deadalus Publicado Janeiro 14, 2008 Publicado Janeiro 14, 2008 (editado) Boas Comprei um aquario de 210lts (1,15mts) e gostava de umas opinioes para saber se o que estou a fazer esta certo ou errado. esta a pensar fazer uma parede no lado esquerdo de musgo de java para tapar a luz natural ja que por motivos de espaço o aqua esta perto de uma janela e outra do lado direito a tapar a caixa do filtro. depois queria fazer no fundo uma parte de tapete de riccia e noutra parte areia fina. queria por tambem umas plantas (40 cm altura) de facil manutenção na parte de tras do aquario. quanto a fauna estou a pensar em pordois tubarões martelo mais uns quantos escalares. as minhas duvidas são: qual o substracto a pôr e quais as plantas que devo pôr? quais os peixes que posso por junto com os outros mas em cardume? Obrigado pela atenção Editado Janeiro 14, 2008 por deadalus
ruimorim Publicado: Janeiro 14, 2008 Publicado: Janeiro 14, 2008 Olá,... Desde já quero te dizer bem vindo ao mundo AQUA, pelo menos assim parece. Para começar aí vai o 1º conselho: A box que tens Não deve ser colocado no lateral do Aqua, mas sim nas traseiras a um lado, para que assim haja circulação da água exp: www.aquatlantis.com/img/fichas/3706_MANUAL%20BIOBOX.pdf restante, começa por colocar o fundo, (riccia + areia) e apartir começas a ver como fica... O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
deadalus Publicado: Janeiro 14, 2008 Autor Publicado: Janeiro 14, 2008 tens razao nao tem de ser colocada pq ela esta colada na lateral e nao sai de la..... e quantos a fauna o que aconselham?
Ricardo Diogo Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 tens razao nao tem de ser colocada pq ela esta colada na lateral e nao sai de la.....e quantos a fauna o que aconselham? Sai sim, e devia ser essa a tua primeira preocupação. Se a tirares agora, nem é dificil. Investe num filtro a sério, externo, eheim 2215. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
pamivelmo Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 tens razao nao tem de ser colocada pq ela esta colada na lateral e nao sai de la.....e quantos a fauna o que aconselham? Deadalus, há ai uns topicos que explicam como tirar essas biobox. O meu aquario (que podes ver na minha assinatura - z.poit) também tinha a biobox, mas com uma espatula e com um xizato saiu tudo em 5m, vale a pena tirar isso. Abraço Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
ruimorim Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 Eu não sei, os colegas recomendam filtros externos, eu, ..., continuo a usar as Box, e estou satisfeito. Mas opinioes são muitas e cada caso um caso. A bio é facil de tirar, como comentou o pamivelmo, com um X-ato, cortanto sempre junto ao vidro, mas com a lámina toda aberta e encostada ao vidro. A Selicone, ficará a meio da lámina. Enquanto a uma bioBox, tem vantagens, se não estiveres disposto a usar algumas mangueiras. Eu por exemplo para que não se vissem tubos aquecedores ou outra maquinaria, coloquei a bio e disfarcei-a com plantas. Mal se Nota. Mais uma vantagem, os alvins.... apanho-os sempre, sempre dentro da BioBox. Por muito que sejam peixes comunitários, alguns, sempre vão comendo alguns..... (colocarei ainda fotos recentes Hoje) Se precisares mais alguma coisinha, é só comentar. Boa Sorte O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
pamivelmo Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 Eu não sei, os colegas recomendam filtros externos, eu, ..., continuo a usar as Box, e estou satisfeito. Mas opinioes são muitas e cada caso um caso. A bio é facil de tirar, como comentou o pamivelmo, com um X-ato, cortanto sempre junto ao vidro, mas com a lámina toda aberta e encostada ao vidro. A Selicone, ficará a meio da lámina. Enquanto a uma bioBox, tem vantagens, se não estiveres disposto a usar algumas mangueiras. Eu por exemplo para que não se vissem tubos aquecedores ou outra maquinaria, coloquei a bio e disfarcei-a com plantas. Mal se Nota. Mais uma vantagem, os alvins.... apanho-os sempre, sempre dentro da BioBox. Por muito que sejam peixes comunitários, alguns, sempre vão comendo alguns..... (colocarei ainda fotos recentes Hoje) Se precisares mais alguma coisinha, é só comentar. Boa Sorte Mas perdes litragem com a biobox e a filtragem não é tão eficaz como num filtro externo, eu tenho 1 filtro interno, uma biobox a funcionar e um filtro externo e não há comparação de eficacia. O filtro externo é de longe superior, não digo isto por dizer, os factos estão à vista aqui em casa:) (mas por sua vez é a opção mais cara) Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
ruimorim Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 Não creio que o preço faça grande diferença, http://www.seahorseshop.com/store/index.ph...44f02f1042ab287 entre 74 a 105 €, a minha Box, mas para a frente experimentarei. Diz-me, será a diferença da água sair do aquario? sim, porque na bio, a aguá passa por duas fazes a entrada, desce pelas camadas filtrante e bombeada novamente para dentro do aqua. No externo? O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
pamivelmo Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 No externo a agua e puxada para o filtro, por baixo..passa por um processo de filtragem forte, (5 esponjas mais biobolas, mais o que se quiser por) e sai por cima e volta a entrar para o aqua. Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
ruimorim Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 POR BAIXO significa, aquario com uma furação adquada para o caso... Se assim for, não tenho. O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
pamivelmo Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 Não... O filtro tem uma mangueira dentro do aqua, que retira a agua..esta agua entra por baixo do filtro..(que é externo)..a agua passa pelas materias filtrantes e é reposta no aquario pela mangueira de cima do filtro e entra no aquario, também através de uma mangueira, por cima do aquario, não por baixo:), não são precisos furos Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
ruimorim Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 Pensava que era preciso, mas acredita, que me irei informar no sentido de obter um filtrozninho externo, se assim for o caso, mas até presente, tenho aguentado bem. Mas mesmo assim obrigada. DEADALUS, aproveita estas nossas opiniões e formula a tua... já agora: Na minha galeria encontras os meus AQUAS, mas por exemplo: http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0..._280_483175.jpg Claro que gostaria da vossa opinião... as fotos foram tiradas com o telemovel.... O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
pamivelmo Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 Pensava que era preciso, mas acredita, que me irei informar no sentido de obter um filtrozninho externo, se assim for o caso, mas até presente, tenho aguentado bem. Mas mesmo assim obrigada. DEADALUS, aproveita estas nossas opiniões e formula a tua... já agora: Na minha galeria encontras os meus AQUAS, mas por exemplo: http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0..._280_483175.jpg Claro que gostaria da vossa opinião... as fotos foram tiradas com o telemovel.... Abre um tópico teu no sub forum - "fotos e videos" para ir lá comentar, se não tamos aqui a fugir ao assunto do tópico. Mas gosto do teu aqua. Quanto ao filtro externo, procura saber, não te vais arrepender:) Abraço Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
ruimorim Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 deadalus, como reparaste, e peço desculpas fugimos um pouco ao teu tema, mas e como referi, só depois de muito debater é que assimilamos uma opinião. Claro que tentamos ir pela melhor opção apresentada. Mas vamos retomar o assunto: Consultando alguns aquas, poderás tirar umas conclusões, como por exemplo: Onde colocar os Troncos, e como colocar a areia. Uma dica: A areia coloca-se desnivelada da parte de trás (mais alta), para a parte da frente (mais baixa). Uma opinião minha, se o aquario apresentar (no teu ver), muitas cores claras, o fundo poderá ser mais escuro, e aproveitar para deixar espaços para que a luz assim entre. O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
UFish Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 Penso que o teu aquário é um Rena Calypso e, se for, esse filtro está colado à lateral, que por sua vez tem uma película (tipo risquinhas verticais). Esse filtro é bom e faz cerca de 600 litros/hora. Quanto à circulação da água, partindo do princípio que acertei na marca do aquário, é sugada à frente em baixo e expelida também à frente em cima. Com esta disposição não o deve colocar no vidro traseiro. Deves mantê-lo onde está porque é o sítio onde proporciona maior circulação de água. Volto a dizer que me baseio no rena Calypso. Quanto a um filtro exterior, só tens a ganhar. Colocas dois filtros: manténs esse e compras um exterior. Tenho um aqua igual, com um desses filtros interiores e um Eheim Pro 222 e UV. A água está cristalina e com bons parâmetros.
pamivelmo Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 Penso que o teu aquário é um Rena Calypso e, se for, esse filtro está colado à lateral, que por sua vez tem uma película (tipo risquinhas verticais). Esse filtro é bom e faz cerca de 600 litros/hora. Quanto à circulação da água, partindo do princípio que acertei na marca do aquário, é sugada à frente em baixo e expelida também à frente em cima. Com esta disposição não o deve colocar no vidro traseiro. Deves mantê-lo onde está porque é o sítio onde proporciona maior circulação de água. Volto a dizer que me baseio no rena Calypso. Quanto a um filtro exterior, só tens a ganhar. Colocas dois filtros: manténs esse e compras um exterior. Tenho um aqua igual, com um desses filtros interiores e um Eheim Pro 222 e UV. A água está cristalina e com bons parâmetros. Se estavas a falar de mim, sim, o meu é um rena calypso, mas agora sem bio box:) O meu filtro porta-se bem, não preciso de colocar mais nada a ajudar na filtragem. Tenho outro aqua com biobox e ja pensei por esta bomba nesse. É um 60x30x30 e ai sim, acredito que fizesse uma optima filtragem em relação ao que tenho agora lá. Abraço Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
UFish Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 Se estavas a falar de mim, sim, o meu é um rena calypso, mas agora sem bio box:) O meu filtro porta-se bem, não preciso de colocar mais nada a ajudar na filtragem. Tenho outro aqua com biobox e ja pensei por esta bomba nesse. É um 60x30x30 e ai sim, acredito que fizesse uma optima filtragem em relação ao que tenho agora lá. Abraço eheh por acaso estava a falar do Deadalus. Eu aproveito o meu filtro por decantação para colocar o carvão activado. Quando preciso de fazer qualquer tratamento é só retirar o carvão, pois está sempre à mão. Tenho conversado com pessoal e uns são a favor e outros contra este tipo de filtros interiores. No meu caso vale a pena porque aquela face do aqua seria sempre um problema por estar mais exposta à luz. É uma questão de opinião. Mas com um destes filtros, graças à facilidede de acesso, pode-se fazer uma experiência. Consiste em colocar uma pedra difusora dentro do filtro para ver se se consegue fazer uma espécia de filtro seco. Falaram-me disto há tempos, mas nunca experimentei.
pamivelmo Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 eheh por acaso estava a falar do Deadalus. Eu aproveito o meu filtro por decantação para colocar o carvão activado. Quando preciso de fazer qualquer tratamento é só retirar o carvão, pois está sempre à mão. Tenho conversado com pessoal e uns são a favor e outros contra este tipo de filtros interiores. No meu caso vale a pena porque aquela face do aqua seria sempre um problema por estar mais exposta à luz. É uma questão de opinião. Mas com um destes filtros, graças à facilidede de acesso, pode-se fazer uma experiência. Consiste em colocar uma pedra difusora dentro do filtro para ver se se consegue fazer uma espécia de filtro seco. Falaram-me disto há tempos, mas nunca experimentei. Atenção que eu não sou contra as biobox..mas em alternativa e se for uma opção, prefiro o filtro externo, alias, tive essa opção e optei pelo filtro externo, mas obvio que foram mais 70€ que cada um sabe se compensa ou não o investimento, eu como não tinha, nunca tive nem sabia direito o que era um filtro externo, investi e felizmente estou bastante satisfeito. Em principio vou por essa bomba que falas.te dos 600l/h no meu 60x30x30 que a quem vem com ele é fraquissima e ai sim, acredito que faça um optimo trabalho:) Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
deadalus Publicado: Janeiro 17, 2008 Autor Publicado: Janeiro 17, 2008 pelo menos por agora vou deixar biobox uma vez que isto nao ta famoso de euros e agrada-me ter ali tudo escondido mas caso veja que é preciso trocar la terá de ser. ja agora mando uma foto do aquario meio montado. vou por algumas plantas na parte traseira do e quero fazer uma parede de christmas moss do lado esquerdo que é o lado que esta perto da janela de maneira a minimizar a entrada lateral de luz natural. ja pensei tambem fazer uma parede de musgo do lado direito a tapar o filtro mas depois ficam as laterais todas tapadas. que acham?
pamivelmo Publicado: Janeiro 17, 2008 Publicado: Janeiro 17, 2008 Venham de la essas actualizações:) Abraço Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
deadalus Publicado: Janeiro 27, 2008 Autor Publicado: Janeiro 27, 2008 (editado) Boas a biobox estava furada e tentei remendar com silicone proprio e depois enchi de novo o aqua e outro furo..... acabei por arrancar a biobox e comprei um eheim 2224 a um user do forum eassim ganhei mais uns litros.... isto esta quase a receber uns bichos e assim que tiver mais omposto meto umas fotos.... Editado Janeiro 27, 2008 por deadalus
pamivelmo Publicado: Janeiro 27, 2008 Publicado: Janeiro 27, 2008 Boasa biobox estava furada e tentei remendar com silicone proprio e depois enchi de novo o aqua e outro furo..... acabei por arrancar a biobox e comprei um eheim 2224 a um user do forum eassim ganhei mais uns litros.... isto esta quase a receber uns bichos e assim que tiver mais omposto meto umas fotos.... Eu também optei por tirar a bio box..e diga-se de passagem ke fica bem melhor:) Está no bom caminho.. Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Recommended Posts