Recommended Posts

Publicado

ola aqui vai o material que eu gastei para fazer uma calha para um aqua de 60 cm com 60 wats

uma calha feita pelo je em inox

4 suportes de arrancador

4 arrancadores

8 suportes de lampeda

2 fios para ligar a tomada com interruptor

2 balastros de 30w

fio branco para iluminacao

varias bracadeiras de serrilha

2 barras de juncao

HPIM0125.jpg

HPIM0285.jpg

aqui foi para esperimentar se funcionava primeiro um lado e depois outro

HPIM0283.jpg

HPIM0282.jpg

TOYOTA

Publicado:

Boas,

Desde já parabens por mais 1 DIY! Essa ideia de ter 2 fixas é muito bem pensada!! Assim se houver agum problema é só desligar uma!!

Uma Questao?

A 1 mês mais ou menos mudei a iluminação do meu aqua! Tinha 6 lampadas tipo economizadoras de enrgia e perguntei aqui no forum o que é que aconcelhavam para uma aqua com 80 comprimento, 30 largura e 40 de altura! Disseram me que uma das opções era 2 x 55 W PLL e foi pela qual optei! Desde então o meu aqua tem tido um crescimento excessivo de algas... Será luz a mais??? Como posso combater isso??? Esperando resposta!

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Publicado:

ola eu de algas nao pesco muito mas ca vai acho que pode ser .

tens equipe de limpeza e qual e que tens .

ah umas algas que so desaparecem arrancado-as e fazendo trocas de agua .

se tiveres muita luz que e o caso tens 1.145 wats por litro o que e muito fiz a conta pelas medidas que me das sem descontar o vidro e o areao.

tens muitas plantas ou nem por isso .tens muitos peixes ou tambem nem por isso .

TOYOTA

Publicado:

Desde já obrigado pela resposta!

Tenho uma raposa voadora acho que é assim que se chama e outro peixe que não sei o nome mas esse esta sempre escondido num buraco raramente sai de lá! Tenho poucas plantas porqueq elas nao crescem... Tenho 11 neons 2 corydoras albinos e os outro 2 que referi! Tou a pensar por um cardume de barbos tigre e mais alguns neons! Tenho CO2 caseira a trabalhar! As vezes tb ponho 2 gotinhas de fertilizante na água!

O que é que achas??

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Publicado:

E a chapa não vai aquecer muito?

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

Nuno Ricardo Ramos

Publicado:
Desde já obrigado pela resposta!

Tenho uma raposa voadora acho que é assim que se chama e outro peixe que não sei o nome mas esse esta sempre escondido num buraco raramente sai de lá! Tenho poucas plantas porqueq elas nao crescem... Tenho 11 neons 2 corydoras albinos e os outro 2 que referi! Tou a pensar por um cardume de barbos tigre e mais alguns neons! Tenho CO2 caseira a trabalhar! As vezes tb ponho 2 gotinhas de fertilizante na água!

O que é que achas??

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

ola pelos vistos nao tens equipe de limpeza alem de que tens poucas plantas e com essa luz toda e o co2 devias ter o aqua bem plantado .

arranja uns camaroes que eles limpam muito bem algumas algas nao todas

TOYOTA

Publicado:

Trocado

Toyota onde arranjaste a chapa de aço inox?

arranjei no buls e que eu sou serralheiro .

NunoRamos

E a chapa não vai aquecer muito?

sim e capaz de aquecer mas nao muito como pensas .vai aquecer mais e no sitio dos balastros

TOYOTA

Publicado:

Boas

Toyota, e como fazes em relação ao vapor que se acumulará na calha? Com a condensação podes vir a ter um curto circuito não?

De resto está fixe

Cumps

barbatana_userbar.png
Publicado:
Trocado

Toyota onde arranjaste a chapa de aço inox?

arranjei no buls e que eu sou serralheiro .

E não arranjas uma a mais (mesmo que seja venda baratinha :rainbowafro:)

Publicado:
Boas

Toyota, e como fazes em relação ao vapor que se acumulará na calha? Com a condensação podes vir a ter um curto circuito não?

De resto está fixe

Cumps

nao se acumula vapor na calha pois fica afastada da agua uns 15 cm

TOYOTA

Publicado:

boas

a ideia do diy está boa

mas agora uma coisa que me veio a cabeça essas ligaçoes todas feitas na chapa de inox

isso nao poderá ser um perigo podendo algum dos fios soltar-se ou ate mesmo derreter com o calor tocar na chapa e sujeito a apanhar um valente choque. banana rock

é que da maneira que esta montado nao vejo a minima segurança possivel.

Publicado: (editado)

como assim nao percebi ?

bem ja vi que pescas pouco da coisa

entao e assim qualquer armadura que existe no mercado e em chapa nao de inox mas de ferro pintado e os fios andam la por dentro as cambalhotas e nao se constipam .

podes estar descansado que nao apanhas choque pois os fios nao derretem pois nao sao de plastico sao de uma especie de borracha que nao arde

e os fios estao apertados com parafusos dai nao se soltarem .

ah e nos aquas muitos deles estao os fios e os balastros dentro de plastico mas com uma chapa de ferro a segurar os balastros e os fios aos tranbulhoes tambem

esclarecido ?

fica bem e obrigado pela observacao

Editado por David Cabete

TOYOTA

Publicado:

boas

nao leves a mal o meu comentario :crazyeyes:

ate gostei bastante e tem um aspecto bastante bem arrumado.

mas era uma duvida que tinha obrigado pelo esclarecimento. cabecadura

e electrecidade nao é o meu forte nao banana rock

Já vi que és artista, e mais com o inox um gajo se distrai e la ta um arranhão, minha duvida não faz falta ai uns reflectores com alguma inclinação para não te jogar luz para fora do aquário.

Editado por PDI

Alfredo Garcia

nao pois deume muito trabalho estar a polir a calha por dentro para reflectir bem a luz .

se reparares na primeira foto o inox esta basso na segunda ja esta mais brilhante e na terceira e quarta consegue se ver o reflexo das lampedas parece que estao 2 uma em cima da outra

nao sai pois a calha tem a largura do aqua

Editado por David Cabete

TOYOTA

Publicado:

Já tinha reparado no polimento so não tinha reparado que era alta e da largura do aquário.

Vais por uns passa fios ou um bicim para os cabos não ficarem entre o inox e o vidro.

Alfredo Garcia

Publicado:

nao vou meter nada pois a calha nao vai ficar encostada ao vidro fai ficar afastada prai uns 5cm acima do vidro dai nao presisar de passa fios

e em relacao ao post anterior agora percebi o que falavas em relacao a luz sair do aqua sim sai mas pouca

TOYOTA

Publicado:

Pena o meu avô já não ser vivo, ele chegou a fazer duas também em inox, que ficava por cima da tampa que na altura era apenas uma placa de vidro...

Isto agora é que se compra tudo, porque antes, o pessoal nem sequer acreditava se contasse o que se fazia, o que agora se chama diy antes era normal e chamava-se "desenrascar"...

Eheh, parabens toyota, pensava que já não se faziam coisas dessas...

Abraço

Publicado:

O pessoal hoje ainda é dado aos DIY, mas antigamente é que era, quando não havia termostatos e o pessoal usava uma lâmpada para aquecer a água e assim poder ter os peixes de água quente, como se dizia na altura.

Bela calha, sim senhor....material à conta do patrão e tal....

tiagodovale2dbdjpgej2.gif