andrecardoso Publicado Janeiro 8, 2008 Publicado Janeiro 8, 2008 Aquário- 800mm x 400mm x 400mm Vidro de 8mm 128 litros Iluminaçao- 1x HQI 150 Watts (6500Kelvins) Filtragem- Filtro exterior- Fluval 203 3 secçoes filtrantes 420 litros/hora / Filtro Uv 11 watts Substrato Jbl aquabasis Micro-granulado Micro Elementos Akadama especial 30 litros Co2 Garrafa 6Kg 1b/s Reactor vidro e porcelana Aquecimento 200 watts Flora Hemianthus callitrichoides "Cuba" Rotala sp "green" Rotala rotundifolia Hemianthus micranthemoides Anubia Var "petit" Rotalla walichi Riccia Fluitans Fauna 10-Nariz de bebedo Caridina japonica Red cherries Aquario 800mm x 400mm x 400mm e Hqi 150watts 6500K Aquabasis Plus da JBL -preparaçao da camada fertil Granulado Micro elementos da WAVE Susbtrato fertil completo Colocaçao dos 30 litros de akadama Layout final. As pedras da frente serao cobertas por ricia, as maiores levarao uma ou outra Anubia Petit para quebrar a monotonia. O tapete será composto por HC cuba. O fundo será composto por duas moitas de Rotala rotundifolia e rotala Green. As laterais serão compostas por HM. Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
krypticall Publicado: Janeiro 8, 2008 Publicado: Janeiro 8, 2008 boas belissima montagem. fico a espera e curioso para ver isso plantado. Citar
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 9, 2008 Publicado: Janeiro 9, 2008 Olá. Acho que o hardscape está muito bom... Só acho que para trazeres isso mais para o Iwagumi (que eu gosto mais), que devias esquecer as plantas de caule, e trocá-las por Blyxas japonica e/ou uma Eleocharis qualquer. De modo a ficar parecido com isto: Foto retirada do site: www.akuatic.net Cumprimentos Luís Fortunato PS: Há um aquário da ADA que transmite melhor a minha ideia, mas não consegui encontrar nenhuma foto dele na net. Para quem tenha acesso à revista, é o aquário que se encontra nas páginas 36 e 37 da Aquajornal 99. E no catálogo da ADA Design 2004, na página 22. Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
andrecardoso Publicado: Janeiro 9, 2008 Autor Publicado: Janeiro 9, 2008 krypticall Obrigado pelo apoio. As fotografias nao tardam a vir ! Luis Fortunato Engraçado que a minha primeira ideia para este aquario passava por algo mais ao estilo iwagumi, pelo menos no que toca á HC e a algo como acicularis para o fundo. O que tinha em mente para este aquario era algo semelhante a um aquario do ADA contest deste ano: O que achas? Obrigado pelo comentario! Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
andrecardoso Publicado: Janeiro 11, 2008 Autor Publicado: Janeiro 11, 2008 O aquario foi plantado ontem. As fotografias serão colocadas em breve assim que a poeira da akadama assente (que por sinal nem levantou muito). Temperatura- 26º Co2- 1 b/s PH- 6,2 Em breve adicionarei os Rhodostomus e alguns reds já que nao só o filtro como metade da akadama (15 litros) e 25% da agua vieram do aquario anterior. TPAs de 2 em 2 dias de 20 % apenas para controlar na fase inicial. Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
luismoniz Publicado: Janeiro 11, 2008 Publicado: Janeiro 11, 2008 Olá André! Esse teu projecto parece bastante bom, força nisso! Se me permites uma sugestão, acho que devias usar menos akadama na parte da frente. Cumprimentos, Luís Moniz Citar
andrecardoso Publicado: Janeiro 13, 2008 Autor Publicado: Janeiro 13, 2008 Um registo á pressa do trabalho de plantaçao. Para já ainda tenho as plantas bastante murchas nomeadamente a HM. Veremos como se desenvolve. Tambem tenho alguma riccia que se desprendeu aquando o enchimento. Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
JMG Publicado: Janeiro 13, 2008 Publicado: Janeiro 13, 2008 Olá Está muito bom! Agora é deixar crescer. boa aquariofilia cumps JMG Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
andrecardoso Publicado: Janeiro 27, 2008 Autor Publicado: Janeiro 27, 2008 Actualizado Po4- 1.0ppm no3- 5ppm Panoramica Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
fernando3 Publicado: Janeiro 27, 2008 Publicado: Janeiro 27, 2008 parabens , para mim foi o melhor aquario que já vi aqui no forum. fica -se com a sensação, que se esta a observar o fundo de um rio. Citar
luis_lopes Publicado: Janeiro 27, 2008 Publicado: Janeiro 27, 2008 Aquário fantástico. Muitos parabéns! Citar
andrecardoso Publicado: Janeiro 27, 2008 Autor Publicado: Janeiro 27, 2008 Muito obrigado.. fica mais uma: Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
krypticall Publicado: Janeiro 27, 2008 Publicado: Janeiro 27, 2008 boas grande pulo que isso ja deu quando as moitas estiverem bem compactas e a cuba toda fechada acho que vai ficar lindo. Citar
Flash_Maximus Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Está muito bom o aqua .Excelente hardscape.Se me permiti uma sugestão acho q deveria colocar umas micrathemum umbrusorum junto com as rotalas green , o contrate de folha ia ficar de matar.Acho tb q deveria ter umas plantas nos cantos frontais do aqua , como eleocharis minima ou blyxa como foi utilizado no do ADA, para poder fechar o enquadramento do aqua , fazendo dele praticamente uma pintura.Essa lampada HQI q vc usa é propria para aquario ou é daquelas q vendem em casa de material eletrico???Acho q umas fluorecentes ai fariam bem pois aumentariam a variação do espectro de luz , ja que a HQI quase não varia , desses 6500k ,se variar muito é 500 pra mais ou menos, assim não estimulando o aparecimento de outras cores com intensidade.Parabens pelo aqua.Boa sorte aew. Abraços. Citar
Ricardo Monteiro Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Boas André Antes de mais, parabéns pelo projecto! Se há um tipo de aquarioflia que gosto será este precisamente: aquas de pouca litragem e plantas de crescimento rápido para modelar à vontade da nossa imaginação. Vi as últimas fotos de que fizeste post mas já não me recordo da data, isto para dizer que o teu aqua está naquela fase em que precisa de levar uns cortes de cabelo para que os arbustos possam começar a ganhar forma. Dois reparos: não gosto do aspecto que o lado esquerdo do teu aqua está a ganhar - há uma grande indefinição entre os diversos tipos de plantas e é agora mesmo que tens de começar a definir as moitas. Segundo: a riccia está com um aspecto selvagem que sinceramente não aprecio. Não é assim tão fácil fazer um relvado lisinho de riccia e será difícil obter um aspecto ordenado usando esta planta. Claro que isto é apenas uma opinião e o aqua tem muito potencial para ficar uma pérola. O bom deste tipo de montagens é que nos permite ver a nossa experiência crescer. Força com o Pasodoble! Cumprimentos Citar
toupeira Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Olá Muitos Parabéns, o aquário está com um aspecto muito muito natural o que é de se louvar. Força e boa sorte com o aquário. Vai pondo mais fotografias. Abraço Bernardo Citar Toupeira
andrecardoso Publicado: Janeiro 28, 2008 Autor Publicado: Janeiro 28, 2008 Obrigado a todos pelos comentarios e apoio. Flash_Maximus A lampada é na verdade HCI (versao melhorada das hqi).. as lampadas hqi (e hci) sao das que apresentam um espectro mais "completo" dentro da gama de iluminaçao de aquarios já que sao das que melhor representam a luz natural (Sol).. No maximo poderia combinar com uma ou duas PC ou p-ll (ou até mesmo t5) de 10 000K para me aproximar dos meu pretendidos 8 000Kelvins. Quanto á questao de prencher os cantos frontais já tinha pensado nessa questão e em principio serão preenchidos com blyxa assim que aquelas que tenho plantadas lancem runners. Obrigado pelo comentario! Joe2 Quanto ás moitas vao sendo podadas aos poucos tambem porque estou numa fase em que o aquario precisa de eliminar os nutrientes em excesso logo terei de fazer as podas com calma e aos poucos.. de qualquer maneira a minha intençao é mesmo fazer uma moita de Rotala green e outra de Rotala Rotundifolia. Quanto á riccia é mesmo suposto dar um ar mais selvagem e "desordenado" de maneira a fazer a mudança entre o tapete de hc Cuba (este sim é que é para ser lisinho e nao feito de riccia) e as plantas de caule. Se reparares na fotografia do aquario da ADA esta mudança tambem é bastante selvagem.. no entanto cria uma sensaçao bem mais natural e nao tao artificial caso fosse toda, diga-mos, lisinha e perfeita. De qualquer maneira estou bastante grato pelo comentario! Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
Ricardo Monteiro Publicado: Janeiro 28, 2008 Publicado: Janeiro 28, 2008 Obrigado a todos pelos comentarios e apoio. Flash_Maximus A lampada é na verdade HCI (versao melhorada das hqi).. as lampadas hqi (e hci) sao das que apresentam um espectro mais "completo" dentro da gama de iluminaçao de aquarios já que sao das que melhor representam a luz natural (Sol).. No maximo poderia combinar com uma ou duas PC ou p-ll (ou até mesmo t5) de 10 000K para me aproximar dos meu pretendidos 8 000Kelvins. Quanto á questao de prencher os cantos frontais já tinha pensado nessa questão e em principio serão preenchidos com blyxa assim que aquelas que tenho plantadas lancem runners. Obrigado pelo comentario! Joe2 Quanto ás moitas vao sendo podadas aos poucos tambem porque estou numa fase em que o aquario precisa de eliminar os nutrientes em excesso logo terei de fazer as podas com calma e aos poucos.. de qualquer maneira a minha intençao é mesmo fazer uma moita de Rotala green e outra de Rotala Rotundifolia. Quanto á riccia é mesmo suposto dar um ar mais selvagem e "desordenado" de maneira a fazer a mudança entre o tapete de hc Cuba (este sim é que é para ser lisinho e nao feito de riccia) e as plantas de caule. Se reparares na fotografia do aquario da ADA esta mudança tambem é bastante selvagem.. no entanto cria uma sensaçao bem mais natural e nao tao artificial caso fosse toda, diga-mos, lisinha e perfeita. De qualquer maneira estou bastante grato pelo comentario! É isso, só para te dizer que não gosto desse aspecto sem estar a criticar evidentemente. Tb não consigo vislumbrar essa pinta selvagem do relvado na foto do ADA. cumprimentos Citar
andrecardoso Publicado: Janeiro 29, 2008 Autor Publicado: Janeiro 29, 2008 Pois.. esta riccia ainda nao levou nenhuma poda (e ainda nao será para já pois ainda vejo que a luz chega em boas condiçoes aos "pes" de baixo) enquanto que o da outra fotografia provavelmente foi moldado inumeras vezes até obter a forma pretendida (alem do aquarista ter bastante mais pratica e possivelmente tecnica do que eu , mas isso sao outras questoes) De qualquer maneira não é, e nunca foi, minha intençao fazer um tapete/relvado com a riccia.. tapete irá apenas ser com hc Cuba.. a riccia apenas ocupará aquele espaço nas pedras ( a nao ser que o layout evolua de outra maneira) De qualquer maneira obrigado, e espero que continues a seguir o topico e a a deixar a tua opinião! Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
luismoniz Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 Olá André, O aqua promete, devias era ter usado pedras maiores porque depois são capaz de desaparecer, mas força, neste tipo de layout as podas sao muito importantes para o defenir. Cumprimentos, Luís Moniz Citar
andrecardoso Publicado: Janeiro 30, 2008 Autor Publicado: Janeiro 30, 2008 Realmente andei á procura de pedras maiores Mas este tipo de pedra é muito chato porque é do genero dos seixos, é muito dificil arranjar "exemplares" grandes com um relevo atrativo, já que sao bastante lisas e partem-se facilmente na forma de laminas. Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
andrecardoso Publicado: Fevereiro 9, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2008 Olá a todos, Deixo aqui uma pequena actualização. As podas têm sido frequentes, o tapete está quase a fehcar mas ainda há muito trabalho pela frente. A rotala Rotundifolia (do lado direito) já está a ficar mais densa como pretendido mas ainda falta alguma crescimento e umas quantas podas; com o tempo vai lá. E por fim a panoramica Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 9, 2008 Publicado: Fevereiro 9, 2008 Olá. Onde estão as pedras? O que o Luís Moniz disse, concretizou-se... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ricardo Ruffo Publicado: Fevereiro 9, 2008 Publicado: Fevereiro 9, 2008 Boas O aqua tá a ficar fixe, é pena o hardscape ter desaparecido. Cumprimentos Citar
koyodu Publicado: Fevereiro 9, 2008 Publicado: Fevereiro 9, 2008 Na minha opiniao eu não colocaria riccia nas pedras... fez com que ficasse tudo muito identico, como já foi dito atrás parece-me que se perdeu o hardscape e fica uma amontoação de plantas. Em todo o caso está muito giro, mas confesso que estava com melhores expectativas... banana rock Citar CumprimentosRui Alves
Recommended Posts