reefdiver Publicado: Janeiro 14, 2008 Autor Publicado: Janeiro 14, 2008 (editado) Pedro, Obrigado pela tua resposta. Já posso chamar o meu coral pelo nome Aproveito e coloco uma foto de outro coral. Quando chegou aqui a casa a semana passada era quase microscópico mas está a crescer bem e depressa. Desculpa lá a má qualidade da foto. Será que mesmo assim me consegues dizer o nome deste coralzito em crescimento? Quem não se está mesmo a safar são as microalgas que também vinham na rocha viva. Talvez precisem de mais luz, não sei... Vou aumentar progressivamente as horas de luz, como sugeres! Quanto à rocha viva, este novo coral realça aquilo que refiro. Esta rocha tem uma qualidade tão boa que até traz corais incluídos e tudo :D Acho que vou mesmo apostar em colocar mais uns 10 kg de rocha durante esta semana. E depois vou vendo, há medida que for acrescentando mais corais, talvez coloque mais uma ou outra pedra, como tu dizes. Abraço e uma vez mais obrigado! Editado Janeiro 14, 2008 por reefdiver
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 14, 2008 Publicado: Janeiro 14, 2008 Pois, a foto não é grande coisa! Tem um disco central e depois tem esses "tentaculos"? MEGA ARQUIVO
reefdiver Publicado: Janeiro 14, 2008 Autor Publicado: Janeiro 14, 2008 Alterei a foto. Não está muito melhor. Mas acho que está melhor... O coral tem uma espécie de tentáculos castanhos e o centro é verde... Tenho que comprar uma lente melhor para a minha velhinha Canon EOS350
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 14, 2008 Publicado: Janeiro 14, 2008 Pode ser um Zoanthus , uma Protopalythoa ou uma Majano (anémora que é uma praga)! MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Janeiro 14, 2008 Publicado: Janeiro 14, 2008 eu aposto na majano!!! parabens, tens uma anemona!!! mata, mata, mata que é praga!!!!
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 14, 2008 Publicado: Janeiro 14, 2008 Lá vai o rapaz fazer o que dizes, matar sem mais nem menos! Pelo menos explica como é! Mas antes de mais, ele que tenha a certeza do que é! MEGA ARQUIVO
reefdiver Publicado: Janeiro 14, 2008 Autor Publicado: Janeiro 14, 2008 Francamente Luís! Saiste-me cá um carniceiro... Não há dúvida. É mesmo uma anémona majano. Agora digo-vos uma coisa: não me importa de ter uma praga destas no meu aquário. São bem bonitas... Vá lá: têm que me convencer a matar a anémona. Razões para o abate? Abraço
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 14, 2008 Publicado: Janeiro 14, 2008 É simples...são bastante evasivas, ferrando em corais e peixes. Em pouco tempo tens dezenas, depois centenas delas que atacam os corais até os matar e podendo provocar feridas a peixes que podem infectar e matar os pobres. Ok, agora como matar? Simples....fazes uma mistura de kalk com osmose (sem sal) de forma a ficar bastante concentrado. Desligas a circulação do aqua, incluindo o retorno...enches uma seringa com essa mistura, chegas junto da majano e deixas que uma pequena quantidade dessa mistura em cima dela de forma a cobri-la. Passado uns minutos voltas a ligar a circulação toda. Se ela ainda persistir, voltas a fazer o mesmo até ela morrer! Outra técnica é retirares a rocha onde ela está para fora (se for possivel) e com um ferro quente (por exemplo, um ferro de soldar) queimas a gaja toda! MEGA ARQUIVO
reefdiver Publicado: Janeiro 15, 2008 Autor Publicado: Janeiro 15, 2008 Pronto, já limpei o sebo à tal anémona majano. Acabei por retirar a rocha e limpei-lhe o sebo cá fora. Uma análise atenta identificou não uma mas três. Percebo aquela parte da multiplicação das sacanas no aquário. Acho que ficou o problema resolvido! Pedro/Luís, o que seria de mim sem vocês? Abraço
Alexandre Rodrigues Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 É simples...Em pouco tempo tens dezenas, depois centenas delas ... Pronto lá venho eu lançar confusão... Discordo totalmente Pedro, poderá ser comum isso acontecer, mas nem sempre. É o meu caso, quando trouxe a rocha de casa do Duarte, vinha infestada delas... com paciência limpei aquilo que vi e pensei ter erradicado a praga... "afinal havia outras"... desde há cerca de 4/5 meses para cá que elas se mantém quietinhas sem se reproduzirem, por isso ficaram lá 2. pode ser uma excepção o meu caso mas que não se multiplicaram, isso não. Quanto à questão de as erradicar achei uma outra forma de o fazer sem kalk, com muito cuidado e jeitinho com a ponta da agulha da seringa e junto ao pé começar a descolar a parte agarrada à rocha, sai inteirinha e sem espinhas , todas as que tinha na rocha que tenho na sump saíram assim e nunca mais apareceu nenhuma. Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Luis Rodrigues Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 Pois Alex, elas podem se manter assim durante mais algum tempo e depois, de um momento para o outro, começam a alastrar, a dominar o aquario, depois a sala, depois a casa, depois o pais e finalmente o mundoooooooo, buahahahahaha....
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 15, 2008 Publicado: Janeiro 15, 2008 Elas até que são bonitas, é pena que sejam uma praga! MEGA ARQUIVO
reefdiver Publicado: Janeiro 15, 2008 Autor Publicado: Janeiro 15, 2008 Elas até que são bonitas, é pena que sejam uma praga! Eu também as acho bonitas! Eu todo contente a pensar que estava com a rocha viva fabulosa....e toma lá! :D É hoje que vou mexer no layout e introduzir mais uns 10kg de rocha viva! Abraço
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 Eu também as acho bonitas! Eu todo contente a pensar que estava com a rocha viva fabulosa....e toma lá! banana rock É hoje que vou mexer no layout e introduzir mais uns 10kg de rocha viva! Abraço És tu a meter 10Kg e eu vou meter mais 2,5Kg da boa, mas amanhã...agora ficou pela sump! MEGA ARQUIVO
reefdiver Publicado: Janeiro 16, 2008 Autor Publicado: Janeiro 16, 2008 Ainda não foi ontem a adição da rocha viva. mas estou agora mais inclinado para pelo menos 15 kg's. Ontem adicionei foi a equipa de limpeza. Se bem me lembro, 8 turbos, uns 15 nassários, uns 20 eremitas e umas 10 cerites. Estou dislumbrado! As algas já estavam a começar a atacar vidros e areão... Agora peço uma vez mais alguns conselhos Pedro. Cuidados especiais a ter com esta "malta"? Quais as características e funções de cada espécie? Pela observação de ontem já percebi que as cerites são tímidas e ficam mais pela rocha, os eremitas só pensam em comer e são os 4x4...em todo o lado! As antenas dos nassários são fantásticas. É daquele tipo de coisas que quando mergulho não tenho oportunidade de ver Por último os turbos parecem-me mais vocacionados para a limpeza da rocha! Conclusão: Passei a noite à frente do aqua. Fiquei triste quando as luzes se apagaram à meia noite.
NunoRamos Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 Boas Ontem adicionei foi a equipa de limpeza. Se bem me lembro, 8 turbos, uns 15 nassários, uns 20 eremitas e umas 10 cerites. Estou dislumbrado! Compraste essa equipa, não foi? Conclusão: Passei a noite à frente do aqua. Fiquei triste quando as luzes se apagaram à meia noite. É um vício danado! "O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave." Thomas Fuller Nuno Ricardo Ramos
reefdiver Publicado: Janeiro 16, 2008 Autor Publicado: Janeiro 16, 2008 BoasCompraste essa equipa, não foi? É um vício danado! Boas Nuno, Comprei, é verdade! A água estava transparente e fantástica antes de os colocar...passada 1 hora era só "detritos" a passear pelo aqua. Sinal de que a equipa de limpeza anda mesmo a "remexer". É mesmo um vício danado. E eu que sou mergulhador, quando saio da água fico sempre com aquela sensação "ficava lá o dia todo". Agora tenho uma janela de oceano para me entreter! Abraço PS - e o teu aquário? suponho que também tens...fotos, informações?
NunoRamos Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 PS - e o teu aquário? suponho que também tens...fotos, informações? Aínda não... Por enquanto aínda só tenho o de água doce. O de salgados está complicado, os orçamentos são muito altos (tu sabes...). Tem de ser com calma, quero começar uma coisa em condições, para não ter problemas mais á frente. Mas há-de chegar esse dia. Abraço e força nisso, estou a gostar do que tenho visto. "O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave." Thomas Fuller Nuno Ricardo Ramos
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 Bem, começam a entrar os primeiros vivos! Os cerites são mais para comer cianobacteria, mas também pode comer alguma alga. Normalmente são mais nocturnos e de dia ficam enterrados na areia. Os hermitas é mesmo 4x4, menos os vidros, e gostam dce algas e restos de comida, tal como animais mortos e gostam de matar os nassarios por causa da carapaça. Os nassarios também são 4x4, mas andam mais pela areia. Permanecem sempre enterrados, saindo mais à noite e quando metes comida no aqua. Estes também comem detritos, incluindo animais mortos. Os turbos é mais vidros, não querendo dizer que também andem por outros lados. A dieta é sobretudo algas. Cuidados a ter...além do normal, dar um pouco de comida, mas nada dce exagero...faz como se tivesses 1 peixe pequeno no aqua. Vais ter que aumentar a tua equipe de limpeza...um dia destes que o pessoal for ao Cabo Raso, vais connosco para apanharmos bicharada! MEGA ARQUIVO
reefdiver Publicado: Janeiro 16, 2008 Autor Publicado: Janeiro 16, 2008 Nuno, Pois, o investimento é mesmo pesado. O melhor é mesmo fazeres um orçamento e ires comprando o equipamento aos poucos. Uma coisita todos os meses e daqui a 6 meses já estás a arrancar. Obrigado pelo teu apoio! Pedro, Obrigado pela explicação. Muitíssimo útil, como sempre. Avisa-me da próxima vez que forem ao Cabo Raso e vou lá então para aumentar a bicharada. Já tinha lido sobre os eremitas gostarem de fazer a folha aos nassários. Quando os introduzi, pus os eremitas num canto e os nassários de outro, para dar tempo aos nassários de arranjarem esconderijo! Em relação às carapaças, convém introduzir algumas vazias daqui a uns tempos, para o pessoal ir mudando de casa? Abraço
reefdiver Publicado: Janeiro 16, 2008 Autor Publicado: Janeiro 16, 2008 Boas, Depois de alguns contratempos profissionais, mais uns 15kg de rocha viva comprados hoje! Estou agora com 40kg de rocha viva. Aproveito ainda para corrigir o tamanho da minha equipa de limpeza: 20 nassários, 20 eremitas de patas verdes, 10 turbo snails e 5 cerithium's. Remodelei totalmente o layout. As fotos estão só mais ou menos, porque com as mexidas e a entrada de mais rocha viva, a água está ainda muito turva. Mas já dá para perceber que o novo visual está muito melhor... Sábado faço a primeira TPA em salgados. O escumador ainda não está com muita espuma, mas já com uma cor bem amarela e com muitos resíduos. Fico à espera dos vossos comentários...como sempre! Abraços
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 16, 2008 Publicado: Janeiro 16, 2008 Ena, esse layout está melhor, gosto dele! Sobre o escumador....isso devia ser mais castanho ou verde, uma coisa bem feia, mal cheirosa e espessa. MEGA ARQUIVO
reefdiver Publicado: Janeiro 16, 2008 Autor Publicado: Janeiro 16, 2008 Ena, esse layout está melhor, gosto dele!Sobre o escumador....isso devia ser mais castanho ou verde, uma coisa bem feia, mal cheirosa e espessa. Obrigado Pedro! Também gosto muito do layout. Está fixe! Está muito fixe. E tem espaço amplo para muuuitos corais banana rock Quanto ao escumador...eu quero acreditar que é por ter adicionado a rocha viva há só uma semana. A cor é de facto entre o amarelo e o castanho, mas mais para o líquido, pois estou a apostar mais no wet skimming nesta fase do campeonato. Agora Pedro, quanto tempo para o passo seguinte? Um mês e adiciono uns corais fáceis e depois mais umas 2 semanas e os primeiros peixitos? O que achas? Abraço
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 17, 2008 Publicado: Janeiro 17, 2008 Sim, o timing parece-me bem! MEGA ARQUIVO
Recommended Posts