Recommended Posts

Publicado

Ola people. tenho um aqua de 150 litros com varia anubias. o que acontece e que a anubia maior que eu tenho, que e uma gigante, vai apodrecendo a pouco e pouco, e eu vou tendo que ir cortando partes do rizoma para ver se ela ganha força e deixa de morrer... o problema e que alem de ter cortado mais de partes do rizoma e me faltarem cerca de 2 para ficar sem folhas e que ja outras anubias mas mais pequenas, tambem começam a apodrecer, parece que ficam castanhas e apodrecidas mesmo, moles e mal cheirosas, o que devo fazer à anubia gigante e às outras que ja começam a adoecer? obrigado cumps

Publicado:

Boas,

se tiveres o rizoma enterrado desenterra-o pois os rizomas das anúbias não podem estar enterrados no areão (apenas as raízes o podem).

Agora que tipo de aqua tens? condições? (luz, temperatura, etc...) como esta plantada a anúbia, numa pedra\tronco? , no areão?

Desculpa responder com tantas perguntas ms é tudo dados que podem ser importantes para a resolução do problema...

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado: (editado)

nao, ela ta com o rizoma fora do areao. 27º de Temperatura, de luz elas nao precisam de muita mas tambem so tenho uma calha, mas isso acho q e o suficiente... nao percbo o problema que as anubias tem no meu aquario, e que eu tenho outro no meu colegio e la nao ha problema nnhum

Editado por jpp
Publicado:
nao, ela ta com o rizoma fora do areao. 27º de Temperatura, de luz elas nao precisam de muita mas tambem so tenho uma calha, mas isso acho q e o suficiente... nao percbo o problema que as anubias tem no meu aquario, e que eu tenho outro no meu colegio e la nao ha problema nnhum

Ok, o que é que tem essa calha? quantos Watts? e o teu aqua tem quanto de litragem?

Já agora como estão os níveis de nitratos?

Abraço

Publicado:

eu nitratos nao sei... tenho que ver, mas como e? tenho varias, mas tambem tenho cabombas, blyxas, elodeas e uma outra que nao sei o nome... a luz nao tem problema, elas de pouca precisam, agora os nitratos e isso e que nao sei, mas e estranh porque o resto da se bem, so 2 anubias e que parece que apodrecem...

Publicado:
Ola people. tenho um aqua de 150 litros com varia anubias. o que acontece e que a anubia maior que eu tenho, que e uma gigante, vai apodrecendo a pouco e pouco, e eu vou tendo que ir cortando partes do rizoma para ver se ela ganha força e deixa de morrer... o problema e que alem de ter cortado mais de partes do rizoma e me faltarem cerca de

Bb para ficar sem folhas e que ja outras anubias mas mais pequenas, tambem começam a apodrecer, parece que ficam castanhas e apodrecidas mesmo, moles e mal cheirosas, o que devo fazer à anubia gigante e às outras que ja começam a adoecer? obrigado cumps

Bom dia caro colega, isso a mim "cheira-me" a falata de "paparoca" das anúbias, ou então, rizoma enterrado..

Fertilizas essas plantas? com quê?

Abraço

aquaplanting333.jpg

Publicado: (editado)

eu tinha akadama mas tirei porque nao gostava do efeito.fiquei so com alguns nutrientes do akadama e um fertilizante no fundo, depois puz um areao preto, acho q e o aquasoil amazonia ou coisa do genero... e o rizoma ta bem desenterrado, elas começam a apodrecer nas parte entre o rizoma e o caule das folhas... e eu vou cortando o rizoma para ver se nao se espalha mas ja tou a ficar sem folhas...

Editado por jpp
Publicado:

Só para experimentar não cortes e ao fim de uns tempinhos um mês ou assim vê se não estão a nascer folhas novas... não cortes o rizoma, e quanto ás folhas podres deixa-as soltarem-se naturalmente, retirando-as em seguida do aqua

Agora é uma resposta completamente ás cegas visto que já te pediram para colocares a iluminação, niveis de nitratos e ate fotos, pois sem alguns desses elements torna-se um pouco dificil dar uma ajuda decente...

Volto a insistir... mete aí o setup do aqua e os níveis de nitratos e fosfatos e rotinas de fertilização

Abraço

Publicado:

Tal como o Murkas te disse não cortes mais a planta,de estares sempre a cortar enfraquece-la.E para além disso é preciso muito cuidado a cortar uma Anúbia,o instrumento de corte deve ser afiado como um bisturi.

Quanto a mim parece-me que é também falta de fertilização e de luz,quantidade e/ou qualidade.As plantas precisam de nutrientes,senão acabam por definhar mais cedo ou mais tarde,e as lâmpadas das nossas calhas têm um tempo de vida útil,passando esse tempo deixam de servir adequadamente para o fim que se destinam.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

lol o setup e +- o que? desculpem mas nao sei... ainda hoje tinha uma folha nova a nascer e ja na junta entre a folha e o caule tava podre... tinha la um red a come la e tudo... e muita estranho... eu agora nao tou como aquario, mas assim que puder eu peço os niveis e ponho aqui

Publicado:

Olá.

lol o setup e +- o que? desculpem mas nao sei...

Estás desculpado... ninguém é obrigado a saber tudo... tão pouco há alguém que saiba tanto.

O setup de um aquário, é a descrição da parte técnica e manutenção do aquário. De uma forma simples, é isto:

Dimensões (CxLxA):

Iluminação:

Filtração:

Aquecimento:

Peixes (quais e em que quantidades)

Regime de TPA's, fertilização, níveis de parâmetros que meças, etc...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

Estás desculpado... ninguém é obrigado a saber tudo... tão pouco há alguém que saiba tanto.

O setup de um aquário, é a descrição da parte técnica e manutenção do aquário. De uma forma simples, é isto:

Dimensões (CxLxA):

Iluminação:

Filtração:

Aquecimento:

Peixes (quais e em que quantidades)

Regime de TPA's, fertilização, níveis de parâmetros que meças, etc...

Cumprimentos

Luís Fortunato

tem 100 por 30 por 40

a iluminaçao nao sei... mas so tenho uma calha, com um metro tambem

filtro heim 2215

termonstato rasquinho mas a temperatura costuma tar nos 27

2 ancistrus, 12 barbos cereja, 11 kuhlis e alguns red cherries

de resto so sei que tem um bocadinho e akadama e um fertilzinho fininho no fundo, o resto ainda nao medi...

Publicado:
tem 100 por 30 por 40

Deixa-me adivinhar... é um Aquapor? E a calha tb é Aquapor?

Eu tenho um e há algum tempo tive problemas com a calha que tenho num outro aqua.

Para tentar remediar a solução que arranjei foi colocar a calha da Aquapor no local da outra.

Foi aí que me apercebi da diferença brutal que existia entre as duas calhas.

A calha da Aquapor não ilumina absolutamente nada. Ou metes mais luz ou não te safas...

Isto, claro está, se a calha é essa. bang

kaffee.gifsporting.png
Publicado:

flora tenho cerca de 10 anubias, uma cabomba, uma elodea, outras 10 blyxas japonicas e uma outra planta fininha e verdinha que nao sei o nome... sim mas eu acho que o problema nao esta na calha, eu vou mudar a tampa tambem, se calhar a calha da tampa suplente e mais forte mas nao sei se as anubias estao doentes por causa da falta de luz... ja encontrei o cabo pa tirar fotos do telemovel. vou passar po pc. como e q s poe as fotos aqui?

Publicado:
flora tenho cerca de 10 anubias, uma cabomba, uma elodea, outras 10 blyxas japonicas e uma outra planta fininha e verdinha que nao sei o nome... sim mas eu acho que o problema nao esta na calha, eu vou mudar a tampa tambem, se calhar a calha da tampa suplente e mais forte mas nao sei se as anubias estao doentes por causa da falta de luz... ja encontrei o cabo pa tirar fotos do telemovel. vou passar po pc. como e q s poe as fotos aqui?

Mas tens ai plantas que até são exigentes em iluminação, têm se aguentado?

Publicado:

Olá.

[faq] Como Colocar Fotos E Videos No Fórum Aquariofilia

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

lol puxa... ganda trabalho... eu agora nao posso tar a ler aquilo tudo... tou a estudar pa exames e ter que ler e fazer aquilo tudo... ha alguem que tenha ligeira facilidade em o fazer? eu podia enviar a imagem por msn ou assim e se conseguissem punham aqui... desculpem la, se nao der nao ha problema. obrigado

Publicado:

lol..

Não custa assim tanto, era perder 5m a ler aquilo.

Regista-te em www.onfinite.com, cria a tua galeria, faz o upload da imagem.

Depois com o botão direito vê o url da imagem e cola-o aqui entre .

Fica aqui o resumo. São 2m

Abraço

Publicado: