dumdum Publicado Maio 26, 2004 Publicado Maio 26, 2004 Olá! Estou apenas a colocar este "post" para descrever uma experiencia interessante que estou a ter neste momento. Coloquei 2 casais de escalares já formados num aqua de 80cm. Em cada extremidade pús uma folha de plastico(feita por mim). Cada casal está permanentemente de guarda a metade do aquario e misturas só existem na hora de comer. Já desovaram várias vezes, mas da ultima não retirei os ovos porque vou viajar durante uma semana e não tinha como tratar. 1 dos casais desovou cerca de 5 dias antes do outro e a maioria destes eclodiram. O outro casal que desovou posteriormente, a maior parte dos ovos ganharam fungos e os que não ganharam ainda não eclodiram. O que me espantou foi hoje quando cheguei a casa os avelinos do 1º casal já nadavam, uma grande nuvem perto dos pais originais e uma nuvem mais pequena perto do outro casal(cujos ovos ainda não tinham eclodido). Parece que adoptaram alguns dos filhotes do outro casal, não lhes fazem mal e protegem a àrea dos verdadeiros pais. Não sabia que os escalares adoptavam filhotes, pensei que iriam ser comidos lentamente pelo outro casal, afinal tornaram-se pais tão estremosos e cuidadosos quanto os verdadeiros. :D DumDum
Nuno Silva Publicado: Maio 26, 2004 Publicado: Maio 26, 2004 Isso é muito estranho!!! Tens a certeza que os ovos do 2 casal n eclodiram mesmo?Podes n ter reparado. Um abraço! Nuno Silva
dumdum Publicado: Maio 26, 2004 Autor Publicado: Maio 26, 2004 Claro que tenho! Neste momento, os do 2º casal, já eclodiram só que ainda estão colados ao ninho e não nadam, no entanto têm à volta deles alguns dos avelinos do outro casal.
Nuno Silva Publicado: Maio 28, 2004 Publicado: Maio 28, 2004 Bem isso é mesmo muito estranho! Posta umas fotos po pessoal ver, ok?Boa sorte nessas ninhadas Um abraço! Nuno Silva
Luis Queiroga Publicado: Maio 29, 2004 Publicado: Maio 29, 2004 Olá O 2º casal pensa que os alevins são seus. Hehe Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Recommended Posts