iluminação e testes de PH


Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aqua Sera com 60 litros (modelo prisma).

A lâmpada que vinha com o aqua era de 15 w, não dizia os k.

Durante o verão pareceu-me mais do que suficiente, às vezes até tinha luz a mais, pq a minha sala tem muita luz natural.

Mas agora de inverno as plantas começaram a ficar castanhas e os vidros com algas daquelas foscas, e algas filamentosas nas partes mais escuras do aqua.

Pensei que fosse da luz e fui à loja onde comprei o aqua, onde me disseram que as lampadas que vêm com os aqua são sempre as mais fracas e que não servem para plantas e que era esse o meu problema.

Disseram-me também que a lâmpada mais forte para o meu aqua era uma de 15 w, mas com 18.000 k.

Comprei-a, já a pus no aqua há 4 dias e não só não noto melhoras como me parece que está pior.

 

As plantas têm substrato fértil, ponho adubo líquido e as mais altas, mais próximas da luz estão de facto verdes e viçosas.

Nitratos e nitritos OK, amónia tb.

 

Será mesmo da iluminação?

Será esta a lâmpada mais indicada?

 

A 2ª dúvida é com o PH.

Tenho dois testes: um da Sera, com tubinho de ensaio e reagente, que me dá um PH de 7-7,5. Já repeti o teste 4 vezes e pedi à minha cara metade para confirmar, não fosse eu estar daltónica...

O teste das tirinhas (5 em 1) diz-me que o PH está ácido, abaixo de 6,5!!!... Também já repeti 4 vezes, em dias diferentes!!!

 

Em qual deles devo confiar???

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário não deve apanhar luz natural, pois assim só vais favorecer o crescimento das algas. O estado actual das plantas deve-se provavelmente à luz ser pouca e à carência de 1 ou outro nutriente.

 

A lâmpada que te recomendaram, e tendo em conta o seu espectro, não é adequada. As adequadas situam-se entre os 4500k e 10000k, é este o intervalo que os experts costumam recomendar aqui no fórum. Falta saber qual a flora que tens e se somente com 1 lâmpada de 15w se aguenta.

 

Quanto aos testes de pH, sinceramente não te sei responder, só usei os da Nutrafin.

 

Cumps.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que tenho são estas:

- 1 echinodorus bleheri

- 2 anubias nanas

- 1 musgo de java

- (A z o l l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] caroliniana (muita)

- várias cabombas, sempre em expansão, são estas que estão castanhas em baixo e verde e bonitas em cima

- A que tem mais problemas não sei o nome, é parecida com esta, não tenho a certeza absoluta que seja esta a varidade. Está bastante mal, parte já morreu:

varenr108A.jpg

- Já tive uma lobélia cardinalis, que já morreu, não chegou a pegar bem.

 

Que lâmpada me aconselham então... não queria comprar outra... são tão caras, já tenho duas e o aqua só dá para uma...

Afinal tenho luz a mais ou a menos?

Se é da luz natural como é que tenho mais algas agora que no verão????

 

Volto a pôr a lâmpada original???

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.