Aquário quarentena/hospital


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tenho algumas dúvidas sobre a construção e manutenção de um pequeno aquário, o mais genérico possível, para servir para quarentena e hospital, se necessário, e agradecia a vossa ajuda.

 

Basicamente sei que vou precisar de um aquecedor, talvez uma bomba de ar, uns esconderijos e umas plantas artificiais. A luz e substrato pelo que percebi devem ficar fora deste tipo de aquários e fica a faltar uma coisa, o filtro. E aqui é que surgem as minhas dúvidas! Que tipo de filtro devo colocar para ter boas condições para os peixes deste aquário?

 

Li em algum lado que seria bom ter uns peixes resistentes como residentes deste aquário, para manterem o filtro, mas isso ia-me obrigar a ter mais outro aquário para os alojar quando estivessem deslocados, e isso não me agrada muito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não coloco nada, apenas vidro, termóstato e um filtro interior.

A grande vantagem de não colocares nada no aquário é a parte da limpeza, mais facilmente aspiras o fundo.

Se tiveres o filtro no aquário principal, é só retira-lo para o hospital quando necessário, usas a água do aquário principal e assim não tens de manter dois aquários.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As "decorações" serviriam apenas para os peixes se sentirem mais protegidos e não stressarem tanto.

 

Tenho algum receio em partilhar os equipamentos entre o aquário principal e o de quarentena, principalmente o filtro. Em principio quando o filtro passa do aquário principal para o temporário não existe nenhum problema mas vamos supor que a quarentena não é suficiente e o filtro fica com alguma infecção? Outra problema será no caso do hospital, a medicação pode destruir as bactérias no filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só passas o filtro para o aquário principal quando já não precisares dele, então se já passas-te o peixe não vejo porque não passar o filtro, mas se ficares mais descansado podes sempre ferver as esponjas.

No caso de a medicação em causa matar as bactérias do filtro, então não vai existir nenhum filtro que evite que isso aconteça mas sempre serve ar fazer circular a agua e respectiva filtragem mecânica.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais as dimensões desse possivel aquario?

 

Um aquario "hospital" deve ter o menos coisas possiveis exactamente devido à limpeza, se um peixe esta infectado e é mantido naquele aquario, quando o peixe recupera devemos ter um grande cuidado em limpar tudo a 100%, se não, passo uns tempos temos um peixe com uma infecção diferente e quando o pomos no hospital, tratamos uma e ele lá apanha outra.

 

 

Uma metade de coco ou esse tipo de coisas é o ideal, é so tirar, ferver bem e ta novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes esses kits de supermercado são bastante caros, se fosse eu ia procurando aui no forum na secção de ofertas, aparecem uns bastante em conta, e para aquario hospital se tiver um risco ou outro, penso que não é importante, mas é tudo uma questão de numeros, é só fazeres as contas.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não coloco nada, apenas vidro, termóstato e um filtro interior.

A grande vantagem de não colocares nada no aquário é a parte da limpeza, mais facilmente aspiras o fundo.

Se tiveres o filtro no aquário principal, é só retira-lo para o hospital quando necessário, usas a água do aquário principal e assim não tens de manter dois aquários.

 

 

Boas!

 

Qual é o filtro "ideal" para um aquário hospital com cerca de 40 litros?

 

Obrigado

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Qual é o filtro "ideal" para um aquário hospital com cerca de 40 litros?

 

Obrigado

 

Um de cascata é uma das hipoteses:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.