Editas ou nao?  

222 votos

1. 1. O que fazem ás fotos antes de postar?

• nada! Vão da máquina para o pc e do pc para o forum! Isso é preciso?
      97
    • Faço crop do que interessa e ainda uso os botões de auto, nao gosto de perder tempo
      30
    • Faço crop, resize, mexo no contraste, brilho, saturação, etc..., perder tempo quanto baste
      71
    • Mexo em tudo até ficar o melhor possivel. até apagar aquele pixelzito no canto que nao ficou bem. Se vou perder tempo, ao menos que fique bom!
      26

Recommended Posts

Publicado

Pois é...

a edição das imagens é cada vez mais essencial, sendo que muitos fotografos já nao publicam nada sem antes mexerem nas suas fotografias no pc. E voces? o que fazem?

Acham importante?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá Pedro.

Bom tópico de votação... mas para variar, não tem a opção com a qual eu me identifico mais :wink:

De uma forma geral, para fotografias de aquários, o que eu faço, pela seguinte ordem, é:

- Resize da imagem para 1440x960 pixels (são as que eu hosto para se verem maior e não carregarem tanto o tópico)

- Ajustar os Levels, ou no caso de uma foto menos 'artística' faço Auto-Levels.

- Ajustar o Brightness e Contrast. Raramente uso o Auto neste caso... até porque depende muito do monitor que tivermos a usar.

- Fazer um Sharp global à imagem.

- Em zonas mais problemáticas, com manchas ou outras coisas indesejadas, usar a Smudge Tool, mas convém não abusar pois pode ficar muito artificial. Aqui, às vezes é possível usar a Magic Wand, mas é preciso ter muito cuidado...

- Expandir a Canvas em mais 50 pixels em todas as direcções.

- Se necessário, usar o Polygonal Lasso Tool para pintar da côr da moldura zonas que não queiramos na foto (areão ou acima do vidro do aquário). Fazer um pequeno blur no limite entre a foto e a moldura.

- Escrever a descrição da foto e assinar na moldura.

- Guardar a foto.

- Fazer resize para 800 pixels de largura (as que aparecem nos tópicos).

- Guardar a nova foto.

De resto, não faço muitas mais coisas.

Abraço.

Luís Fortunato

PS: Quanto muito, poderia votar na 3ª opção... mas como não sei o que é o 'etc'... :wink:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Eu não faço nickles :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Belo tópcico, sim senhor!

Eu cá faço mais ou menos o que o Fortunato faz, só que a moldura como é sempre igual já a tenho feita, depois é só colar a imagem e guardar.

Uma pequena alteração da ordem...o resize deixo para o fim, antes de dar um bocado de sharp.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Faço o seguinte:

- Crop quando o motivo se encontra demasiado distante e quando quero somente determinado ponto da fotografia.

- Sharp se for necessário e geralmente após algum crop

- Recize para 800pix lado maior

- Assinatura

Quando não existe crop:

- Recize

- Assinatura

Muito raramente ajuste Levels, Curves, Contrastes, etc...... só mesmo quando não tenho hipotese de fazer mais fotos ao motivo.

Atenção que uso as Tone-Curves na Máquina (D50), o que já me permite poupar muito trabalhinho em PP.

Publicado:

normalmente faço apenas um resize para a imagem ficar com cerca de 800 pixeis de largura... de resto quando muito um crop apenas caso necessário um melhor enquadramento

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas,

Depende da fotografia e do trabalho final que quero, mas de um modo geral trabalho a fotografia no lightroom e photoshop (este ultimo praticamente para colocar molduras.

Se usarmos bem os softwares que dispomos e que conseguirmos melhorar um dado registo que tirámos, porque não fazer?...

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

www.nelsoncarvalho.net

Publicado:

Penso que se a maltra vota também deve esclarecer e comentar o seu ponto de vista.

Eu não faço nada em PC, pois não sei trabalhar (ainda) com edição de imagem.

No entanto, a foto é mais trabalhada na máquina, tudo em modo manual, e então como não percebo muito de fotografia, é tripé e vai experimentando (abertura, exposição,...) e a selecção é feita depois.

Aliás eu não tenho muitas fotos no fórum nem em lado nenhum e as que tenho são mesmo isso, é escolher o melhor que consigo e pronto, nem molduras, nem assinaturas.

Mas talvez seja algo a trabalhar num médio prazo.

Tenho como wallpaper uma foto de um dos gurus do fórum, que acho das mais belas que já vi, e dou comigo ao telefone com os clientes e a abrir janelhinhas no vazio com o rato á volta do reflexo da objectiva da máquina fotográfica.

Abraços

Ilídio Cruz

The Dream One

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Publicado:
sendo que muitos fotografos já nao publicam nada sem antes mexerem nas suas fotografias no pc

NENHUM fotógrafo vende uma foto sem antes a ter passado por PC. Isso era com slides em que aquilo que se queria era o que se fazia. Com o digital não há foto que fique exactamente como se quer. Ainda..., vamos ver se quem faz os sensores vai conseguir vencer o desafio de igualar uma mera tira de pelicula chamada Velvia ou Ektachrome. Hoje, ainda não há...

• 1 mês depois...
Publicado:
vamos ver se quem faz os sensores vai conseguir vencer o desafio de igualar uma mera tira de pelicula chamada Velvia ou Ektachrome. Hoje, ainda não há...

Podes traduzir? ...sff bang

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Penso que se a maltra vota também deve esclarecer e comentar o seu ponto de vista.

Eu não faço nada em PC, pois não sei trabalhar (ainda) com edição de imagem.

No entanto, a foto é mais trabalhada na máquina, tudo em modo manual, e então como não percebo muito de fotografia, é tripé e vai experimentando (abertura, exposição,...) e a selecção é feita depois.

Aliás eu não tenho muitas fotos no fórum nem em lado nenhum e as que tenho são mesmo isso, é escolher o melhor que consigo e pronto, nem molduras, nem assinaturas.

Mas talvez seja algo a trabalhar num médio prazo.

Tenho como wallpaper uma foto de um dos gurus do fórum, que acho das mais belas que já vi, e dou comigo ao telefone com os clientes e a abrir janelhinhas no vazio com o rato á volta do reflexo da objectiva da máquina fotográfica.

Abraços

O meu pai montou recentemente um estúdio de fotografia em casa para matar a saudade do velho rolo fotográfico! Encontrou à 2 meses, quando lá estive à procura de outras coisas, a velha Nikon F4 e uma Canon (não me lembro do modelo), ambas analógicas. Sempre tem mais qualquer coisa para fazer! O que ele encontrou também é a primeira digital que teve, era uma Canon, enorme, pesadona....utilizava discos rígidos pequenos. Grande mono! :)

• 6 meses depois...
Publicado:

Boas

Eu não faço nada...

A minha máquina (aqui foi obrigatório o uso do eufemismo...) é uma Olympus Camedia C220 Zoom, portanto deixo tudo a seu cargo.

Até hoje ainda ninguém me deu outra, quando der e se valer a pena quero aprender a trabalhar imagens.

O Photoshop tem, como se pode ver

, montes de potencial.

Para fazer algo

género, é no entanto necessário muito trabalho de estudo.

Abraço

Publicado:
Podes traduzir? ...sff :sign_welcome:

Velvia (Fuji) ou Ektachrome (Kodak), velhos tempos..... São peliculas de slide ( depois de revelado aparece em positivo) com uma soberba qualidade para utilização profissional, com isto é que se vê quem "mexe" em fotografia, pois esta arte não é aproveitar uma foto banal, aproveitar uns aspectos interessantes e fazer uma nova e completamente diferente no PC. Com os mestres, a fotografia já está "tirada" antes de se disparar a máquina.

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Publicado:

os mestres tambem gastavam muito rolo, quantas fotografias foram tiradas antes de poderem fazer 1 livro com as 50 melhores?

para além dissotambem havia muita ciencia na revelação, ainda outro dia estive a ler sobre preparações para revelação e claramente não era tirar e aplicar a revelação standard a toda e qualquer foto e pimbas, todas elas eram boas para exposição.

o photoshop pode ser utilizado como uma camera escura melhor ou pode ser utilizado mais creativamente.

quanto á "mera" tira de pelicula...a resolução de uma tira de pelicula é brutalissima, são resmas e resmas de cristaizinhos fotossensiveis e comparar a resolução analogica com os melhores sensores disponiveis no momento...é comparar duas coisas muito diferentes.

a digital no entanto apesar de guardar menos informação guarda-a numa forma muito mais fácil de trabalhar, permitindo para quem saiba aproveitar melhor a informação que existe e que precisa, mas lá está, são truques de camara escura como se utilizavam antigamente, só que a camara escura mudou de aspecto e fica mais barata de operar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
  • 1 mês depois...
Publicado:

Bem

Tou a ver que este post morreu......vamos lá ressuscitar isto......continuando.....tou totalmente de acordo com vocês quando dizem que todos os fotógrafos editam as fotos antes da publicação....no entanto existe muito trabalho durante a fase pré foto, a medição de luz, os contrastes...etc, etc,etc,etc......

Tipe o prazer de conhecer pessoalmente um dos grandes nomes do fotografia de moda actualmente.....Guy Aroch.........e mexer nos maquinões que o artista trazia consigo.....Iam desde Canon EOS Mark I á ultima beleza da Hasselblad com 40 mg pixels.........e claro ficar estupido com a velocidade da Canon por exemplo em modo de repetição....parece uma metralhadora......CREDO..... :(

Ver este artista a fotografar na quase total obscuridade.....ou com (para mim parecia.....) excesso de luz que o comum dos mortais queimaria uma foto se em manual.....e ver o resulstado final após dois ou três cliques de rato é abismal......

Eu sou primeiro que tudo um curioso....gosto de tentar sempre aprender e melhorar naquilo que faço......mas deixo-vos uma pergunta que ficarei a aguardar a resposta para proseguir com o post

Quantos de vocês fotografam em RAW???

Portem.se mal

• 1 mês depois...
Publicado:

eu já comecei a tirar em RAW, apesar de ser um amador nisto, e raramente utilizar o RAW, utilizando normalmente o jpg e trabalhando sobre ele (sabendo no entanto as limitações que tem).

A principal utilização que lhe dou é para fazer fotos onde o HDR é indispensavel para ser mais fiel á realidade, ou á minha sensibilidade artistica :puppydogeyes:.

sei que no entanto que tendo um bom workflow e uma boa estação de trabalho (nada que um pc razoavel não faça facilmente) trabalhar em raw se torna quase tão fácil como trabalhar a partir de jpg.

ainda nao estabeleci no entanto o workflow que queria (preguiça e falta de tempo) e portanto as jpeg saem melhor para mostrar rapidamente que é o que um amador como eu precisa 99% do tempo.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Dificil mesmo é o básico: Tirar boas fotos de origem. Depois disso uns retoques nunca fez mal a ninguém. Aliás, quem sabe manusear fotografia e revelação, sabe que isso já se fazia nos estudios.

Já agora e aproveitando a dica, mesmo off-topic, tenho um ampliador P&B para venda. Para os mais curiosos e amantes da pelicula :transport027:

Publicado:

Chamem-me antiquado....

Mas passaram-me pelas mão milhões e fotos e de revelações, hoje uso uma máquina digital, devido a td o conforto e economia que daí advém, mas... na fotografia digital.....falta-lhe alma!

ALCAIDE

Publicado:
Chamem-me antiquado....

Mas passaram-me pelas mão milhões e fotos e de revelações, hoje uso uma máquina digital, devido a td o conforto e economia que daí advém, mas... na fotografia digital.....falta-lhe alma!

Está tudo dito.

JC

• 5 meses depois...
Publicado:

boa Noite!!

Eu tenho uma Nikon D40 e uso o formato RAW e em modo manual, as fotos ficam com cores simplesmente fantásticas! Depois faço download das fotos com o programa da nikon que vinha com a maquina, o que faz toda a diferença em termos de cor, se importar as fotos com outro programa, não é a mesma coisa, depois, quando é preciso, edito qualquer coisinha, não tou a falar só se fotos de peixes, obviamente, podem ver algumas aqui: http://olhares.aeiou.pt/mhcfonseca :)

Dos meus peixinhos tenho aqui na galeria do forum..

Peixes, Peixas e Peixinhos