Recommended Posts

Publicado

Olá Colegas,

Tem-se muito falado aqui no Fórum ("das minhocas brancas") dos parasitas brancos que aparecem nos nossos aquários.

E dizem que é da matéria orgânica que os faz desenvolver - Incorrecto - São Nematodes

Pois eu estranhava era só vidro sem "lixo" nenhum e eles apareciam :D ...

Pic_13551_17.jpg

Pic_13551_16.jpg

Pic_13551_15.jpg

Pic_13551_14.jpg

Eles aparecem do cu (ânus dos discus) ::D::P:lol: É verdade, os nematodes alojam-se na parte mais baixa do intestino, muito perto do ânus. A boa notícia é que não afecta a saúde dos mesmo (como aqui já foi dito que eles são inofensivos), são inofensivos por se alojarem na parte mais baixa e de se alimentarem só dos resíduos dos peixes.

Quem quiser controlar estes parasitas (nunca na totalidade, voltam aparecer) utilizar Diptrex 150mg para 100 litros, num único tratamento, que pode ser repetido passado 2 meses.

Efeitos secundários: Os nossos discus podem perder a cor por um período de 15 dias, mas depois volta :D

Fiquem bem

Publicado:

boas

grande Duarte

tenho passado mais tempo a ver os mails que me mandas do que vir aqui ao forum :crazyeyes:

podias postar isto no tópico do Dr Rui Ferreira de Almeida doenças mais comuns em discus

dado a que é uma informação útil a todos e já fica para consulta posterior

obs: comigo já há bastante tempo que esta situação não acontece

Publicado:
tenho passado mais tempo a ver os mails que me mandas do que vir aqui ao forum jcb_smile.gif

:happy::rolleyes::lol: :lol: :lol: Não te podes queixar...eu tinha avisado nyah

Mais uma para o bloco de apontamentos.

Qualquer dia, quando a memória começar a faltar eu compro o teu manual, Francisco beer

Em relação à Terramicina, parece que deu resultado em alguns, aqueles que estavam menos afectados (isto contagia, mas consegui isolar a tempo e fiz o tratamento no Geral também), vou esperar mais 15 dias para tirar conclusões, mas tenho uma maneira fácil de ver se deu resultado ... é dar algum hormónio e já se vê :dry::lol: :lol:

Abraço pessoal

Publicado:

;)bowdown bowdown

já desmontei um aquario por causa desta "coisa"...

;)

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Publicado:

Isso tambem acontece com os escalares

Cumprimentos

João Marques

Publicado:
Isso tambem acontece com os escalares

exacto, eu xeguei a ter um aqua só com escalares (sem mais nada, apenas agua e vidro) e isso era uma praga... podia limpar vidros e fazer as tpa que quisesse que tudo voltaria ao mesmo.

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Publicado:

Boas,

As vezes aparecem nos meus cubos de criação,não ligo muito a isso pois os discus as vezes até gostam de os comer.

Quando são em demasia aproveito e faço uma desparatização aos discus com P.P. e assim aproveito para "os limpar", depois é claro que com o tempo voltam.

cumprimentos.

João Gonçalves

nada2.jpg

Publicado:
Boas,

As vezes aparecem nos meus cubos de criação,não ligo muito a isso pois os discus as vezes até gostam de os comer.

Quando são em demasia aproveito e faço uma desparatização aos discus com P.P. e assim aproveito para "os limpar", depois é claro que com o tempo voltam.

cumprimentos.

Bom dia,

eu tambem tenho uns parasitas, mas os meus não se parecem com minhocas, parecem mais piolhos brancos mas mais pequenos, montei o meu aquario a duas semanas, ainda está a ciclar, e ainda nao tenho peixes, alguem tem este problema?

cumprimentos

JJ

O meu Malawi - 450 lts

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)
Tem-se muito falado aqui no Fórum ("das minhocas brancas") dos parasitas brancos que aparecem nos nossos aquários.

E dizem que é da matéria orgânica que os faz desenvolver - Incorrecto - São Nematodes

ERRADO!!!

As tais fantásticas minhocas que muita gente tem reclamado são Planárias e não Nematodes...

dugesian.jpg

Compara lá as minhocas do teu áqua com estas!!!

No meu aquário de 60L não tenho discos, não usei substrato, plantas e água do áqua dos discos... por isso explica lá tal fenómeno!!!

Atenção Duarte que estamos a falar de coisas bem diferentes.... Por isso antes de afirmares tal coisa informa-te melhor sobre o motivo em causa :wink:

Não vá o pessoal começar a medicar por tudo e por nada!!!

fjmr123... aponta também esta! banana rock

Abraço,

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

Assinatura.png

Tens razão.

Pelo menos no meu caso.

Eu tenho um aqua pequeno, com camarões e caracois.

Já me apareceram essas malandrinhas, por duas vezes, espaçado no tempo em cerca de 3 meses.

Depois desaparecem.

Abraço

Editado por slowmottion

Não sei concretamente ao que se refere o Duarte mas as que aparecem no meu aquário não se parecem nada com planarias.

O que ma aparece no meu aquário assemelha-se muito a isto, mas só com um microscópio é que conseguia ter certezas.

Editado por Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Publicado:
Não sei concretamente ao que se refere o Duarte mas as que aparecem no meu aquário não se parecem nada com planarias.

O que ma aparece no meu aquário assemelha-se muito a isto, mas só com um microscópio é que conseguia ter certezas.

O problema é que existem 2 tipos de "minhocas", as que foram mencionadas acima!

O Duarte generalizou com sendo Nematodes o que está errado. A maior parte das pessoas não têm discos e as tais minhocas que aparecem por excesso de matéria orgânica, como é o caso das Planárias e não Nematodes. Por isso muito cuidado com o que medicam... Identifiquem 1º qual dos bicharocos é e então depois força... ou muitas TPAS e menos comida... ou então o tal medicamento!

Duarte, testaste o tal medicamento com que fauna, apenas discos? E o caso de invertebrados, serão afectados?

Abraço,

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

Assinatura.png

Publicado:

No aquário onde tenho os peixes do avatar ( <-- Aphyosemion bitaeniatum "Lagos") sempre tive destas minhocas brancas agarradas aos vidros. Nem com TPAs desaparecem. Num outro também tenho planárias mas nada têm a ver com estas, quer em tamanho, cor e especialmente em número (as brancas são centenas e centenas).

Ontem reparei que para além de estarem agarradas ao vidro, estão carradas delas a nadar pelo aquário. Vou fazer uma TPA grandinha para ver se reduzo a praga.

Podem ser inofensivas mas a mim os peixes parecem-me mais apáticos e um deles adquiriu uma pequena mancha branca na cauda.

Protozin serve para matar os bichos?

Abraço

Publicado:

As planárias conheço eu bem, já me apareceram poucas já, nos antigos aquários de camarões, uma das vezes dizimaram a colónia de red cherry, são carnívoras e alimentam-se da matéria orgânica e restos de comida, quando não há mais nada começam a ser predadoras, nos meus reds a planária agarrava-se a uma das patitas, o gajo saltava até se cansar e quando isso acontecia, era um novelo de elas até o devorarem,. Não são tão compridas e esguias como as mensionadas pelo Duarte acima, são bem diferentes, já tive dessas no cubo do casal de Discos e não têm nada a ver.

Francisco Ramalho

ERRADO!!!

As tais fantásticas minhocas que muita gente tem reclamado são Planárias e não Nematodes...

dugesian.jpg

Filipe Oliveira

Antes de Gritarem vejam bem o que dizem... :smilecolros:

Quem tem que se informar és tu!!!! :)

Editado por duarte36
Publicado:
Olá Colegas,

:D :D cabecaduracabecaduracabecaduracabecadura

Filipe Oliveira

Assinatura.png

Publicado:
O problema é que existem 2 tipos de "minhocas", as que foram mencionadas acima!

O Duarte generalizou com sendo Nematodes o que está errado. A maior parte das pessoas não têm discos e as tais minhocas que aparecem por excesso de matéria orgânica, como é o caso das Planárias e não Nematodes. Por isso muito cuidado com o que medicam... Identifiquem 1º qual dos bicharocos é e então depois força... ou muitas TPAS e menos comida... ou então o tal medicamento!

Duarte, testaste o tal medicamento com que fauna, apenas discos? E o caso de invertebrados, serão afectados?

Abraço,

Filipe Oliveira

Creio que não leste isto pois não Duarte?! :D

Filipe Oliveira

Assinatura.png

Publicado:

Boas,

Esta foto tirei do tópico do Bruno Bastos Oliveira, "Made In Mangualde"

Aqui fica uma foto dos bichos:

IMAGE_00016.jpg

è tipo uma lesma branca...

abraço

Duarte achas que esta lesma é uma Nematodes?

Como podem ver a cor é branca e não escura como as fotos que coloquei acima...

Estas lesmas não são tão finas quantas as Nematodes e devido ao formato da cabeça são sem dúvidas as ditas planárias.

Eu não quero com as minhas afirmações estar a negar o que o Duarte disse sobre as Nematodes, mas sim diferenciar uma coisa da outra! Não podemos generalizar as coisas e dizer que:

Já agora se puderes responder ás questões que te coloquei mais acima agradecia!

Cumps,

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

Assinatura.png

• 4 semanas depois...
Publicado:
No aquário onde tenho os peixes do avatar ( <-- Aphyosemion bitaeniatum "Lagos") sempre tive destas minhocas brancas agarradas aos vidros. Nem com TPAs desaparecem. Num outro também tenho planárias mas nada têm a ver com estas, quer em tamanho, cor e especialmente em número (as brancas são centenas e centenas).

Ontem reparei que para além de estarem agarradas ao vidro, estão carradas delas a nadar pelo aquário. Vou fazer uma TPA grandinha para ver se reduzo a praga.

Podem ser inofensivas mas a mim os peixes parecem-me mais apáticos e um deles adquiriu uma pequena mancha branca na cauda.

Abraço

Está-me acontecer o mesmo, neste aquário, mas só hoje é que vi as minhocas.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=86742

As barbatanas dos oscares começaram a ficar brancas e ratadas, comecei a fazer o baktopur da sera, hoje terminou o tratamento estou a fazer a TPA, e vi umas minhocas iguais a estas a nadar no aqua, por isso vim aqui pesquisar, e encontrei este tópico.

Como não fiz a siclagem como deve ser, e neste momento tenho os nitritos/nitratos muito elevados não sei até que ponto o aparecimento destas minhocas não estejam relacionadas com os nitritos/nitratos.

Será possivel ???

Publicado:

Abraço

Está-me acontecer o mesmo, neste aquário, mas só hoje é que vi as minhocas.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=86742

As barbatanas dos oscares começaram a ficar brancas e ratadas, comecei a fazer o baktopur da sera, hoje terminou o tratamento estou a fazer a TPA, e vi umas minhocas iguais a estas a nadar no aqua, por isso vim aqui pesquisar, e encontrei este tópico.

Como não fiz a siclagem como deve ser, e neste momento tenho os nitritos/nitratos muito elevados não sei até que ponto o aparecimento destas minhocas não estejam relacionadas com os nitritos/nitratos.

Será possivel ???