Hamlet Publicado Janeiro 11, 2008 Publicado Janeiro 11, 2008 Olá a todos, Tenho um aquário comunitário de 120l há já vários anos com alguns SAE, zebras, corydoras albinos, camarões e um pleco. Tudo corria em automático, a manutenção era básica e regular e os parâmetros da água pareciam-me todos ok. Temp. 24; Ph 7.5; amónia 0; nitritos 0; nitratos 0 a 5ppm. Há cerca de 1 mês comprei 4 guppies, 4 zebras e 4 corydoras albinos numa loja insuspeita (penso eu). Ainda durante o transporte um peixe morreu e durante a climatização morreu outro. Achei estranho. A partir daí os peixes começaram a morrer - primeiro os que tinha comprado, depois os que já tinha. Até o velhinho e resistente pleco morreu! Resistiram as corydoras, 2 guppies macho, 2 SAEs e os camarões. Apesar de não fertilizar, a água começou a ficar esverdeada e apareceram algas nas pedras, nos troncos, nos vidros. Depois de algumas TPAs e 15 dias depois voltei a introduzir um pleco, 2 guppies e algumas corydoras - comprados noutra loja. Curiosamente, ou não, um guppy morreu durante o transporte e outro morreu ainda durante a climatização. Na manhã seguinte, o pleco estava morto e começaram a morrer corydoras - que sempre foram altamente resistentes no meu aquário. Os parâmetros da água continuam os de sempre. A única coisa menos normal são as algas verdes que antes não tinha. Não percebo o que se passa. Os peixes estão a morrer sem manchas, veludos, pintas ou qualquer sintoma. Apenas estranho que os peixes andem demasiado à superficie, mesmo depois das TPA. Será algum parasita? Terão sido picos de amónia, apesar de ter medido várias vezes e os valores estarem a zero? Não sei o que fazer... Obrigado. Hugo
Joao Machado Publicado: Janeiro 11, 2008 Publicado: Janeiro 11, 2008 Boas. Não me leves a mal mas peixes a morrer no transporte ou foram mal escolhidos ou o transporte não foi o melhor. Experimenta testar os nitratos dessa àgua e "mete" lá aqui os valores. Para prevenir, durante uns dias, vai mudando 10% da àgua DIÁRIAMENTE. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
ruimorim Publicado: Janeiro 11, 2008 Publicado: Janeiro 11, 2008 Olá,... Não te esqueças de mencionar os materias filtrantes que usas, como quaisquer outro material que usas no aqua, como por ex: bombas, aquecedor, filtro, etc... Tudo é muito importante. Em relação aos peixes que morrem em transporte, já estou como o outro colega, que foi realizado em péssimas condiçoes. Provávelmente a culpa será da pessoa que os ensacou. O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
Psyfactor Publicado: Janeiro 11, 2008 Publicado: Janeiro 11, 2008 Não terás metido vários peixes de uma só vez? Aquando da primeira compra, meteste 10 peixes de seguida (que poderiam ter sido 12 se dois n tivessem morrido) no aqua. Costumas limpar o filtro?E aspirar o areão?
Hamlet Publicado: Janeiro 11, 2008 Autor Publicado: Janeiro 11, 2008 (editado) Fica mais alguma informação... Tenho uma bomba de ar e um termostato normalíssimo e um filtro externo da Tetra que limpo de 2 em 2 meses. Aspiro o areão sempre que faço as TPAs - semanalmente. Os peixes pareciam bem acondicionados no saco e as viagens foram relativamente curtas. Mais facilmente acredito que os peixes já viessem doentes, ainda que tenha tido "azares" em duas lojas distintas - lojas de "centro comercial", ainda assim. Admito poder ter metido demasiados peixes ao mesmo tempo, embora já o tenha feito no passado sem qualquer problema - o aquário está ciclado há uns 7 anos e nunca tive picos de amónia depois de introduzir peixes. Mais logo volto a medir os nitratos. Obrigado. Hugo Editado Janeiro 12, 2008 por Hamlet
ruimorim Publicado: Janeiro 11, 2008 Publicado: Janeiro 11, 2008 Bem, isso de meter os peixes de uma vez só, vai de caso a caso, a mim correu-me bem, coloquei de uma vez só cerca de 15 guppies e mais 4 espadas e alguns mais, pois só me morreram 2. Porque? tinha que ser... Os meus filtros (e cada caso é um caso), são limpos 2 em 2 semanas intercalados com as TPAs (e estas semanalmente. TPA´s 20/30% semanalmente 50% mensalmente e aqui aproveito sempre para limpar melhor o fundo, aonde chego!!! Mais, na minha opiniao a temperatura deveria situar-se nos 26º e acima.... O meu AQUA http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=1226
Hamlet Publicado: Janeiro 12, 2008 Autor Publicado: Janeiro 12, 2008 (editado) Experimenta testar os nitratos dessa àgua e "mete" lá aqui os valores. Os nitratos estão nos 5 mg/l, pelo que não será por aí... Entretanto continuo com TPAs frequentes e em breve tentarei comprar 2 ou 3 peixes numa loja que não de "centro comercial"... Hugo Editado Janeiro 12, 2008 por Hamlet
Recommended Posts