Murty77 Publicado Janeiro 11, 2008 Publicado Janeiro 11, 2008 Boas. Aqui seguem umas fotos do meu aquário. Como não tenho muita experiência gostava que me ajudassem a resolver alguns problemas. O aquário tem: dois discos (uma beleza), dois escalares, um bótia palhaço, um coridora, um pleocostumos (creio que é assim que se escreve), 20 rásboras arlequim e um neon (que veio junto com os rásboras...) Duas gramídeas e uma terceira planta cujo nome não sei, mas parece gramídea de folha larga e encaracolada, e musgo de java (um tronco) Tem um filtro a debitar 700L P/h e duas lâmpadas: Aquaglow w PlantaGlow. Agora, os problemas: 1- ganha algas facilmente (faço ciclos de 12 horas de luz) 2- o bótia tem uma "pança" de todo o tamanho 3- Os escalares andam sempre a "picar" um no outro 4- desde que chegou o segundo discu (o laranja), o primeiro começou a retrair-se e já nem levanta a coluna espinhosa que tem nas costas. 5- os rásboras não costumam funcionar como cardume. 6- A água apresenta alguma turvez, sendo que tenho carvão activado no filtro. O que devo fazer para melhorar estes problemas? Obrigado pela vossa atenção. Citar
Murty77 Publicado: Janeiro 11, 2008 Autor Publicado: Janeiro 11, 2008 (editado) http://i247.photobucket.com/albums/gg124/M...77/DSC00035.jpg http://i247.photobucket.com/albums/gg124/M...77/DSC00030.jpg http://i247.photobucket.com/albums/gg124/M...77/DSC00003.jpg Editado Janeiro 11, 2008 por Murty77 Citar
ajvctrindade Publicado: Janeiro 11, 2008 Publicado: Janeiro 11, 2008 Boas, Antes de mais seria conveniente colocares o setup completo do teu aqua. Da experiência que tenho e com a informação que tenho, posso dizer o seguinte: - 700L/hora parece-me pouco para um aquário com discus e escalares. Qual a matéria filtrante que tens no filtro? - Os discus e escalares requerem águas ligeiramente ácidas, embora possam suportar relativamente bem PH7, mas sem dúvida preferem águas moles. - O filtro seria recomendado ser externo. - O plecostumos deverias de dar a alguém se pretendes continuar com discus. Eu tenho um no aquário de 240L brutos com uns discus e o malandro (que tem perto de 30 cm) já é bem velhinho (mais de 10 anos). O que acontece é que ele neste momento praticamente só come comida congelada e quando é a hora da comida, literalmente afugenta os discus para ficar com a comida toda. Tenho sempre que dar comida de um lado e chamar os discus para o outro. - O aquário encontra-se um pouco "despido". Não tens esconderijos para esse pessoal todo. Os discus gostam, os escalares também e o plecostumos agradecia. Os meus discus e escalares adoram passear-se por entre as valisnérias e refugiar-se por entre as sobras das plantas ou rochas. - Em relação ao botia, julgo que tb não é recomendável o teres muito tempo. São peixes que também duram alguns anos (os meus pelo menos duraram) e com os discus e/ou escalares maiores, estão sempre a importuná-los para comer a mucusidade que têm, digo eu. De resto, ter a barriga gorda... não vi foto, mas não era muito anormal. Pois comem muito, o que faz com que crescam muito rápido. Fora isso, é um peixe muito bonito quando está grande e tem a curvatura bem acentuada. - Em relação às algas, 12horas de luz parece-me demais. Devias igualmente ter umas plantas de crescimento rápido de forma a te consumirem os nutrientes existentes na água e deixar pouco para as algas. Deverias igualment efectuar TPAs com relativa frequência. Qual a regularidade com que fazes? - Voltando aos escalares, dois parece-me pouco. São peixes de cardume a não ser que tivesses um casal. A regra aplica-se igualmente aos discus. Já agora, se o aquário se tornar pequeno, porque não te aventuras somente por um deles? Sem dúvida que os escalares e bem mais fácil. - Já agora, se colocares um fundo no aquário (que não sejam aqueles com plantas e/ou rochas) vais ver que melhoras bastante o vizual. Um abraço, Citar António Trindade
Murty77 Publicado: Janeiro 12, 2008 Autor Publicado: Janeiro 12, 2008 Obrigado pela resposta. O filtro é externo e tem lâ de vidro. Em relação aos esconderijos, espero que as plantas possam fazer isso, pois não gosto muito daqueles barcos partidos e cpª. Agora em relação ao pleocostumus, não conheço outro peixe que faça o trabalho deste com a mesma eficácia. Citar
Murkas Publicado: Janeiro 12, 2008 Publicado: Janeiro 12, 2008 (editado) Só para dar uma ajudinha... Caso o facto de não teres posto directamente as fotos fosse intencional peço as minhas desculpas (avisa-me por mp que venho cá alterar) Abraço Editado Janeiro 12, 2008 por Murkas Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Murty77 Publicado: Janeiro 12, 2008 Autor Publicado: Janeiro 12, 2008 Só para dar uma ajudinha... Caso o facto de não teres posto directamente as fotos fosse intencional peço as minhas desculpas (avisa-me por mp que venho cá alterar) Abraço Obrigado!!! Como é que se faz isso? Ainda não consegui... Citar
MiguelSCosta Publicado: Janeiro 12, 2008 Publicado: Janeiro 12, 2008 Boas, Antes de mais seria conveniente colocares o setup completo do teu aqua. Da experiência que tenho e com a informação que tenho, posso dizer o seguinte: - 700L/hora parece-me pouco para um aquário com discus e escalares. Qual a matéria filtrante que tens no filtro? - Os discus e escalares requerem águas ligeiramente ácidas, embora possam suportar relativamente bem PH7, mas sem dúvida preferem águas moles. - O filtro seria recomendado ser externo. - O plecostumos deverias de dar a alguém se pretendes continuar com discus. Eu tenho um no aquário de 240L brutos com uns discus e o malandro (que tem perto de 30 cm) já é bem velhinho (mais de 10 anos). O que acontece é que ele neste momento praticamente só come comida congelada e quando é a hora da comida, literalmente afugenta os discus para ficar com a comida toda. Tenho sempre que dar comida de um lado e chamar os discus para o outro. - O aquário encontra-se um pouco "despido". Não tens esconderijos para esse pessoal todo. Os discus gostam, os escalares também e o plecostumos agradecia. Os meus discus e escalares adoram passear-se por entre as valisnérias e refugiar-se por entre as sobras das plantas ou rochas. - Em relação ao botia, julgo que tb não é recomendável o teres muito tempo. São peixes que também duram alguns anos (os meus pelo menos duraram) e com os discus e/ou escalares maiores, estão sempre a importuná-los para comer a mucusidade que têm, digo eu. De resto, ter a barriga gorda... não vi foto, mas não era muito anormal. Pois comem muito, o que faz com que crescam muito rápido. Fora isso, é um peixe muito bonito quando está grande e tem a curvatura bem acentuada. - Em relação às algas, 12horas de luz parece-me demais. Devias igualmente ter umas plantas de crescimento rápido de forma a te consumirem os nutrientes existentes na água e deixar pouco para as algas. Deverias igualment efectuar TPAs com relativa frequência. Qual a regularidade com que fazes? - Voltando aos escalares, dois parece-me pouco. São peixes de cardume a não ser que tivesses um casal. A regra aplica-se igualmente aos discus. Já agora, se o aquário se tornar pequeno, porque não te aventuras somente por um deles? Sem dúvida que os escalares e bem mais fácil. - Já agora, se colocares um fundo no aquário (que não sejam aqueles com plantas e/ou rochas) vais ver que melhoras bastante o vizual. Um abraço, O que aqui se disse parece-me bem no geral, mas pedires ajuda sobre o teu aquário, sem dares dados básicos como sejam o tamanho, a quantidade de watt de luz e o pH parece-me difícil. Nunca tive discus na minha vida, mas com os escalares os peixes pequenos que andassem no aquário íam à vida. Bem sei que um dos escalar tinha quase 13 cm de altura, mas os teus também hão de lá chegar. Quanto ao filtro, no mínimo 4 a 5 vezes o numero de litros por hora dos que tem o aquário. Eu no teu caso investiria em colocar uma iluminação adequada, que não sei se será já o caso ou não, e investia em plantas para ir criando esconderijos e preencher espaços. Uns troncos também assentavam bem, já que até ajudam a baixar o pH que também não sei se será o que precisas ou não, mas quase que aposto que sim. abraço Citar Cumprimentos, Miguel Costa
Murkas Publicado: Janeiro 12, 2008 Publicado: Janeiro 12, 2008 Obrigado!!!Como é que se faz isso? Ainda não consegui... Boas, está tudo explicado aqui -->http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730 Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Murty77 Publicado: Janeiro 13, 2008 Autor Publicado: Janeiro 13, 2008 O que aqui se disse parece-me bem no geral, mas pedires ajuda sobre o teu aquário, sem dares dados básicos como sejam o tamanho, a quantidade de watt de luz e o pH parece-me difícil. Nunca tive discus na minha vida, mas com os escalares os peixes pequenos que andassem no aquário íam à vida. Bem sei que um dos escalar tinha quase 13 cm de altura, mas os teus também hão de lá chegar. Quanto ao filtro, no mínimo 4 a 5 vezes o numero de litros por hora dos que tem o aquário. Eu no teu caso investiria em colocar uma iluminação adequada, que não sei se será já o caso ou não, e investia em plantas para ir criando esconderijos e preencher espaços. Uns troncos também assentavam bem, já que até ajudam a baixar o pH que também não sei se será o que precisas ou não, mas quase que aposto que sim. abraço Boas. O aquário tem 100x40x50cm. Filtro externo Turbojet 3358 - 750l/h. Duas lâmpadas - Aquaglow e Floraglow. Temperatura nos 28º C e PH nos 6,7/6,8. Não sei se é a configuração correcta para os peixes, mas noto que eles se alimentam bem e parecem pouco stressados. Continuação! Citar
Recommended Posts