Recommended Posts

Publicado

Ola a todos mais uma vez, depois de limpo o aquario ta quase pronto para começar com os preparativos iniciais embora so o faça pelo menos no fim do mes, mas venho aqui ja para saber com antecedência algumas coisas e como me devo preparar, por isso tenham paciência pois sou um noob comparado com voces ;)

Sendo assim com um aquario de 120 x 55 x 50 (medidas certas desta vez) com uma sump grandita, peço desculpa mas nao sei as medidas certas desta e agora a minha mulher ta a ver um filme e nao quer a luz acesa.. lol.

Que aconselham por, em termos de equipamento, quantidade de RV, sei que ha muitas escolhas no mercado mas gostaria de saber a opiniao de profissionais em aquarofilia, visto que a opiniao dos lojistas por vezes nao sao as melhores hehe...

Nao se preocupem com preços, apenas gostava de ter uma ideia do que e melhor para o aquario, depois logo vejo o que a carteira vai dar.

Sei que isto é um pouco fora de topico mas queria aproveitar o post para perguntar se na margem sul há boas lojas para agua salgada, pois sou de Setúbal e qual o melhor sitio para comprar RV, e ja sei que nao vai ser pouca. Desde ja agradeço imenso as vossas respostas.

Publicado:

Boas Gamito.

É bom saber que vai nascer mais um salgado.

Primeiro devias pensar em equipamento e depois sim em vivos, por isso como ajuda aqui vai

- Escumador aqui nao poupes/ deltec apf 600, ati 200 ou mesmo um tmc 800

- Reactor de kalwasser com repositor de agua automatico/ em minha opiniao tenta arranjar um dyd que os de compra são caros e fazem o mesmo

- Iluminação outra coisas em que nao deves poupar com teu caso tentava arranjar uma calha de 4T5 com 2 Hqi 150W ou mesmo uma de 6T5

- Bomba de retorno podes optar por uma bomba que faça pelo menos 2000l/h por ex uma sicce multi 3800

Penso que te deves preocupar com isto primeiro e depois pensa em rocha viva e por ai fora so por curiosidade em kg de rocha para o teu aquario 40-50kg mas isso depende muito da qualidade da rocha se for boa uns 30 kg chegam quanto p preços ai ai ai pode ir de 10€/kg ate 45€/kg

Em setubal ha uma loja que podes dar uma vista de olha e a aquarioreef

Publicado: (editado)

Boas Gamito,

Tal como o Hugo felicito-te pelo teu projecto. Eu sempre tive aquários de água doce, comecei há 2 meses nos salgados.

Concordo com o escumadores que o Hugo sugere. São todos muito bons e de facto não deves poupar aqui.

Em relação à iluminação, acho que 2 T5 de 54w para as actínicas é suficiente + 2 Hqi's de 150w, como o Hugo sugere.

Bomba de retorno, se calhar aconselhava um pouco mais, há volta dos 3000 litros/hora. Estou muito satisfeito com a que comprei : Eheim Compact+ 3000

Tens que ponderar também pelo menos uma bomba de circulação. A Resun Wavemaker 15000 é muito boa para o teu aqua (também é a que tenho). Tem a vantagem de já vir com um multicontrolador (que vai variando entre ondas pequenas, médias e grandes).

Em relação à rocha viva, depende da qualidade como o Hugo diz. Se for de boa qualidade, acho que 30 kg's é suficiente. O normal em termos de preço que vi para rocha de qualidade é cerca de 20 euro/kg....ai, ai. aqui é que dói :wink:

Precisas também de 2 termóstatos. Sugiro-te 2 de 150w. Se um falhar sempre ficas com um de backup. Também precisas de um termómetro. O ideal será um digital, que te dê não só a temperatura actual, mas também a mínima e a máxima, para te aperceberes de alguma variação estranha quando não estás a olhar para o aquário.

Em termos de coisas mais pequenitas, um densímetro (de preferência de vidro), testes à água depois de introduzires a rocha viva (Ph, Kh, Ca, Mg, Amónia, nitritos e nitratos).

Em minha opinião, como o investimento é grande no início, o osmoregulador (para reposição da água evaporada) e introdução de kalkwasser, podes por numa 2ªfase. A desvantagem é todos os dias teres que por repor a água que se evapora.

Vais precisar também de temporizadores digitais para ligar e desligar as lâmpadas automaticamente, de um sistema de osmose inversa (não convém repor a água evaporada com água da torneira) e uma bomba para fazeres as TPA's.

O investimento é grande mas o resultado final é fantástico! A minha mulher hoje não tirou os olhos do aqua...e só tenho ainda rocha viva ;)

Abraço e boa sorte.

Editado por reefdiver
Publicado:

Obrigado pelas respostas, estao a fazer a minha vida muito mais facil ao perceber o que preciso, tenho alguns conhecimentos mas neste ultimos dias tenho andado a vaguear no forum a ler horas a fio para tentar absorver alguma informaçao e reparei que nao sabia nem um milesimo do que aqui está e acreditem que ta a ser um pouco esmagador, terá que ser assimilado aos poucos hehe.. principalmente os nomes cientificos dos animais.

Mas voltando ao topico, so tenho uma duvida, pensava que a bomba de retorno fazia a circulaçao, afinal vai um tubo ate ao topo e agita a agua, nao sabia que era preciso uma bomba de circulaçao , agradecia se pudessem explicar como funciona.

Mais uma vez agradeço a todos de avanço :)

Publicado:

Isto parece que vai nascer um bom reef!

Sobre o retorno e circulação...pensa que o retorno serve só para elevar a água da sump para o aqua e mais nada! Depois deves colocar algumas bombas de circulação dentro doa aqua. Podes optar por 2 resun que o reefdiver disse ou uma resun e do outro lado 1 ou 2 bombas que façam os 4000lt/h cada uma.

Uma coisa mais complicada é fazeres um closed loop....um sistema de tubos alimentados por 1, 2 ou 3 bombas externas ao aqua que vão buscar água ao aqua e voltam a coloca-la no aqua pela parte de cima do aqua. Assim as bombas no aqua desapareciam e só se viam as pontas dos tubos (ou outro acessório) à superficie a amandar a água.

Outra opção menos complicada é colocares um retorno forte que alimenta o sistema de tubos na parte de cima do aqua que terá várias saídas na superficie do aqua. Eu estou a fazer algo parecido, mas ainda em fase experimental....tenho uns tubos que andavam por casa e aproveitei para fazer, mas tenho que comprar uns mais largos para aproveitar bem a bomba. Podes ver aqui.

Publicado:

Gamito,

O teu aqua é bastante parecido com o meu em termos de dimensão (o meu é 120x60x50).

Se tiveres uma bomba de retorno forte, penso que para esse dimensão basta uma resun 15000 wavemaker. Pelo menos para o princípio.

Quanto à explicação...o Pedro não brinca e deu-te uma excelente explicação.

Já agora aproveito para fazer uma pergunta. O tal close loop que falas Pedro parece-me uma excelente opção. Mas substituir as bombas pelos tais tubos...a resun por exemplo tem um diâmetro de saída de uns bons 10-15cm...não te livras de ter um tubo de saída com esta dimensão, não é? Mas pronto, sempre se poupa no tamanho do corpo do "bichinho". A minha fica horrível no aqua, mas quando começar a ter coralina, acho que vai ficar mais enquadrada com o ambiente :sad2:

Abraços e boa sorte Gamito!

Publicado:

Os tubos variam conforma a potência da bomba! Obviamente que não teria uma saída como essa bomba nem tinha o controlo de fluxo com a resun. Qualquer coisa, estou aberto a explicações e a partilhar ideias no meu tópico, assim a coisa fica mais concentrada lá e deixamos o tópico do Gamito para as dúvidas dele! :D

Publicado:

Obrigado aos 3, deram uma enorme ajuda, assim que começar a (re) montagem do aqua irei por aqui os progressos com fotos, penso que possa certo? Mais uma x obrigado a todos.