HumanKind Publicado Janeiro 9, 2008 Share Publicado Janeiro 9, 2008 (editado) Boas, este é o meu 1ºpost. Estou a preparar a montagem de um aquario de 30L. Este aquario, eu já o tinha há muito tempo, deve ter + de 15anos, e não esta em funcionamento há mais de 5. Estava bem guardado, e todas as peças estão em funcionamento ( filtro/bomba/termostato...). Isto é o que esta previsto: Aquario 30L Filtro Interno Sicce Shark 400l/h Iluminação: a comprar ( lampada de 15w ) Termostato / Bomba ar /.... Areão escuro / Tronco / Rochas Fauna: Guppys, Neons, Kuhli (?), Corydora Flora: Algumas (5-10), a comprar aqui no forum. Já pesquisei bastante, e deu para compreender porque antigamente, tinha sempre azares. Descobri agora, que fazia muita asneira. Neste momento tenho algumas duvidas: » Filtro interno » O meu filtro é um interno Sicce Shark de 400L/h, com uma esponja cilindrica. A minha duvida é a seguinte, como tenho de substituir a esponja, o que acham que devo colocar ? Coloco outra esponja, lã filtrante ( arranjo de borla ), ou outra coisa ? » Rochas » Eu tenho algumas que estavam guardadas dentro do aquario, mas não sei se as posso colocar. Eu já vi que posso colocar Ardósia/Basalto/Granito/Lava/Seixo/Xisto (sem metais ou minerais), mas não as sei identificar. Qual é o problema se usar uma rocha calcaria ou uma com minerais e metais, é a altereção do Ph ? Sabem de algum metodo para avaliar se a rocha pode ou não ser usada ? Por exemplo, se eu colocar uma rocha dentro de agua e medir o ph, e alguns dias depois o for medir outra vez e ele não estiver alterado, a rocha é "boa" ? ou estou a dizer asneira ? » Tpas: Que % de agua me aconselham a mudar, e em que intervalos de tempo ? Obrigado pela ajuda e deem dicas e sugestões. HumanKind Editado Janeiro 9, 2008 por HumanKind Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Janeiro 9, 2008 Share Publicado: Janeiro 9, 2008 Olá HumanKind e bem-vindo aqui ao fórum! Estás no sitio ideal para aprender tudo sobre este hobby maravilhoso! Em primeiro deves ver e decidir que peixes vais manter.Há peixes que gostam de águas alcalinas (PH +7.0),outros ácidas (PH -7.0). Toma atenção que os Guppy's preferem águas alcalinas (PH 7.5),os Néons ácidas (PH 6.5),portanto se queres dar as melhores condições não juntes peixes de PH's diferentes.E tem atenção ao numero,o teu aqua tem 30L e não deves sobrelotá-lo com muitos peixes. Para tornar a água alcalina coloca-se pedras calcárias,para a tornar ácida ''amolece-se'' a água,colocando troncos e muitas plantas no aqua.O CO2 também influencia a descida do PH. Quanto ao filtro eu aconselhava-te a comprar um filtro externo,como o aqua é pequeno um filtro interno vai roubar espaço precioso,para além de que um externo é muito melhor a todos os niveis. Para veres se uma rocha é calcária deita um pingo de vinagre sobre ela.Se efervescer é calcária.Porém se quiseres Guppy's ou peixes de PH alcalino deves colocar uma ou duas (não muitas) e tenta encontrar o PH desejado. As tpa's devem ser feitas semanalmente,se cumprires este ritual o aqua será sempre saudável.Tem atenção à ciclagem do aqua.Deixa o filtro a trabalhar durante 3 semanas,e nesse tempo deita dia sim dia não uns 3 ou 4 flocos de comida de modo a iniciares uma colónia de bactérias.Depois mete apenas um peixe de cada vez,com intervalo de 2 dias. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ecavaco Publicado: Janeiro 9, 2008 Share Publicado: Janeiro 9, 2008 bem vindo eu comecei aos 14 anos e o vicio abranda e volta agora aos 47 está em força.... aqui aprendesse mesmo e á pessoas excelentes acredita Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
HumanKind Publicado: Janeiro 9, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 9, 2008 (editado) já tinha reparado que este forum é sitio ideal para aprender, alem de ter muito pessoal inscrito tem muita actividade. Os peixes eu ainda estou a pensar o que colocar, e antes de os comprar ia procurar pelas fichas tecnicas para ver ph´s/comprimentos/comportamento..., até que como disseste não posso abusar no numero de peixes ( o aqua é pequeno ). A clico do azoto, eu estava a pensar dar-lhe um empurrãozito com o Sera Nitrivec. Que acham deste produto ? Eu nas minhas pesquisas até saquei os manuais que eles tem no site ( Montagem/Manutenção/...), e tem la o procedimento com o Nitrivec por etapas e diz que em 11dias esta completo o ciclo . Eu nem quero que seja em 11 dias, so ia usar pra ser um bocado mais depressa. Sobre o filtro, neste momento não queria gastar dinheiro num novo, porque penso que este pra já chega, a minha duvida era mesmo o que por la dentro. Até que penso começar com este aquario, e daqui a uns tempos comprar um maior e este funcionar só como maternidade ou aquario de apoio, e ai sim ia investir em filtro melhor, iluminação, ... para já queria ver se aproveitava o material que tenho desde que não prejudicasse o funcionamento do aquario. Obrigado pela ajuda Editado Janeiro 9, 2008 por HumanKind Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Janeiro 9, 2008 Share Publicado: Janeiro 9, 2008 Boas, As tpa's devem ser feitas semanalmente,se cumprires este ritual o aqua será sempre saudável.Tem atenção à ciclagem do aqua.Deixa o filtro a trabalhar durante 3 semanas,e nesse tempo deita dia sim dia não uns 3 ou 4 flocos de comida de modo a iniciares uma colónia de bactérias.Depois mete apenas um peixe de cada vez,com intervalo de 2 dias. O Zogli disse quase tudo. Só não concordo com esta primeira linha. No meu entender deveria ser "As tpa's devem ser feitas semanalmente, se cumprires este ritual é meio caminho andado." Está tudo dependente dos parâmetros da água e quanto mais pequeno for o aquário, maior a instabilidade deles. Nesse sentido as tpas semanais podem até em certos casos não serem suficientes. Ou seja, deves ter ali tudo mais ou menos controlado a nível de nitratos, nitritos,... Quanto ao Sera Nitrivec, eu prefiro ir com mais calma, no início se calhar é melhor haver outras preocupações (variações de pH, plantas,...) e só então colocar lá os peixes, depois de terminado o ciclo de uma forma "natural". Relativamente ao produto, nunca usei, mas pelo que tenho lido parece-me ser fiável. Cumps. Citar One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Janeiro 10, 2008 Share Publicado: Janeiro 10, 2008 O que o Zlatan9 disse é bem verdade,só as tpa's não chega,exprimi-me mal nessa frase.Um aqua pequeno está mais sujeito a variações que um grande.É muito importante também manter as plantas saudáveis,ajudam e de que maneira a equilibrar o sistema. Eu acho que podes pôr o Nitrivec,dá um empurrão,mas não te esqueças de alimentar as bactérias com a comida para peixe até que a fauna seja colocada.No inicio mete logo as plantas todas que desejares. Sobre o que meter dentro do filtro é à tua escolha,tens as esponjas finas,as grossas,a lã de vidro,etc.Podes colocar também uns pedaçinhos de tijolo fervido dentro de uma meia de senhora,as bactérias agarram bem nesse material. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AGA Publicado: Janeiro 10, 2008 Share Publicado: Janeiro 10, 2008 Eu acho que podes pôr o Nitrivec,dá um empurrão,mas não te esqueças de alimentar as bactérias com a comida para peixe até que a fauna seja colocada.No inicio mete logo as plantas todas que desejares. Sobre o que meter dentro do filtro é à tua escolha,tens as esponjas finas,as grossas,a lã de vidro,etc.Podes colocar também uns pedaçinhos de tijolo fervido dentro de uma meia de senhora,as bactérias agarram bem nesse material. Eu por acaso nunca usei adição de bactérias, preferi esperar um pouco mais e/ou ter mais cuidado com as tpa's e quantidade de fauna na fase inicial - usa os € do nitrivec (ou similares) para comprar mais um teste ou outrea coisa que te faça mais falta (digo eu). O Zogli falou em filtro externo (o melhor), mas eu não sei se existem filtros desses para aqua´s de 30 litros (ele depois confirma, para o ter aconselhado é porque sabe do que está a falar). Para um aquário dessa dimensão não se poderá também considerar um filtro de mochila? (estou essencialmente a perguntar, dado que nunca tive nenhum). Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Janeiro 10, 2008 Share Publicado: Janeiro 10, 2008 Esqueci-me de referir algumas coisas. Não é obrigatório que coloques os peixes no fim do ciclo, há quem coloque 1 ou outro peixe resistente lá para a segunda semana, regra geral opta-se por um que trate daquelas algas iniciais e que ao mesmo tempo vai também acelerar um pouco o ciclo. Que tipo de filtro é esse Shark? Citar One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AGA Publicado: Janeiro 10, 2008 Share Publicado: Janeiro 10, 2008 Que tipo de filtro é esse Shark? A mim parece-me que é idêntico aos aquaball da eheim. (no formato, pelo menos) Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Janeiro 10, 2008 Share Publicado: Janeiro 10, 2008 Perguntei porque como o filtro foi guardado, podia ser dos Shark com placa de fundo. Citar One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
HumanKind Publicado: Janeiro 10, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 10, 2008 Obrigado, pela ajuda. A ciclagem do aquario, foi uma das coisas que como eu nao tinha conhecimento antigamente, e talvez por isso tinha tantos problemas, vi que era importante saber mais e ja li e pesquisei muito sobre este assunto. Sei que primeiro se deve colocar o aqua todo montado com plantas a funcionar, e ir fornecendo alguma comida para as bacterias. E depois com o passar do tempo pode-se ir introduzindo os peixes pouco a pouco, começando pelos mais resistentes. O Sera Nitrivec ou outro produto parecido como o Aquapex Biostart, nao sao muito caros +/- 5€, por isso e´ que eu estava a pensar usar, dava assim uma ajuda a formaçao das bacterias. Testes: tenho o de ph e vou comprar o de Amonia e Nitratos, que sao os mais importantes. Que tipo de filtro é esse Shark? FILTRO SICCE SHARK ( encontrei esta imagem no google ) Obrigado, Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Janeiro 10, 2008 Share Publicado: Janeiro 10, 2008 Boas:) Já tives-te boas respostas, só quero aproveitar para te dizer que com 30Litros não tens muito por onde escolher, no teu caso apenas me ficava por um trio de guppys bonitinho, com essa litragem não ponhas mais que uma espécie. Quanto às TPA´s, com 30 litros sugiro que faças TPAS frequentes, 2 por semana de 10% a 20%, como ja foi referido, aquarios de pouca litragem desregulam muito facilmente, ou seja, podes estar num dia com os valores todos perfeitos, e no descorrer da semana (até à próxima TPA) atingir valores completamente diferentes que podem ser fatais, por isso o ideal, se for possivel é encurtar esse periodo, ou seja, uma TPA ao inicio da semana (tipo terça feira) e outro ao final (tipo sabado). Não custa muito e a segurança é maior:) Boa sorte para o projecto, aguardamos novidades:) Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Janeiro 10, 2008 Share Publicado: Janeiro 10, 2008 Esse filtro o Sicce Shark exterior é muito bom,tenho um num aqua de 20L,vou substitui-lo pelos factos que te apresentei,ocupa muito espaço. Olá AGA! Sim arranjas filtros externos para qualquer aquário.Por ex. este filtro externo: EDEN 501. Este filtro faz 300L/h (é o que diz no filtro) mas tem um caudal bastante fraco,inclusive já o utilizei num aqua de 5L e as plantas não andavam tipo furacão. Agora está num aqua de 60L de camarões à 2 semanas e estou a ver o comportamento dele,para ver se é o mais apropriado para este aqua. O que é mais importante num filtro,e nos diz se é apropriado para a litragem x ou y não é apenas o caudal de tantos L/h.É também o espaço que tem para colocar materiais filtrantes e cerâmicas.E o EDEN 501 é mais indicado para aquas de 30 ou 40L se calhar,pois é pequeno. Mas os filtros de cascata são uma boa opção,só têm um senão,a queda de água pode eliminar CO2 que estejamos a injectar no aqua. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AGA Publicado: Janeiro 10, 2008 Share Publicado: Janeiro 10, 2008 Esse filtro o Sicce Shark exterior é muito bom,tenho um num aqua de 20L,vou substitui-lo pelos factos que te apresentei,ocupa muito espaço. Olá AGA! Sim arranjas filtros externos para qualquer aquário.Por ex. este filtro externo: EDEN 501. Este filtro faz 300L/h (é o que diz no filtro) mas tem um caudal bastante fraco,inclusive já o utilizei num aqua de 5L e as plantas não andavam tipo furacão. Agora está num aqua de 60L de camarões à 2 semanas e estou a ver o comportamento dele,para ver se é o mais apropriado para este aqua. O que é mais importante num filtro,e nos diz se é apropriado para a litragem x ou y não é apenas o caudal de tantos L/h.É também o espaço que tem para colocar materiais filtrantes e cerâmicas.E o EDEN 501 é mais indicado para aquas de 30 ou 40L se calhar,pois é pequeno. Mas os filtros de cascata são uma boa opção,só têm um senão,a queda de água pode eliminar CO2 que estejamos a injectar no aqua. OK! Nesse caso acho preferível o filtro externo. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts