Recommended Posts

Publicado (editado)

O meu aqua tem 112L; 100W de luz e CO2. A minha solução de KCl está na razão de 1ml de solução - 1ml de K.

Para manter sempre o K nos 20ppm,quanto K terei de adicionar diariamente? Se colocar por ex. 15ml (que é quanto estou a colocar agora) as plantas consumirão todo o K? Terei de colocar 20ml diariamente para ter sempre os 20ppm de K no aqua?

Pergunto isto para ver se chego a uma conclusão exacta,de momento não vejo falta de K nas plantas,mas não quero te-lo em excesso sem necessidade...

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Olá.

Boa pergunta Zogli... se não aquela que é a mais difícil de responder em termos de plantados (isto para quem não tem no mercado testes de potássio).

Eu costumo aconselhar que fertilizem o potássio na ordem de 1:10 e 1:2 relativamente, ao Fosfato e Nitrato que adicionem.

Como é óbvio, isto não é tão simples quanto parece, pois podemos ter algo mais que a fertilização, que forneça nitratos e fosfatos ao nosso aquário. Nomeadamente, a comida dos peixes...

Ou seja, com isto eu quero dizer, que não é por hoje termos, sei lá, 0.5 ppm de PO4 e 5 ppm de NO3, e amanhã termos 0.75 de PO4 e 15 ppm de NO3, apesar de termos fertilizado com Potássio, que as plantas não tenham consumido Nitratos e Fosfato.

Experimenta, após fazeres uma TPA, não dar comida aos peixes por uns dias, e não fertilizar com NO3 e PO4. Isto num aquário mais maturado e não no início...

Com isto, consegues ver quantos ppm de NO3 e PO4 consome o teu aquário, para o valor de K que adicionaste. Toma atenção, caso um dos NO3 ou PO4 esteja perto de zero... pois sem um, as plantas não assimilam nenhum.

Bem... isto é o que eu faço, aliado a grandes TPA's... podem até não ser muito frequentes (quando o aquário já está maturado), mas servem para quê? Por vezes, como não temos acesso a testes para todos os parâmetros do aquário, não sabemos se estamos a criar algum excesso de um qualquer nutriente que a longo prazo se possa tornar problemático... daí que eu perfira fazer grandes TPA's.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Bem, por acaso também sempre tive esta duvida! Eu para 120L adiciono 7.5ppm por dia . Como as plantas estão bem verdinhas, penso que seja o suficiente!

Publicado:

Obrigado pela resposta Luis Fortunato! Já agora que estou com a mão na massa,há outra coisa que não tenho a certeza,nisto dos nutrientes: qual é a cadeia de consumo das plantas,tem algo a ver com o NPK? Por ex. se não houver NO3 suficiente,o tal nutriente não é consumido da melhor forma,por sua vez se não houver nutriente x...ai por diante.

Não sei se me fiz explicar... :rainbowafro:

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:
Bem, por acaso também sempre tive esta duvida! Eu para 120L adiciono 7.5ppm por dia . Como as plantas estão bem verdinhas, penso que seja o suficiente!

E a tua solução é a de Cloreto de Potassio? Com que doses fizeste a mistura?

Zog Li