Mas afinal o que se passa?!


Ritaz

Recommended Posts

Boa tarde!

 

Devo ter um vírus qualquer que não consigo explicar no meu aqua...

 

À um mês atrás tentei colocar guppys no meu aqua morreram todos, fecham as barbatanas, deixam de comer, em 2 dias estão mortos... Apliquei o Esha2000 para bactérias/fungos e eles morrem sempre no segundo dia de tratamento.

 

Bem... agora são os Espadas... de ontem para hoje já me morreu a primeira fêmea. Fechou as barbatanas (parece que vão sendo ruídas), iniciei o tratamento antes de ontem, ontem ela já não comeu... hoje ultimo dia de tratamento morreu.

 

O que é que será que se passa neste aquário que eu não consigo ter vivíparos?! Neons, Rásboras, Corys, SAE não lhes acontece nada!

 

Tenho uma Rasbora (única no aqua) que à muito tempo tem um tufo perto do nariz... não passa nem aumenta, nem ela morre nem aquilo sai de lá... Será que ela já está imune àquilo mas vai passando aos vivíparos?

 

Toda a ajuda é bem vinda para perceber o que se passa... :blush:

 

Obrigada

 

Bjxs

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

talvez um ph baixo de mais nao ? banana rock

 

se o resto da fauna que tens nao te tem dado problemas talvez tenhas a agua um pouco acida de mais

para viviparos.

 

tenta medir o teu ph.

 

ja agora aproveito para dizer-te que tens peixes que preferem aguas acidas ph 6.5 tipo os neons

e guppys e espadas preferem aguas alcalinas ph 7.5

 

com isto nao quero dizer que seja impossivel de manter as duas expecies mas o preferivel é testares

o teu ph no aquario e manter os peixes adequados a agua que tens.

 

vais ver que as baixas começao a diminuir.

 

edit: podia estar a dizer que seria ataque de fungos mas visto que ja fizeste tratamentos e so te acontece aos viviparos talves a primeira ideia seja essa o ph baixo e os peixes recintão a ambientaçao quando la colucados.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde...

 

Pois... também pensei nisso.

 

Tenho tido o ph a 6.5, neste momento encontra-se nos 7.0 pois ontem comecei a adicionar bicarbonato de sódio... Guppys já não tenho nenhum, optei por desistir dos guppys e começar nos espadas. Mas parece que o resultado foi o mesmo... :)

 

Só não percebo como outras espécies mais sensíveis que os vivíparos não lhes acontece nada... e aquela rásbora que tem o tufo no nariz não morre nem aquilo passa, o que eu acho também estranho. Já fiz dois tratamentos ao aqua com o esha2000 e "aquilo" continua lá.

 

P.S. - Lembrei-me agora... quando comprei as espadas fiz a medição ao pH da água que vinha da loja... estava a 6.0!! :wacko:

 

Bjxs

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso pode ser do baixo PH, mas guppys são resistentes como tudo duvido, primeiro devias eliminar esse peixe doente de dentro do aquário, ou a bem num aquário hospital com sera costapur, ou a mal, não sei se me fiz entender, eliminando assim uma possível fonte de contágio. Dizes que aparecem barbatanas roídas podem ser bactérias, mas pode ser da água. Fazes TPAS regularmente? Como estão os niveis de amônia? Se estiver tudo bem com a água deves ter infecção bacetriana, bactopur da sera.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Só tenho teste de amónia e nitritos... ambos estão a zeros. Faço tpa´s todas as semanas de cerca de 15Lt...

 

Tenho um pequeno aqua e vou colocar a rásbora em tratamento, vamos lá ver se aquilo lhe passa.

 

As barbatanas ruídas só aparecem nos peixes que morrem, no primeiro dia fecham as barbatanas, no segundo começam as barbatanas a aparecer ruídas e eles deixam de comer, no terceiro morrem. Será que devo colocar à mesma bactopur para ter a certeza que elimino qualquer bactéria que exista?

 

Ontem (sábado) acabei o tratamento de 3 dias com o Esha2000 quanto tempo devo esperar para começar com o bactopur? É aconselhável fazer uma tpa de quanto?

 

Obrigada

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Põe carvão activo no filtro, no dia seguinte podes por Bactopur. Ou então senão queres por carvão activo dois dias depois fazes um TPA normal de 30% e bactopur lá para dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... Obrigada

 

Acabei de separar a rásbora para o aqua hospital... Vamos lá a ver no que dá... Por enquanto os outros continuam todos bem...

 

Obrigada mais uma vez...

 

Bjxs

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tenho a mesma dificuldade, guppies que lá entrem, morrem.

 

Tenho os níveis normais, ph 6.8, TPA semanal de 20/30%, toda a restante fauna alegre e contente mas os guppies morrem.

 

Tenho 2 plecos (1 pequenito), 2 platidoras (estão a ficar grandes), 20 neons tetras (muito pequenos), 2 neons negros (a fazer 3 anos), 2 ampulárias, 2 cory, 1 SAE, 2 CAE, 3 platty (pequenissimos e muito giros) e não sei quantos red cherry (já me nasceram muitos neste aquário), para 150lts.

 

Tenho plantas também que crescem imenso e rápido, algumas filamentosas para o SAE comer e pronto.

 

Andam todos contentes menos os guppies. É cá uma razia e os sintomas são parecidos com os da Ritaz. Começam a ficar parados e pronto, lá vão eles.

 

Houve uma guppie que teve fungos, coloquei fungol e sobreviveu.

 

Neste momento já só tenho 3 femeas, todas gordas (mas gordas mesmo) e parir tá quieto.

 

Sinceramente, já não sei o que fazer. Até os plattys que foram para lá minusculos estão a vender saúde.

 

EDIT: Já agora, temperatura 27º e muitas plantas. Million dollar question: ponho bomba de ar?

Editado por Pato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
P.S. - Lembrei-me agora... quando comprei as espadas fiz a medição ao pH da água que vinha da loja... estava a 6.0!! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Num saco plástico de transporte e com a quantidade limitada de água, suponho que o co2 emitido pelos peixes poderá ir baixando o valor do pH ao longo do tempo de transporte e aclimatização biggrin

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais