' daqueles que supostamente têm tudo,e onde nas instruções diz para dar x por litro semanalmente e até de 4 em 4 semanas, é muito melhor repartirmos a dose em doses mais pequenas.Mas neste tipo de fertilizante falta sempre NO3 e PO4,e esses fertilizantes supõem que todos os aquas têm estes 2 nutrientes em excesso ou na dose certa,e isso não é verdade,há alguns casos,seja por haver poucos peixes ou por o aqua ter uma filtragem muito boa,etc,que há ligeira carências destes 2 Macros,ou só de um.

 

Mesmo que dêem esse fertilizante,o aqua pode ter falta de NO3 ou mesmo PO4,e as plantas nunca vingarão.

Nada se compara a uma fertilização cuidada e diária de Macros.

 

Contudo os Micros e uma das doses de Ferro+ faço sempre depois da tpa semanal.

 

 

E se ligasse ao que eles dizem nas instruções possivelmente era 1 subsídio só para fertilizantes. Não falando nas algas e outros problemas que isso nos podia causar.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E se ligasse ao que eles dizem nas instruções possivelmente era 1 subsídio só para fertilizantes. Não falando nas algas e outros problemas que isso nos podia causar.

O que queres dizer com isso?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As quantidades a adicionar que os fertilizantes "comerciais" indicam, e aqui refiro-me sobretudo aos micros, são muitas vezes excessivas para um grande nº de aquários. Do tipo: adicione 5ml de ferro por cada 10l do aquário aquando das tpas e de 3 em 3 semanas 5ml para cada 20l.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D dizer 5ml ou dizer 5 bananas vai dar ao mesmo :D (não tem intenção de ofender :D )

 

depende muito do fertilizante em causa.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um fertilizante X se disser 5ml para 10L semanalmente, por ex. é tudo o que temos de saber,em relação a doses a administrar. Se o aqua tiver 100L temos de pôr 50ml/semana. Agora se o nosso aqua precisa de mais ou menos fertilizante de que o indicado na embalagem isso já é outra história.

 

Eu penso que isso depende e varia de aqua para aqua: por ex. tenho um aqua em que meto mais Ferro+ do que o aconselhado na embalagem,porque o aqua precisa. Já o PO4 meto 1/3 da dose aconselhada. O que diz na embalagem é apenas para nos orientarmos,valores médios portanto.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

Andei um pouco fora ,por isso à já bastante tempo q ñ tinha possibilidade de ver o tópico

desde já agradeço a vossa coloboração.O q eu costumo fazer é colocar fertelizante após os t.p.a´s e a meio da semana colocar npk da nutrafin alem disto tenho florenette A da sera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu dizia no outro tópico,fertilizar com Macros individualmente é a melhor (e mais segura) maneira de fertilizar. O NPK é bom para o inicio de um aqua,em que por não ter peixes e pouca carga orgânica não há PO4 e NO3 disponiveis para as plantas.Mas depois com a entrada dos peixes e maturação do aqua este cenário altera-se.

 

NO3 e PO4 já serão precisos apenas em menor quantidade(mas sempre necessários),e excessos são sempre desagradáveis.

 

Uma palavra para os Micros de 2 marcas: não sei se repararam mas os Micos da Horizonte Aquático trazem Magnésio incluido,já os da Flourish Trace(Seachem) não trazem. Não quero dizer que um é melhor que o outro por causa disto,mas (e porque agora tenho o da Seachem) tive de comprar Sulfato de Magnésio para suprir esta falta.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais