Duvidas sobre Betta

fabio_TMR

Recommended Posts

Boas!

Ofereceram um aquario ao meu afilhado que deve levar +/- 16l de agua (no maximo), igual a este:

AZ4.jpg

Acho que o melhor peixe para por la será um betta, visto que ele tambem tem 7 anos, será um optimo peixe para se iniciar na aquariofilia, estou certo? :wink:

Estou a pensar em por areao, uma pedra e um pequeno tronco, uma anubia e um termoestato para manter a temperatura nos 25º.

A minha duvida é em relação ás TPA's. Quantas e em que quantidade se deve fazer neste caso? Tinha pensado em 10% de 2 em 2 dias, ou seria melhor 5% todos os dias?

O que devo fazer quanto ao ciclo inicial da agua? Para ajudar pensei em utilizar 5 ou 6l da retirados de um dos meus aquas para juntar na restante agua da torneira. E depois? O que devo fazer ate introduzir o peixe? (é que isto de nao por filtro esta a dar-me um bocado a volta á cabeça...) :P

Desde ja o nosso muito obrigado a quem me ajudar a ajuda-lo :crazyeyes:

Abraço, Fábio R.

DSC07143-2-1.jpg

Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio,

Excelente ideia iniciarem o miúdo nesta curte dos peixinhos.

Parece-me que tens quase tudo o que é preciso, não sei é porque é que não consideras a hipótese de colocar um filtro de esponja (para um Betta, acho que será suficiente, e até não são carotes). Assim o puto aprendia logo que para ter um peixe com alguma qualidade de vida em cativeiro é preciso fornecer-lhe as melhores condições possíveis, ou seja boa água...

Nesse caso, a água do teu aqua já ciclado iria acelerar a fixação de bactérias na esponja, o que seria “ouro sobre azul” e aí o trabalho das tpa seria reduzido, o que sem dúvida a mão ou o pai apreciarião.

Anúbia é uma boa ideia, se bem que eu ache que o miúdo ainda podia curtir mais com um feto de java, eles têm um bocado a mania de perder as folhas velhas quando se mudam os parametros da agua, mas depois começam a nascer folhinhas atrás umas das outras e para um miudo de 7 anos é capaz de ser mais giro observar o crescimento do feto... Repito anúbia tb é uma boa opção, só que é mais estática e o puto vai pensar que o único ser vivo no aqua é o peixe.

Boa sorte.

Um abraço,

Carlos

Realmente essa ideia do feto é muito melhor do que a anubia, ja que assim sempre ha mais alguma coisa a "mexer" dentro do aquario... :crazyeyes:

Em relacao ao filtro so tinha pensado nao pôr porque os bettas nao gostam de muita agitação na agua,certo? Teria de arranjar algum que fizesse aí 1l/h, o que se calhar num aquario tao pequeno iria fazer uma grande corrente na mesma,nao? :?

Depois tambem temos a questao de que qualquer filtro por mais barato que seja vai ser sempre um grande investimento para o aquario em questao, nao estou ainda dentro dos preços de filtros tao pequenos, mas tenho de ver... So por isto é que tinha pensado em nao por filtro, apesar de concordar contigo que com filtro seria melhor...

Ainda assim, supondo que nao se poe o filtro, alguem me sabe responder á questao das TPA's?

Lembrei-me de outra coisa, ja que nao deve ser aconcelhavel colocar um corydora para fazer as limpezas, nao deve haver problema em colocar uma ampularia,o que acham? :roll:

Obrigado pelas respostas cheers

Abraço, Fábio R.

DSC07143-2-1.jpg