ruimorim Publicado Janeiro 15, 2008 Publicado Janeiro 15, 2008 Bem, aproveito para colocar em discussão os FILTROS... Filtro INTERNO (por ex: BioBOX) ou Externo... Gostaria de ver opiniões e casos... Citar O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
ruimorim Publicado: Janeiro 15, 2008 Autor Publicado: Janeiro 15, 2008 Esta discussão porquê? A informação que me passaram, informa que os filtros externos são um tanto ao quanto melhores que as BioBox. Aproveito e exibo umas fotos minhas, com filtros BioBox: http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0..._280_217226.jpg Será que poderia ter um melhor habitat com os externos? Citar O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
vitorfranco Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 Eu penso que o melhor filtro é o externo, no meu caso tenho um interno e outro externo. A fantagem do interno é que semanalmente mudo a lã de vidro que tenho logo em cima, assim não tenho muito trabalho com limpezas. Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
pamivelmo Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 Atenção que há aqui um dado importante, a questão em si não é a biobox, porque se tivermos uma biobox, não quer dizer que a filtragem seja boa, isso depende da bomba e materiais filtrantes que lá pomos, ou seja, a questão está entre a filtragem interna (que pode estar na bio box), ou externa. E esta discussão foi "debatida" à pouco tempo, julgo que no sub forum - equipamentos técnicas e manutenção. Abraço Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
vitorfranco Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 Atenção que há aqui um dado importante, a questão em si não é a biobox, porque se tivermos uma biobox, não quer dizer que a filtragem seja boa, isso depende da bomba e materiais filtrantes que lá pomos, ou seja, a questão está entre a filtragem interna (que pode estar na bio box), ou externa. E esta discussão foi "debatida" à pouco tempo, julgo que no sub forum - equipamentos técnicas e manutenção. Abraço esta agora não precebi... Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
ruimorim Publicado: Janeiro 15, 2008 Autor Publicado: Janeiro 15, 2008 Para alem da minha BioBox, o restante descreve-se por: Bomba 700L/h alt 40cm Jager 150W dentro e um externo de 50W, na outra ponta Matérias filtrantes: 2 camadas Bio-filtrante SERA Siporax, também usado nos externos, 2 camadas Lã vidro 2 camadas Esponjas 15ppi e 35ppi Citar O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
pamivelmo Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 Tu não podes dizer se uma biobox é boa ou má, porque o importante é o material que a compõe. Se não me engano, bio box é apenas a "caixa" onde pomos o termostato, bomba e materias filtrantes certo? Ou seja, dizer que uma biobox é boa ou má, depende desse material que lá está dentro. Se tiver uma biobox com uma bomba fraca, de certeza que qualquer filtro é melhor desde que mais forte (se o aqua precisar de mais potencia). O que eu quero dizer é que só podemos comparar equipamentos iguais, porque se falarmos de um filtro aquael interno 40l/h e de um eheim 2213 não há comparação possivel, porém o filtro interno 40l/h é melhor para um NANO AQUA que o eheim 2213, por outro lado num aquário de 120L o filtro interno aquael 40l/h não dará muito jeito, isto é, para comparar, temos que comparar um filtro interno e externo, mas utilizados nas mesmas condições Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
ruimorim Publicado: Janeiro 15, 2008 Autor Publicado: Janeiro 15, 2008 Perfeitamente, estamos de acordo, simplesmente e repito, que até hoje não tive AZARES, e possuo 3 Aquas: 200L 120L 16L Hospital Mas nos grandes, utilizo box, sim a Box é uma caixa com 3 divisões. Mais um exemplo, mas não quero dizer com isto que é o melhor, mas no de 120L, tenho alujados +-50 "bebés" entre espadas, mollys, platys e guppies e estes em maioria, tem um comportamento execepcional... Citar O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
João Abóbora Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 A biobox é nada mais que uma sump interna, ou para se perceber melhor, um filtro interno grande. Em termos de filtragem regem-se todos pela mesma regra. Quanto mais capacidade para materias filtrantes e mais água passar por elas melhor. Se falarmos de outros factores como manutenção, estética, aproveitamento de espaço... Aí os filtros externos saiem sempre a ganhar. É por isso é que são os mais recomendados Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Marco Teixeira Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 A biobox é nada mais que uma sump interna, ou para se perceber melhor, um filtro interno grande. Em termos de filtragem regem-se todos pela mesma regra. Quanto mais capacidade para materias filtrantes e mais água passar por elas melhor. Se falarmos de outros factores como manutenção, estética, aproveitamento de espaço... Aí os filtros externos saiem sempre a ganhar. É por isso é que são os mais recomendados Para alem do que, normalmente tem maior litragem e maior capacidade para materias filtrantes, logo melhor desempenho. (não é regra mas a maioria) PS: Tens um "peixe-gato" fora do aqua banana rock Citar Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
UFish Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 A única vantagem que vejo numa biobox é o acesso às massas filtrantes. Tenho dois filtros, uma biobox (decantação) e um externo. Tenho o externo com esponjas, lã de vidro e cerâmica de modo a não interferir com os tratamento ou fertilizações. A biobox tem esponjas, lã de vidro, bolas, carvão activado e zeolite. Quando faço tratamentos ou fertilizações apenas preciso de "meter o braço" e retirar a carvão e a zeolite. Por períodos de tempo muitos curtos apenas desligo este filtro. Realmente concordo que o principal factor a ter em conta é a capacidade para massas filtrantes e a estética/espaço. Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 A única vantagem que vejo numa biobox é o acesso às massas filtrantes. Tenho dois filtros, uma biobox (decantação) e um externo. Tenho o externo com esponjas, lã de vidro e cerâmica de modo a não interferir com os tratamento ou fertilizações. A biobox tem esponjas, lã de vidro, bolas, carvão activado e zeolite. Quando faço tratamentos ou fertilizações apenas preciso de "meter o braço" e retirar a carvão e a zeolite. Por períodos de tempo muitos curtos apenas desligo este filtro. Realmente concordo que o principal factor a ter em conta é a capacidade para massas filtrantes e a estética/espaço. É mais facil, mas com filtro com torneiras como o eheim 2213 é so desliga las, tirar o filtro e esta feito:) Acho que é tudo uma questão de utilidade, funcionalidade e eficácia, isso varia de filtro para filtro e de aquario para aquario. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
ruimorim Publicado: Janeiro 16, 2008 Autor Publicado: Janeiro 16, 2008 Bem pessoal, resumindo, poderá tratar-se de uma questão de gosto pessoal. Denominado pelo trabalho e eficácia, porém esta ultima... pode ser semelhante. Pamivelmo, referes que os externos são mais caros, provávelmente será aqueles que tu conheces, ontem fiz pesquisas de Int. e Ext, e fiquei surpreendido até onde podem ir as carteiras, ex: vi uma box a rondar 300€. em relação ao espaço, tudo depende se temos espaço apropriado para colocar uma filtragem externa, se for em cima de um móvel normal, esquece, dentro das gavetas não funciona e aí VOILÁ uma Box, se tivermos um mobél proprio, ok. Para concluir, ainda estou para ver qual o Melhor. Vossa opinião: para manter +- o meu aqua 200l que matérias filtrantes me recomendais? E que tal também colocar um filtro ou simplesmente a peça UV? Citar O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
pamivelmo Publicado: Janeiro 17, 2008 Publicado: Janeiro 17, 2008 Bem pessoal, resumindo, poderá tratar-se de uma questão de gosto pessoal. Denominado pelo trabalho e eficácia, porém esta ultima... pode ser semelhante. Pamivelmo, referes que os externos são mais caros, provávelmente será aqueles que tu conheces, ontem fiz pesquisas de Int. e Ext, e fiquei surpreendido até onde podem ir as carteiras, ex: vi uma box a rondar 300€. em relação ao espaço, tudo depende se temos espaço apropriado para colocar uma filtragem externa, se for em cima de um móvel normal, esquece, dentro das gavetas não funciona e aí VOILÁ uma Box, se tivermos um mobél proprio, ok. Para concluir, ainda estou para ver qual o Melhor. Vossa opinião: para manter +- o meu aqua 200l que matérias filtrantes me recomendais? E que tal também colocar um filtro ou simplesmente a peça UV? Vis te que as box podem chegar aos 300€ e viste quanto pode chegar um filtro externo?banana rock São mais caros, quando falamos de filtros com filtragem identica. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
UFish Publicado: Janeiro 17, 2008 Publicado: Janeiro 17, 2008 A biobox proporciona sempre um acesso mais fácil às massas filtrantes. Atenção que não estou a defender este tipo de filtro. Como já disse, tenho os dois, portanto estou apenas a transmitir as facilidades que tenho com a sua utilização. Digamos que considero o exterior a base da minha filtragem e a biobox o filtro que se adapta às necessidades. eheh as massas filtrantes é outra aventura e espero que apareçam os entendidos para opinarem. Tenho falado com quem usa massas filtrantes para o ajudar a ter certos parâmetros da água, outros só utilizam esponjas e lã de vidro, etc. Tenho um de 200 litros, os dois filtros com as massas que falei anteriormente e uma UV. Tenho bons parâmetros e uma água muito cristalina. Citar
Recommended Posts