Recommended Posts

Publicado

Bem, deram-me um aquario ha 1 dia :sad2: ADOREI mas a verdade é que nunca tive peixes e nao faço ideia de como os tratar porque nao me queria limitar a dar-lhes de comer, queria cuidar bem dos peixes. Bem, o aquatio tem aproximadamente 50X25, ou seja, não é muito grande, mas para quem nunca teve peixes... Trazia a respectiva iluminação, um filtro interno, areão, umas plantas ainda muito pequenas e 7 pequenitos peixes d água fia. O projecto será então a construção de um aquario para peixes de agua fria mas ainda se encontra tudo em project uma vez que não sei muito bem do que preciso. Será que me podem ajudar? Quais serão as primeiras coisas que deva colocar no aquario? Que cuidados devo ter?

Publicado:
Bem, deram-me um aquario ha 1 dia :sad2: ADOREI mas a verdade é que nunca tive peixes e nao faço ideia de como os tratar porque nao me queria limitar a dar-lhes de comer, queria cuidar bem dos peixes. Bem, o aquatio tem aproximadamente 50X25, ou seja, não é muito grande, mas para quem nunca teve peixes... Trazia a respectiva iluminação, um filtro interno, areão, umas plantas ainda muito pequenas e 7 pequenitos peixes d água fia. O projecto será então a construção de um aquario para peixes de agua fria mas ainda se encontra tudo em project uma vez que não sei muito bem do que preciso. Será que me podem ajudar? Quais serão as primeiras coisas que deva colocar no aquario? Que cuidados devo ter?

Peixes de água fria crescem muito e precisam de aquários muito maiores.

Pensa em comprar um termostato, que nem é caro, para esse tamanho, e estuda antes de te mandares de cabeça. Assim, evitas desilusões e perda de dinheiro e interesse.

Se quiseres meter um termostato, ganhas logo dezenas de hipóteses novas, como casais de ramirezis ou kribensis, ou 1 cardume de alguma coisa, tipo rásboras ou cardinais.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Bem vindo/a ao Fórum e ao Hobbie :sad2:

Podes começar por ler o Manual que se encontra neste Sub-Fórum. Tem lá bastantes ajudas sobre a melhor maneira de começar.

Para já o maior problema que prevejo é o facto de o aquário não estar devidamente ciclado para albergar já 7 peixes. Por isso o melhor que tens a fazer é tirar todos e tentares arranjar uma loja que te dê crédito para depois poderes trocar por outros.

Lê um pouco sobre o ciclo do Azoto para compreenderes a razão de estar a dizer para retirares os peixes yikes

Agora a razão porque os deves trocar por outros é esta:

Caurassius auratus

carassius_auratus2.jpg

Cyprinus carpio

carpa%204.jpg

Como podes ver pelo tamanho possivel dos animais, que 7 dentro desse aquário dentro de pouco tempo vais ter problemas com a qualidade da água e movimentação dos peixes. Eles demoram anos a atingir estes tamanhos, mas facilmente ficam com 15cm e o que sujam é equivalente ao seu crescimento.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Como já foi recomendado, antes de mais deves dar uma vista de olhos no "manual do inicio aquariofilia"

Aqui

muita atenção ao chamado "ciclo do azoto".

Tendo em conta que estás no inicio do projecto, aconselho-te vivamente a ofereceres esses peixes e a arranjares um termostato para teres muitas mais opções de peixes, bem mais interessantes (no meu ponto de vista).

Procura também saber as dimensões certas do teu aquario, assim como os watts de iluminação. Para saberes a litragem do aqua, multiplica o comprimentoxalturaxlargura e divide por 1000. É importante saber, porque é a litragem que te indica todo o resto, como por exemplo, potencia de luz necessaria, potencia de termostato, nº de peixes a colocar, etc..etc..

Força nisso e no que pudermos ajudar, estamos aqui.

Publicado:

MEDOOOOOOOOOOOOO eles pareciam tão felizes dentro do aquario e afinal nao podem la ficar todos :D e quanto a plantas... ha algum cuidado especial ou algum tipo de substracto que deva colocar lá?

Os meus peixitos vão crescer assim tanto? Fog, são tão pequenininhos...

Publicado:
MEDOOOOOOOOOOOOO eles pareciam tão felizes dentro do aquario e afinal nao podem la ficar todos :D e quanto a plantas... ha algum cuidado especial ou algum tipo de substracto que deva colocar lá?

Os meus peixitos vão crescer assim tanto? Fog, são tão pequenininhos...

Depende das plantas, mas sim..deves ter sempre um substracto por baixo do areao, agora os cuidados e exigencias a nivel de iluminação, fertilizantes, co2, etc.. depende das plantas que escolheres.

Publicado:
Depende das plantas, mas sim..deves ter sempre um substracto por baixo do areao, agora os cuidados e exigencias a nivel de iluminação, fertilizantes, co2, etc.. depende das plantas que escolheres.

Olha que, tendo em conta que é alguem que se está a iniciar, devias ter começado pelo "depende das plantas que escolheres". Porque depende mesmo... E se só meter anubias?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Olha que, tendo em conta que é alguem que se está a iniciar, devias ter começado pelo "depende das plantas que escolheres". Porque depende mesmo... E se só meter anubias?

Não só comecei, como acabei com o "depende das plantas", mas obrigado pelo reforço:), porque apesar de ter dito isso, dei a entender que o substracto era obrigatório em qualquer situação.

Mas corrigindo o erro, como o ricardo referiu, há plantas que não precisam do substracto.

Anubias

Musgo de Java

Fetos de Java (pode ser plantado em troncos)

Plantas flutuantes

Etc..

Publicado:

Bem... ja tenho plantas... anubias e fetos de java porque segundo o vendedor são as unicas que os peixes de agua fria nao comem :drinking: mas ele aconselhou-me a colocar substracto na mesma... e já lá está

Publicado: (editado)
Bem... ja tenho plantas... anubias e fetos de java porque segundo o vendedor são as unicas que os peixes de agua fria nao comem help mas ele aconselhou-me a colocar substracto na mesma... e já lá está

Ora ai está dois dos exemplos que o ricardo referia.

Por exemplo, os fetos se os plantares em tronco não precisa de substracto, mas também não perdes nada em por. Agora essa dos peixes de agua fria só não comerem anubias e fetos de java é que está muito mal contada... :drinking: . Mas eu também não percebo nada de peixes de água fria, se a questão for serem das únicas que se aguentem em água fria, é uma coisa (que mesmo assim não sei se é verdade, possivelmente eram as que tinham), agora serem comidas pelos peixes é estranho, mas alguém te ha-de dar a certeza.

Editado por pamivelmo
Publicado:
hum--- ele tinha IMENSASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS plantas, se me quisesse levar de cantiga vendia-me as mais caras que la tinha :rainbowafro:

Eu não aponto isto como uma questão de querer vender, aponto como não saber o que diz, infelizmente há muitas lojas assim:)

Abraço

Publicado:

Por acaso até acho que era uma boa loja, com pessoas competentes, mas pode ter sido so sensaçao minha cabecadura

Quanto ao facto de dizerem que me enganaram com os peixes nao foi na loja, os peixes de agua fria foram-me dados e gosto bastante deles, nao podemos gostar todos dos de agua quente

Publicado:
Por acaso até acho que era uma boa loja, com pessoas competentes, mas pode ter sido so sensaçao minha cabecadura

Quanto ao facto de dizerem que me enganaram com os peixes nao foi na loja, os peixes de agua fria foram-me dados e gosto bastante deles, nao podemos gostar todos dos de agua quente

Obvio:) E ainda bem que gostas deles, são teus, é sinal que terão bons cuidados:)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!