Recommended Posts

Publicado

Alguém me pode dizer quanto tempo leva a incubação destes ciclídeos? E se devo separar a fêmea para outro aquário ou a deixar onde está?

Save the sharks...

Publicado:

Ambas são viáveis, depende muito do teu aquario, nº de peixes, setup

faz uma busca na função pesquisar do forum, ......"incubação bucal"

cumps, Rui

Publicado:

Boas

Mais ou menos 20 dias apartir daí começa a manda-los cá para fora.

Se tiver com peixes grandes e sa os kiseres safar po~e a femea á parte .

Abraço

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado:

Boas,

No meu aqua tenho, um casal de Melanochromis chipokae (10 cm +/-), um casal de Pseudotropheus estherae (8 cm +/-) , 3 Corydoras albinas (6cm +/-), 2 Plec (15 cm +/-).

Há mais ou menos 3 semanas, e deixou de se alimentar, anda quase sempre escondida, e anda com a boca/garganta muito dilatada.

É a segunda vez que esta cituação acontece, da primeira vez mudei-a para um outro aqua, mas passado um tempo ( 3 dias ) ela voltou a alimentar-se normalmente e alevins.. nada...

Cumprimentos,

Bruno

Save the sharks...

Publicado:

Boas Drako,

Com essa população que tens no akua, se este tiver pelo menos 100lts, penso que não tens aí grandes ameaças para os pequenos que nascerem, ficam sempre alguns, a ameaça maior neste saco poderão ser as corydoras...mas não sei, nunca tive coridoras num akua malawi. :) É claro que tens que ter muitos esconderijos para os pequenos, onde os adultos não consigam entrar.

Se a fêmea está com os ovos há três semanas, eu não a colocava num akua à parte, para ficares com um maior nº possível de alevins, deves é fazer um parto forçado...com muito cuidado para não ferires a fêmea, passado tr~es semanas os peixes já estão totalmente desenvolvidos, aliás se estiveres atento possivelmente já consegues ver os alevins na boca da fêmea.

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Boas João,

desculpa, mas... em que conciste um parto forçado? como se faz?

Um abraço,

Bruno

Save the sharks...

Publicado:

Boas,

O parto forçado consiste em retirar os alevins da boca da femea. Hà varias técnicas e truques para o fazer, dependendo das caracteristicas da femea e da pessoa que vai fazer esse serviço.

Eu costumo ter um sucesso quase de 100% pegando na femea na palma da mão e retirando-a ligeiramente fora de água e mantendo-a fora durante alguns segundos a femea acaba por abrir a boca libertando alguns alevins, faço isso 2 ou 3 vezes até ela libertar o max possível, se ficarem alguns na boca dela até convém, no entanto deve ter-se um cuidado redobrado para não ficar qualquer bolha de ar na boca da femea, podendo esta sufocar.

Outro metodo que uso é manter a femea dentro de água e com um objecto fino, mas de um material que não possa magoar a femea, forço a abertura da boca para que os alevins possam sair.

Qualquer um destes métodos é bom e já o comprovei pessoalmente, no inicio e por falta de prática é mais dificil, depois com a experiencia vamo-nos aperfeiçoando.

Em qualquer destes métodos ou outros, o importante é não magoar a fêmea e provocar-lhe o menor stress possível.

Mas na minha opinião, e se tivermos um akua maternidade, e se a femea levar as incubações até ao fim, não há nada melhor que separar a femea e deixá-la ter os alevins naturalmente, o que por vezes nem sempre acontece.

Se fizeres uma consulta na net, poderás encontrar muita informação sobre isso, como também em livros sobre ciclideos do malawi.

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/