Recommended Posts

Publicado

olá! a todos!

como iniciante neste mundo da aquariofilia, tenho acompanhado variados topicos e aprendendo muitas coisas que antes nem ''sonhava''! :blush:

mas quanto mais leio e vejo as fotos de magnificos aquarios, maior é a minha duvida!

tenho visto aquarios com diversos tipos de montagens, incluindo diferentes tipos de areao juntos (por exemplo um tipo a formar um rio, e outro areao de outra cor a formar a terra em volta, etc), variadissimas plantas naturais juntas, tapetes de plantas etc....a minha duvida é a seguinte: como conseguem manter essas montagens ''intactas'' quando fazem a limpeza do aquario? :D

no meu caso, para já tenho apenas um tipo de areao e algumas pedras de xisto...a primeira vez que montei coloquei tudo ao pormenor de forma a ficar agradavel à vista...no entanto com as mudanças parciais de agua, era sempre preciso mexer um bocadito no areao para libertar alguma sujidade que o filtro não apanhasse... resultado: tenho o areão e o xisto tudo misturado, como se costuma dizer ''tudo ao molho e fé em deus''! yikes queria muito montar um aquario bem mais agradavel e natural, mas não consigo perceber como se consegue manter os aquarios assim tão bonitos :sleep: usam algum tipo de material para limpar o areao sem o remexer muito, alguma tecnica, qualquer coisa? estou mesmo à nora helpbang

se por acaso isto ja estiver explicado em algum topico, peço desculpa, mas tenho andado a procurar e ainda não encontrei resposta!

Publicado:

Ola

Existem utencilios que se vendem nas lojas proprios para limpar o areao...

Mais detalhes nao te poderei dar pois tambem sou novato nisto :blush:

Boa sorte

Cumps, Rui

Publicado:

Concordo com o Nuno, uma equipa de peixinhos bem qualificada para limpar o fundo da menos trabalho

Cumps

Publicado:
Concordo com o Nuno, uma equipa de peixinhos bem qualificada para limpar o fundo da menos trabalho

Cumps

ja tinha reparado que nos setups apareciam sempre coridoras e ottos (acho que sao esses os nomes :oops: ), mas o meu aquario é de agua fria....e tenho ideia que esses peixes limpa fundos sao só de agua quente... :blush:

Publicado: (editado)

Põe aqui o setup do teu aquário.

Essencialmente tamanho e temperatura a que o manténs que alguém te aconselha um peixe para a limpeza.

Editado por jonasguindaste
Publicado:

Umas corydoras e um pleco resolve o problema dos vidros e do fundo.... da agua trata o filtro ..... eu nunca aspirei o meu aquario tenho muitas plantas e ja o tenho a 2 anos e nunca o aspirei e esta bom . Para um aquario de 350 ltros tnh 5 corydiras e 2 pleco e xega e sobra....

cons.jpg*
Publicado:
Umas corydoras e um pleco resolve o problema dos vidros e do fundo.... da agua trata o filtro ..... eu nunca aspirei o meu aquario tenho muitas plantas e ja o tenho a 2 anos e nunca o aspirei e esta bom . Para um aquario de 350 ltros tnh 5 corydiras e 2 pleco e xega e sobra....

a ideia era n estragar...

Daniel Almeida

Publicado: (editado)

o meu aquario tem 60cm (60x30x30 = 54litros +/-)

não tem termostato, ou seja esta à temperatura ambiente...

iluminação: não tenho ideia dos watts que tem, ja vinha com o kit do aquario, esta ligada 9h/dia.

flora: não tem (a não ser que plantas de plastico contem)

fauna: tem 4 peixinhos, sao os que estão indicados neste topico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=79527

ou seja, de momento ainda está um aquario 'digno' de um verdadeiro maçarico em aquariofilia yikes

no entanto desde que ''dei de caras'' com este site é que vi o desastre que está, mas ja tirei imensas ideias para poder alterar, no entanto quero tirar todas as duvidas que forem aparecendo para que as alterações não se transformem em outro desastre! :sad2:

Editado por siclpema
Publicado:
o meu aquario tem 60cm (60x30x30 = 54litros +/-)

não tem termostato, ou seja esta à temperatura ambiente...

iluminação: não tenho ideia dos watts que tem, ja vinha com o kit do aquario, esta ligada 9h/dia.

flora: não tem (a não ser que plantas de plastico contem)

fauna: tem 4 peixinhos, sao os que estão indicados neste topico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=79527

ou seja, de momento ainda está um aquario 'digno' de um verdadeiro maçarico em aquariofilia yikes

no entanto desde que ''dei de caras'' com este site é que vi o desastre que está, mas ja tirei imensas ideias para poder alterar, no entanto quero tirar todas as duvidas que forem aparecendo para que as alterações não se transformem em outro desastre! :sad2:

Só para te ajudar a ter umas certezas relativamente ao teu kit.

Tem 54 Litros, calculas a litragem do aqua multiplicando os outros valores e dividindo por 1000, ou seja 60x30x30/1000 = 54L.

Iluminação deve ser de 15W, é o que geralmente vem com os kits, ou seja, é uma iluminação muito fraca e se por acaso procuras ter plantas naturais (o que acho bem..) deves procurar, anubias, fetos de java, musgo de java, vallisnerias e pouco mais.

Fauna, como já conhecia a tua fauna tens peixes que têm necessidades brutais em termos de espaço fechados num aqua de 54L.

Como sugestão, o que eu faria era arranjar um termostato (são baratos) e procurar uma loja para poder trocar os peixes que tens por peixes que se adequem ás dimensões do aqua.

Na minha assinatura tenho 2 aquarios com essas dimensões que podes dar uma vista de olhos, num deles tenho 3 espadas e 4 corys, no outro tenho 4 guppys e 4 corys, chega e sobra.

Abraço

Publicado:
Iluminação deve ser de 15W, é o que geralmente vem com os kits, ou seja, é uma iluminação muito fraca e se por acaso procuras ter plantas naturais (o que acho bem..) deves procurar, anubias, fetos de java, musgo de java, vallisnerias e pouco mais.

pois, é o mal dos kits...e como muitos, eu tambem inicialmente comprei o aquario ja com tudo completo pensando que seria o ideal...e pensava o mesmo ate encontrar este site! e quanto mais leio mais me apercebo do quanto nós ''maçaricos'' somos aldrabados neste assuntos! :D

Fauna, como já conhecia a tua fauna tens peixes que têm necessidades brutais em termos de espaço fechados num aqua de 54L.

outro mal! quando comprei os meus peixes, na loja indiquei o tamanho do aquario e disse que não tinha termostato...indicaram-me os peixinhos de agua fria e disseram-me que chegava e sobrava para varios peixes desses (tecnica de venda?! :snipersmile: ) acho que, felizmente, adquiri so os que tenho (um de cada vez) e eles ainda andam bastante à vontade!

Como sugestão, o que eu faria era arranjar um termostato (são baratos) e procurar uma loja para poder trocar os peixes que tens por peixes que se adequem ás dimensões do aqua..

ja ando com ideia de comprar um termostato para aumentar um pouco a temperatura da agua (para ja não muito porque continuo com peixes de agua fria)! quanto a trocar os peixes, não creio que por aqui façam isso, interessa-lhes mais vender vender, do que andar a fazer trocas! e eu gosto dos peixinhos que tenho, afinal ja os tenho desde que casei, mas ainda ando a ver a melhor maneira, se for a melhor slução, talvez dá-los a alguem de confiança!

ja agora, qual é a temperatura ideal para corys e plecos?

obrigado pela ajuda!

Publicado:

Atenção que o aumento de temperatura pode aumentar o crescimento dos peixes. Dar a alguém de confiança é optima solução.

Quanto à temperatura das corys, de uma forma geral estão entre 23 - 26º, depende da cory, mas não varia muito.

Dos plecos não tenho grande conhecimento de causa, mas também depende do peixe que é, mas deve estar entre os 22 e os 28cº.

É impensável manter qualquer um deles em habitat de peixe de água fria, isso é certo

Abraço

Publicado:
Atenção que o aumento de temperatura pode aumentar o crescimento dos peixes. Dar a alguém de confiança é optima solução.

Quanto à temperatura das corys, de uma forma geral estão entre 23 - 26º, depende da cory, mas não varia muito.

Dos plecos não tenho grande conhecimento de causa, mas também depende do peixe que é, mas deve estar entre os 22 e os 28cº.

É impensável manter qualquer um deles em habitat de peixe de água fria, isso é certo

Abraço

boas

um colega de trabalho meu tem 2 plecos com 30 cm vai para 1 ano num lago.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:
sim são plecos e estão ao ar livre eu tambem não sabia mas até agora estão sem problemas, não sei até que ponto é aconcelhavel mas ele lá os tem.

Pois, desconheço tal coisa mesmo..

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!