Recommended Posts

Boas,

 

Hoje adicionei (finalmente) a rocha viva. Foram 25kg's e como foi a primeira vez e sem nenhuma ajuda peço as vossas opiniões!!! Como alguém disse, não me importo que falem bem ou mal de mim...desde que falem de mim ;)

 

Abraço

 

gallery_17535_267_13863.jpg

 

gallery_17535_267_29174.jpg

 

gallery_17535_267_502.jpg

 

gallery_17535_267_3109.jpg

 

gallery_17535_267_37407.jpg

 

gallery_17535_267_21912.jpg

Editado por reefdiver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

ate agora parece bem, Tas a criar grutas e refugios para os futuros peixes..

 

agora é mais um mes de paciencia para meter peixes.

 

podes ja meter uns ermitas e nassarios, mas poucos.

 

abraço

 

 

Boa Boa tá fiXolas :wink:

:wink:

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A disposição esta boa mas e pouca rocha devias encher mais isso nem que metas rocha morta. Ja esperas-te tanto tempo para começar que enfim, depois vais colocar mais rocha novo ciclo tenta fazer o layout de uma só vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas opiniões.

 

Ainda não estou totalmente satisfeito. Acho que sou capaz de fazer umas mudanças e adicionar mais umas rochitas...

 

Para a semana, já adiciono uns eremitas e nassários.

 

Já estou completamente viciado nisto ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gosto muito do teu aqua acho que a disposição das rochas está muito fixe :crazyeyes: ,

continua assim e vai actualizando com fotos do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado Diogo! Vou mesmo continuar a colocar aqui fotos, em sinal de agradecimento ao apoio que tanta (boa) gente me tem dado desde o início!

 

Acabei de fazer os primeiros testes aos valores de Kh, Mg e Ca.

 

KH - 10º

Ca - 380 mg/l

Mg - 920 mg/l

 

O Mg e o Ca estão um bocadito baixos, não estão? Opiniões please

Editado por reefdiver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado Diogo! Vou mesmo continuar a colocar aqui fotos, em sinal de agradecimento ao apoio que tanta (boa) gente me tem dado desde o início!

 

Acabei de fazer os primeiros testes aos valores de Kh, Mg e Ca.

 

KH - 10º

Ca - 380 mg/l

Mg - 920 mg/l

 

O Mg e o Ca estão um bocadito baixos, não estão? Opiniões please

 

Os valores nao estao muito maus agora uma pergunta o layout vai ficar assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores nao estao muito maus agora uma pergunta o layout vai ficar assim?

 

Hugo,

 

Obrigado pela tua opinião. Acho que especialmente o magnésio está bastante baixo. O cálcio acho que está mais ou menos. E o Kh acho que está porreiro.

 

O layout vai ter mais rocha viva e talvez umas mudanças. Tenho um amigo já com muita experiência nestas coisas que 2ª feira me vai dar uma mãozinha :)

 

Bom fds.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

Obrigado pela tua opinião. Acho que especialmente o magnésio está bastante baixo. O cálcio acho que está mais ou menos. E o Kh acho que está porreiro.

 

O layout vai ter mais rocha viva e talvez umas mudanças. Tenho um amigo já com muita experiência nestas coisas que 2ª feira me vai dar uma mãozinha :)

 

Bom fds.

 

Se vais por mais rocha nao gastes teste so te estas a preocupar para nada, vais ver que se na segunda colocares mais rocha na terça ja tens outros valores por isso calma e como ja li por ai "estas a ter agua salgada a mais" e bem aplicada lembra-te como começas-te " vou ter uita calma"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, Hugo, Luís,

 

Obrigado pelos vossos comentários! Realmente é preciso ter calma. Relativamente à rocha estou a pensar em por mais uns 10kg. Deixo umas fotos com as HQI's ligadas. Fica diferente...para melhor claro. O escumador está a sacar porcaria que não acaba. Mas estou com a amónia, nitritos e nitratos a zero...ainda

;)

 

Na altura não disse, mas como já repararam mudei da iluminação inicial (2 t5 de 54w) para uma calha com 2 hqi's de 150 w e 2 actínicas de 54w. Acho que assim está melhor :drinking:

 

Um abraço para todos!

 

gallery_17535_267_678.jpg

gallery_17535_267_50654.jpg

gallery_17535_267_71237.jpg

gallery_17535_267_65239.jpg

gallery_17535_267_48487.jpg

Editado por reefdiver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AAAHHHH....assim a coisa já se vê melhor! Fazes bem em colocar mais rocha, isso tá vazio e necessitas de colocar isso bem preparado para receberes os vivos!

 

Tens algumas fotos com sinaleticas....uma é um hermita/nassario, a outra parece ser uma esponja ou um coral mol qualquer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahhhh digo eu :sad2:

 

Estas HQI's valem cada cêntimo que custaram! Por enquanto estou a fazer 12 horas de actínicas (do 12 às 0) e 4h de HQI (das 19 às 23).

 

Quanto às sinaléticas: uma é de facto um eremita. a outra é um coral mole. Não sei o nome, veio com a rocha viva e parece estar a aguentar-se.

 

Em relação à rocha vou mesmo por mais uns quilitos. Talvez mais uns 10. Pus 23, com mais 10 fico com 33kg's. Como a rocha é de qualidade (selo da aquamagia), acho que vou ficar por aí. Estou é com umas estrelas do mar que me parecem umas asterinas. Já tirei umas quantas. Na volta vou ter que pedir os camarões maravilha de que falei noutro post para as eliminar...a ver vamos!

 

Ficam prometidas mais fotos para os próximos dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto acho que as 4 horas de hqi chegam, mas gostava de saber qual o coral mole que tens, pois pode requerer mais iluminação que as 4 horas.

Sobre a rocha, por agora chega, mas depois tens que adicionar mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto acho que as 4 horas de hqi chegam, mas gostava de saber qual o coral mole que tens, pois pode requerer mais iluminação que as 4 horas.

Sobre a rocha, por agora chega, mas depois tens que adicionar mais!

 

Pedro,

 

Vou tentar descobrir o nome do coral: pesquisando na net, perguntando na aquamagia ou em última hipótese postando aqui uma foto mais próxima :mrgreen:

 

Eu tenho ideia que 33 kg, sendo rocha viva de qualidade é suficiente. Mas em tua opinião, quantos kg's achas que devo ainda adicionar no futuro?

 

Estou a ponderar colocar um pouco de areão na secção central da sump e "regar" tudo com alguma rocha viva na sump no futuro. Por aquilo que li, isso ajuda bastante ao desenvolvimento rápido de todos os organismos na rocha viva, devido à inexistência de predadores na sump.

 

Uma dúvida: progressivamente vou começar a aumentar o número de horas das hqi's. quanto e com que periodicidade o devo fazer? por exemplo,30m por semana? 1hora? ...

 

O próximo investimento será um osmoregulador, para passar a fazer a reposição automática da água evaporada.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos Kg de rocha deves ter? Bem, como estás a pensar em fazer reef, terás que ter pelo menos (na minha opinião) 60Kg e idealmente uns 70Kg. Deves ter por volta de 20% do volume do aqua de rocha.

 

Sim, podes fazer um pequeno refúgio na sump.

 

Acho que podes aumentar a iluminação 1 hora de 2 em 2 dias até teres as horas que pretenderes ter. Eu tenho 8h por dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos Kg de rocha deves ter? Bem, como estás a pensar em fazer reef, terás que ter pelo menos (na minha opinião) 60Kg e idealmente uns 70Kg. Deves ter por volta de 20% do volume do aqua de rocha.

 

Sim, podes fazer um pequeno refúgio na sump.

 

Acho que podes aumentar a iluminação 1 hora de 2 em 2 dias até teres as horas que pretenderes ter. Eu tenho 8h por dia.

 

 

Pedro,

 

Isso é mesmo muito calhau. banana rock

 

Por aquilo que tenho lido, estava a pensar em ficar pelos 35-40 kg. Mas vou ponderar o teu conselho. Uma questão: posso adicionar rocha mais tarde sem qualquer efeito negativo para o aqua ou seria melhor colocá-la toda agora?

 

Em termos de iluminação a recomendação que me deram foi 10h de hqi's e 12h de actínicas. Será demasiado?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a rocha que fores adicionar posteriormente tiver maturada (se for da Aquamagia, costuma estar bem maturada), não existe nenhum problema em a adicionares. Poderás só verificar que o escumador trabalha um pouco mais, mas nada de especial!

As horas de iluminação variam conforme a opinião do pessoal. eu tenho 11h de actinicas e 9h de HQI...agora sim, é o timing certo, julgo ter indicado mal anteriormente. Há quem coloque só 8h de HQI ou menos, depende de cada um. Acho que se fizeres 12h de actinicas e 10 de HQI não há problema nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas reefdiver,

 

Eu, na minha modesta opinião e conhecimentos, penso que deves colocar primeiro, e de uma só vez, a quantidade de RV e RM que achares que o teu aqua deve de ter.

 

É que cada vez que adicionas RV ou RM, vais alterar automáticamente bastante os parâmetros do teu aqua.

 

Esta é a minha opinião, é assente em conhecimentos adquiridos recentemente.

 

Abraço.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, isso depende muito das condições da rocha que adicionares, da litragem do aqua, das condições da água do aqua....

Eu já adicionei tanto rocha morta como viva a um aqua já montado e com vivos e não acontecei nada! Existem muitas variáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, isso depende muito das condições da rocha que adicionares, da litragem do aqua, das condições da água do aqua....

Eu já adicionei tanto rocha morta como viva a um aqua já montado e com vivos e não acontecei nada! Existem muitas variáveis.

 

 

Bem aqui tenho de discordar Pedro uma coisa e colocar-mos rocha numa proporção pequena no caso do topico com 20kg ja colocados meter 1ou 2 kg nao vai fazer nada de mal isto num período de aproximadamente um mes entre cada colocação. Na minha opinião faz o o layout de uma so vez e esperas ate que fique tudo ok para os vivos.

 

Quando menos mexer-mos nos aquarios melhor especialmente a nivel de layout

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos vossos comentários.

 

Em relação à iluminação fiquei totalmente esclarecido. Vou mesmo avançar com as 10h de HQI's e 12h de actínicas.

 

Quanto à rocha viva, é mais difícil. Cada cabeça sua sentença :)

 

Por aquilo que aqui tenho lido, desde sempre estava de facto a contar em avançar com uns 60-70 kg's de rocha viva.

 

Confesso que fiquei admirado, quando na Aquamagia me aconselharam a comprar à volta de 25kg's. Hoje acabei por fazer pressão e vou por mais 10kg (mas já não vai ser hoje). Mas quando o próprio lojista (e muitísismo conceituado) me diz que fico bem com 25kg's...e porquê? Porque aqui tudo depende da qualidade da rocha. E o lojista garante-me que fico muitíssimo bem com 25 kg's, porque a rocha é de qualidade elevadíssima...

 

Faço umas pesquisas na internet para aprofundar o tema e descubro que a rocha viva é importante sim, mas que mais não significa necessariamente melhor. Para que a rocha cumpra o seu papel de filtração, tem que existir o máximo de circulação de água possível. Colocar rocha em cima de rocha, leva a acumulação de detritos e possivelmente à disseminação de algas.

 

Conclusão? Fico confundido pá! :D

 

Agora um pedido: por favor não me interpretem mal! Não estou a duvidar do que me dizem ou a querer armar-me em esperto, ok? Estou simplesmente a tentar saber mais e a desafiar os vossos conselhos.

 

Como sempre Pedro, a tua opinião a este post é extremamente valorizada, porque conheces a Aquamagia e sabes que é sinónimo de qualidade...

 

E deixo aqui uma foto do meu primeiro coral, que em menos de 1 semana, duplicou de tamanho. Não sei o nome dele, pelo que peço a vossa ajuda...

 

Abraços e uma vez mais, o obrigado de sempre há vossa ajuda!

 

 

gallery_17535_267_33157.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Hugo, a minha ideia era mesmo adicionar uns kg (poucos) de cada vez! Não era colocar logo 20 ou 30Kg!!!!! Eu cheguei a adicionar um calhau de 2 ou 3Kg e tudo na boa...Nada de exajeros! :D

 

Reefdiver, a ideia de pouca rocha mas boa pode ser de certa parte real, e acredito que sim, vindo da Aquamagia. A rocha deve ser bastante porosa, por sua vez mais leve mas com maior capacidade das bactérias se fixarem. Agora temos que ver também uma coisa....para teres uma maior variedade de corais tens que ter locais para os colocares, por isso tens alguma necessidade extra em colocares mais rocha. Sendo assim, compravas uns reefplates (rochas em forma de pratos) que são mais finas e dão uma area extensa para colocares corais!

 

Esse coral é um Sarcophyton . É um coral que é facil de manter mas necessita de alguma luz. O melhor é mesmo ires aumentando as horas de iluminação da HQI.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais