Icurto Publicado Janeiro 8, 2008 Publicado Janeiro 8, 2008 Boas Tenho um aqua Sera com 60 litros (modelo prisma). A lâmpada que vinha com o aqua era de 15 w, não dizia os k. Durante o verão pareceu-me mais do que suficiente, às vezes até tinha luz a mais, pq a minha sala tem muita luz natural. Mas agora de inverno as plantas começaram a ficar castanhas e os vidros com algas daquelas foscas, e algas filamentosas nas partes mais escuras do aqua. Pensei que fosse da luz e fui à loja onde comprei o aqua, onde me disseram que as lampadas que vêm com os aqua são sempre as mais fracas e que não servem para plantas e que era esse o meu problema. Disseram-me também que a lâmpada mais forte para o meu aqua era uma de 15 w, mas com 18.000 k. Comprei-a, já a pus no aqua há 4 dias e não só não noto melhoras como me parece que está pior. As plantas têm substrato fértil, ponho adubo líquido e as mais altas, mais próximas da luz estão de facto verdes e viçosas. Nitratos e nitritos OK, amónia tb. Será mesmo da iluminação? Será esta a lâmpada mais indicada? A 2ª dúvida é com o PH. Tenho dois testes: um da Sera, com tubinho de ensaio e reagente, que me dá um PH de 7-7,5. Já repeti o teste 4 vezes e pedi à minha cara metade para confirmar, não fosse eu estar daltónica... O teste das tirinhas (5 em 1) diz-me que o PH está ácido, abaixo de 6,5!!!... Também já repeti 4 vezes, em dias diferentes!!! Em qual deles devo confiar??? Obrigada Citar
zlatan9 Publicado: Janeiro 8, 2008 Publicado: Janeiro 8, 2008 Boas, O aquário não deve apanhar luz natural, pois assim só vais favorecer o crescimento das algas. O estado actual das plantas deve-se provavelmente à luz ser pouca e à carência de 1 ou outro nutriente. A lâmpada que te recomendaram, e tendo em conta o seu espectro, não é adequada. As adequadas situam-se entre os 4500k e 10000k, é este o intervalo que os experts costumam recomendar aqui no fórum. Falta saber qual a flora que tens e se somente com 1 lâmpada de 15w se aguenta. Quanto aos testes de pH, sinceramente não te sei responder, só usei os da Nutrafin. Cumps. Citar One Fish Standing Kurichiba
Icurto Publicado: Janeiro 9, 2008 Autor Publicado: Janeiro 9, 2008 As plantas que tenho são estas: - 1 echinodorus bleheri - 2 anubias nanas - 1 musgo de java - (A z o l l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] caroliniana (muita) - várias cabombas, sempre em expansão, são estas que estão castanhas em baixo e verde e bonitas em cima - A que tem mais problemas não sei o nome, é parecida com esta, não tenho a certeza absoluta que seja esta a varidade. Está bastante mal, parte já morreu: - Já tive uma lobélia cardinalis, que já morreu, não chegou a pegar bem. Que lâmpada me aconselham então... não queria comprar outra... são tão caras, já tenho duas e o aqua só dá para uma... Afinal tenho luz a mais ou a menos? Se é da luz natural como é que tenho mais algas agora que no verão???? Volto a pôr a lâmpada original??? Citar
Recommended Posts